Category: Saúde

vacinação em Atibaia

Prefeitura reforça importância da vacinação diante do aumento de síndromes gripais

Município alerta população e convoca pais e responsáveis a levarem crianças e grupos prioritários aos postos de saúde A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, reforça o alerta à população sobre o aumento significativo dos casos de síndromes gripais no município e intensifica a campanha de vacinação como principal forma de prevenção. Dados recentes apontam que, no mês de março, o número de atendimentos por sintomas respiratórios dobrou em comparação a fevereiro, tendência que segue neste início de abril. Com a aproximação do inverno, período em que há maior circulação de vírus como o da Influenza, a preocupação é com o aumento de casos graves e internações. Diante desse cenário, a Prefeitura faz um apelo especial aos pais e responsáveis para que levem crianças aos postos de saúde e mantenham a caderneta de vacinação em dia. A imunização é segura, gratuita e fundamental para proteger não apenas quem recebe a dose, mas toda a comunidade. Nesta etapa, a campanha é direcionada aos grupos prioritários e também aos públicos contemplados pela estratégia ampliada de vacinação: “A vacina é atualizada todos os anos e continua sendo a forma mais eficaz de evitar complicações graves causadas por vírus respiratórios. A adesão da população é essencial neste momento”, destaca a Secretaria de Saúde. Além da vacinação, a rede municipal segue monitorando os casos e realizando testagem em pacientes com quadros mais graves, permitindo identificar o agente causador e garantir o tratamento adequado. Serviço A vacinação está disponível em todas as unidades de saúde de Atibaia. Para receber a dose, é necessário apresentar documento de identificação e, se possível, a caderneta de vacinação. A orientação é clara: vacinar-se e levar as crianças para se protegerem é um ato de cuidado coletivo, especialmente neste período de maior circulação de vírus respiratórios.

Leia mais »
falta esgotamento adequado

Doenças evitáveis ainda persistem onde falta esgotamento adequado

Estrutura sanitária amplia proteção coletiva e fortalece condições de bem-estar das pessoas Celebrado em 7 de abril, o Dia Mundial da Saúde chama atenção para a relevância de ações estruturais voltadas à prevenção de enfermidades e à melhoria das condições de vida. Entre elas, a implantação de redes de esgotamento sanitário ocupa posição central ao reduzir a exposição a contaminantes presentes na água e no ambiente urbano. Dados do Instituto Trata Brasil, com base no DATASUS, indicam que o país registrou mais de 344 mil internações por doenças associadas à ausência ou inadequação desses serviços em 2024. Quadros como diarreia, hepatite A e outras infecções de transmissão hídrica evidenciam a relação direta entre infraestrutura precária e impactos na saúde pública. “Com a melhora do tratamento do esgoto o ambiente da cidade fica mais limpo, o que minimiza a poluição de casas, ruas e até mesmo de rios, consequentemente, diminuindo a propagação de doenças de diversos tipos”, afirma Dionísio Manoel Doratiotto Silva, 22 anos, morador do bairro Jardim Alvinópolis. No cenário local, informações da Ouvidoria do SUS apontam baixa ocorrência de enfermidades relacionadas à água em 2025, com dois registros de surtos de diarreia e sete casos de hepatite A, além da inexistência de episódios de febre tifoide ou cólera. O quadro demonstra avanço na cobertura, mas também reforça a importância de manter investimentos e ampliar a adesão às redes disponíveis. A destinação adequada dos efluentes evita a contaminação de corpos hídricos, do solo e de áreas urbanas, o que limita a disseminação de agentes infecciosos e contribui para melhores indicadores sanitários. A expansão desses serviços também favorece a conservação ambiental e impulsiona o desenvolvimento sustentável. “Quando o esgoto recebe o destino correto, a cidade reduz os riscos que muitas vezes não são visíveis no dia a dia, mas que impactam diretamente a saúde da população. Cada avanço na cobertura representa menos exposição a doenças e mais qualidade de vida para todos”, afirma Mateus Banaco, diretor-geral da Atibaia Saneamento. Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 110 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 120 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá. Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Saiba mais em www.igua.com.br.

