Category: Atibaia

Associação Paradesportista de Atibaia (APA)

Atletas de Atibaia participam dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp)

Ao todo, município conquistou 33 medalhas no Paratletismo e 9 medalhas na Paranatação Atletas da Associação Paradesportista de Atibaia (APA) participaram no último final de semana da terceira edição dos Jogos Paralímpicos do Estado de São Paulo (Paresp), competição realizada pela Secretaria de Esportes do Estado de São Paulo em parceria com a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Nessa seletiva regional, realizada no Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro (CTPB), em São Paulo, Atibaia conquistou a terceira colocação na modalidade do Paratletismo Masculino, feito inédito na competição, e quarto lugar no Feminino. Sob os comandos dos treinadores Marcio Toddy e Ederson Pardal, os atletas trouxeram 33 medalhas, sendo 14 de ouro, 12 de prata e 7 de bronze. A equipe de Paranatação, sob os comandos da professora Fernanda Françoso, conquistou 9 medalhas, sendo 5 de ouro e 4 de prata. Esses atletas competem na etapa final nos dias 6 e 7 de novembro. Já o Paratletismo retorna para a final estadual nos dias 8 e 9 de novembro. Confira abaixo a relação dos atletas que representaram Atibaia na competição: No Paratletismo: Na Paranatação:

Leia mais »
Encontrado pelos bombeiros o corpo do jovem que desapareceu após acidente com moto aquática na represa de Igaratá.

Encontrado pelos bombeiros o corpo do jovem que desapareceu após acidente com moto aquática na represa de Igaratá.

Bombeiros localizou um corpo do jovem Gustavo Lopes, de 24 anos, morador de Atibaia, que desapareceu após cair de uma moto aquática na represa de Igaratá no último sábado (25). Nesta quarta-feira (29), o Corpo de Bombeiros localizou o corpo do jovem de 24 anos que desapareceu após um acidente com moto aquática na represa de Igaratá, no último fim de semana. A família do jovem confirmou a informação. Gustavo Lopes estava desaparecido desde o último sábado (25), quando caiu do veículo em que estava acompanhado de mais duas pessoas e não foi mais encontrado. O corpo de Gustavo foi encontrado no final da tarde desta quarta-feira e identificado pelos parentes. De acordo com a família, o corpo do jovem será cremado. LEIA MAIS EM: Jovem de Atibaia desaparece após cair de moto aquática na represa de Igaratá Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
feira de adoção de cães e gatos em Atibaia

Prefeitura abre inscrições para mutirão de castração de cães e gatos no dia 10 de novembro

Procedimentos serão realizados no dia 12, na sede da Defesa Animal A Prefeitura de Atibaia realizará mais uma edição do mutirão de castração de cães e gatos. Para se inscrever, os tutores dos animais devem clicar AQUI, no dia 10 de novembro, às 8h30, quando o pré-cadastro será aberto. As inscrições se encerram assim que o número de vagas se esgotar. Inscrições Após preencher os dados necessários e enviar o formulário de pré-agendamento, o munícipe receberá uma mensagem pelo WhatsApp com a confirmação da inscrição. Caso o munícipe apresente dificuldades durante a inscrição on-line, poderá entrar em contato com o Departamento de Defesa Animal pelos telefones (11) 4413-6996, 4413-3723 e 9 4999-0019 (WhatsApp). Cirurgia Os procedimentos serão realizadas no dia 12 de novembro, na sede da Defesa Animal, localizada na Rua João Lozasso, nº 455, Morumbi. No dia da cirurgia de castração, o tutor do animal deverá apresentar os seguintes documentos: RG, CPF e comprovante de endereço em Atibaia. O Departamento de Defesa Animal ressalta que apenas moradores de Atibaia podem realizar inscrições. Cronograma Todos os procedimentos serão realizados na sede da Defesa Animal (Rua João Lozasso, 455, Morumbi), conforme o seguinte cronograma: O Departamento também recomenda que o munícipe fique atento aos canais de comunicação oficiais da Prefeitura de Atibaia, pois a programação pode sofrer alterações.

