Category: Saúde

Vacina contra a dengue é suspensa em todo o país

Vacina contra a dengue do Instituto Butantan é suspensa em todo o país de forma preventiva e temporária

O Ministério da Saúde anunciou, na segunda-feira (8/6), a suspensão temporária da imunização contra a dengue em todo o país com a vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan. A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reforça que a medida é preventiva e temporária, em total alinhamento com as diretrizes do Ministério e do Programa Nacional de Imunizações (PNI). A medida foi adotada nacionalmente para a investigação de Eventos Supostamente Atribuíveis à Vacinação ou Imunização (ESAVI) classificados como graves. Ressalta-se que tais registros ocorreram em municípios distintos de outras unidades da federação, não havendo nenhuma ocorrência grave notificada em Atibaia até o momento. Cabe esclarecer que, no município, este lote específico da vacina do Instituto Butantan possui indicação restrita, sendo aplicado exclusivamente em profissionais de saúde e pessoas com 59 anos. Orientações importantes aos munícipes de Atibaia Vacinados há mais de 21 dias: Os dados de monitoramento indicam que pessoas que receberam a dose deste imunizante há mais de 21 dias, a princípio, não apresentam risco de desenvolvimento de reações graves decorrentes da vacina. Vacinados há menos de 21 dias: Os cidadãos incluídos neste grupo devem permanecer atentos ao surgimento de qualquer sinal ou sintoma. A atenção deve ser redobrada para os chamados sinais de alarme (como febre alta persistente, dor abdominal intensa, vômitos frequentes ou sangramentos). Em caso de sintomas, procure imediatamente a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) ou a UBS mais próxima. Atenção: Vacinação de Crianças e Adolescentes CONTINUA NORMAL A Secretaria de Saúde faz um apelo importante para que pais e responsáveis não interrompam a imunização de seus filhos. A vacina destinada ao público infanto-juvenil é diferente: trata-se do imunizante do laboratório japonês Takeda. Esta vacina não está suspensa, apresentou perfil de segurança impecável e continua sendo aplicada normalmente em todas as salas de vacinação de Atibaia. Contatos de Atendimento Ouvidoria da Saúde (WhatsApp): (11) 4414-3344

Leia mais »
SAÚDE: Prefeitura de Atibaia Gripário Central

Gripário Central entra em operação e amplia opções de atendimento à população em Atibaia

Novo espaço amplia a rede de saúde e oferece atendimento rápido a pacientes com sintomas gripais A Prefeitura de Atibaia iniciou o atendimento no Gripário Central, um novo espaço voltado a pessoas com sintomas respiratórios leves. A iniciativa amplia a oferta de serviços de saúde no município, garantindo mais uma opção de atendimento à população. Instalado na Rua Doutor Zeferino Alves do Amaral, 78, no Centro (ao lado da Santa Casa), o Gripário funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (exceto feriados). No local, uma equipe realiza acolhimento, avaliação e orientações médicas, com encaminhamento quando necessário. A unidade foi criada para facilitar o acesso ao atendimento durante o período de maior circulação de vírus respiratórios, como gripe e Covid-19, oferecendo um serviço ágil e dedicado aos casos leves. A Secretaria de Saúde reforça que a UPA Cerejeiras segue como referência para todos os quadros gripais, e a Santa Casa para os casos mais graves, com atendimento 24 horas. Além disso, a Prefeitura orienta a população a manter a vacinação em dia e adotar medidas simples de prevenção, como higienizar as mãos e usar máscara em caso de sintomas. Onde buscar atendimento:

Leia mais »
Camille Donnabella

Dra. Camille Donnabella destaca importância da assistência humanizada em simpósio sobre saúde materna em Atibaia