Leia mais »
Dr. Denig

Dr. Denig esclarece a população sobre os cuidados necessários com os pacientes de epilepsia

“No Brasil existem cerca de 2 milhões de pessoas com epilepsia. No mundo todo, o número está perto de 8 milhões” O vereador Dr. Denig ocupou a tribuna da Câmara, durante o Tema Livre da sessão de 31 de março, para falar sobre a epilepsia (disfunção cerebral temporária, não contagiosa), um dos temas do mês de março entre as campanhas de saúde. Ele ressaltou que o Dia Mundial de Conscientização da Epilepsia, conhecido como “Dia Roxo” (Purple Day), é celebrado em 26 de março, com base no caso de uma menina canadense. A data busca desmistificar a condição, educar sobre primeiros socorros e combater o preconceito com a informação adequada. TRÊS TIPOS DA DOENÇA Segundo o Dr. Denig, no Brasil existem cerca de 2 milhões de pessoas com epilepsia. No mundo todo, o número está perto de 8 milhões, com concentração maior nos países mais pobres, devido talvez ao maior número de traumatismos, ao alcoolismo e à má formação dos bebês no período pré-natal. “Muitas pessoas sofrem desse mal, que tem três tipos: ausência, quando o paciente passa por uma espécie de ‘desligamento’ rápido; a focal, determinada por uma região do cérebro; e a generalizada, em que o paciente tem queda bruta e fica se debatendo durante algum tempo até voltar ao normal. Como pediatra, lembro aos pais que, nas crianças com até cinco anos de idade, ocorre a febre convulsiva, que não é considerada epilepsia”, esclareceu o vereador. RECOMENDAÇÕES À POPULAÇÃO “Para a população em geral, recomendo diante de pessoa com sintomas epilépticos: mantenha a calma; procure apoiar a pessoa no momento da queda, evitando traumatismos; deixe-a com a cabeça de lado de modo que não haja obstrução das vias aéreas pela saliva; e espere a convulsão passar, além de verificar se há com o paciente indicação de medicamento que já toma. O consenso médico é de que a convulsão costuma regredir em cinco minutos. Se isso não acontecer, chame o serviço de emergência para remoção a hospital”, resumiu o Dr. Denig.  O vereador alertou ainda que também o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, 2 de abril, representado pela cor azul, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de levar informação à população para reduzir a discriminação e o preconceito contra os indivíduos que apresentam o Transtorno do Espectro Autista (TEA). 

Leia mais »
Banco de Leite Atibaia

Banco de Leite Humano intensifica mobilização para captar novas doadoras

Serviço de Atibaia reforça convite a mulheres que amamentam para garantir o atendimento a bebês prematuros A Secretaria de Saúde de Atibaia, por meio do Banco de Leite Humano e do Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casamar), faz um convite especial às mulheres que estão amamentando: quem tiver leite excedente pode se tornar doadora e ajudar a salvar vidas. Nas últimas semanas, o serviço registrou redução na captação, o que acende um alerta para a necessidade de novas doações. O Banco de Leite Humano de Atibaia integra a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano e desenvolve trabalho contínuo de incentivo à doação no município. Como toda doação de leite materno possui um ciclo natural — com início, meio e fim —, a chegada de novas doadoras é fundamental para manter o estoque e garantir o atendimento aos recém-nascidos que dependem desse alimento, especialmente os bebês prematuros internados na UTI Neonatal do Hospital Universitário São Francisco (HUSF). O leite humano é essencial para o desenvolvimento dos recém-nascidos, fortalecendo a imunidade e ajudando a prevenir complicações graves. Cada quantidade doada faz diferença: pequenas porções já podem beneficiar vários bebês. Podem se tornar doadoras mulheres com amamentação bem estabelecida, que estejam produzindo leite suficiente para o próprio filho e tenham excedente. A Secretaria de Saúde reforça que a prioridade do leite materno é sempre o próprio filho. A doação é segura, orientada por equipe especializada e realizada somente quando há sobra de leite. Como se cadastrar Mulheres interessadas em doar devem agendar uma consulta no Centro de Atenção à Saúde da Mulher (Casamar). No atendimento, a equipe realiza avaliação, orienta sobre a coleta e o armazenamento do leite em casa e explica todo o processo de pasteurização e distribuição. O Banco de Leite Humano funciona na Casamar, na Rua Presidente Lincoln, nº 44, Jardim Samambaia.Agendamentos pelos telefones (11) 4408-7947, (11) 4411-6787 ou pelo WhatsApp (11) 98711-6233. A Secretaria de Saúde reforça: se você está amamentando e tem leite excedente, sua doação pode fazer toda a diferença para um bebê que precisa.

