Setembro Amarelo: Prefeitura de Atibaia alerta sobre importância da prevenção ao suicídio

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Setembro Amarelo Prefeitura de Atibaia alerta sobre importância da prevenção ao suicídio

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, oportunidade de reforçar que ninguém está sozinho e é preciso pedir ajuda!

Você não está sozinho! Sua vida importa! Escolha viver e busque ajuda! Em Atibaia, a Prefeitura adere ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio neste mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio – 10 de setembro.

Ato que causa a própria morte de forma consciente e intencional, o suicídio é uma escolha ou ação com graves implicações sociais. Ele pode afetar indivíduos de diferentes origens, classes sociais, idades, orientação sexual e identidade de gênero.

As principais causas do suicídio são: depressão, problemas amorosos ou familiares, uso de drogas e álcool, bullying, traumas emocionais e diagnósticos de doenças graves.

É muito importante saber reconhecer os sinais de sofrimento mental em si mesmo ou em alguém próximo. Entre os principais sinais de alerta estão: mudança de comportamento, manifestação de sentimento de culpa, demonstração de agressividade, sinais de baixa autoestima, isolamento e alteração do sono.

Diante de quadros dessa natureza, tanto familiares quanto pessoas mais próximas podem e devem ajudar. O auxílio pode ser oferecido por meio da observação atenta, sempre sem julgamentos, incentivando a pessoa que enfrenta esse problema a buscar ajuda profissional e a apoiando durante todo o tratamento.

Em Atibaia é possível procurar ajuda junto aos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) que pertencem aos setores públicos da Saúde e da Assistência Social: Centro de Assistência Psicossocial (CAPS) – localizado na Rua Deputado Emílio Justo, nº 280, no Atibaia Jardim (telefone 4412-3606); Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24h; Unidades Básicas de Saúde (UBS), também chamadas de “Postos de Saúde”; Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU – telefone 192); e os serviços da Rede de Proteção Social – unidades do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e o Conselho Tutelar.

Também é possível buscar ajuda nos serviços de saúde da rede particular, como hospitais, clínicas e consultórios de médicos e psicólogos, dentre outros que também integram essa rede de apoio.

Ainda é possível procurar ajuda no Centro de Valorização da Vida – CVV, que presta apoio emocional e promove a prevenção do suicídio atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo, por telefone (188 – ligação gratuita), e-mail ou chat todos os dias (site www.cvv.org.br ).

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.