A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na última segunda-feira (26) o 2º Simpósio Regional voltado à prevenção da mortalidade materna, infantil e fetal, além da transmissão vertical de doenças como sífilis, HIV, hepatite B e HTLV. O evento foi realizado das 8h às 16h, no Cine Itá Cultural, reunindo profissionais da rede municipal de saúde, entre eles equipes da atenção básica, saúde da família, hospitais e serviços especializados. A programação contou com palestras de especialistas e debates sobre os cuidados necessários durante a gestação, o parto e o acompanhamento dos recém-nascidos. Também foram apresentados dados do município e reforçados os protocolos de atendimento materno-infantil definidos pelo Ministério da Saúde. A primeira-dama e pediatra Dra. Camille Donnabella participou do simpósio com uma palestra sobre puericultura e aleitamento materno. Durante sua participação, destacou a importância do acolhimento e da assistência humanizada às mães e bebês. “São temas que parecem técnicos, mas que na prática são sobre presença. Sobre estar junto antes, durante e depois do nascimento”, afirmou Camille. Segundo a médica, a puericultura representa o acompanhamento do desenvolvimento do bebê desde os primeiros dias de vida, aliado ao fortalecimento do vínculo entre os profissionais de saúde e as famílias. Ela também ressaltou a importância do suporte adequado ao aleitamento materno. “O aleitamento materno é um gesto que parece instintivo, mas que precisa de suporte, informação e um profissional que a mãe possa chamar quando a coisa aperta”, destacou. Dra. Camille também defendeu a importância do parto humanizado e do acompanhamento pediátrico desde os primeiros minutos de vida do recém-nascido. “O parto humanizado começa na informação, na escuta. No pediatra que está na sala de parto não como protocolo, mas como presença, avaliando o bebê, acompanhando os primeiros minutos e orientando a família num momento que vai ficar na memória para sempre”, disse, Camille Donnabella. Ela lembrou ainda que a data marcou o Dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e o Dia Nacional de Redução da Mortalidade Materna, reforçando a necessidade de ampliar políticas públicas e ações permanentes voltadas à saúde materno-infantil. O objetivo do simpósio foi ampliar o conhecimento dos profissionais da rede e fortalecer ações preventivas, contribuindo para a redução de mortes que, em muitos casos, podem ser evitadas com acompanhamento adequado e diagnóstico precoce. A Prefeitura destacou ainda a importância do trabalho integrado entre os serviços de saúde, considerando fatores sociais que impactam diretamente a saúde de mães e bebês. A iniciativa também está alinhada às metas internacionais de redução da mortalidade materna e infantil propostas por organismos como a ONU. O encontro foi organizado pelo Departamento de Vigilância em Saúde, Atenção Básica, Atenção Especializada e pelo Comitê Municipal de Prevenção da Mortalidade Materna, Infantil e Fetal e de Transmissão Vertical. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Vacinação contra a Influenza

