
Na noite de sábado, 18 de outubro, a cidade de Atibaia foi palco de uma operação integrada que mobilizou a Guarda Civil Municipal (GCM), a Polícia Militar (PM), a Vigilância Sanitária (VISA) e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC). O objetivo central da ação foi assegurar a ordem pública e fiscalizar a conformidade legal e sanitária em 10 estabelecimentos comerciais, incluindo adegas, bares e casas de drinks.
A ação integrada fortalece o trabalho das forças de segurança e dos órgãos de fiscalização, protege a população e garante que o comércio cumpra as normas de saúde. O objetivo é resguardar o cidadão contra a venda de bebidas falsificadas, permitindo que frequente os estabelecimentos e aproveite momentos de lazer com segurança. Paralelamente, as equipes atuam no combate à perturbação do sossego, garantindo o direito dos moradores ao descanso em suas residências durante a noite.
Na área de segurança, a GCM, com apoio do Canil, e a PM realizaram buscas pessoais e em estabelecimentos por armas e entorpecentes. Nenhuma ocorrência criminal grave foi registrada e não houve apreensões de drogas ou armas.
O maior volume de irregularidades foi encontrado nas áreas administrativa e sanitária. A Vigilância Sanitária atuou de forma decisiva, resultando no descarte de produtos impróprios para o consumo, como linguiça com validade vencida, carnes armazenadas incorretamente e frutas deterioradas, além de remover uma tábua de corte sem condições de uso.
Já a SEDEC emitiu cinco Termos de Análise e Constatação Fiscal por diversas irregularidades administrativas. Os destaques foram a verificação de um alvará de funcionamento vencido em um dos estabelecimentos fiscalizados e a proibição da venda de bebidas fracionadas, popularmente conhecido como “copão”, em adegas, vedada pela legislação.
O órgão também orientou sobre a necessidade de adequação de atividades e a retirada de caixas de som em locais onde não há licença para este tipo de atividade.