Primeiro trecho do Rodoanel Norte, que vai conectar as rodovias Fernão Dias e Dutra, será liberado para tráfego.

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

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Rodoanel Norte

O primeiro trecho do Rodoanel Norte será liberado para tráfego na próxima terça-feira (23), 13 anos após o início das obras. A extensão de 24 km conectará a rodovia Fernão Dias à Presidente Dutra, integrando-se ao trecho Leste do Rodoanel na altura da rodovia Ayrton Senna.

A previsão de conclusão do segundo trecho do Rodoanel Norte, que se conectará ao trecho Oeste na Rodovia dos Bandeirantes, é para o segundo semestre de 2026. O custo total da obra será de R$ 3,4 bilhões, sendo R$ 2 bilhões provenientes do investimento da concessionária Via Appia.

Uma cerimônia de inauguração ocorrerá na segunda-feira, dia 22, com a presença do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. No entanto, a estrada só será aberta ao tráfego na manhã seguinte. O segmento que vai do km 129 ao km 153 contará com dois pórticos eletrônicos do sistema free flow (um em cada direção) para a cobrança de pedágio, conhecido como Siga Fácil Sem Parar.

O trecho que será inaugurado tem vias de três a quatro faixas, quatro túneis (duas estruturas de ida e volta), o maior deles com extensão de 940 metros, além de pontes e viadutos. Os 24 km são segregados, ou seja, só há entradas e saídas ao final do percurso. Quem pega o Rodoanel na altura da Dutra vai sair na Fernão Dias. No sentido oposto, o motorista pode pegar a Dutra na altura de Arujá ou seguir pelo trecho Leste do Rodoanel, sentido Imigrantes.

Os carros vão poder rodar a até 100 km/h; já a velocidade máxima para veículos pesados será de 80 km/h.

Localização dos pórticos

  • Os dois pórticos estão localizados em Guarulhos:
  • km 135+120 (sentido externo/Fernão Dias)
  • km 135+140 (sentido interno/Dutra)

Como vai funcionar o pedágio?

O veículo passa livremente pelo pórtico, sem precisar parar ou reduzir a velocidade.

Câmeras, sensores e antenas realizam a identificação do veículo pela placa ou pela tag, para todos os tipos de veículos, inclusive a quantidade de eixos.

A tarifa é registrada de forma digital e pode ser paga automaticamente pela tag ou posteriormente, por meio dos canais oficiais, inclusive de forma presencial.

O motorista terá até 30 dias, contados a partir da data da passagem pelo pórtico, para efetuar o pagamento da tarifa.

Motoristas que utilizam tag têm 5% de desconto na tarifa. A cobrança é automática, com o valor debitado diretamente na fatura da operadora contratada.

Para quem não possui tag, será possível consultar e realizar o pagamento pelos canais oficiais oferecidos pela concessionária (portal de pagamentos e base do Serviço de Atendimento ao Usuário, localizado no km 135 do Rodoanel Norte) e pelo site do Siga Fácil (www.sigafacil.sp.gov.br).

A tarifa se aplica a todos os tipos de veículos, inclusive motocicletas.

O não pagamento da tarifa caracteriza evasão de pedágio, infração grave, sujeita a multa de R$ 195,23 e 5 pontos na CNH.

Obra interrompida por seis anos

A construção do trecho norte do Rodoanel teve início em 2013, porém passou por diversas interrupções e foi completamente suspensa em 2018. Naquele período, o projeto foi investigado após acusações de corrupção e superfaturamento. A Via Appia venceu a licitação para dar continuidade à obra em março de 2023. A nova concessionária só retomou os trabalhos em abril de 2024.

Com 44 km de extensão, essa parte final da construção completará a interligação de todo o grande anel viário que rodeia a capital paulista. Com a finalização prevista para o segundo semestre de 2026, os trechos sul e leste estarão conectados, completando o anel viário de 176 quilômetros, cuja construção teve início em 1998.

por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

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