Elon Musk alerta: avanço de IA e carros elétricos desafia fornecimento de energia global

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Elon Musk alerta: avanço de IA e carros elétricos desafia fornecimento de energia global

IA e carros elétricos

Especialista vê abertura para o crescimento da energia solar

De acordo com o bilionário Elon Musk, dono de uma das fabricantes de EVs mais famosas do mundo (a Tesla) e grande investidor em IA, vai faltar energia elétrica no mundo em 2025, graças ao avanço voraz da inteligência artificial (IA) e veículos elétricos (EVs). Diante dessa constatação o próprio Musk deixou um alerta importante para a indústria: “comece a trabalhar na geração de energia limpa e fabrique transformadores elétricos – o máximo que puder”.

O controverso bilionário, afirmou categoricamente que “a próxima escassez será de eletricidade. No ano que vem, [as empresas] não serão capazes de encontrar eletricidade suficiente para rodar os chips”. De fato, com o crescimento simultâneo de carros elétricos e IA está se criando uma demanda tremenda por equipamentos elétricos e por geração de energia elétrica, já que ambos precisam de eletricidade e transformadores de voltagem.

Quem ganha com isso? Por incrível que pareça, o planeta.

A energia solar apresenta-se como uma alternativa sustentável e eficiente para enfrentar os desafios da indústria. Além dos painéis solares instalados em casa, comércios e outras empresas, o modelo de assinatura para energia solar pode oferecer uma solução acessível, onde os assinantes pagam uma taxa mensal fixa para o acesso, incentivando a adoção sustentável e proporcionando estabilidade nos custos de eletricidade.

Essa abordagem não apenas alivia a pressão sobre a rede elétrica, mas também contribui para a redução das emissões de gases de efeito estufa associadas à geração convencional de energia.

Em meio a esse cenário, Kim Lima, Diretor de Marketing e Vendas da Evolua Energia, reforça que a energia solar configura-se como a melhor alternativa para o consumidor.

“A energia solar vem ganhando o posto de protagonista em meio a essa discussão. Gerada a partir dos raios solares, ela pode ser captada diretamente nas residências ou nas usinas por meio da geração distribuída, método em que a energia captada no local é inserida nas companhias de distribuição e compartilhada entre os consumidores cadastrados no serviço”, afirma.

De acordo com o executivo, a energia solar também é uma grande aliada na redução da poluição e das taxas de carbono. “Além do baixo impacto ambiental, uma vez que se trata de uma fonte renovável e que não emite poluentes durante o processo de geração, a energia solar também se destaca por conseguir trazer economia na conta de luz dos brasileiros”, completa Lima.

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.