Category: Colunistas

Carnaval Mulheres

Carnaval reacende cenário de insegurança para milhões de mulheres no país

Instituto Ficar de Bem atua no combate a qualquer forma de violência e outras violações de direito de gênero oferecendo suporte a vítimas O carnaval segue como um dos eventos mais aguardados do calendário brasileiro, reunindo milhões de pessoas em blocos e desfiles em todas as regiões do país. Para muitas mulheres, no entanto, a celebração acontece sob um sentimento constante de insegurança. Um levantamento do Instituto Locomotiva, realizado em 2025, revela que 45% das mulheres brasileiras já sofreram algum tipo de assédio durante a festa, o que representa cerca de 38 milhões de vítimas.  Esse cenário se insere em um contexto mais amplo de violência de gênero no país. Segundo dados da Pesquisa Nacional de Violência contra a Mulher e do Mapa Nacional da Violência de Gênero, 3,7 milhões de brasileiras sofreram algum tipo de violência em 2025, com predominância de casos de violência física e sexual, seguidos por violência moral e psicológica. Os dados indicam ainda que o Brasil registrou mais de 33 mil vítimas de estupro no ano passado, uma média de 187 ocorrências por dia, com mulheres representando 85% das vítimas.  O estudo também evidencia a dimensão da violência no ambiente digital. Nove em cada dez mulheres relatam que já sofreram ameaças, perseguições, criação de perfis falsos, difamação ou divulgação de imagens íntimas sem consentimento. Mesmo diante da gravidade, a maioria das vítimas não denuncia, principalmente por medo de represálias, preocupação com os filhos, descrença na punição dos agressores, expectativa de que a agressão não se repita e, de forma alarmante, pela dificuldade de reconhecer que vive uma situação de violência. Para apoiar mulheres em situação de violência, o Centro de Referência e Apoio à Mulher II (CRAM II), serviço da Prefeitura de São Bernardo do Campo executado pelo Instituto Ficar de Bem, oferece assistência integral e atendimento humanizado. O serviço atua de forma articulada com a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), Juizados Especiais, Ministério Público e Defensoria Pública, garantindo acolhimento e encaminhamentos conforme a necessidade de cada caso. O CRAM II é um espaço de apoio para mulheres que vivenciaram violências física, psicológica, moral, patrimonial e sexual, assegurando atendimento sigiloso, acompanhamento psicológico e social, além de orientações jurídicas. Para ser atendida, basta procurar o serviço, sem necessidade de agendamento prévio. Também são realizadas orientações e avaliação de risco e, em situações de risco de vida, a mulher poderá ser encaminhada para Casa Abrigo, visando a proteção da vida. “Sabemos que o medo e a vergonha impedem muitas mulheres de buscar ajuda. Contudo, no Cram, as vítimas encontram um ambiente seguro, onde podem relatar suas experiências sem julgamento e receber o suporte necessário para reconstruir suas vidas”, afirma Melissa Terron, superintendente do Instituto Ficar de Bem. Melissa ressalta ainda a importância da denúncia como forma de enfrentar a violência. “O silêncio protege os agressores e perpetua o ciclo de violência. Denunciar é um ato de coragem e um passo fundamental para que a justiça seja feita”, reforça.  Casos de violência podem ser denunciados pelos canais Disque, 180, 100 ou 190, além do registro em delegacias e promotorias de Justiça. Após, as vítimas podem ter acesso a medidas protetivas, atendimento psicológico, assistência jurídica e cuidados médicos, incluindo profilaxia contra infecções sexualmente transmissíveis e, quando previsto em lei, a interrupção da gravidez que são realizados na saúde.  Sobre Ficar de Bem O Instituto Ficar de Bem é uma organização não governamental, sem fins lucrativos e sem vínculos políticos ou religiosos, que há 37 anos defende os direitos e oferece apoio integral a crianças, adolescentes e suas famílias, além de idosos, mulheres e pessoas em situação de rua, vítimas de violência física, psicológica, sexual e negligência. Fundada em 1988 como CRAMI – Centro Regional de Atenção aos Maus Tratos na Infância do ABCD – pelo pediatra Emílio Jaldin Calderon, a instituição atualmente é presidida pelo empresário Evenson Robles Dotto e conta com núcleos de atuação em Santo André, São Bernardo do Campo e Diadema. Com 20 serviços voltados para prevenção, acolhimento e suporte social, além de coordenar o Bom Prato na região do ABC, a Ficar de Bem mantém parcerias com o poder público – Prefeitura de Santo André, de São Bernardo, Diadema e agora, Mauá – que possibilitam a ampliação e sistematização do atendimento, rompendo ciclos de violência e promovendo relações de cuidado e respeito. Reconhecida por sua transparência e eficiência, a Ficar de Bem possui certificações e prêmios e é declarada Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal, atuando conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), reafirmando seu compromisso com uma sociedade justa e igualitária. Além disso, a instituição está pelo terceiro ano consecutivo na lista das 100 melhores ONGs do Brasil.