Vacinação contra a Influenza 2026 segue até 30 de maio

Campanha promovida pela Secretaria de Saúde continua nas unidades de saúde com sala de vacinação A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026 em Atibaia segue até o dia 30 de maio nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacinação do município. Promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, a campanha é voltada aos grupos prioritários e teve início em 28 de março, com a realização do “Dia D” de mobilização. A vacinação anual contra a influenza é fundamental para reduzir complicações, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. Para se vacinar, é necessário apresentar documento pessoal com foto, caderneta de vacinação e comprovante de endereço. Veja quem faz parte dos grupos prioritários A campanha de vacinação contra a Influenza em 2026 estabelece grupos prioritários que devem buscar a imunização para garantir a proteção coletiva e individual. O público-alvo de rotina é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes e idosos com 60 anos ou mais. Na área de serviços essenciais, a prioridade se estende aos trabalhadores da saúde, incluindo cuidadores e estudantes da área, além de professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários. A estratégia contempla ainda pessoas com deficiência permanente, puérperas (até 45 dias após o parto), indivíduos com obesidade grave, transplantados, portadores de trissomias e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como condições respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas. Por fim, grupos em situações específicas de vulnerabilidade ou atuação, como povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores dos correios, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, também estão convocados para a vacinação. UBSs com vacina disponível: UBS Santa Clara -8h30 às 15h30Av. Dr. Flávio Pires de Camargo, n° 1.200 – Caetetuba(11) 4411-9952 / (11) 4402-3276 UBS Alvinópolis – Antônio de Pádua Alonso – 8h30 às 15h30Padre Feliciano Grande, n° 480 – Alvinópolis(11) 4414-1350 / (11) 4412-8412 UBS Centro – Dr. Oswaldo Paccini – 8h às 18hRua Castro Fafe, n° 201- Centro(11) 4414-6501 UBS Flamenguinho – Ana Cecília Batista de Sá – 8h às 15h30Rua: Ouro Preto, n° 700 – Alvinópolis(11) 4411-6871 UBS Maracanã – Jarbas Pereira de Araújo – 8h às 15h30Rua Joaquim Cintra Sobrinho, s/n – MaracanãRecepção: (11) 4415-1690 UBS Portão – Majuca Macedo – 8h às 15h30Rua Antônio da Cunha Leite, s/n- Portão(11) 4416-3004 UBS Rio Acima – Maria Ignácio Borges- 8h às 15h30Rua Maria Luiza Rocca Borges, s/n – Rio Acima(11) 4415-1170 UBS Tanque – Hélio Bacci – 8h30 às 15h30Rua Nelo Bacci, n° 960 – Tanque(11) 4416-1337 / (11) 4416-1420 USF Boa Vista – Carmelina Silveira Cintra – 8h às 15h30Estr. Municipal Juca Sanches, s/n, Centro Rural- Boa Vista(11) 98254-1923 USF Cachoeira -José Francisco Faria – 7h às 15h30Estr. da Cachoeira, s/n – Cachoeira(11) 94808-3781 / (11) 98634-0057 USF Cerejeiras -Pedro Maturana – 8h às 15h30Rua Washington Luis, n° 180- Jardim Cerejeiras(11) 4418-2065 / (11) 4413-2929 USF Itapetinga – 08h30 às 15h30Rua Gerânios, n° 25 – Retiro das Fontes(11) 4412-3919 / (11) 4411-1458 USF Jardim Imperial – Ana Nery – 9h às 15h30Rua Maracanã, s/n – Jardim Imperial(11) 4413-0811 / (11) 4418-2067 / (11) 4413-0221 USF Rio Abaixo-Farmacêutico Pompeu Miguel Vairo – 8h às 15h30Fazenda Santa Izabel, s/n-Rio Abaixo(11) 4416-4811 USF São José -8h às 15h30Rua Mantiqueira, n° 192- Caetetuba(11) 4418-3070 USF Dr Herconides Martins de Oliveira – USINA – 8h às 15h30Estrada Hisaichi Takebayashi, n° 7380 – Recreio São Vicente(11) 4416-4861 (WhatsApp)

Leia mais »
Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade de Atibaia

Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade de Atibaia realizam coleta de sangue.

O Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade de Atibaia estarão realizando sua terceira coleta de sangue este ano. Acontecerá no próximo dia 22 de maio, sexta-feira. Nos últimos anos, o objetivo principal dos dois clubes é obter e disponibilizar sangue para pacientes em Atibaia e região. O interessado deverá acessar o link https://bit.ly/2B5cOlf para agendar horário para doação, escolhendo entre 8h30 e 11h45, além de preencher um formulário com seus dados principais. O contato via WhatsApp pode ser feito pelo (11) 4402-7724, seguindo as orientações informadas. Sempre voltada a proporcionar conforto e segurança individual de cada interessado, tendo em como referência a pandemia da Covid-19 e, a exemplo do que é realizado desde o início deste projeto, a coleta será feita pelo Hemocentro da Unicamp (HU), de Campinas. Criado em 1985, o HU atende uma população de seis milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 120 municípios, inclusive Atibaia. Ao alertar àqueles que, porventura já tiveram a Covid-19 ou já foram vacinados, sobre os procedimentos necessários antes de agendar o horário de doação, a recomendação do Hemocentro da Unicamp é que a doação só poderá ser feita 30 dias após a alta dada pelo médico. Portanto, em caso de não enquadramento, será preciso apresentar a confirmação médica. Aqueles que já foram vacinados por quaisquer vacinas, é fundamental, por segurança, aguardar sete dias, apresentando obrigatoriamente o comprovante da vacina no dia da coleta. “Ao longo dos anos, o Rotary Club de Atibaia vem recomendando que cada doador, em benefício de toda a coletividade, tenha em mente que ao tomarmos medidas básicas protocolares para prevenção, sugerimos o uso de máscaras, orientando no distanciamento, sem aglomerações e no limite de pessoas para cada 15 minutos ”, esclarece Renato Soulé, responsável pelas campanhas de Coleta de Sangue dentro dos Projetos Humanitários do clube. Ao reafirmar tais determinações, Luiz Fernando Portella, presidente da entidade esclareceu que “o Rotary Club tem como objetivo principal atender o espírito de servir, utilizando a atual mensagem do presidente internacional de UNIDOS PARA FAZER O BEM, que resume a essência da campanha”. Soulé reitera que “para agendar é simples. Basta digitar o link https://bit.ly/2B5cOlf, escolher entre os horários de 8h30 e 11h45, preencher um formulário com seus dados principais, ou via QR CODE, facilitando a confirmação que será feita por uma das entidades, Rotary Club de Atibaia ou Casa da Amizade.” A coleta de sangue acontecerá na sede dos clubes, à alameda Lucas Nogueira Garcez, 2079. “Como em situações semelhantes anteriores, os resultados contribuirão para o estoque de sangue colhido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da Unicamp que supre nossa cidade e região”, complementa o presidente Portella. Pesquisas revelaram que, com uma única doação, é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado, que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. Os companheiros do Rotary Club Atibaia e as senhoras da Casa da Amizade estarão no apoio na sala de espera e na distribuição de sucos, café e lanche para os doadores, além de contarem com a participação de um médico responsável, cedido pela Prefeitura da Estância de Atibaia. QUEM PODE DOAR CONSIDERANDO A COVID-19 Para doação de sangue, é fundamental considerar duas novas situações. Uma envolvendo quem já teve a Covid-19, que somente poderá fazê-la 30 dias após a alta, apresentando comprovação médica. A outra, dirigida àqueles que foram vacinados, que, por segurança, só poderão participar sete dias após a data da vacina, mostrando o comprovante com data. Os demais requisitos básicos para doação serão apresentados na triagem inicial, quando o homem ou a mulher devem estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e ter peso mínimo de 50kg. É importante ainda estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (tendo evitado alimentação gordurosa nas 4 horas que antecederem a doação). No momento da doação será necessário a apresentação de documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, tais como carteira de identidade, carteira de identidade de profissional liberal, carteira de habilitação, carteira de trabalho e previdência social. Paralelamente, diversas situações impedem a doação de sangue como estar resfriado (permissão somente após 7 dias do desaparecimento dos sintomas), mulheres em estado de gravidez ou aquelas com 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana. Também não será possível ser doadora se a mulher estiver amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses). Outros impedimentos incluem a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses ou ainda para situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nas quais é preciso aguardar 12 meses. Para os que tiveram procedimentos endoscópicos (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc.) será necessário aguardar 6 meses. Aqueles que por ventura tiverem feito extração dentária ou tratamento de canal (verificar medicação) por, pelo menos, 7 dias. Já os que tiverem feito cirurgia odontológica com anestesia geral a doação só poderá ocorrer após 4 semanas. Se a pessoa tiver participado de sessão de acupuntura, (realizada com material descartável), somente após 24 horas. Se realizada com laser ou sementes, a doação só poderá ser realizada depois de 12 meses. Os que tomaram vacina contra gripe, a espera mínima é de 48 horas. Para os que tiveram quaisquer tipos de herpes labial ou genital, somente após desaparecimento total das lesões. Os que tiveram Herpes Zoster a liberação é após 6 meses da cura (vírus Varicela Zoster). Os Impedimentos definitivos são para aqueles que foram vítimas de Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis, malária. ROTARY AO LADO DA COMUNIDADE Com quase 49 anos de fundação, o Rotary Club de Atibaia

Leia mais »
Carreta da Tomografia em Atibaia

Carreta da Tomografia chega em Atibaia para ampliar acesso a exames.