Leia mais »
prevenção e diagnóstico precoce do AVC

Atibaia apresenta projeto para prevenção e diagnóstico precoce do AVC em parceria com a USP

Projeto Prev-AVC prevê acompanhamento de pacientes, capacitação de profissionais da Atenção Primária e uso de inteligência artificial para fortalecer o cuidado na rede pública de saúde; em Atibaia, a área da saúde tem recebido investimentos voltados à ampliação do atendimento, melhoria da estrutura e qualificação dos serviços prestados à população Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce do Acidente Vascular Cerebral (AVC), foi apresentado nesta sexta-feira (27), no Cine Itá Cultural, o projeto “Prev-AVC: do controle da hipertensão à busca de biomarcador em biópsia líquida”. A iniciativa é desenvolvida pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Saúde, em parceria com a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e do Ministério da Saúde. A pesquisa busca identificar fatores de risco e aprimorar estratégias de detecção precoce, com foco na prevenção e no cuidado de doenças cardiovasculares na rede pública de saúde. A iniciativa prioriza o fortalecimento da Atenção Primária, com ênfase no diagnóstico oportuno, no acompanhamento contínuo e no tratamento adequado de condições como hipertensão, diabetes, dislipidemia e outros fatores associados, além de investir na capacitação dos profissionais que atuam nas unidades básicas. O projeto Prev-AVC tem duração prevista de cinco anos, com prorrogação já aprovada por mais dois, totalizando sete anos de execução. A ação será desenvolvida em diferentes regiões do país, incluindo Atibaia, um dos municípios participantes no estado de São Paulo. As doenças cardiovasculares são apontadas como a principal causa de mortalidade no Brasil e no mundo, tendo a hipertensão e o diabetes entre os principais fatores de risco. Nesse contexto, destaca-se a importância da rede de Atenção Básica no país, composta por cerca de 50 mil unidades, considerada uma das maiores estruturas de saúde pública do mundo. O papel da Atenção Primária também foi evidenciado durante a pandemia, reforçando a relevância dos profissionais que atuam nessa área, responsáveis pela porta de entrada do sistema de saúde. A expectativa é que, com equipes capacitadas e atendimento resolutivo, cerca de 80% das demandas de saúde sejam atendidas na própria Atenção Básica, enquanto 10% são encaminhadas para atendimento especializado e outros 10% para serviços hospitalares. Pesquisa busca acompanhar pacientes e apoiar prevenção ao AVC O estudo será desenvolvido de forma integrada entre a Atenção Primária à Saúde, Atenção Especializada e NEP do município, assim como centros hospitalares de referência, sob coordenação da professora Dra. Suely Kazue Nagahashi Marie e do médico cardiologista Dr. Carlos Alberto Machado. A proposta é acompanhar pacientes ao longo do tempo, mapear fatores de risco, analisar exames de sangue para identificação de biomarcadores e utilizar ferramentas de inteligência artificial para apoiar a detecção precoce do AVC e o planejamento de ações preventivas. A expectativa com o desenvolvimento da pesquisa é contribuir para a redução da mortalidade prematura causada pela doença, por meio do fortalecimento do cuidado contínuo e da qualificação do atendimento oferecido na rede municipal de saúde. O estudo prevê o acompanhamento clínico longitudinal dos participantes, a validação de biomarcadores e o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica para apoiar a identificação precoce do risco de AVC. A iniciativa busca ampliar a capacidade de prevenção e auxiliar no planejamento de estratégias de cuidado na rede pública de saúde. Avanços da Saúde em Atibaia Em Atibaia, a área da saúde tem recebido investimentos voltados à ampliação do atendimento, melhoria da estrutura e qualificação dos serviços prestados à população. Nas Unidades Básicas de Saúde, o atendimento foi ampliado e as campanhas preventivas têm alcançado um número maior de moradores, fortalecendo ações de orientação, prevenção e acompanhamento, trabalho que está alinhado em receber a iniciativa Prev-AVC. Outro fator que condiz com a proposta da pesquisa é o fortalecimento do cuidado em saúde no município, com foco na eficiência e humanização do atendimento à população. Na Santa Casa de Atibaia, medidas de gestão resultaram em economia superior a R$ 1,5 milhão, além de avanços na valorização das equipes médicas, melhorias estruturais e modernização dos serviços. Entre as aquisições, destaca-se a implantação de um tomógrafo, que amplia a capacidade de diagnóstico e contribui para maior agilidade no atendimento hospitalar. Também foram realizadas reformas em setores como berçário, farmácia e lavanderia, com o objetivo de aprimorar as condições de trabalho e o atendimento aos pacientes. Na área de transporte de pacientes, dez novas ambulâncias foram incorporadas à frota municipal, facilitando o deslocamento entre unidades e ampliando a capacidade de atendimento. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi reforçado com a entrega de uma nova viatura de suporte avançado e quatro viaturas de suporte básico de vida, ampliando a cobertura e o atendimento de urgência no município. Outro avanço foi a inauguração do Centro Especializado de Reabilitação (CER), que passou a oferecer atendimentos como fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e outros serviços voltados à reabilitação, ampliando o acesso da população a cuidados especializados. Universidade de São Paulo Fundada em 1934, a Universidade de São Paulo (USP) é uma das principais universidades públicas do Brasil, com presença em rankings internacionais e destaque entre as instituições ibero-americanas. Seus cientistas estão entre os mais influentes do cenário científico mundial, resultado das atividades de ensino, pesquisa e extensão, além da contribuição para o desenvolvimento social e a formulação de políticas públicas. A USP mantém hospitais, laboratórios e centros de saúde, investe em inovação, sustentabilidade e inclusão social, com políticas de acesso para estudantes de escolas públicas e apoio à permanência acadêmica. A instituição também promove a transferência de conhecimento para a sociedade, incentiva atividades culturais e participa de redes internacionais de pesquisa, contribuindo para a formação de profissionais e para o desenvolvimento científico, econômico e social. Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico Há mais de 60 anos, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) atua na promoção e no fomento da pesquisa científica e tecnológica no Brasil. Criado em 1951 e vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o órgão