Leia mais »
Ivian Viagens Pedagógicas, Fernanda Gabriela, Viviane Moi Kikugawa

Início de ano: a importância das escolhas assertivas além da sala de aula

​por: Fernanda Gabriela e Viviane Moi Kikugawa O início do ano letivo sempre traz euforia, ansiedade e, muitas vezes, preocupação. De um lado, pais alertas para todas as atividades que acontecerão nos próximos meses; de outro, escolas que buscam incansavelmente oferecer o melhor aos seus alunos. ​Nós, que circulamos nesses dois universos como mães e educadoras, sabemos o quanto as escolhas da escola reverberam em toda a convivência escolar. Além das festas e eventos, as viagens pedagógicas são sempre um ponto de atenção para os pais. Muitos, inclusive, não compreendem que por trás de cada saída existe um cunho pedagógico fundamental: há um planejamento intenso por trás de cada proposta! ​Os estudos do meio estão longe de serem apenas momentos de lazer. Eles se tornam experiências vivas fora da sala de aula, que ampliam o aprendizado, estimulam a curiosidade e ajudam crianças e adolescentes a conectar a teoria à prática de forma palpável.​A decisão da escola na escolha da empresa que conduz essas viagens é o elemento crucial para que a experiência seja inesquecível, assim como a confiança da comunidade escolar (principalmente o aceite dos pais). Sabemos que vocês que nos acompanham amam nossas dicas e, por isso, já nos adiantamos na pesquisa!​Com base nos anos de estrada que temos no ambiente escolar, conhecemos a Ivian Viagens Pedagógicas, que vem se destacando no mercado com estudos do meio personalizados às demandas de cada currículo, além de uma carteira extensa de propostas adequadas a cada faixa etária. Seus roteiros são estruturados para que os alunos aproveitem ao máximo essa experiência que, certamente, ficará guardada nas melhores memórias estudantis! ​Para conferir de perto o que estamos falando e conhecer a seriedade do trabalho deles, acesse o site: www.ivian.com.br.​Gostaram?Querem ter essa segurança na escola de seus filhos? Mandem uma mensagem que a gente conta mais!​Uma ótima semana e um ano letivo incrível, carregado de novas viagens e possibilidades! Fernanda Gabriela: Mestra em intervenção psicológica do desenvolvimento; neuropsicopedagoga; pós-graduada em gestão escolar, ABA, especialista em educação inclusiva; pós-graduanda em gestão em políticas públicas.   Professora universitária, conteudista e palestrante.  Coautora do livro A arte de educar.  Influencer educacional e consultora educacional. Viviane Moi Kikugawa: é neuropsicopedagoga, psicopedagoga, pedagoga, especialista em neurodesenvolvimento infantil e analista do comportamento em formação. Atua há 25 anos na área da Educação, sendo os últimos 8 anos com atuação no Japão; proprietária da Neuro Kids Japão/Brasil, localizada no Centro de Atibaia. LEIA TAMBÉM: Volta às aulas: tudo novo, de novo. Será?

