Category: Atibaia

Câmara de Atibaia realiza audiência pública da LOA 2026 no dia 17 de novembro

Câmara de Atibaia realiza audiência pública da LOA 2026 no dia 17 de novembro

População poderá participar de forma presencial ou online A Câmara Municipal da Estância de Atibaia realizará no próximo dia 17 de novembro, às 18h, a audiência pública que tratará do Projeto de Lei nº 089/2025, de autoria do Poder Executivo, referente à Lei Orçamentária Anual (LOA), que estima a receita e fixa a despesa do Município para o exercício de 2026, no valor total de R$ 1.417.210.020,00 (um bilhão, quatrocentos e dezessete milhões, duzentos e dez mil e vinte reais). O evento acontecerá no Plenário Tancredo de Almeida Neves, localizado na sede do Legislativo, na Avenida Nove de Julho, nº 265, Centro, com transmissão ao vivo pelo canal oficial da Câmara no YouTube. A audiência pública é um importante instrumento de transparência e participação popular, permitindo que cidadãos, entidades e representantes da sociedade civil conheçam e debatam as prioridades do orçamento municipal para o próximo ano. Durante o encontro, serão apresentados e discutidos os aspectos gerais e técnicos da proposta orçamentária, que define quanto e como o município pretende arrecadar e aplicar os recursos públicos em 2026. De acordo com o presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, vereador Lucas Altieri Garcia, o momento é essencial para que a população acompanhe de perto a destinação dos recursos e o planejamento financeiro do município. “A LOA traduz, em números, as metas e prioridades que irão nortear as políticas públicas da cidade. A participação popular é fundamental para garantir que o orçamento reflita as reais necessidades da comunidade”, destacou o parlamentar. A Câmara reforça o convite a todos os cidadãos para acompanhar e participar da audiência, presencialmente ou de forma online, contribuindo com o debate sobre o uso responsável dos recursos públicos e o desenvolvimento de Atibaia.

Leia mais »
Denis Antunes lança Desengasga – Falar bem não é talento. É sobrevivência

Denis Antunes lança Desengasga – Falar bem não é talento. É sobrevivência.

Evento acontece no dia 8 de novembro, na Livraria Nobel de Atibaia, com entrada gratuita Criador da metodologia Terapia da Comunicação, o especialista em comunicação e desenvolvimento humano Denis Antunes lança, no dia 8 de novembro, na Livraria Nobel, o livro Desengasga – Falar bem não é talento. É sobrevivência. Das 17h às 19h, com entrada gratuita, o autor convida o público a refletir sobre o poder de se expressar com verdade, e sobre o que acontece quando deixamos de fazê-lo. Mais do que um manual de oratória, Desengasga é um livro sobre sobrevivência. Um convite para quem vive no piloto automático, mas sente que tem algo a dizer e não sabe como. Para quem trava na reunião, hesita no vídeo, engole o choro e a própria voz. Denis explica que a obra “não foi escrita para ser lida, mas para ser vivida”. Dividido em sete portais — Raiz, Voz, Máscara, Ferida, Encontro, Oferta e Renascimento —, o livro combina histórias reais de mentorados, provocações psicológicas e metáforas cotidianas para mostrar que se comunicar não é sobre técnica, é sobre se reencontrar. Baseado na Terapia da Comunicação, metodologia autoral que une psicologia, teatro, escuta ativa e desenvolvimento pessoal, inspirando-se em nomes como Jung, Goleman e Brené Brown, o livro parte da ideia de que não existe comunicação sem autoconhecimento. Para o autor, comunicar não é sobre falar bonito, mas sobre se reconciliar com a própria história, dar nome às dores e parar de pedir desculpas por existir. “Todo mundo tem uma história engasgada, um ‘não’ não dito, uma opinião que ficou atravessada”, afirma. “Esse livro é para ajudar as pessoas a se libertarem disso. Porque comunicar é se colocar. E quem não se coloca, se anula. Não é sobre falar bonito, é sobre falar a verdade.” Denis Antunes é especialista em comunicação, teatro e psicologia com foco em psicanálise. Ao longo de sua trajetória, impactou milhares de pessoas com palestras, mentorias e conteúdos digitais que misturam técnica e afeto, performance e autenticidade. Nascido e criado na zona leste de São Paulo, é pai de Maria Manuela e casado com Tati, sua maior inspiração em comunicação real, aquela da vida vivida. SERVIÇO