Leia mais »
hemodialise em Atibaia

Atibaia conquista serviço de hemodiálise pelo SUS e garante mais dignidade aos pacientes

Novo serviço evita deslocamentos, amplia o acesso ao tratamento e garante mais dignidade aos pacientes Atibaia agora é oficialmente credenciada pelo Ministério da Saúde para ofertar hemodiálise pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Isso representa mais dignidade, menos deslocamentos e mais cuidado para os pacientes que dependem do tratamento no dia a dia. De acordo com a Secretaria da Saúde, os atendimentos serão iniciados assim que os trâmites do credenciamento forem finalizados. O credenciamento é resultado da articulação da Prefeitura de Atibaia junto ao Governo Federal. A solicitação vinha sendo trabalhada pelo Secretaria de Saúde e foi concretizada agora, após o cumprimento de todas as etapas técnicas e administrativas exigidas. Com a habilitação, os moradores do município que precisam de hemodiálise não precisarão mais se deslocar para outras cidades, como Campo Limpo Paulista, Bragança Paulista e Campinas (Unicamp), como acontecia até então. Além do desgaste das viagens frequentes, muitos pacientes chegavam a passar o dia inteiro fora de casa para realizar o tratamento. Agora, com o serviço disponível em Atibaia, o atendimento se torna mais próximo, ágil e humanizado. A habilitação foi oficializada por meio de portaria publicada no Diário Oficial da União (Portaria GM/MS nº 10.397, de 23 de março de 2026), garantindo também recursos federais para o custeio do serviço e fortalecendo a rede municipal de saúde. Os recursos serão transferidos do Fundo Nacional de Saúde ao Fundo Municipal de Saúde de Atibaia, conforme a produção registrada nos sistemas de informação do SUS. A medida estabelece um repasse anual estimado em R$ 7,6 milhões ao município, por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC). Para este ano, o impacto financeiro previsto é de cerca de R$ 5,7 milhões, com parcelas mensais aproximadas de R$ 639 mil. A iniciativa representa um avanço importante na assistência à saúde no município, ampliando o acesso a um atendimento especializado essencial e melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Leia mais »
Prefeitura de Atibaia vacinação

