
Coronel Ikeda é o autor da iniciativa
A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (2 de dezembro) uma Moção de Pesar, de autoria do vereador Takao Ikeda, pelo falecimento do munícipe Isamu Akiyama, técnico do Departamento de Beisebol da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia – ACENBRA.
Nascido em 26 de maio de 1948, na cidade de Hiroshima (Japão), filho dos Kaoru Akiyama e Otyo Akiyama, Isamu era o filho caçula de um total de quatro irmãos. Ainda em sua terra natal, dedicou-se ao beisebol, esporte pelo qual sempre nutriu profundo amor. Em 1967, aos 19 anos de idade, migrou sozinho do Japão e veio para o Brasil desembarcando no porto de Santos e seguiu diretamente para Atibaia, onde foi acolhido por familiares de origem japonesa. Nesta nova fase, trabalhou em plantações de flores e conquistou sua própria empresa no ramo de produção floral no bairro Ponte Alta.
“Apesar do novo caminho profissional, o beisebol permaneceu vivo em sua memória e em seu coração. Movido por essa paixão, decidiu integrar-se ao time de Atibaia, retomando o contato com o esporte que marcou sua juventude”, afirmou Coronel Ikeda. Atuou não apenas como jogador, mas também como professor e mentor, dedicando mais de 50 anos à formação de atletas e ao fortalecimento do beisebol atibaiense, ensinando gerações e deixando marcas profundas de disciplina, amizade e respeito.
Foi ainda árbitro da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), ocasião em que arbitrou partidas de beisebol no exterior. Em sua homenagem foram realizados, em 2024 e 2025, o “Festival Isamu Akiyama de Beisebol – Tball”.
Casou-se com Sachie Akiyama, com que teve três filhas: Helena, Érika e Emilia. Faleceu em 30 de novembro de 2025, aos 77 anos, deixando esposa, filhas e seis netos.
“O Sr. Isamu Akiyama partiu deixando saudades e um legado inestimável para o beisebol japonês e brasileiro, especialmente para a comunidade esportiva de Atibaia, que guardará para sempre sua memória, seu trabalho e sua paixão pelo esporte”, concluiu Ikeda.
O ex-prefeito de Atibaia Emil Ono comentou em suas redes sociais
“Com profundo pesar, recebemos a triste notícia do falecimento de Isamu Akiyama, ocorrido ontem. Isamu deixa um legado imenso à comunidade e ao beisebol. Será sempre lembrado pelo caráter íntegro, pela dedicação incansável e pelos valores que guiavam sua trajetória. Sua presença marcava e inspirava todos que tiveram a alegria de conviver com ele. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Que a força e a união estejam presentes neste momento tão difícil, e que as boas lembranças tragam conforto aos corações. Que Isamu descanse em paz”. Disse Emil Ono.