Carreta ficará no município por cerca de 30 dias e deve realizar até 1.300 exames, contribuindo para reduzir a fila de espera A Secretaria Municipal de Saúde tem trabalhado para reduzir as filas de espera por exames e fortalecer a atenção especializada no SUS no município e, neste sentido, anunciou nesta semana mais uma importante conquista: a chegada da Unidade Móvel de Tomografia (Carreta de Exames de Imagem) à cidade, por meio do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. Os atendimentos começam na próxima segunda-feira, dia 18, e acontecem de segunda a quinta-feira, das 7h as 17h, e de sexta-feira, das 7h às 16h. A estrutura, implantada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Ministério da Saúde, integra o Plano Municipal de Saúde e reforça o compromisso de ampliar o acesso e acelerar diagnósticos na rede pública. Com capacidade para realizar 1.300 exames em 30 dias, a “Carreta da Tomografia” funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (sempre no Balneário), volume planejado para absorver a demanda acumulada nos últimos meses. Segundo a Secretaria de Saúde, a iniciativa “reforça a política municipal de ampliar o acesso, acelerar diagnósticos e otimizar o tratamento dos pacientes da rede pública”. Atendimento regional e regulado A oferta dos exames é destinada aos municípios de Atibaia, Bragança Paulista, Piracaia, Joanópolis e Pedra Bela, priorizando pacientes que aguardam na fila da regulação de vagas. Os atendimentos serão realizados exclusivamente mediante agendamento prévio, com data e horário definidos pelas Centrais de Regulação de cada município. A distribuição das vagas considerou critérios de equidade, como o número de habitantes. Os pacientes agendados devem comparecer pontualmente, portando documento de identificação, pedido médico e demais documentos orientados no momento do agendamento. Em caso de impossibilidade de comparecimento, é essencial comunicar a unidade de saúde de referência para remanejamento da vaga. A iniciativa reforça o compromisso dos municípios envolvidos com a redução do tempo de espera, a qualificação do cuidado e a ampliação do acesso aos serviços especializados no SUS. Serviço

Leia mais »
Prefeitura de Atibaia orienta população sobre identificação em visitas domiciliares

Prefeitura de Atibaia orienta população sobre identificação em visitas domiciliares da Saúde

Medida reforça a prevenção a golpes e orienta como reconhecer profissionais autorizados e adotar cuidados ao receber visitas A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, orienta a população sobre como se proteger de golpes durante visitas domiciliares. Os servidores municipais que realizam esse tipo de atendimento devem estar devidamente uniformizados e identificados, enquanto os moradores precisam ficar atentos a possíveis tentativas de pessoas que se passam por profissionais para obter acesso às residências sem autorização. A orientação tem como objetivo ampliar a segurança, a transparência e a confiança no atendimento da pasta e permite aos moradores reconhecer com facilidade os profissionais oficiais e autorizados a prestar serviços como monitoramento e prevenção de doenças, incluindo dengue e outras endemias, atendimento médico a pacientes com dificuldade de locomoção, além de ações de vigilância sanitária ou epidemiológica. Durante as visitas domiciliares, os profissionais devem estar obrigatoriamente identificados com crachá de identificação funcional, utilizado de forma visível. O documento é fornecido pela Secretaria de Recursos Humanos e contém foto, nome, cargo e local de lotação do servidor. Além disso, os profissionais utilizam uniforme padronizado, que inclui camiseta, colete e boné, conforme definido pela Secretaria de Saúde. As visitas domiciliares podem ser realizadas por diferentes categorias de profissionais, como agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, médicos, profissionais de enfermagem e equipes multiprofissionais, que incluem assistentes sociais, psicólogos, fisioterapeutas e nutricionistas. A população também pode adotar medidas de precaução, como não fornecer informações bancárias, não realizar pagamentos e não escanear QR codes apresentados no local. Recomenda-se ainda não permitir a entrada de pessoas sem identificação visível ou com uniformes genéricos que não sigam o padrão da Secretaria de Saúde, não entregar documentos ou cartões e não compartilhar senhas ou códigos recebidos por mensagem. A Secretaria de Saúde reforça que, em caso de dúvida, o morador deve sempre solicitar a identificação do profissional antes de permitir a entrada no imóvel. Para confirmar a veracidade da visita, é possível entrar em contato com a Ouvidoria da Saúde pelo telefone (11) 4414-3344 ou procurar a unidade de saúde de referência.