Vacinação contra a Influenza 2026 começa em 28 de março com Dia D em Atibaia

Mobilização será realizada nas unidades de saúde com sala de vacinação, voltada aos grupos prioritários e à atualização da carteira de vacinação da população A Campanha de Vacinação contra a Influenza 2026 em Atibaia terá início no dia 28 de março, com a realização do “Dia D” de mobilização nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) com salas de vacinação do município. Promovida pela Secretaria de Saúde, por meio do Departamento de Vigilância em Saúde, a campanha será voltada aos grupos prioritários e seguirá até o dia 30 de maio. A vacinação anual contra a influenza é fundamental para reduzir complicações, internações e óbitos causados pela gripe, especialmente entre idosos, crianças, gestantes e pessoas com comorbidades. Para se vacinar, é necessário apresentar documento pessoal com foto, caderneta de vacinação e comprovante de endereço. Veja quem faz parte dos grupos prioritários A campanha de vacinação contra a Influenza em 2026 estabelece grupos prioritários que devem buscar a imunização para garantir a proteção coletiva e individual. O público-alvo de rotina é composto por crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e idosos com 60 anos ou mais. Na área de serviços essenciais, a prioridade estende-se aos trabalhadores da saúde, incluindo cuidadores e estudantes da área, além de professores do ensino básico e superior, profissionais das Forças de Segurança e Salvamento, Forças Armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo e portuários. A estratégia contempla ainda pessoas com deficiência permanente , indivíduos com obesidade grave , transplantados, portadores de trissomias e pessoas com doenças crônicas não transmissíveis, como condições respiratórias, cardíacas, renais, hepáticas e neurológicas. Por fim, grupos em situações específicas de vulnerabilidade ou atuação, como povos indígenas, quilombolas, pessoas em situação de rua, trabalhadores dos correios, a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional, também estão convocados para a vacinação. “Dia D” proteção Durante o “Dia D”, além da aplicação da vacina contra a Influenza para os públicos elegíveis, também será possível atualizar a carteira de vacinação da população, conforme a faixa etária e oferta das vacinas do Calendário Nacional de Imunização. A ação tem como objetivo ampliar e intensificar a cobertura vacinal em todo o município. A recomendação é que a população mantenha a carteira de vacinação em dia, reforçando a proteção individual e coletiva. Atualmente, Atibaia conta com 16 salas de vacinação na atenção básica e uma na atenção especializada, destinada exclusivamente aos pacientes do SAE (Serviço de Atenção Especializada). Horários de funcionamento no Dia D (28/03)Confira os horários das unidades de saúde com sala de vacinação que participarão da mobilização: Das 8h às 16h:UBS Oswaldo Paccini – CentroUBS Antonio de Pádua Alonso – AlvinópolisUBS Ana Cecília de Sá – FlamenguinhoUSF ItapetingaUSF Herconides Martins de Oliveira – UsinaUSF Majuca Macedo – PortãoUSF Jarbas Pereira de Ataújo – MaracanãUSF Pedro Maturana – CerejeirasUSF Ana Nery – ImperialUSF São JoséUBS Santa ClaraUSF Hélio Bacci – Tanque Das 8h às 12h:USF Maria das Dores Borges Boldrini – Rio AcimaUSF Farmacêutico Pompeu Vairo – Rio AbaixoUSF Carmelina Silveira Cintra – Boa VistaUSF Drº Benedito José Barbosa – RosárioUSF José Francisco Faria – Cachoeira

Leia mais »
SAÚDE: Prefeitura de Atibaia Gripário Central

Prefeitura de Atibaia realiza Semana de Combate à Tuberculose com ações de prevenção e diagnóstico precoce