Leia mais »
Ivo Ricardo Lozekam

A reforma das reformas, o fim da contribuição sobre a folha de pagamento. 

por: Ivo Ricardo Lozekam Esta proposta pode resolver o rombo da previdência, e demonstrar uma lógica tributária que a reforma tributária não conseguiu abordar.  A de que quando todos pagam e pagam e mesma coisa, a alíquota é menor.   A proposta, que recebeu o número 001/2026, é muito simples:  Apenas a receita total, de todas as empresas e todos os setores, passa a ter a incidência de 1,4% sobre o faturamento mensal, em substituição a contribuição patronal sobre a folha.  A incidência é para todo o CNPJ, independente do tamanho ou segmento de atividade. A PEC 001/2026, tem a assinatura maciça de 60 dos 81 Senadores, altera o artigo 195 da Constituição excluindo a folha de salários da contribuição previdenciária das empresas.  São as justificativas:  1.)  O uso das modalidades alternativas de contratação de mão de obra, em especial “pejotização” que converte o trabalhador em uma empresa prestadora artificial tem sido a alternativa encontrada para burlar a atual alíquota de 20% incidente sobre a folha salarial.  2.)  O processo de envelhecimento da população, onde em breve a expectativa de vida geral irá superar os 80 anos, com desafios imensos para a saúde e previdência. 3.)  A arrecadação sobre a folha de pagamento tem se mostrado cada vez mais insuficiente para fazer frente aos gastos previdenciários.  A desoneração do encargo ao INSS – 20% já muda completamente o custo total do trabalhador contratado como CLT (de carteira assinada).  A demanda por trabalho formalizado em carteira deve aumentar.  Todo e qualquer CNPJ precisa contribuir, inclusive associações, entidades sem fins lucrativos, se começar a ter exceções a alíquota tende a aumentar. Uma lógica que aliás faz muito sentido, quando todos pagam a alíquota fica menor possível. Setores intensivos em capital e os segmentos utilizadores de alta tecnologia, e os setores que têm maiores margens de lucro vão desembolsar mais do que pela regra atual.  A contribuição sobre o faturamento é cumulativa, sem direito a créditos, o que traz sim, aumento de custos e preços a serem repassados, mas pode, talvez em definitivo revolver o problema da previdência social no Brasil. Ivo Ricardo Lozekam: Tributarista, diretor da LZ Fiscal Assessoria e Administração Tributária, especialista em ICMS e créditos tributários. Atua como consultor e articulista em veículos como Migalhas, Thomson Reuters e IOB Editora, abordando temas como reforma tributária e guerra fiscal. É membro do Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário (IBPT) e da Associação Paulista de Estudos Tributários (APET), sendo referência nacional em gestão e recuperação de créditos fiscais. LEIA TAMBÉM: O ICMS na Importação: Como Evitar o Acúmulo de Créditos e Otimizar seu Fluxo de Caixa

Leia mais »
ENERGIA SOLAR Pedro Manoel dos Santos Neto

Sustentabilidade, meio ambiente e ENERGIA SOLAR caminham juntos e você ainda poupa seu dinheiro.