Leia mais »
Vistoria técnica promove segurança e adequação da nova sede do TRE em Atibaia

Vistoria técnica promove segurança e adequação da nova sede do TRE em Atibaia

Secretaria de Obras Públicas realiza inspeção para avaliar infraestrutura, acessibilidade e conformidade com Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros A Secretaria Municipal de Obras Públicas realizou, no dia 13, uma vistoria técnica de rotina na nova sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Atibaia. O trabalho faz parte do conjunto de ações permanentes da Pasta voltadas à avaliação das condições estruturais e de segurança dos prédios públicos municipais, assegurando ambientes adequados tanto para o atendimento à população quanto para o desempenho das equipes. Durante a inspeção, a equipe técnica da Secretaria avaliou instalações elétricas e hidráulicas, condições estruturais, itens de acessibilidade e sistemas preventivos de incêndio. O objetivo das vistorias, além de promover a segurança, é prevenir acidentes e buscar por locais compatíveis com as exigências do Auto de Vistoria do Corpo De Bombeiros AVCB. Como parte das atividades realizadas pela Secretaria de Obras Públicas de Atibaia na nova sede do TRE, foi promovido o treinamento de formação da brigada de incêndio, voltado à prevenção e à segurança do local. A ação possibilitou a avaliação da infraestrutura predial, permitindo identificar eventuais necessidades de intervenções e melhorias. Essa parceria entre a Prefeitura de Atibaia e o Tribunal Regional Eleitoral do município é fundamental para assegurar o bom funcionamento das instituições e a qualidade dos serviços prestados à população.

Leia mais »
Vereador Derek Bonjardim manifesta repúdio ao Governo Federal diante da guerra urbana no Rio de Janeiro

Vereador Derek Bonjardim manifesta repúdio ao Governo Federal diante da guerra urbana no Rio de Janeiro

Durante a sessão ordinária desta terça-feira (28), na Câmara Municipal da Estância de Atibaia, o vereador Derek Bonjardim (PL) manifestou seu profundo repúdio ao Governo Federal diante da escalada de violência no Rio de Janeiro, após os intensos confrontos entre o Comando Vermelho (CV) e as forças de segurança pública. O pronunciamento do vereador ocorreu em meio à repercussão da megaoperação policial deflagrada nos complexos do Alemão e da Penha, na zona norte do Rio, que resultou em 64 mortes e 81 prisões. Entre as vítimas fatais estão quatro policiais – dois civis e dois militares. Em razão dos confrontos, todas as forças de segurança do Estado foram colocadas em regime de prontidão especial, podendo ser convocadas a qualquer momento. Durante seu discurso, Derek destacou que, embora costume se concentrar em assuntos municipais, não poderia deixar de se pronunciar diante da gravidade da situação: “Eu não gosto muito de sair do mérito das questões que são atinentes ao nosso município de Atibaia, até porque nós estamos aqui pra tratar especificamente sobre as questões internas e domésticas, mas eu também não tenho como não manifestar o meu repúdio ao governo federal pela verdadeira guerra que está acontecendo nesse tempo. Enquanto a gente tá aqui, nessa Casa de Leis, o Rio de Janeiro vive uma verdadeira guerra, um derramamento de sangue sem precedentes. É a maior operação policial da história do Rio de Janeiro, e nós não tivemos absolutamente nenhum respaldo do governo federal. Foram três pedidos de intervenção, três pedidos de reforço, os três igualmente negados ao governador”, comentou o vereador Derek. O parlamentar lamentou a ausência de uma resposta firme do Governo Federal e se solidarizou com as famílias das vítimas e com os profissionais de segurança pública que atuam na linha de frente. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Atibaia sediará 6º encontro turístico promovido pela Unicidades com apoio do Sebrae-SP

Atibaia sediará 6º encontro turístico promovido pela Unicidades com apoio do Sebrae-SP

Iniciativa gratuita busca fortalecer o turismo regional de forma integrada A Agência de Desenvolvimento Regional e Prefeitura de Atibaia, está com inscrições abertas para o 6º encontro do REPENSAR, iniciativa voltada ao desenvolvimento turístico do Circuito Entre Serras e Águas e Região. O evento gratuito será realizado no dia 30 de outubro, a partir das 8h30, no Cine Itá Cultural. Podem se inscrever empresários, representantes de entidades e gestores públicos das cidades que compõem o Circuito e do seu entorno. De acordo com Pedro Teles, consultor de negócios do Sebrae-SP, o turismo é um dos principais motores do desenvolvimento econômico, capaz de gerar renda, movimentar negócios e reforçar a identidade das cidades. “O REPENSAR estimula os participantes a planejar e implementar ações estratégicas que valorizem não só o potencial turístico como também o potencial cultural e econômico das cidades”, explica.  Para participar, é necessário realizar inscrição prévia aqui. Sobre o REPENSAR O REPENSAR (Reuniões Estratégicas de Planejamento Entre Serras e Águas e Região) foi idealizado pelo Escritório Regional de Guarulhos. Desde maio, já apoiou a Unicidades passando por Mairiporã, Nazaré Paulista, Tuiuti, Bragança Paulista e Igaratá. Além desses municípios, integram o Circuito Bom Jesus dos Perdões, Jarinu, Joanópolis, Pedra Bela, Pinhalzinho, Piracaia e Vargem, além de cidades que “abraçaram” a ideia por acreditarem em seu potencial, que é o caso de Atibaia. SERVIÇO 6º encontro do REPENSAR Data: 30 de outubro Horário: A partir das 8h30 Local: Cine Itá Cultural Endereço: Rua Visconde do Rio Branco, 51, Centro  Inscrições: aqui. Sobre o Sebrae-SP     O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Tem atuação com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Saiba mais em www.sebrae.com.br.  