Programação acontece até o dia 27 de março e mobiliza equipes de saúde para intensificar orientações, identificação de casos e acesso ao tratamento pelo SUS A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza até o dia 27 de março a Semana de Combate à Tuberculose, com programação organizada pelas equipes da Atenção Primária à Saúde e da Vigilância em Saúde. A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de vigilância, prevenção, diagnóstico precoce e tratamento da doença no município, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e reforçando a importância do cuidado contínuo. Como parte da programação, no dia 24 de março, das 8h às 12h, no CIEM II, será realizada uma atividade educativa direcionada aos Agentes Comunitários de Saúde. A ação inclui orientação técnica e a entrega de cartilhas informativas sobre prevenção e tratamento da tuberculose, com o objetivo de fortalecer a atuação dos profissionais na cidade. Ao longo de toda a semana, as equipes de saúde promoverão orientações nas salas de espera das unidades, além da realização de busca ativa de sintomáticos respiratórios. A estratégia visa ampliar a detecção precoce de casos suspeitos, por meio de visitas domiciliares e abordagem direta da população. Durante esse período, as equipes também estarão mobilizadas para ampliar o acesso ao diagnóstico, orientar a população e fortalecer o acompanhamento dos casos identificados. Sintomas, transmissão e tratamentoA tuberculose é uma doença infecciosa, causada pelo Mycobacterium tuberculosis, e se dissemina pelo ar, principalmente em ambientes fechados e com pouca ventilação. Entre os principais sintomas estão tosse persistente por três semanas ou mais, febre no período da tarde, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço. O diagnóstico e o tratamento da tuberculose são gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Quando seguido corretamente até o final, o tratamento pode curar. Interromper antes do prazo pode prejudicar a saúde do paciente, aumentar o risco de transmissão e favorecer o surgimento de formas mais resistentes da doença. Públicos em situação de vulnerabilidadeAs ações também priorizam grupos em situação de maior vulnerabilidade, que apresentam maior risco tanto de contrair a doença quanto de desenvolver formas mais graves, especialmente em razão das condições sociais e da baixa imunidade. Entre os públicos prioritários estão pessoas em situação de rua, população privada de liberdade, quem vive com HIV/AIDS, imigrantes em condições precárias, moradores de locais com pouca ventilação, usuários de álcool e outras drogas, indivíduos com desnutrição, idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes. Orientação à populaçãoA Secretaria de Saúde orienta que pessoas com sintomas, especialmente tosse persistente por três semanas ou mais, procurem a unidade de saúde mais próxima para avaliação. Não é necessário realizar inscrição prévia ou apresentar documentos para participar das ações. A Semana de Combate à Tuberculose integra as estratégias de saúde pública voltadas ao controle da doença e reforça a importância da participação da população no enfrentamento, por meio da busca por atendimento e adesão ao tratamento quando necessário.

Leia mais »
CORREÇÃO DE SANGUE: coleta de sangue

Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade de Atibaia realizam coleta de sangue.

