Category: Atibaia

Abertas inscrições para cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI

Abertas inscrições para cursos profissionalizantes em parceria com o SENAI

Iniciativa no Núcleo Profissionalizante fortalece a empregabilidade e depende da adesão da população para formação de turmas A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEDEC), está com inscrições abertas para cursos gratuitos de qualificação profissional em parceria com o SENAI, nas áreas de gastronomia, indústria e construção civil. Entre as opções estão formações como fabricação de geleias e doces, inspetor de qualidade, auxiliar de produção e técnicas de alvenaria, com turmas em diferentes períodos e locais. O objetivo é ampliar as oportunidades de qualificação profissional no município. As inscrições devem ser feitas presencialmente na sede do Núcleo Profissionalizante (localizada na Rua Marcílio Ambrósio de Carvalho, no Jardim Roseli), de 2ª a 6ª feira, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone (11) 4411-6830. Fortalecimento da formação profissional A iniciativa integra um amplo trabalho de fortalecimento da formação profissional na cidade e busca atender tanto a população quanto às demandas das empresas locais e regionais. Os cursos foram definidos com base nas necessidades do mercado de trabalho, para aumentar as chances de emprego dos participantes. Além disso, está prevista a chegada do Programa de Aprendizagem do SENAI em Atibaia, que também deve atender cidades da região e ampliar as oportunidades de qualificação. Outro avanço importante é que o município está em fase final de formalização de contrato com o SENAC, o que permitirá a ampliação da oferta de cursos nos próximos meses, diversificando ainda mais as áreas de qualificação disponíveis à população. A ação ganha ainda mais relevância após a integração do Núcleo Profissionalizante à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, oficializada em janeiro de 2026. A medida consolidou uma estratégia de governo voltada à geração de emprego, desenvolvimento econômico e qualificação da mão de obra, conectando diretamente a formação profissional às necessidades do mercado. Cursos disponíveis Gastronomia – Núcleo Sede Petit Four Salgados Indústria Auxiliar de Produção – Núcleo Alvinópolis Inspetor de Qualidade – Núcleo Alvinópolis Construção Civil – Núcleo Alvinópolis Técnicas para Elevação de Alvenaria com Função Estrutural Técnicas para Elevação de Alvenaria com Função Estrutural Programa de Aprendizagem Para o segundo semestre, estão previstos cursos do Programa de Aprendizagem, com temas ainda a serem definidos. As turmas terão carga horária de 800 horas e oferecerão formação técnico-profissional com atividades teóricas e práticas. Em breve, mais informações.

Leia mais »
natação de Atibaia

Equipes de natação de Atibaia atingem expressivos resultados em competições no último final de semana

As delegações demonstraram um excelente desempenho nas disputas realizadas em Jundiaí e Paulínia No último fim de semana, dias 11 e 12 de abril, as equipes de natação de Atibaia atingiram resultados positivos nas disputas do Torneio Regional da 2ª Região, em Jundiaí, e da 2ª Etapa da Associação Regional de Natação (ARN), em Paulínia. Torneio Regional da 2ª Região As equipes de Juvenil a Sênior da ADA SELC Atibaia participou, no dia 11 de abril, do Torneio Regional da 2ª Região, em Jundiaí, estreando nos torneios da Federação Aquática Paulista. Os atletas obtiveram resultados expressivos, conquistando medalhas e ótimos índices para os campeonatos Paulista e Brasileiro das categorias. Além disso, membros da equipe atingiram o 7° e 8° tempo do Brasil nas categorias Júnior 1 e 2, nas provas de 50 e 100 metros Borboleta. 2ª Etapa da Associação Regional de Natação (ARN) No dia 12, em Paulínia, a equipe de Base da ADA SELC Atibaia (Pré-Mirim a Sênior) participou da 2ª Etapa da Associação Regional de Natação, com um excelente desempenho coletivo e individual. Ao todo, 29 atletas representaram a cidade na competição, demonstrando evolução técnica e mantendo o comprometimento ao longo de cada prova. Como resultado desse trabalho, foram conquistadas 29 melhores marcas pessoais e 34 medalhas, sendo 5 medalhas de ouro, 17 de prata e 12 de bronze. Além dessas conquistas, a equipe obteve resultados expressivos em colocações finais, visto que 10 atletas conquistaram o 4° lugar, 10 atingiram a 5ª colocação e 10 ficaram em 6° lugar. O excelente desempenho das equipes da cidade nas competições é resultado do trabalho desenvolvido em uma parceria entre a Associação Desportiva Atibaiense – ADA e a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cidadania, no desenvolvimento esportivo e na formação de jovens atletas.

