
Neste mês de março, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cidadania, está retomando o Programa “Domingo Livre – edição Ruas Livres”, uma iniciativa que visa promover o lazer da população por meio de interdição de vias no município em todos os domingos do mês. Assim, no próximo domingo, dia 8, haverá a interdição de trecho da Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, no entorno do Lago do Major, das 8h às 14h.
A partir desta data, as edições serão realizadas semanalmente, sempre aos domingos, no mesmo horário e local. O público terá a oportunidade de aproveitar as vias sem a passagem dos carros para andar de bicicleta, patins, skate, patinete ou mesmo fazer caminhar ou correr. O objetivo é permitir que os munícipes possam ter momentos de lazer e interação ao ar livre em um ambiente seguro e acolhedor, livre de veículos.
A implementação desse programa foi tomada tendo em vista o sucesso de público e participação massiva da população em todas as edições do Domingo Livre, que é realizada uma vez ao mês em diferentes bairros e cuja programação oferece de forma gratuita diversas atividades esportivas, culturais e recreativas, além de serviços essenciais voltados à saúde e bem-estar da comunidade.
A ação será implantada em cumprimento à Lei nº 4558, de 15 de dezembro de 2017, que instituiu o Programa Domingo Livre no Município de Atibaia, nos termos da Lei Federal nº 12.587, de 3 de janeiro de 2012 – Política Nacional de Mobilidade Urbana.
Vias alternativas
Para os motoristas que estarão no entorno durante o “Domingo Livre – edição Ruas Livres”, haverá agentes de trânsito e sinalização no local indicando as melhores alternativas para acesso tanto para o Centro quanto para os bairros.
Para aqueles que estiverem no sentido bairro – Centro, os motoristas poderão utilizar a Rua das Monções, que estará com o sentido invertido justamente durante o período de interdição da Alameda Lucas.
Já os motoristas que estiverem no Centro e quiserem acessar os bairros, eles poderão utilizar as ruas Primavera e Ipê, atrás da Escola Major, para desembocar na Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez.