O Rotary Club de Atibaia e a Casa da Amizade de Atibaia realizarão novamente uma coleta de sangue este mês. Acontecerá no próximo dia 20 de março, sexta-feira. Nos últimos anos, o objetivo principal dos dois clubes é obter e disponibilizar sangue para pacientes em Atibaia e região. O interessado deverá acessar o link AQUI, para agendar horário para doação, escolhendo entre 8h30 e 11h45, além de preencher um formulário com seus dados principais. O contato via WhatsApp pode ser feito pelo (11) 4402-7724, seguindo as orientações informadas. Sempre voltada a proporcionar conforto e segurança individual de cada interessado, tendo em como referência a pandemia da Covid-19 e, a exemplo do que é realizado desde o início deste projeto, a coleta será feita pelo Hemocentro da Unicamp (HU), de Campinas. Criado em 1985, o HU atende uma população de seis milhões de habitantes, distribuídos em aproximadamente 120 municípios, inclusive Atibaia. Ao alertar àqueles que, porventura já tiveram a Covid-19 ou já foram vacinados, sobre os procedimentos necessários antes de agendar o horário de doação, a recomendação do Hemocentro da Unicamp é que a doação só poderá ser feita 30 dias após a alta dada pelo médico. Portanto, em caso de não enquadramento, será preciso apresentar a confirmação médica. Aqueles que já foram vacinados por quaisquer vacinas, é fundamental, por segurança, aguardar sete dias, apresentando obrigatoriamente o comprovante da vacina no dia da coleta. “Nestes sete anos, o Rotary Club de Atibaia vem recomendando que cada doador, em benefício de toda a coletividade, tenha em mente que sempre tomamos medidas básicas protocolares para prevenção como, por exemplo, sugestão de uso de máscaras, orientação no distanciamento, sem aglomerações e no limite de pessoas para cada 15 minutos ”, esclarece Renato Soulé, responsável pelas campanhas de Coleta de Sangue dentro dos Projetos Humanitários do clube. Ao reafirmar tais determinações, Luiz Fernando Portella, presidente da entidade esclareceu que “o Rotary Club tem como objetivo principal atender o espírito de servir, utilizando a atual mensagem do presidente internacional de UNIDOS PARA FAZER O BEM, que resume a essência da campanha”. Soulé reitera que “para agendar é simples. Basta digitar o link https://bit.ly/2B5cOlf, escolher entre os horários de 8h30 e 11h45, preencher um formulário com seus dados principais, ou via QR CODE, facilitando a confirmação que será feita por uma das entidades, Rotary Club de Atibaia ou Casa da Amizade.” A coleta de sangue acontecerá na sede dos clubes, à alameda Lucas Nogueira Garcez, 2079. “Como em situações semelhantes anteriores, os resultados contribuirão para o estoque de sangue colhido pelo Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da Unicamp que supre nossa cidade e região”, complementa o presidente Portella. Pesquisas revelaram que, com uma única doação, é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado, que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. Os companheiros do Rotary Club Atibaia e as senhoras da Casa da Amizade estarão no apoio na sala de espera e na distribuição de sucos, café e lanche para os doadores, além de contarem com a participação de um médico responsável, cedido pela Prefeitura da Estância de Atibaia. QUEM PODE DOAR CONSIDERANDO A COVID-19 Para doação de sangue, é fundamental considerar duas novas situações. Uma envolvendo quem já teve a Covid-19, que somente poderá fazê-la 30 dias após a alta, apresentando comprovação médica. A outra, dirigida àqueles que foram vacinados, que, por segurança, só poderão participar sete dias após a data da vacina, mostrando o comprovante com data. Os demais requisitos básicos para doação serão apresentados na triagem inicial, quando o homem ou a mulher devem estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos e ter peso mínimo de 50kg. É importante ainda estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (tendo evitado alimentação gordurosa nas 4 horas que antecederem a doação). No momento da doação será necessário a apresentação de documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial, tais como carteira de identidade, carteira de identidade de profissional liberal, carteira de habilitação, carteira de trabalho e previdência social. Paralelamente, diversas situações impedem a doação de sangue como estar resfriado (permissão somente após 7 dias do desaparecimento dos sintomas), mulheres em estado de gravidez ou aquelas com 90 dias após parto normal ou 180 dias após cesariana. Também não será possível ser doadora se a mulher estiver amamentando (se o parto ocorreu há menos de 12 meses). Outros impedimentos incluem a ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação, tatuagem / maquiagem definitiva nos últimos 12 meses ou ainda para situações nas quais há maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis nas quais é preciso aguardar 12 meses. Para os que tiveram procedimentos endoscópicos (endoscopia digestiva alta, colonoscopia, rinoscopia etc.) será necessário aguardar 6 meses. Aqueles que por ventura tiverem feito extração dentária ou tratamento de canal (verificar medicação) por, pelo menos, 7 dias. Já os que tiverem feito cirurgia odontológica com anestesia geral a doação só poderá ocorrer após 4 semanas. Se a pessoa tiver participado de sessão de acupuntura, (realizada com material descartável), somente após 24 horas. Se realizada com laser ou sementes, a doação só poderá ser realizada depois de 12 meses. Os que tomaram vacina contra gripe, a espera mínima é de 48 horas. Para os que tiveram quaisquer tipos de herpes labial ou genital, somente após desaparecimento total das lesões. Os que tiveram Herpes Zoster a liberação é após 6 meses da cura (vírus Varicela Zoster). Os Impedimentos definitivos são para aqueles que foram vítimas de Hepatite após os 11 anos de idade, evidência clínica ou laboratorial de doenças infecciosas transmissíveis pelo sangue como Hepatites B e C, AIDS (vírus HIV), doenças associadas aos vírus HTLV I e II e Doença de Chagas, uso de drogas ilícitas injetáveis, malária. ROTARY AO LADO DA COMUNIDADE Com quase 49