Leia mais »
Miguel Briamonte e Fafy Siqueira

“Briamonte Convida Fafy Siqueira”: uma noite inesquecível de voz, humor e piano em Atibaia

O renomado maestro e pianista Miguel Briamonte apresenta mais uma edição do projeto “Briamonte Convida”, que desta vez recebe a atriz, cantora e humorista Fafy Siqueira para uma noite única e memorável, repleta de música, emoção e boas histórias.O encontro acontece no dia 7 de novembro, a partir das 19h30, no aconchegante Dona Baunilha, localizado na Rua Benedito Peranovich, 40 – Vila Helena, Atibaia (SP). Um espetáculo intimista e vibrante O projeto “Briamonte Convida” nasceu do desejo antigo do maestro Miguel Briamonte de criar uma experiência intimista, apenas com voz e piano, mas carregada de vigor, emoção e diversão. A cada edição, o pianista convida artistas consagrados para dividir o palco, resultando em duetos inéditos, histórias marcantes e interpretações cheias de alma. Em Atibaia, o projeto teve início em agosto e segue com apresentações quinzenais até dezembro, sempre trazendo grandes nomes da música e do teatro brasileiro. Sobre Miguel Briamonte Miguel Briamonte é um dos mais respeitados diretores musicais e pianistas do Brasil. Sua carreira é marcada por grandes produções teatrais e musicais, como “O Fantasma da Ópera”, “A Bela e a Fera”, “Chicago”, “Cats”, “A Família Addams”, entre muitos outros.Como compositor, arranjador e diretor musical, Briamonte assinou mais de 50 espetáculos teatrais, incluindo “Marília Pêra Canta Ary Barroso” e “Gonzaga Sinfônico”. Sua trajetória inclui também trabalhos no cinema e em produções autorais, sempre com o compromisso de unir excelência musical e emoção cênica. A convidada: Fafy Siqueira Dona de um carisma inconfundível, Fafy Siqueira é atriz, cantora, compositora e humorista premiada. Ao longo de sua carreira, conquistou prêmios como o Troféu Imprensa e o Globo de Ouro. No teatro, brilhou em montagens como “As Noviças Rebeldes”, “Os Monólogos da Vagina”, “As Bruxas de Eastwick”, “Se Eu Fosse Você” e “Forever Young”. Na televisão, marcou gerações em programas como “Os Trapalhões”, “Escolinha do Professor Raimundo”, “Sai de Baixo”, “Zorra Total”, e novelas como “Cobras e Lagartos” e “Sangue Bom”. No cinema, atuou em produções como “Uma Escola Trapalhada”, “Romance da Empregada” e “O Shaolin do Sertão”.Como cantora, lançou quatro discos e compôs músicas para artistas como Xuxa, Joanna, Sandra de Sá, Renato Aragão, Sandy & Júnior e Toni Tornado. O charme do Dona Baunilha Localizado em uma das regiões mais acolhedoras de Atibaia, o Dona Baunilha é muito mais que um café e restaurante — é um espaço de encontros culturais, boa gastronomia e experiências sensoriais. O ambiente combina elegância e conforto em cada detalhe, com decoração charmosa, cardápio artesanal e uma atmosfera perfeita para eventos intimistas.O espaço vem se consolidando como palco para apresentações musicais, saraus, peças teatrais e encontros artísticos, tornando-se um ponto de referência para quem busca cultura e lazer em um ambiente aconchegante e inspirador. Serviço por: Cristiano Siqueira / Jornalista e Assessor de Imprensa

Leia mais »
Rua Brigadeiro José Vicente Faria Lima, Alvinópolis em Atibaia

Rua será interditada nesta próxima quarta-feira para obras de ligação de esgoto, no Alvinópolis.