Leia mais »
Aulas esportes

Aulas de diversas modalidades esportivas estão com vagas abertas

As turmas disponíveis de Basquete, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Futebol e Voleibol acontecem no período matutino e são voltadas ao público infantil A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cidadania, está com vagas abertas para aulas gratuitas de Basquete, Ginástica Artística, Ginástica Rítmica, Futebol e Voleibol. As turmas disponíveis são voltadas para o público infantil e acontecem no período da manhã. Para se inscrever, o interessado deve comparecer, acompanhado de um responsável, no local e horário da aula da modalidade desejada. Confira abaixo as datas, locais e horários das atividades disponíveis: Basquete Feminino e Masculino As aulas acontecem às segundas e quartas-feiras, no Ginásio de Esportes Elefantinho, localizado na Av. Horácio Netto, nº 1061, Loanda. Para os alunos de 5 a 10 anos, as atividades acontecem das 9h30 às 10h30. Já para a turma de 11 a 13 anos, das 10h30 às 11h30. Ginástica Artística As atividades são realizadas no Centro de Treinamento Esportivo, situado na Av. Dr. Joviano Alvim, nº 1650, Piqueri, e acontecem às segundas e quartas-feiras. Nas turmas de 7 a 16 anos, as aulas acontecem em dois horários: das 8h30 às 9h20 e das 9h30 às 10h20. Os alunos de 4 a 6 anos realizam as aulas das 10h30 às 11h20. Ginástica Rítmica As aulas de Ginástica Rítmica são realizadas às terças e quintas-feiras, no Ginásio do Elefantinho (Av. Horácio Netto, n° 1061, Loanda). Os alunos de 5 a 8 anos realizam as atividades das 9h às 9h45. Já a turma de 9 a 12 anos, das 9h50 às 10h40. Futebol Masculino As aulas de futebol acontecem em três locais diferentes, sendo eles: Polo Portão (Travessa da Rua Castelo, Portão) As atividades acontecem às quartas-feiras, das 8h30 às 10h30, para a turma de 8 a 15 anos. Polo SPR (Av. Jerônimo de Camargo, nº 7660, Caetetuba) As aulas são realizadas aos sábados, das 9h às 12h, para os alunos de 5 a 17 anos. Polo REAJ (Estrada Fazenda Nova União, nº 2545, Lot. Vale das Flores) Neste polo, as aulas são voltadas aos alunos de 8 a 17 anos e acontecem às segundas e quartas-feiras, das 8h30 às 10h30. Voleibol Feminino e Masculino As aulas de vôlei acontecem às segundas, quartas e sextas-feiras, das 9h às 10h, no Ginásio de Esportes Elefantão (Av. Horácio Netto, nº 1061, Loanda), para a turma de 10 a 14 anos. Outras modalidades Os munícipes que tiverem interesse em participar de outras aulas esportivas oferecidas gratuitamente pela Prefeitura, podem consultar as modalidades, datas, horários, locais e faixas etárias dessas aulas pelo link https://www.atibaia.sp.gov.br/prefeitura/secretarias/esporte-lazer-e-cidadania e clicar no campo “CONHEÇA AS MODALIDADES ESPORTIVAS”. As inscrições podem ser feitas diretamente com os professores durante as aulas.