Leia mais »
Congresso Paulista de Autismo

Atibaia recebe Congresso Paulista de Autismo 2026 no Cine Itá

Evento conta com apoio da Prefeitura, reforçando o interesse público da iniciativa, especialmente na formação continuada de profissionais e na promoção da educação inclusiva O município de Atibaia recebe, com apoio da Prefeitura, o Congresso Paulista de Autismo 2026, que será realizado nos dias 15 e 16 de maio, no Cine Itá. A iniciativa é organizada pela Fábrica de Conexões, por meio da empresa Mais Saúde Consultoria Empresarial Ltda. O apoio institucional do município está formalizado por meio do Acordo de Cooperação nº 002/26, que estabelece a parceria para a realização do evento, sem transferência de recursos financeiros, e reforça o interesse público da iniciativa, especialmente na formação continuada de profissionais e na promoção da educação inclusiva. Como parte dessa cooperação, serão disponibilizados 200 ingressos gratuitos, com acesso aos dois dias de programação, destinados a professores de apoio da rede municipal de ensino, ampliando as oportunidades de capacitação e atualização profissional. O congresso reúne mais de 20 especialistas reconhecidos nacional e internacionalmente, em uma programação voltada ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta integra ciência, prática clínica e cuidado humano, promovendo conhecimento, troca de experiências e inclusão.  Entre as palestrantes estão as pediatras Dra. Renata Aniceto e Dra. Nathalia Vianna, que atuam na área do desenvolvimento infantil e possuem forte presença digital, com produção de conteúdos didáticos nas redes sociais. Dra. Renata tem foco na Trissomia 21 (Síndrome de Down) e sua interface com o autismo, enquanto a Dra. Nathalia Vianna aborda a alimentação e a importância da medicina integrativa no Transtorno do Espectro Autista (TEA).  Com a ampliação das atividades e o envolvimento de diferentes setores, o apoio da Prefeitura evidencia a relevância de iniciativas que promovem não apenas a qualificação profissional, mas também o acesso, a inclusão e o fortalecimento das políticas públicas voltadas às pessoas com TEA. Fundo Social Além da programação oficial do congresso, a Prefeitura, por meio do Fundo Social de Solidariedade, promoverá uma série de ações complementares voltadas à inclusão e ao acesso da população. Entre elas, está a instalação de um palco externo (na lateral da Igreja da Matriz) com programação gratuita, que contará com palestrantes e atividades abertas ao público, ampliando o alcance do evento para além dos participantes inscritos. Essa programação do Fundo Social acontece ao mesmo tempo que o congresso, de forma paralela, oferecendo opções abertas para quem estiver no local. Outra iniciativa do Fundo de Solidariedade será a disponibilização de transporte para munícipes atendidos pelos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social), garantindo o acesso ao evento para pessoas que enfrentam dificuldades de locomoção. A proposta é assegurar que o conhecimento e as atividades oferecidas estejam ao alcance de toda a comunidade. A programação contará ainda com a realização de uma feira atípica, voltada a famílias empreendedoras, incentivando a geração de renda e a valorização de iniciativas inclusivas. Também integra o conjunto de ações a Maternidade Solidária, reforçando o acolhimento e o apoio às famílias. Congresso O Congresso Paulista de Autismo é direcionado a médicos, profissionais da saúde e da educação, gestores públicos, agentes jurídicos, famílias e demais interessados no tema do autismo e do neurodesenvolvimento. A programação promove atualização científica, integração entre diferentes áreas e impacto social. Com palestras, painéis, espaços de convivência e ações de acolhimento às famílias, o encontro fortalece Atibaia como ponto de convergência entre profissionais, gestores e a comunidade, contribuindo para uma sociedade mais acessível e inclusiva. Mais informações no site https://evento.fabricadeconexoes.com.br .