Serviço de ligação de esgoto será realizado pela Atibaia Saneamento entre 8h30 e 14h30 A Prefeitura de Atibaia e SAAE informam que a Rua Brigadeiro José Vicente Faria Lima, no trecho próximo ao nº 1.353, será interditada temporariamente nesta quarta-feira, dia 5 de novembro, para a execução de serviços de ligação de esgoto. A intervenção, solicitada pela Atibaia Saneamento, será realizada entre os cruzamentos com a Rua Doutor Carlos Franco da Silveira e a rotatória, com fechamento total da via das 8h30 às 14h30. O serviço tem como objetivo viabilizar a ligação de esgoto de um imóvel comercial e de seis unidades residenciais localizadas na região. Durante o período das obras, os motoristas devem redobrar a atenção e seguir as orientações de sinalização no local. A Prefeitura pede a compreensão de todos pelos eventuais transtornos e reforça que a intervenção é necessária para o aprimoramento da infraestrutura de saneamento do município.

Leia mais »
Caixa lança concurso público

Inscrições para concurso público da Prefeitura de Atibaia encerram-se nesta quarta-feira (5)

Processo seletivo oferece 50 vagas para o cargo de Professor, com salário inicial de R$ 4.930,33 e jornada de 32 horas semanais A Prefeitura da Estância de Atibaia informa que o prazo para inscrições no concurso público para o cargo de Professor encerra-se nesta quarta-feira, dia 5 de novembro. O concurso tem como objetivo fortalecer o quadro de profissionais da rede municipal de ensino, promovendo a continuidade da oferta de uma educação pública de qualidade no município. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pelo site www.ibamsp-concursos.org.br. A taxa de inscrição é de R$ 119,00, e o edital completo está disponível no portal oficial da Prefeitura, na Imprensa Oficial nº 2.870 (clique AQUI), publicada em 3 de outubro. Ao todo, são 50 vagas para a carreira de Professor, com salário inicial de R$ 4.930,33 e jornada de 32 horas semanais. A prova objetiva será aplicada no dia 7 de dezembro de 2025, sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), banca organizadora do concurso. Quem ainda não realizou a inscrição deve ficar atento: faltam poucos dias para o encerramento do prazo. A seleção representa uma importante oportunidade para profissionais que desejam atuar na rede pública municipal e contribuir para o fortalecimento da Educação em Atibaia.

Leia mais »
Sede regional do PL em Atibaia

Nova sede regional do PL será inaugurada em Atibaia com presença de grandes lideranças nacionais.

A cidade de Atibaia será palco de um importante evento político nesta sexta-feira, 7 de novembro, com a inauguração da nova sede regional do Partido Liberal (PL). A cerimônia acontece às 17h, na Avenida Lucas Nogueira Garcez, nº 2733, e promete reunir grandes nomes da política nacional e estadual. O evento é uma iniciativa do presidente regional do PL, Frederick Wassef, que convida a população para participar deste momento que, segundo ele, representa “um marco de união, propósito e novos caminhos para o futuro da cidade e do Brasil”. Entre as presenças confirmadas estão importantes lideranças do partido, como Valdemar Costa Neto, presidente nacional do PL; o senador Flávio Bolsonaro; o deputado federal Sóstnes Cavalcante, líder do PL na Câmara dos Deputados; o presidente estadual do PL/SP, José Tadeu Candelária; e o deputado estadual André do Prado, que também preside a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (ALESP). A inauguração da nova sede regional marca um novo ciclo de articulação política e fortalecimento do PL na região bragantina, consolidando Atibaia como um dos principais polos de atuação do partido no interior paulista. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
feira de adoção de cães e gatos em Atibaia

Defesa Animal em Atibaia recebe feira de adoção na quarta-feira (5)