Por: Pedro Manoel dos Santos Neto Sustentabilidade, meio ambiente e ENERGIA SOLAR caminham juntos e você ainda poupa seu dinheiro. Podemos afirmar que energia solar é um fenômeno relativamente novo em nossas vidas; para nós Brasileiros, com um pouco mais de dez anos. Trata-se de uma questão de saúde pois o planeta está doente sofrendo inúmeras mudanças climáticas e consequentemente provocando diversas catástrofes culminando com sérios prejuízos na economia global, além de incontáveis perdas de vidas humanas, pois bem, a Energia Solar ou fotovoltaica é uma energia silenciosa e limpa não causa nenhum tipo poluição, renovável e ainda eterna, ao menos enquanto o sol existir. Atualmente os meios de comunicação tem frequentemente divulgado este fenômeno energético por seus próprios benefícios, o que proporciona maior procura de compra por Usinas Fotovoltaicas Residências e Condominiais, cuja instalação ocorre em cima de seus respectivos telhados. Sendo assim, diminuindo sobremaneira seu único investimento original; já não podendo dizer o mesmo sobre as faturas de contas de luz da Cias. Energéticas, aumentando suas taxas periodicamente. Pois bem, note que falei em INVESTIMENTO e não custo, pois estatisticamente falando, ao instalar um equipamento solar em casa, Condomínio ou qualquer outra propriedade, ocorrerá imediatamente uma valorização de até 30% sobre o imóvel beneficiado , bem como , uma econômica de aproximadamente 95% de abatimento do talão de luz mensal, visto que via de regra pagar-se-á apenas a taxa mínima cobrada pela Cia. Geradora, obtendo o payback , ou seja, o retorno de seu capital investido em aproximadamente três anos de utilização, sendo que os painéis solares tem em média 10 a 15 anos de garantia a depender da marca e fabricante e uma vida útil de até 25 anos com funcionabilidade satisfatória ao que se propõe, sendo que a partir do terceiro ano de instalação efetivamente se começa a poupar dinheiro, além da valorização da propriedade é claro. Ainda tem mais, hoje existe no mercado brasileiro diversos Bancos oferecendo financiamento em até 5 anos para pagamento e com taxas de juros tremendamente convidativas, vez que praticamente não existe risco de inadimplência, onde contrata-se a operação financeira, sem entrada, com uma carência de até 90 dias para pagamento da primeira parcela, cujo valor fixo, é igual ou até menor que o talão de luz mensal, não provocando impacto no orçamento familiar/condominial. Com isso, conclui-se que todo mundo, independentemente de classe social, financeira e econômica, pode ter sua USINA SOLAR RESIDENCIAL/CONDOMINIAL, pois afinal o Sol nasceu para todos.

Leia mais »
Eleições 2026: saiba como tirar ou regularizar o título de eleitor

Eleições 2026: saiba como tirar ou regularizar o título de eleitor; prazo acaba em três meses