Leia mais »
Hipertensão

Prefeitura de Atibaia realiza Semana Municipal de Prevenção à Hipertensão e fortalece ações do Projeto Prev-AVC

Iniciativa em parceria com a USP promove mutirão de atendimentos, capacitações e ações preventivas nas unidades de saúde entre 26 e 30 de abril Com foco na prevenção do Acidente Vascular Cerebral (AVC) e no fortalecimento do cuidado às condições crônicas, a Prefeitura de Atibaia dará continuidade às ações do Projeto Prev-AVC, desenvolvido em parceria com a Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa é realizada por meio da Secretaria Municipal de Saúde e da Diretoria de Atenção Básica, com atenção especial à hipertensão arterial, dislipidemia (alteração nos níveis de colesterol e triglicerídeos) e diabetes mellitus. Como parte das próximas etapas do projeto, será realizada, entre os dias 26 e 30 de abril, a I Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, com ações em todas as unidades de saúde do município voltadas à promoção da saúde e ao acompanhamento de pacientes já cadastrados. Domingo Livre – 26 de abril No próximo Domingo Livre, no dia 26, será realizada a abertura oficial da Semana Municipal de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, em alusão à data nacional dedicada à conscientização sobre a doença. O dia 26 de abril é instituído como o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial, conforme a Lei Federal nº 10.439, de 30 de abril de 2002, que estabelece a data como marco para conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do controle da hipertensão arterial. Durante o Domingo Livre, com atividades abertas a todos os públicos, serão realizadas: promoção da atividade física e alimentação saudável; verificação da pressão arterial; orientações sobre os malefícios do tabagismo e formas de cessação; incentivo à vacinação, com foco em doenças imunopreveníveis; conscientização sobre a utilização correta de medicamentos; e orientações para diminuição do consumo de sal e açúcar. Programação – Unidade de Saúde do Tanque A Unidade de Saúde do Tanque será referência para a implantação do projeto piloto de prevenção do AVC, com intensificação do cuidado aos pacientes hipertensos e diabéticos. O modelo será gradativamente expandido para as demais unidades do município. As atividades serão realizadas entre os dias 27 e 30 de abril e contarão com a presença da médica neurologista responsável pelo projeto, além de um oftalmologista e da equipe de enfermagem da Universidade de São Paulo. Os profissionais irão colaborar na instalação dos novos equipamentos, como retinógrafo, aparelho de verificação simultânea da pressão arterial e balança de bioimpedância, além de promover a capacitação dos profissionais da rede para a realização de avaliações e exames por meio da nova tecnologia. Durante o período, serão realizadas coletas de amostras laboratoriais para identificação de biomarcadores, além de atividades educativas e assistenciais com ênfase na promoção de hábitos saudáveis, incluindo orientações sobre alimentação adequada, prática regular de atividade física, controle e a cessação do tabagismo, incentivo ao autocuidado, verificação de pressão arterial, checagem das medidas corporais, como peso e altura, e orientações sobre o uso correto dos medicamentos prescritos para o tratamento dos pacientes. Localizada na Rua Nello Bacci, nº 960, no bairro do Tanque, a USF Hélio Bacci funciona das 7h às 19h. Para contato, a unidade disponibiliza os telefones (11) 4416-1337 e (11) 4416-1420, destinados à farmácia, além do e-mail unidadeescolaheliobacci@gmail.com. Unidades de Saúde de Atibaia Em paralelo ao projeto piloto realizado na Unidade de Saúde do Tanque, entre os dias 27 e 30 de abril, todas as unidades de saúde do município realizarão ações de promoção da saúde voltadas ao cadastro e à avaliação de pacientes com Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e Diabetes Mellitus, por meio de um mutirão para mapeamento e implantação do cuidado aos pacientes. As atividades também incluem ações educativas e assistenciais com ênfase na promoção de hábitos saudáveis, como orientações sobre alimentação adequada, incentivo à prática regular de atividades físicas, controle e cessação do tabagismo, estímulo ao autocuidado, aferição da pressão arterial, verificação das medidas corporais, como peso e altura, e orientações sobre o uso correto dos medicamentos prescritos para tratamentos. Posteriormente, os procedimentos e exames complementares previstos pelo projeto serão ampliados progressivamente para as demais unidades básicas de saúde do município. Fluxo de atendimento do mutirão Para organizar as atividades, as unidades realizarão um planejamento prévio, com a identificação e organização dos pacientes por microárea de atendimento. A proposta é atender 25 pacientes por turno, totalizando 50 pacientes por dia, com apoio da equipe assistencial. O fluxo de atendimento será estruturado por estações, contemplando a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE), aplicação de questionário sociodemográfico, aferição da pressão arterial, bioimpedância e avaliação do pré-diabetes, avaliação cognitiva, retinografia (exame de fundo de olho), com treinamento para profissionais interessados, e a coleta de material biológico (amostra de sangue). Todo o material de coleta será custeado pelo projeto, e o transporte das amostras será realizado pelos pesquisadores para análise junto à Faculdade de Medicina da USP. Capacitação e apoio especializado à rede de saúde Como estratégia estruturante, também serão iniciadas ações de matriciamento (práticas colaborativas que visam fortalecer a atenção à saúde), capacitação e discussão de casos clínicos com a rede de Atenção Primária à Saúde. Quinzenalmente, será realizada atividade online com endocrinologista vinculado à USP, voltada a médicos, enfermeiros e farmacêuticos da rede, com foco na condução clínica de pacientes diabéticos. Mensalmente, será realizada atividade semelhante com o cardiologista responsável pelo projeto, abordando o manejo clínico de pacientes hipertensos e cardiopatas. Essas ações começaram no dia 14 de abril, fortalecendo a educação permanente e ampliando a resolutividade da Atenção Básica no município. A iniciativa reforça o trabalho da Prefeitura de Atibaia com a qualificação da Atenção Primária à Saúde, ampliando o cuidado preventivo, a identificação precoce de riscos e a redução de complicações associadas às doenças cardiovasculares.