Leia mais »
SOU Atibaia

Motoristas do transporte coletivo urbano de Atibaia recebem formação continuada.

Iniciativa fortalece a qualificação dos trabalhadores do transporte público, amplia a segurança viária e melhora a qualidade do serviço prestado à população A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, realizou no dia 14 de outubro uma reunião para acompanhar a capacitação contínua dos profissionais do transporte público. O encontro contou com representantes da Câmara Municipal, da SOU Atibaia, do Sest Senat e da Guarda Civil Municipal e teve como foco o aprimoramento das equipes e a melhoria da qualidade do serviço prestado à população. Durante a reunião, foi verificado que a concessionária já vem realizando cursos de formação e reciclagem para motoristas, cobradores e equipe administrativa, além de promover palestras sobre temas como educação no trânsito, responsabilidade civil e criminal e combate à violência doméstica. A ação inclui ainda atendimentos de saúde periódicos com a van itinerante do Sest Senat, que esteve no pátio da empresa em setembro deste ano realizando exames de glicemia, aferição de pressão arterial e orientações nutricionais. A Prefeitura de Atibaia apoia a iniciativa da capacitação voltada à melhoria contínua do transporte público, à qualificação profissional dos colaboradores, à segurança viária e à valorização dos trabalhadores do setor, além de fiscalizar e orientar o cumprimento das obrigações da concessionária. Avanços na formação As próximas capacitações estão programadas para janeiro de 2026, aproveitando o período de recesso escolar, a fim de evitar impactos na prestação de serviço. As atividades acontecerão na unidade do Sest Senat em Atibaia. Para a próxima etapa do curso, a GCM de Atibaia também irá incluir um novo módulo voltado à formação dos motoristas para o atendimento de mulheres em situação de vulnerabilidade, especialmente aquelas que sofreram violência doméstica. O objetivo é prepará-los para reconhecer possíveis sinais de abuso e saber como agir diante dessas situações. O programa de formação de jovens para o setor de transportes já está em andamento, e palestras sobre educação financeira e saúde emocional serão incorporadas à grade anual de capacitação. Para avaliar o serviço, uma pesquisa de satisfação com os usuários do transporte coletivo será realizada entre os dias 1º e 30 de novembro de 2025, com o objetivo de validar os serviços e orientar novas melhorias. Atualmente, 100% dos motoristas da SOU Atibaia passam por reciclagem no Sest Senat, organizados em turmas reduzidas para melhor aproveitamento das aulas. A iniciativa já vem apresentando resultados positivos, como a redução nas reclamações e melhoria na percepção do serviço por parte dos usuários.

Leia mais »
Jovem de Atibaia desaparece após cair de moto aquática na represa de Igaratá

Jovem de Atibaia desaparece após cair de moto aquática na represa de Igaratá

O Corpo de Bombeiros segue realizando buscas pelo jovem Gustavo Lopes, de 24 anos, morador de Atibaia, que desapareceu após cair de uma moto aquática na represa de Igaratá no último sábado (25). De acordo com informações, Gustavo estava na represa com duas amigas, quando os três sofreram uma queda da moto aquática. As duas mulheres foram resgatadas por pessoas que estavam próximas ao local e presenciaram o acidente. Já Gustavo afundou na água e não foi mais visto. As buscas do Corpo de Bombeiros começaram ainda no sábado e seguem sendo realizadas com mergulhadores e embarcações. Até a noite desta segunda-feira (27), o jovem ainda não havia sido localizado. A operação deve ser retomada na manhã desta terça-feira (28). Familiares de Gustavo, incluindo parentes vindos de Minas Gerais, estão em Igaratá acompanhando as buscas e prestando apoio. A família, desesperada, implora por ajuda e cobra mais empenho dos bombeiros e das autoridades na operação de resgate. Informações preliminares apontam que o trio que sofreu o acidente não utilizava coletes salva-vidas nem as travas de segurança que desligam automaticamente a moto aquática em caso de queda.