Eleitoras e eleitores têm até o dia 6 de maio para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e votar nas eleições deste ano; 1º turno será no dia 4 de outubro O prazo para tirar o primeiro título ou regularizar o documento para votar nas eleições gerais de outubro termina daqui a apenas três meses, em 6 de maio. Até lá, também é possível buscar atendimento para atualizar dados cadastrais, transferir o título para outra cidade ou mudar o local de votação. A partir do dia 7 de maio, o cadastro será fechado para que a Justiça Eleitoral possa organizar o pleito, conforme determina a Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997).  De janeiro a dezembro de 2025, foram registrados 1.391.736 atendimentos em São Paulo, sendo 514.779 alistamentos (emissões do primeiro título), 612.820 revisões de dados e 264.137 transferências de domicílio, segundo as estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já no último mês de janeiro, foram 202.135 requerimentos: 95.609 (alistamentos), 69.797 (revisões) e 36.729 (transferências).  Em 2026, o 1º turno será no dia 4 de outubro. Estão em disputa os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador (1ª e 2ª vaga), governador e presidente da República (nessa ordem). O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) orienta eleitoras e eleitores a não deixar para procurar atendimento de última hora, evitando eventuais filas. Confira, a seguir, as principais dicas para ficar em dia com a Justiça Eleitoral e assegurar o encontro com a urna eletrônica.  O que é necessário para tirar o primeiro título?  Quem ainda não tem o título de eleitor deve procurar um cartório eleitoral no estado até 6 maio levando um documento de identificação com foto, como o RG, e um comprovante de residência recente em seu nome ou da pessoa com quem você mora. São aceitas contas de luz, água ou telefone, por exemplo. As pessoas do gênero masculino que completarem 19 anos em 2026 também precisam levar o certificado de quitação militar (reservista). Jovens a partir dos 15 anos podem tirar o documento, no entanto, só podem votar, de forma facultativa, se completarem 16 anos até o dia da eleição. De acordo com a Constituição, o voto é obrigatório para quem tem entre 18 e 70 anos e facultativo para os analfabetos, quem tem 16 e 17 anos e os maiores de 70.  É preciso fazer agendamento on-line para ir ao cartório?  Sim, o TRE-SP recomenda agendar atendimento antes de comparecer a uma unidade da Justiça Eleitoral no estado. Basta clicar nesta página e selecionar “Novo Agendamento”, escolher o município ou fazer a busca por CEP e, com a respectiva zona eleitoral selecionada, definir o dia e horário desejado para atendimento. O agendamento é fundamental para evitar a formação de filas e organizar o atendimento nos cartórios, que funcionam de segunda a sexta, exceto feriados, das 11h às 17h.  Cartório Eleitoral de Atibaia O Cartório Eleitoral de Atibaia – 16ª Zona Eleitoral, localizada na Avenida São João, nº 164, no Centro.  É possível solicitar o primeiro título pela internet?  Sim, é possível. No entanto, quem está solicitando o primeiro título por meio do Autoatendimento Eleitoral terá que comparecer ao cartório dentro de 30 dias após o requerimento on-line. O comparecimento presencial é obrigatório para fazer a coleta da biometria. Se não houver o comparecimento neste prazo, o requerimento prévio será excluído. É importante ressaltar que o serviço de solicitação on-line será interrompido 30 dias antes da data final, 6 de maio. O objetivo é assegurar que todos os eleitores possam realizar a coleta biométrica dentro do prazo estabelecido. Durante o atendimento, a pessoa terá suas digitais, foto e assinatura coletadas e gravadas em banco de dados da Justiça Eleitoral. A biometria garante mais segurança à identificação da eleitora e do eleitor, impedindo que uma pessoa vote no lugar de outra. No momento do voto, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais para liberar o acesso às urnas eletrônicas. A Justiça Eleitoral não faz coleta biométrica de menores de 15 anos, que não podem se alistar como eleitoras e eleitores. Qual a diferença do atendimento presencial para o on-line?  Todos os serviços da Justiça Eleitoral são oferecidos tanto no atendimento presencial quanto no on-line. No entanto, quem ainda não tem a biometria cadastrada deve fazer a coleta das digitais de forma presencial para utilizar todos os serviços oferecidos na internet. Esse é o caso, por exemplo, das pessoas que ainda não tiraram o título. Se a pessoa também tiver registrado ou utilizado a biometria pela última vez há mais de dez anos, não conseguirá acessar o Autoatendimento, que emitirá aviso para comparecimento presencial ao cartório. Somente os eleitores com título e biometria em dia podem acessar todas as opções virtualmente.  A alteração de dados cadastrais e do local de votação e a transferência de domicílio eleitoral podem ser feitas pela internet?  Sim, todas essas opções estão disponíveis no Autoatendimento caso a eleitora ou eleitor já tenha cadastrado a biometria na Justiça Eleitoral. Para atualizar os dados cadastrais, alterar o local de votação dentro de um mesmo município ou transferir o título, basta clicar na opção 3. A transferência está disponível quando a pessoa muda de cidade e deseja alterar o local de votação para votar em outro município. Quem não lembra o local de votação pode verificar o lugar clicando na opção 7. Quem ainda não fez a coleta biométrica deve agendar atendimento presencial no cartório para acessar os serviços on-line.  Como consultar a situação do título e da biometria?  Para consultar a sua situação eleitoral e o cadastro biométrico, basta acessar a página do Autoatendimento e clicar na opção 6 — “Consulte a situação de seu título, da sua identificação biométrica e do cumprimento das obrigações eleitorais das últimas eleições”. Para acessar o serviço, é necessário informar o número do título, o CPF ou nome do eleitor com a data de nascimento.  Após a consulta, meu título aparece cancelado. O que fazer?  Quem está nessa situação deve solicitar revisão ou transferência em um cartório eleitoral ou no Autoatendimento — Opção 5, instruindo o requerimento com a documentação necessária à

Leia mais »
Nutricionista Dra. Michelle Gomide

Dra. Michelle Gomide, nutricionista de Atibaia, explica como a alimentação na gravidez impacta no futuro do bebê.

