Criança de 4 anos morre em Atibaia após ser picada por escorpião, prefeitura divulga nota.

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Santa Casa de Atibaia passa a oferecer atendimento de emergência em Oftalmologia.

Na noite de segunda-feira passada (15), uma criança de 4 anos faleceu após ser picada por um escorpião em Atibaia. A criança foi atendida prontamente na UPA, recebeu soro na Santa Casa de Atibaia e foi encaminhada para um hospital de referência regional, porém não sobreviveu.

Em nota oficial: A Prefeitura da Estância de Atibaia e a Santa Casa de Atibaia manifestam profundo pesar pelo falecimento de criança em decorrência de acidente por picada de escorpião e expressam sua mais sincera solidariedade e condolências aos familiares neste momento de dor imensurável e irreparável perda.

Em respeito à população e aos meios de comunicação, esclarece-se que, após a ocorrência, a criança foi levada por seus familiares à Unidade de Pronto Atendimento (UPA), onde recebeu atendimento imediato e, diante da avaliação clínica, foi corretamente indicada a transferência para a Santa Casa de Atibaia, unidade de referência no município para casos envolvendo animais peçonhentos, onde foi infundido na criança soro antiescorpiônico na dosagem recomendada. Ao dar entrada na Santa Casa, a criança foi atendida com celeridade pela equipe médica, seguindo-se rigorosamente os protocolos previstos no Manual de Diagnóstico e Tratamento de Acidentes por Animais Peçonhentos da FUNASA – Fundação Nacional de Saúde, do Ministério da Saúde.

O atendimento a casos de picada de escorpião obedece às diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e pelos sistemas oficiais de vigilância em saúde, envolvendo assistência médica imediata, notificação compulsória e definição da conduta terapêutica conforme a gravidade do quadro clínico. No caso em questão, todas as medidas indicadas foram adotadas de acordo com os critérios técnicos aplicáveis, sendo certo que o soro foi devidamente aplicado e infundido no organismo da criança na Santa Casa de Atibaia e durante o transporte pelo SAMU até Bragança Paulista.

Apesar de todos os esforços empreendidos pelas equipes de saúde e da assistência prestada de forma tempestiva, o estado clínico da criança evoluiu de maneira rápida e severa, em razão da intensa ação tóxica do veneno. Diante da necessidade de suporte intensivo especializado, e após estabilização inicial na Santa Casa de Atibaia, a criança foi transferida para o Hospital Universitário São Francisco, unidade de referência regional para atendimento de alta complexidade e terapia intensiva. Lamentavelmente, mesmo após todo o tratamento intensivo recebido, o óbito foi constatado naquela unidade hospitalar.

A Prefeitura de Atibaia segue apurando o caso, reafirmando o compromisso permanente com a observância rigorosa dos protocolos assistenciais e com a transparência das informações prestadas à população, colocando-se à disposição para quaisquer esclarecimentos e publicará atualização na hipótese de apuração de novos fatos relevantes.

Destaques

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.