Leia mais »
Rotary Day Atibaia

Rotary Day reúne serviços gratuitos e programação para toda a família no dia 25

A população de Atibaia terá acesso a uma ampla programação gratuita de saúde, cidadania, educação e lazer durante o Rotary Day – Rotary em Ação, que acontece no próximo dia 25, sábado, das 8h às 12h, na Praça Santo Antônio, em frente à Igreja Cristo Rei. A iniciativa é organizada pelo Rotary Club de Atibaia, em parceria com a Casa da Amizade, Rotaract e Interact Club, e conta com o apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da participação de diversas secretarias municipais, além de entidades, profissionais e voluntários. Durante a manhã, a população terá acesso a uma série de serviços de saúde, como aferição de pressão arterial, testes de glicemia, exames rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, orientações sobre dengue, atendimento em fisioterapia, fonoaudiologia, vacinação com atualização da carteira vacinal, além de ações dos projetos Menina dos Olhos e Leite Materno, entre outros atendimentos. Na área de cidadania, serão oferecidas orientações jurídicas, informações previdenciárias, consultas ao SPC, orientações sobre CadÚnico, além de serviços como corte de cabelo e esmaltação. O público também poderá acessar informações sobre o programa Jovem Aprendiz, meio ambiente, arquitetura, engenharia, psicologia e prevenção de abusos infantojuvenis. O evento contará ainda com uma programação especial de entretenimento para toda a família, incluindo pintura facial, leitura, roda de capoeira, jogos de tabuleiro, xadrez, ping-pong e desafios educativos. Um dos destaques será a apresentação da Fanfarra Mirim de Atibaia. Também estão previstas ações como distribuição de mudas e sementes, divulgação de oportunidades de trabalho e participação de instituições de ensino com oferta de cursos presenciais e a distância. O Rotary Day 2026 conta com patrocínio do Sicredi e apoio de empresas, instituições de ensino e entidades locais, fortalecendo a rede de colaboração em prol da população. A Prefeitura de Atibaia convida toda a comunidade a participar dessa manhã de serviços, cuidado e integração social.

Leia mais »
Semana do Aniversário de Atibaia

Vereadores aprovam projeto de lei que institui no município a “Semana do Aniversário de Atibaia”

Pi do Judô é o autor da iniciativa A Câmara aprovou na sessão desta semana (14) o Projeto de Lei nº 129/2025, de autoria do vereador Paulo Ferraz Alvim (Pi do Judô), que institui e inclui no Calendário de Eventos e Festas do Município a “Semana do Aniversário de Atibaia”, a ser comemorada anualmente na semana que coincide com dia da fundação do município de Atibaia, 24 de junho. Os objetivos da propositura são divulgar a história da fundação de Atibaia, proporcionando à população, especialmente a comunidade estudantil, um maior conhecimento de seu passado e a preservação de sua memória cultural, e difundir a história das pessoas que contribuíram com a construção da cidade, em busca de fatos e elementos que ajudem a enriquecer o conhecimento ora existente. Ao longo desses dias, as escolas públicas e privadas, entidades, associações de bairros do município, poderão desenvolver atividades que incentivem a disseminação da história de Atibaia, através de concursos de redação, de poesias, teatros, exposições, ou outros eventos similares que venham cultivar o resgate e a disseminação histórica do município. “Esse projeto pretende manter a tradição das festividades culturais e comemorativas da nossa cidade. É mais uma ferramenta de divulgação da história de Atibaia, que sempre foi muito rica, e tem muito a nos ensinar”, afirmou Pi do Judô.  Edição: Bruno Papini

