Bairros de Atibaia ficam sem energia por mais de 50 horas, e vereador pede esclarecimentos à NeoEnergia Elektro.

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Bairros de Atibaia ficam sem energia por mais de 50 horas, e vereador pede esclarecimentos à NeoEnergia Elektro.
Bairro do Chácaras Brasil, Atibaia

O vereador Takao Ikeda (PL) apresentou, na sessão desta terça-feira (11), um requerimento solicitando que a concessionária NeoEnergia Elektro seja convidada a prestar esclarecimentos à Câmara Municipal de Atibaia. O parlamentar questiona a falta e a demora no restabelecimento do fornecimento de energia elétrica em diversos bairros da cidade entre a madrugada de sábado (8) e o final da segunda-feira (10).

Segundo Ikeda, moradores de regiões como Jardim Estância Brasil, Cachoeira, Boa Vista e Maracanã, entre outros, teriam permanecido mais de 50 horas sem energia, o que provocou inúmeros prejuízos. “Foram relatadas perdas de alimentos, desabastecimento de água devido à impossibilidade de acionar motores de poços semiartesianos, dificuldade para abrir portões eletrônicos, desativação de sistemas de segurança e até impedimentos ao trabalho remoto”, destacou o vereador.

Além das quedas de energia, Ikeda também cobrou explicações para a presença de fios soltos, pendurados, desalinhados e em desuso em diversos postes da cidade. Ele lembrou que o gerente da NeoEnergia Elektro, Gustavo Coelho, havia afirmado, em reunião com vereadores realizada em 20 de maio, que a empresa iniciaria, já na semana seguinte, a regularização e retirada desses cabos, começando pela Alameda Lucas Nogueira Garcez.

“Empresa concessionária deve explicar também o porquê da presença de fios soltos e em desuso ainda presentes em vários postes de energia elétrica”, afirmou o vereador.

Vereador Takao Ikeda (PL)

Orientações aos consumidores e ausência de reclamações formais.

Durante a sessão, Takao Ikeda reforçou que, em casos de prejuízos materiais ou morais, os moradores devem registrar reclamação primeiramente junto à NeoEnergia Elektro. Caso não tenham retorno adequado, o consumidor pode recorrer ao Código de Defesa do Consumidor e formalizar denúncia na Comdecon – Departamento de Defesa do Consumidor, vinculado à Secretaria Municipal de Justiça.

O vereador ressaltou que a equipe da Comdecon está preparada para orientar e registrar queixas, mas informou ter sido comunicado de que nenhuma reclamação relacionada às quedas de energia havia sido registrada no órgão. “Muitos munícipes procuram os vereadores, mas é importante que eles também acionem o órgão responsável”, apontou Ikeda. Além da Comdecon, consumidores insatisfeitos podem acionar outros canais de fiscalização, como a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), no âmbito federal, e a Arsesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos), autarquia do governo estadual.

Comdecon Atibaia.

Ikeda também aproveitou a sessão para agradecer a equipe da Comdecon por atender uma reclamação de um morador que teve seu veículo abastecido com combustível aditivado, embora tivesse solicitado combustível comum. Segundo o relato, a proximidade dos valores dos combustíveis expostos no painel teria causado confusão. O posto foi autuado pela Defesa do Consumidor.

“Agradeço o diretor da Comdecon, Dan Latin, pelo atendimento dessa demanda, que também foi objeto de indicação apresentada por mim à Prefeitura”, finalizou o vereador.

por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Destaques

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.