
“No dia a dia, ficamos sem saber como lidar com os limites e sem identificar o quanto se estende a nossa função fiscalizatória”
O vereador Derek Bonjardim, ocupou a tribuna da Câmara, durante o espaço de Tema Livre em 5 de novembro, para propor aos demais pares a criação da Coordenadoria Permanente de Saúde Pública, como parte do organograma do Legislativo, com foco principal nas atividades da Santa Casa, da rede de unidades de saúde e da UPA (Unidade de Pronto Atendimento).
“Queremos contribuir para a melhor definição de papéis, considerando as instâncias do Executivo, Legislativo e Judiciário. Verificamos que há incoerência jurisprudencial nas decisões, refletindo diferentes entendimentos. Existem também os limites de interferência entre os poderes. Devemos lembrar que vivemos sob um sistema de freios e contrapesos, com cada um regulando e colocando limites ao poder dos demais”, argumentou o vereador.
“O debate não é novo, estendendo-se por anos. No dia a dia, ficamos sem saber como lidar com os limites e sem identificar detalhadamente o quanto se estende a nossa função fiscalizatória. A Coordenadoria, com número mínimo de vereadores e aberta a todos os edis, enfatizando o impacto prático, vai tirar um pouco dessa ‘pessoalidade’ do vereador e dar mais legitimidade ao acompanhamento e fiscalização, no espírito de colegiado, em relação a todos os equipamentos de saúde, passando as informações para a população”, explicou Derek.
NOVA MESA DIRETORA
O vereador Derek Bonjardim agradeceu aos pares por sua eleição para presidente da Câmara em 2026, segundo ano do atual mandato (2025-2028). Também parabenizou os demais membros eleitos para a Mesa Diretora, que dirigirá as atividades do Legislativo no próximo ano.
“Com muita humildade e gratidão, reconheço esse voto de confiança que recebi dos senhores. Precisamos ter uma atenção especial no fortalecimento da imagem da classe política junto à população. E, para isso, precisamos de mais transparência, mais agilidade na tramitação dos projetos e mais participação da população nas decisões desta Casa”, afirmou o vereador.
LEIA TAMBÉM: Nova Mesa Diretora da Câmara de Atibaia é eleita para o ano de 2026.













