
Vereador pediu, em sessão, mais operações de combate à venda de bebidas falsificadas no município
O vereador Coronel Ikeda falou em Tema Livre na sessão de terça-feira (7) sobre os riscos relacionados à venda de bebidas adulteradas e falsificadas, destacando os impactos à saúde pública e cobrando mais fiscalização por parte das autoridades competentes.
Nesta última segunda-feira (6), ao participar da abertura da Estação Literária – “parabéns à secretária de Educação Denise Barbosa pela organização do evento!”, frisou –, Ikeda conversou também com o diretor do Departamento de Relações Institucionais, Eudes Coutinho, sobre os graves casos de intoxicação por bebidas adulteradas que vêm ocorrendo em todo o estado. “Já foram registradas três mortes em decorrência do consumo dessas bebidas – uma delas de uma jovem de 30 anos em São Bernardo do Campo, que deixou uma filha de apenas 10 anos. No Brasil, 17 casos já foram confirmados e 200 ainda estão sendo investigados. Somente no Estado de São Paulo, são 15 casos confirmados e 164 sob investigação”, alertou.
O vereador destacou ainda que, em operações realizadas pela Polícia Civil, foram encontradas fábricas clandestinas nas regiões de Campinas e Piracicaba, o que reforça o risco de casos semelhantes ocorrerem também em Atibaia. Ele lembrou que, em fevereiro, foi realizada uma operação em uma adega no Jardim Cerejeiras, próxima à Praça Guanabara, onde foram apreendidas mais de 90 garrafas de bebidas adulteradas.
Em agosto e setembro, novas ações resultaram na apreensão de mais 14 garrafas no total. As operações contaram com a participação da Prefeitura, Guarda Municipal, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Vigilância Sanitária, PROCON, Polícia Civil e Polícia Militar. Além das bebidas falsificadas, alimentos impróprios para consumo também foram encontrados.
O vereador encerrou seu discurso reforçando o pedido às autoridades para que mais operações sejam realizadas com urgência, visando proteger a saúde da população e evitar tragédias: “com certeza, ainda há outros estabelecimentos vendendo bebidas adulteradas em nossa cidade. Precisamos agir com firmeza para evitar novos casos”.
vereador Coronel Ikeda