Leia mais »
Pr. Lélis Washington Marinhos

Câmara aprova Moção de Congratulações ao Pastor Lelis Washington Marinhos

Vereador Dr. Denig é o autor da iniciativa Na sessão desta terça-feira, dia 14 de abril, a Câmara de Atibaia aprovou uma Moção de Congratulações, de autoria do vereador Dr. Denig, ao Pastor Lelis Washington Marinhos, em reconhecimento à sua notável trajetória de vida, dedicação ministerial e relevantes serviços prestados à comunidade cristã e à sociedade. Conforme Dr. Denig, Pastor Lelis nasceu em 3 de dezembro de 1948, na cidade de Uberaba/MG, filho de Henrique Lelis Conceição e Estelita Marinho Lelis (in memoriam). “O homenageado cresceu em um lar cristão, onde recebeu sólidos princípios morais, espirituais e educacionais, que nortearam toda a sua caminhada”, salientou. Segundo o vereador, desde a infância Pastor Lelis esteve envolvido com os trabalhos da igreja, destacando-se em diversas áreas, como o ministério musical, ensino da Palavra e aconselhamento de jovens e adolescentes, além de exercer funções de liderança e coordenação pastoral. Pastor Lelis é graduado em Teologia pela FAESP (Faculdade Evangélica de São Paulo), instituição na qual também atuou como docente nas áreas de Teologia, Evangelismo e História dos Hebreus, bem como em Engenharia Mecânica pela Universidade de Mogi das Cruzes. “A trajetória ministerial do Pastor Lelis é marcada por uma constante evolução e compromisso com a obra de Deus, tendo sido separado ao Diaconato em 1970, ao Presbiterato em 1971, consagrado a Evangelista em 1984 e, posteriormente, a Pastor em 1987. Na cidade de São Paulo, destacou-se como Coordenador Geral da Juventude UMADEB (União de Mocidade da Assembleia de Deus de Brasília) por mais de 45 anos, além de exercer, há 28 anos, a função de Pastor Setorial em Atibaia e região, abrangendo diversos municípios, contribuindo significativamente para a expansão da obra com a implantação de mais de 40 congregações e criação de novos setores ministeriais”, relatou Dr. Denig. De acordo com o vereador, no âmbito das convenções, Pastor Lelis possui expressiva atuação tanto na CONFRADESP (Convenção Fraternal das Assembleias de Deus no Estado de São Paulo), quanto na CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil), onde exerceu importantes cargos de liderança, contribuindo diretamente para o fortalecimento institucional, planejamento estratégico e desenvolvimento de ações voltadas ao evangelismo e discipulado em nível estadual e nacional.   “Casado com Hester Carlos Marinhos, Pastor Lelis reside há 26 anos no município de Atibaia, onde continua exercendo com zelo, dedicação e compromisso sua missão pastoral, sendo referência de fé, liderança e serviço à comunidade. Assim, é com grande honra que a Câmara manifesta seu reconhecimento e aplauso ao Pastor Lelis Washington Marinhos pelos relevantes serviços prestados, desejando a ele contínuo êxito em sua missão”, ressaltou Dr. Denig.

Leia mais »
Voleibol de Atibaia

Equipe feminina Sub-19 de Voleibol de Atibaia estreia com vitória no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI)

Atletas ganharam do time da Assejuf (AL) por 2 sets a 0 A equipe feminina Sub-19 de Voleibol de Atibaia iniciou sua participação no Campeonato Brasileiro Interclubes (CBI) com uma importante vitória nesta terça-feira, 14 de abril, na cidade de São Caetano do Sul. Atibaia enfrentou a equipe da Assejuf (AL) e conquistou o resultado positivo por 2 sets a 0, com parciais de 25 a 14 e 25 a 21, demonstrando consistência técnica e domínio ao longo da partida. O desempenho da equipe reflete o trabalho de preparação desenvolvido ao longo dos últimos meses, evidenciando a evolução do grupo e o comprometimento das atletas e comissão técnica em uma das principais competições de base do voleibol nacional, promovida pelo Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). A participação no CBI representa um marco importante para o Voleibol de Atibaia, fortalecendo o desenvolvimento esportivo local e proporcionando visibilidade para os talentos da cidade em nível nacional. A equipe segue na competição com foco nos próximos confrontos, buscando consolidar sua campanha e representar Atibaia com excelência.