Leia mais »
Obras de nova rede de esgoto causarão intervenções nas ruas do bairro Ressaca por 20 dias.

Obras de nova rede de esgoto causarão intervenções nas ruas do bairro Ressaca por 20 dias.

Intervenção reforça o compromisso com a modernização do saneamento e com a melhoria da qualidade de vida na cidade. A Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE (Saneamento Ambiental de Atibaia), informa que deu início hoje a instalação de uma nova rede coletora de esgoto na Rua da Imprensa, com término previsto na Rua José Carlos Tamassia, ambas localizadas no bairro Ressaca. A intervenção tem duração aproximada de 20 dias e integra o plano municipal de ampliação do esgotamento sanitário. Os trabalhos ocorrem das 7h30 às 17h. Por tratar-se de uma via de grande movimento, especialmente pela proximidade de uma unidade escolar, a concessionária reforça a importância de atenção às sinalizações, garantindo mais segurança aos condutores, pedestres e alunos. Não haverá bloqueio total do tráfego, apenas limitações parciais de faixa ao longo da execução. Outra frente de trabalho também ocorre na região do bairro Jardim dos Pinheiros II, no trecho que vai da Rua Girassol até a Avenida Cinamomos. A intervenção, com prazo estimado de 15 dias, consiste na implantação da linha de recalque que atenderá a futura Estação Elevatória de Esgoto (EEE) da região, ampliando o alcance da coleta na região e fortalece a infraestrutura necessária para o avanço contínuo do saneamento no município. “Seguimos ampliando a infraestrutura de esgotamento sanitário para que Atibaia tenha mais saúde, preservação ambiental e qualidade de vida. Cada obra que iniciamos reforça nosso compromisso com o desenvolvimento do município e com a expansão do acesso ao saneamento”, afirma Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento. A Atibaia Saneamento agradece a compreensão da população e reafirma seu compromisso de investir em melhorias estruturais que promovam segurança, eficiência operacional e benefícios diretos à cidade. Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 110 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 120 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá. Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança.). Saiba mais aqui.

Leia mais »
Prefeito Daniel Martini entrega reforma da Farmácia e ampliam investimentos e serviços em saúde para a população

Prefeito Daniel Martini entrega reforma da farmácia e ampliam investimentos e serviços em saúde para a população.

A Prefeitura de Atibaia, sob a gestão do prefeito Daniel Martini, segue investindo em melhorias significativas na Santa Casa de Atibaia, com foco na modernização da estrutura hospitalar e na ampliação do acesso a serviços de saúde para a população. Nesta semana, o prefeito entregou a reforma da farmácia da Santa Casa, o primeiro de uma série de avanços implementados desde o início do ano. Além da nova farmácia, a gestão municipal já promoveu importantes melhorias, como a instalação de um novo tomógrafo, a renovação do berçário, a ampliação do corpo médico, a redução no tempo de espera e a reforma da lavanderia, entre outras ações. “Sabemos que ainda há muito a fazer, mas seguimos firmes. O trabalho não para”, destacou Daniel Martini ao entregar o novo espaço. Em julho deste ano, a Santa Casa passou a contar com o serviço de sobreaviso de Oftalmologia, dedicado exclusivamente a casos de urgência e emergência ocular. O atendimento está disponível à noite e nos fins de semana, garantindo que os cidadãos tenham acesso rápido e especializado a cuidados oftalmológicos essenciais em situações críticas, evitando deslocamentos desnecessários e assegurando um tratamento ágil e adequado. Em celebração ao Outubro Rosa, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, firmou ainda uma parceria com a Santa Casa para oferecer 1.600 exames de ultrassonografia, entre mamas e transvaginal, voltados à saúde da mulher. A ação será realizada nos meses de outubro, novembro e dezembro, priorizando mulheres já inscritas na fila de regulação do município, contribuindo para reduzir a demanda reprimida e ampliar o acesso a exames fundamentais para a detecção precoce de doenças. A Santa Casa também mantém atendimento 24 horas e oferece soros específicos para acidentes com animais peçonhentos, como: As equipes das UBSs, UPA e prontos-socorros do município estão preparadas para orientar, encaminhar e apoiar a população em ocorrências desse tipo. O atendimento às vítimas é realizado presencialmente na Santa Casa, mediante apresentação de documento oficial com foto, e conta com profissionais capacitados para diagnóstico e tratamento. Com essas ações, a Prefeitura de Atibaia reforça seu compromisso com a melhoria contínua da saúde pública e com o bem-estar da população, consolidando a Santa Casa como referência no atendimento hospitalar da região Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »