Atibaia Saneamento inicia cadastro de ligações de esgoto nos bairros Imperial, Cerejeiras e Alvinópolis II.

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

SAAE Atibaia
SAAE Atibaia

Ação garantirá mais eficiência e qualidade no sistema de esgotamento sanitário.

A Atibaia Saneamento, empresa do grupo Iguá que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE (Saneamento Ambiental de Atibaia) iniciará a partir do dia 3 de novembro o cadastro das ligações de esgoto existentes nas bacias das elevatórias EEE Onofre 3 e EEE Onofre 4, nos bairros Imperial, Cerejeiras e Alvinópolis II. A previsão é concluir a atividade até julho de 2026, fortalecendo a eficiência do sistema de esgotamento sanitário da cidade.

A ação será realizada por meio de inspeções nas residências, considerando caixas de esgoto externas. Quando o dispositivo estiver presente, os pontos de saída do efluente serão identificados e testados com corante para verificar se estão corretamente conectados à rede coletora. Na ausência da estrutura, será aplicado teste de fumaça. Caso o resultado não seja satisfatório, os moradores serão convidados a colaborar na aplicação do marcador líquido nos pontos internos, preferencialmente no vaso sanitário.

A iniciativa mapeará com precisão todas as conexões de esgoto, possibilitando à empresa detectar eventuais irregularidades e planejamento de melhorias na rede, garantindo mais saúde pública e preservação ambiental.

“Cada ação que realizamos tem impacto direto na saúde, no meio ambiente e na qualidade de vida da população. Com este levantamento, conseguimos garantir que o esgoto seja tratado corretamente, beneficiando toda a cidade”, afirma Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento.

O cadastro permitirá à companhia otimizar a operação das elevatórias, planejar futuras intervenções de forma mais precisa e ampliar a eficiência do sistema de esgotamento sanitário, que já teve seu índice de tratamento elevado de 40% para 81% desde o início das operações em 2013. A Atibaia Saneamento reforça que a colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da ação, garantindo que cada ligação seja devidamente mapeada e tratada.

Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 110 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 120 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá.

Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança.). Saiba mais em www.igua.com.br.

Destaques

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.