Leia mais »
vacinação em Atibaia

Prefeitura reforça importância da vacinação diante do aumento de síndromes gripais

Município alerta população e convoca pais e responsáveis a levarem crianças e grupos prioritários aos postos de saúde A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o alerta à população sobre o aumento significativo dos casos de síndromes gripais no município e intensifica a campanha de vacinação como principal forma de prevenção. Dados recentes apontam que, no mês de março, o número de atendimentos por sintomas respiratórios dobrou em comparação a fevereiro, tendência que segue neste início de abril. Com a aproximação do inverno, período em que há maior circulação de vírus como o da Influenza, a preocupação é com o aumento de casos graves e internações. Diante desse cenário, a Prefeitura faz um apelo especial aos pais e responsáveis para que levem crianças aos postos de saúde e mantenham a caderneta de vacinação em dia. A imunização é segura, gratuita e fundamental para proteger não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade. Nesta etapa, a campanha é direcionada aos grupos prioritários e também aos públicos contemplados pela estratégia ampliada de vacinação: “A vacina é atualizada todos os anos e continua sendo a forma mais eficaz de evitar complicações graves causadas por vírus respiratórios. A adesão da população é essencial neste momento”, destaca a Secretaria de Saúde. Além da vacinação, a rede municipal segue monitorando os casos e realizando testagem em pacientes com quadros mais graves, permitindo identificar o agente causador e garantir o tratamento adequado. Serviço A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde de Atibaia. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A orientação é clara: vacinar-se e levar as crianças para se protegerem é um ato de cuidado coletivo, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.

Leia mais »