Na quarta-feira (5), das 9h às 15h, a Defesa Animal realiza mais uma edição da feira de adoção de cães e gatos em sua sede (Rua João Lozasso, 455 – Jardim Morumbi). Os futuros tutores devem conferir, abaixo, os documentos necessários para efetivar a adoção, além dos benefícios oferecidos pela Prefeitura de Atibaia a eles. Adoção, documentação e responsabilidade Na feira, os interessados podem conhecer os cachorros que estão esperando por um lar. Para efetivar a adoção do animal, basta apresentar RG ou CNH e comprovante de endereço atualizado. Todas as ações são realizadas de forma responsável pela Prefeitura e os adotantes também assinam um termo por meio do qual se comprometem a cuidar do pet, além de receberem uma cartilha com orientações sobre os cuidados necessários. Animais com castração gratuita Os filhotes que estão disponíveis para adoção já estão vacinados e vermifugados, além de contarem com a castração gratuita garantida pela Prefeitura. Quando o animal atingir a idade adequada para o procedimento cirúrgico (entre 5 e 6 meses), o tutor deve entrar em contato com o Departamento de Defesa Animal e agendar a castração. A cirurgia inclui ainda a implantação de um microchip com os dados de identificação do tutor, assim, caso o animal se perca, será possível identificar o responsável. Contato Caso o munícipe tenha qualquer dúvida, poderá contatar o Departamento de Defesa Animal pelos telefones (11) 4413-6996 e 4413-3723.

Leia mais »
Acidente entre motos deixa uma vítima fatal no Jardim Paulista, em Atibaia

Acidente entre motos deixa uma vítima fatal no Jardim Paulista, em Atibaia

Na madrugada deste sábado (1º), um grave acidente entre duas motocicletas na esquina da Rua Atibaia com a Avenida Paulista, no bairro Jardim Paulista, resultou na morte de um dos condutores. De acordo com informações da Polícia Militar, equipes do 34º Batalhão de Polícia Militar do Interior foram acionadas via COPOM para atender à ocorrência. Testemunhas relataram que uma das motos teria atravessado o cruzamento em alta velocidade, provocando o impacto que acabou sendo fatal. Um dos motociclistas, que trabalhava como entregador, foi socorrido pelo SAMU e encaminhado à Santa Casa de Atibaia com possível fratura em um dos membros inferiores (perna). Pelo local, o SAMU compareceu com equipe composta pelo Dr. Eduardo Prado Gazotto, que elaborou a verificação do óbito e prestou os primeiros atendimentos à vítima sobrevivente. O outro condutor, que segundo populares estaria em uma festa próxima ao local do acidente, não resistiu aos ferimentos e faleceu na hora. A Polícia Militar acionou a perícia, que compareceu ao local composta pelo perito responsável. A área do acidente foi devidamente isolada e preservada até a chegada dos peritos para realização dos trabalhos técnicos e levantamento das circunstâncias do ocorrido. Após a liberação do corpo pela perícia, o Serviço Funerário de Plantão San Marcos realizou o recolhimento da vítima. As causas do acidente serão investigadas pelas autoridades competentes. A PM reforça o alerta para que condutores redobrem a atenção e respeitem a sinalização de trânsito. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Câmara de Atibaia recebe palestra pública sobre Reforma Tributária

Com plenário lotado, Câmara de Atibaia recebe palestra pública sobre Reforma Tributária