Leia mais »
Cine e Cultura

Cine e Cultura promove sessões de cinema e apresentações educativas para alunos em Atibaia

Crianças e adolescentes da Escola Municipal Prefeito Takao Ono, em Atibaia (SP), participam, no dia 27 de abril de 2026, de apresentações do projeto Cine e Cultura, iniciativa que une cinema, teatro e educação para promover a conscientização ambiental por meio da arte. A programação contará com quatro sessões ao longo do dia, nos horários das 8h30, 10h, 13h30 e 15h. As atividades incluem exibições de filmes, interações teatrais e workshops educativos com temas como uso consciente da água e da energia, reciclagem, mobilidade urbana e segurança no trânsito. Durante as sessões, também serão exibidos os curtas-metragens produzidos pelos próprios alunos, proporcionando a experiência de ver suas produções na tela. Voltado a estudantes de 06 a 12 anos, o projeto tem como objetivo estimular a criatividade e oferecer ferramentas para a criação de conteúdos audiovisuais com abordagem lúdica e educativa sobre temas como sustentabilidade, preservação ambiental, consumo consciente e alimentação saudável. Para o Cine e Cultura será montada uma estrutura inflável de cinema com cerca de 15 metros de comprimento e quatro metros de altura, equipada com telão, sistema de projeção audiovisual e almofadas para acomodação do público.  Ao final de cada apresentação, as crianças e os adolescentes receberão um livreto educativo com informações sobre os temas abordados nos curtas-metragens exibidos, e pipoca para uma experiência ainda mais atrativa para os participantes. Oficina de Cinema Como etapa preparatória, os alunos já participaram da Oficina de Cinema, realizada nos dias 16, 18 e 20 de março, na própria escola. Durante os encontros, os estudantes tiveram contato com conceitos fundamentais do universo cinematográfico, como filmagem, enquadramento, uso de equipamentos, edição, criação de roteiros, trilha sonora e iluminação, além de explorarem gêneros como ficção e documentário. Divididos em grupos, os participantes desenvolveram seus próprios curtas-metragens, passando por todas as etapas de produção, desde a criação dos roteiros até a gravação e edição final, com inclusão de trilha sonora e legendas. A iniciativa acredita no poder da arte como ferramenta de transformação social, incentivando jovens a se expressarem artisticamente, desenvolverem pensamento crítico e ampliarem sua consciência sobre questões ambientais e sociais. O projeto Cine e Cultura é realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, com produção da Perfectto Projetos, patrocínio da Grammer e apoio da Prefeitura Municipal de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação. Todos os participantes da Oficina de Cinema recebem certificado ao final do projeto. Sobre a Grammer Fundada em 1955 e originalmente conhecida como Rigi-flex, a Grammer do Brasil atua no segmento automotivo desde 1962 quando iniciou a produção de estruturas metálicas para a Mercedes-Benz. Hoje a Grammer produz e comercializa assentos de motoristas e passageiros para os principais fabricantes de caminhões, ônibus, tratores, máquinas de construção e empilhadeiras, além de apoios de cabeça e apoios de braço para montadoras de veículos de passeio. Atualmente a Grammer do Brasil conta com aproximadamente 400 colaboradores e produz em média 900 assentos e 5.000 apoios de cabeça por dia . Nossos principais clientes são: MAN, Mercedes-Benz, Volkswagen, AGCO, John Deere, Toyota, Caio-Induscar, Marcopolo, Mascarello e entre outros. Nossos produtos são referência nacional e internacional em termos de Conforto, Qualidade, Segurança, Tecnologia e Inovação. Nossa divisão Commercial Vehicles fornece bancos para motoristas de caminhões, ônibus, tratores, colheitadeiras, máquinas de construção, empilhadeiras, além de bancos para passageiros de caminhões e ônibus. Nossa divisão Automotive Interiors fornece apoios de cabeça, apoio de braço para os principais fabricantes de veículos e seus sistemistas. Sobre a Perfectto Projetos A empresa de consultoria e realização de projetos culturais e esportivos, aprovados em leis federais e estaduais, tem mais de 15 anos de atuação. Atua no desenvolvimento de políticas de patrocínios com incentivos fiscais, na busca por soluções inovadoras e criativas que possibilitem o fortalecimento da imagem institucional tendo como pilar a sustentabilidade, preservação socioambiental e a cidadania. A Perfectto Projetos soma mais de mil projetos executados em todo o país, patrocinados por empresas de diversos setores. Cine e Cultura APRESENTAÇÃO  Informações: https://cineecultura.perfecttoprojetos.com.br

