
O frade soma 12 anos de experiência na área hospitalar e tem o objetivo de fortalecer os vínculos da instituição com a Região Bragantina, aliando profissionalismo, inovação e franciscanidade
O administrador e religioso Frei Bartolomeu Schultz, 43, assumiu, no início de fevereiro, a diretoria-geral do Hospital Universitário São Francisco na Providência de Deus, referência em atendimentos de média e alta complexidade na Região Bragantina. Membro da Associação e Fraternidade Lar São Francisco de Assis na Providência de Deus (ALSF), gestora da instituição, o frade agora encabeça a administração hospitalar, zelando pela identidade franciscana do HUSF e por seu compromisso com a vida.
Frei Bartolomeu sucede seu irmão de fraternidade, Frei Tomás, que esteve à frente da instituição ao longo de todo o ano de 2025 e agora segue sua missão no Hospital Regional de Presidente Prudente (SP). A transferência dos religiosos entre as obras (como são chamadas as instituições vinculadas à ALSF), é uma prática comum, que tem o propósito de atender as necessidades administrativas e pastorais dos hospitais, ambulatórios, centros de triagem, comunidades terapêuticas e demais projetos assistenciais.
Bacharel em Administração e especializado em Administração Hospitalar, o religioso soma 12 anos de experiência na área da saúde, tendo percorrido obras como a Casa de Recuperação Lar São Francisco, situada em Jaci (SP), o Hospital Padre Tiago, localizado em Jataí (GO) e a Santa Casa da Misericórdia de Aparecida, em Aparecida do Norte (SP), administrada por ele ao longo dos últimos 8 anos.
“Tem muitos milagres cotidianos acontecendo e eu vejo que não só Bragança, como toda a região, ainda não conhece aquilo que tem. Então eu coloco como desafio maior fazer o HUSF se tornar conhecido naquilo que ele faz; fazer com que as pessoas de fato valorizem esse presente que Deus colocou aqui, que é o hospital. Porque quando mais precisamos, é nele que batemos à porta”, afirmou o novo diretor-geral da instituição.
Por: Rafaela Soares