Evento foi apresentado pelo Deputado Federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança A Câmara Municipal da Estância de Atibaia sediou, nesta quinta-feira, 30 de outubro, um importante debate sobre o futuro econômico do país. O plenário do Legislativo foi palco da palestra pública “Reforma Tributária em Debate“, ministrada pelo Deputado Federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança. Também estiverem presentes o presidente da Câmara, vereador Julio Mendes, o prefeito Daniel Martini e os vereadores Derek Bonjardim, Lucas Garcia e Coronel Ikeda – todos compondo a mesa de trabalhos no Plenário; além de diversas autoridades da Prefeitura e da Câmara, servidores públicos e munícipes. O evento ainda integrou as ações da Escola Legislativa da Câmara de Atibaia e foi transmitido ao vivo por meio do canal oficial da Casa de Leis no YouTube. A palestra, de caráter público e informativo, teve como objetivo esclarecer, para população, empresários e lideranças locais, os principais pontos da Reforma Tributária que está em discussão no Congresso Nacional. A proposta busca simplificar o sistema de arrecadação e promover maior equilíbrio entre União, estados e municípios, tema de grande impacto para o desenvolvimento econômico e a gestão pública. “Com grande satisfação a Câmara Municipal recebeu este importante encontro sobre a Reforma Tributária, um tema que está no centro das transformações do nosso país e que afeta diretamente cidadãos, empresas e municípios”, destacou o presidente da Câmara, vereador Julio Mendes. “Vivemos um momento de grande expectativa e, ao mesmo tempo, de muitos desafios. A Emenda Constitucional nº 132 de 2023 e a Lei Complementar nº 214 de 2025 representam um novo marco na estrutura tributária brasileira. O objetivo central é simplificar o sistema, reduzir distorções e tornar mais transparente a relação entre o Estado e quem produz, trabalha e consome. Mas sabemos que, na prática, as mudanças tributárias não se resumem a números, índices ou siglas. Elas se traduzem na vida das pessoas, no desenvolvimento das cidades, na competitividade das empresas e, principalmente, na capacidade de municípios como Atibaia continuarem oferecendo serviços públicos de qualidade à sua população”, afirmou o vereador. “Esse é um diálogo muito importante, pois precisamos compreender como o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), a Contribuição Social sobre Bens e Serviços (CBS) e o Imposto Seletivo (IS) irão se refletir nas finanças locais, nas atividades produtivas e no dia a dia do cidadão comum. A Câmara Municipal tem o papel de ser ponte entre a população e as grandes discussões nacionais, e eventos como este reforçam nosso compromisso com a transparência, o conhecimento e o debate democrático”, salientou Julio Mendes.   “Agradecemos pela presença de todos: população, autoridades do município e, em especial, ao Deputado Federal Luiz Philippe de Orleans e Bragança, que gentilmente aceitou o convite para vir a Atibaia compartilhar seus conhecimentos e reflexões sobre essa mudança histórica”, concluiu Julio Mendes.

Leia mais »
SAAE Atibaia

Atibaia Saneamento inicia cadastro de ligações de esgoto nos bairros Imperial, Cerejeiras e Alvinópolis II.

Ação garantirá mais eficiência e qualidade no sistema de esgotamento sanitário. A Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE (Saneamento Ambiental de Atibaia) iniciará a partir do dia 3 de novembro o cadastro das ligações de esgoto existentes nas bacias das elevatórias EEE Onofre 3 e EEE Onofre 4, nos bairros Imperial, Cerejeiras e Alvinópolis II. A previsão é concluir a atividade até julho de 2026, fortalecendo a eficiência do sistema de esgotamento sanitário da cidade. A ação será realizada por meio de inspeções nas residências, considerando caixas de esgoto externas. Quando o dispositivo estiver presente, os pontos de saída do efluente serão identificados e testados com corante para verificar se estão corretamente conectados à rede coletora. Na ausência da estrutura, será aplicado teste de fumaça. Caso o resultado não seja satisfatório, os moradores serão convidados a colaborar na aplicação do marcador líquido nos pontos internos, preferencialmente no vaso sanitário. A iniciativa mapeará com precisão todas as conexões de esgoto, possibilitando à empresa detectar eventuais irregularidades e planejamento de melhorias na rede, garantindo mais saúde pública e preservação ambiental. “Cada ação que realizamos tem impacto direto na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida da população. Com este levantamento, conseguimos garantir que o esgoto seja tratado corretamente, beneficiando toda a cidade”, afirma Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento. O cadastro permitirá à companhia otimizar a operação das elevatórias, planejar futuras intervenções de forma mais precisa e ampliar a eficiência do sistema de esgotamento sanitário, que já teve seu índice de tratamento elevado de 40% para 81% desde o início das operações em 2013. A Atibaia Saneamento reforça que a colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da ação, garantindo que cada ligação seja devidamente mapeada e tratada. Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 110 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 120 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá. Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança.). Saiba mais em www.igua.com.br.

Leia mais »