Leia mais »
Felipe Saddi, Copa São Paulo Light de Kart

Jovem talento de Atibaia, Felipe Saddi segue líder da Mirim Rookie na Copa São Paulo Light de Kart

Piloto de 8 anos se destaca em Interlagos, sobe no pódio e representa a cidade no kartismo paulista Atibaia segue muito bem representada no automobilismo. O jovem piloto Felipe Saddi, de apenas 8 anos, foi destaque na 3ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, disputada no Kartódromo de Interlagos, em São Paulo. Enfrentando um grid com 23 pilotos, sendo 13 na categoria Rookie (para iniciantes), Felipe mostrou consistência desde o início do fim de semana, garantindo o 7º lugar na classificação geral e o 2º entre os Rookies. Na primeira corrida, o piloto de Atibaia protagonizou boas disputas e chegou a andar entre os cinco primeiros colocados, terminando a prova na 9ª posição na geral e em 2º na Rookie. A grande reação veio na segunda bateria. Com uma largada segura, Felipe ganhou posições, brigou na frente e chegou a ocupar o 2º lugar. Ao final, cruzou a linha de chegada em 3º na classificação geral, subindo ao pódio da categoria Mirim, além de conquistar a vitória na Rookie e garantir o vice na etapa entre os iniciantes. Com os resultados, Felipe Saddi segue líder do campeonato na Rookie, com 37 pontos, e ainda avançou para o 5º lugar na classificação geral. O desempenho reforça o talento do jovem piloto, que vem se destacando no kartismo e levando o nome de Atibaia para os principais campeonatos do país. O próximo compromisso será no fim do mês, pelo Circuito Paulista, em Birigui (SP), etapa que faz parte da preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart. Jornalista responsável: Eni Alves Fotos: Cristiano Rodrigues/ Eni Alves (Enia Comunicação)

Leia mais »
Fundo Social promove Festa de Páscoa

Fundo Social promove Festa de Páscoa e atende mais de 150 crianças com atividades recreativas e entrega de ovos de chocolate

Ação reuniu famílias atendidas pelos programas sociais, com atividades gratuitas, alimentação e distribuição de brinquedos para as crianças Mais de 150 crianças participaram da Festa de Páscoa promovida pelo Fundo Social de Solidariedade de Atibaia, realizada no dia 11 de abril, na sede do órgão. A ação, destinada às famílias atendidas pelos programas sociais do município, aconteceu das 10h às 15h e proporcionou um momento de convivência, integração e celebração entre as crianças e seus familiares. Durante a ação, todas as crianças receberam ovos de Páscoa e puderam escolher um brinquedo, iniciativa que trouxe ainda mais entusiasmo para os participantes. Também foram oferecidos alimentos para todos os presentes, como hambúrguer, batata frita, refrigerante, pipoca, algodão doce e geladinho, proporcionando um ambiente acolhedor e festivo. A programação contou com diversas atividades recreativas, incluindo brinquedos infláveis, pintura de rosto e caça aos ovos. A recreação teve a participação da equipe da Secretaria de Esportes, com atividades como pebolim, pingue-pongue e basquete, ampliando as opções de lazer para as crianças. Fortalecimento de vínculos sociais A iniciativa teve retorno positivo das famílias participantes, que destacaram a organização do evento e a alegria das crianças ao longo da programação. A ação proporcionou um momento especial de convivência, reforçando o caráter social da atividade e promovendo o fortalecimento de vínculos entre as famílias atendidas. Assim como em edições anteriores, a festa foi viabilizada por meio de doações e contou com o apoio de parceiros, incluindo o projeto “Tampinhas do Bem”, que contribuiu para complementar as entregas realizadas durante a ação. Promover a Festa de Páscoa para crianças atendidas pelos programas sociais do município representa uma iniciativa de inclusão, ao proporcionar momentos de lazer e convivência que, muitas vezes, não fazem parte do cotidiano dessas famílias. O evento também contribui para o desenvolvimento social e emocional das crianças, por meio de experiências positivas, além de fortalecer a participação comunitária e a rede de apoio social, incentivando o sentimento de pertencimento e a aproximação entre a comunidade e os serviços públicos.

Leia mais »