Leia mais »
prevenção ao câncer de colo do útero no Mês da Mulher

Atibaia intensifica ações de prevenção ao câncer de colo do útero no Mês da Mulher

Campanha reforça importância do exame Papanicolau e da vacinação contra o HPV em todo o município A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante todo o mês de março uma campanha educativa e preventiva voltada à conscientização sobre o câncer de colo do útero. A iniciativa integra as ações do Mês da Mulher e tem como objetivo ampliar o acesso à informação, fortalecer a prevenção e incentivar o diagnóstico precoce da doença. Ao longo do período, serão promovidas palestras educativas, rodas de conversa e campanhas informativas nas redes sociais e nos meios de comunicação. Também haverá intensificação da oferta do exame citopatológico (Papanicolau), testes rápidos, orientações sobre planejamento familiar e ampliação da vacinação contra o HPV nas Unidades de Saúde e em escolas do município. Vale destacar que a vacina contra o HPV é destinada para o público masculino e feminino de 9 a 19 anos, ampliando a proteção dos jovens contra o vírus. Outra ação importante será a implantação da Carteira de Saúde da Mulher, instrumento que reunirá o registro das datas de exames, vacinas e orientações. A proposta é que, a cada ano, no mês de aniversário, a mulher seja lembrada da importância de manter seus cuidados de saúde em dia. O Dia D da mobilização acontece em 7 de março, com atividades concentradas em diversas unidades. Nesta mesma data, das 8h às 17h, a equipe do SAE realizará exames preventivos e orientações gerais de saúde voltadas à população trans, ampliando o acesso e promovendo o cuidado inclusivo. A campanha tem como público prioritário mulheres de 25 a 64 anos (faixa etária recomendada para a realização do exame preventivo), além de adolescentes e jovens de 9 a 19 anos, público contemplado pela vacinação contra o HPV. A comunidade em geral também é convidada a participar das ações de conscientização sobre a saúde. O câncer de colo do útero está entre as principais causas de morte entre mulheres no Brasil, mas pode ser prevenido e detectado precocemente por meio do exame preventivo e da imunização contra o HPV. Por isso, a Secretaria de Saúde reforça que a informação e o acesso aos serviços são fundamentais para salvar vidas. As mulheres interessadas devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) ou Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência. Após acolhimento e avaliação, as equipes realizam o exame, os testes rápidos ou encaminham para atendimento especializado, quando necessário. Com a iniciativa, o município busca incentivar o autocuidado e o empoderamento das mulheres em relação à própria saúde, em prol da redução da mortalidade feminina por câncer de colo do útero. Programação – Março Lilás A campanha foca na prevenção do câncer do colo do útero, oferecendo exames citopatológicos (Papanicolau), testes rápidos de ISTs e orientações de saúde. Ações de 2 a 6 de março– UBS Rosário (Dr. Benedito José Barbosa): Das 9h às 15h. Realização de Papanicolau e testes rápidos de ISTs. Dia D – 7 de março (Sábado)Diversas unidades estarão abertas para o “Dia D”, com serviços que incluem Papanicolau, testes de ISTs, atualização vacinal, solicitação de mamografia e planejamento familiar. Ações ao longo do mês12 de março:USF Itapetinga (Dr. Gerson de Andrade Nogueira), das 7h às 10h. Realização de Papanicolau, testes de ISTs e atualização vacinal. 24 de março: – USF Imperial (Ana Nery): Às 14h. Orientações sobre câncer do colo do útero e colorretal, busca ativa de Papanicolau e encaminhamentos. – USF Rio Abaixo (Farmacêutico Pompeu Vairo): Às 7h. Orientações educativas sobre o tema. 25 de março:– UBS Flamenguinho (Ana Cecília Batista de Sá): Das 7h às 15h. Papanicolau, testes rápidos, vacinação, mamografia e planejamento familiar. Público-alvo e serviços gerais Público: Mulheres na faixa etária preconizada para o exame preventivo e população adulta em geral.Serviços principais: Exame Citopatológico (Papanicolau), Testes Rápidos de ISTs, Atualização Vacinal, Solicitação de Mamografia, Planejamento Familiar e Orientações Educativas.

Leia mais »