
Na madrugada desta terça-feira (20), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) da 3ª Delegacia de Atibaia flagrou um grupo envolvido em crime ambiental durante ronda ostensiva na rodovia Fernão Dias (BR-381) em Atibaia.
Os policiais visualizaram um veículo trafegando com os vidros totalmente encobertos por películas escuras, o que impedia a visibilidade dos ocupantes. Diante da infração, foi realizada a abordagem. Após a identificação do condutor e dos passageiros, a equipe constatou que ao menos dois dos ocupantes já eram reincidentes no crime de tráfico de animais silvestres.
Durante a abertura do porta-malas, foram encontrados diversos apetrechos utilizados para a captura ilegal de pássaros, como varas telescópicas com redes de neblina, facões, gaiolas transportadoras de pequeno porte, redes de malha e “batedeiras”, entre outros instrumentos.
Após consultas aos sistemas, foi verificado que esta já seria a nona ocorrência em que um dos envolvidos foi detido pelo mesmo crime. Ainda no veículo, foram localizados três pássaros da espécie trinca-ferro, utilizados como “chama” para atrair outros animais silvestres.
Os pássaros serão encaminhados ao órgão ambiental competente, e os envolvidos irão responder pelo crime ambiental correspondente, ficando à disposição da Justiça.