A gestação é um período transformador na vida de uma mulher, repleto de expectativas, descobertas e também de desafios. Entre os principais cuidados durante essa fase, a alimentação desempenha um papel essencial para garantir o desenvolvimento saudável do bebê e o bem-estar da mãe. A nutricionista Dra. Michelle Gomide, especialista em nutrição materno-infantil e fertilidade do casal em Atibaia, explica que uma nutrição adequada na gestação não apenas previne complicações como diabetes gestacional, hipertensão e anemia, mas também impacta diretamente a saúde do bebê por toda a vida. Como a Alimentação na Gestação Impacta o Futuro do Bebê? A ciência já comprovou: os hábitos alimentares da mãe durante a gravidez influenciam a saúde da criança até a vida adulta. Esse conceito faz parte da teoria dos 1.000 primeiros dias, que inclui os nove meses de gestação e os dois primeiros anos do bebê. Durante esse período, a nutrição afeta o desenvolvimento cerebral, metabolismo, imunidade e até a formação do paladar da criança. Uma dieta equilibrada pode prevenir doenças como obesidade infantil, diabetes tipo 2 e alergias, enquanto deficiências nutricionais podem comprometer o crescimento e a saúde do bebê. Os Principais Medos das Gestantes e Como a Nutrição Pode Ajudar O Que Comer e O Que Evitar Durante a Gravidez Alimentos recomendados: Alimentos que devem ser evitados: Curiosidades Sobre a Alimentação na Gestação A Importância do Acompanhamento Nutricional na Gestação Cada gestante tem necessidades nutricionais únicas. Contar com um acompanhamento especializado faz toda a diferença para garantir uma gestação segura e saudável. A Dra. Michelle Gomide elabora planos alimentares personalizados, ajustando a alimentação conforme cada trimestre da gestação e oferecendo suporte contínuo às pacientes. Atendimento em Atibaia: Cuidar da alimentação durante a gestação não é apenas uma escolha saudável, é um verdadeiro investimento no futuro do bebê.

Leia mais »
Fernanda Gabriela e Viviane Moi Kikugawa

Volta às aulas: tudo novo, de novo. Será?

com: Fernanda Gabriela e Viviane Moi Kikugawa Olá queridos! Como vocês estão? Já tem mãe e pai com saudades das férias aí? 😜😝 Quantos sentimentos difusos sentimos nesses primeiros dias de aula, não é mesmo? Aquele misto de alívio, com angústia, tristeza e alegria! Orgulho em ver nossos “passarinhos voando” , conquistando seus lugares e a sensação do ninho ficando vazio ! Esse sentimento é em qualquer idade, viu? E tudo isso é saudável, faz parte e é lindo sentir. Sabemos que nesse início passa um turbilhão de coisas pela cabeça, sobretudo quando nossos pequenos ainda não se comunicam verbalmente. Mas, gostaríamos de elencar algumas dicas que por mais que pareçam óbvias, vão ajudar nesse momento: – A escola boa é a que você confia😉, – O professor de seu filho também está ansioso para fazer um ano incrível. Ele é seu aliado e não seu concorrente🤝. – Grupos de pais em watts normalmente causam mais tumultos e “picuínhas” do que ajudam efetivamente. Teve algum problema? Divida com a equipe escolar diretamente👍. – Ensine seu filho a conviver com todas as diferenças, eduque-o a enxergar a pessoa e não a dificuldade, seja ela qual for! Dessa forma, você estará fazendo uma excelente inclusão🩷. – Explique ao seu filho que junto dele , existem outros amigos com demandas e necessidades específicas. Ele precisa respeitar o tempo de cada um , inclusive o dele. – Rotina é vida!!! Mantenha a sua desde os primeiros dias de aula e verá quão benéfico isso será! Desejamos um lindo ano letivo , repleto de aprendizagens , descobertas e possibilidades e se sentir que precisa de ajuda especializada conte conosco! Nossos atendimentos Psicopedagógicos e Neuropsicopedagógicos já estão abertos! Até semana que vem! 😘😘 Fernanda Gabriela: Mestra em intervenção psicológica do desenvolvimento; neuropsicopedagoga; pós-graduada em gestão escolar, ABA, especialista em educação inclusiva; pós-graduanda em gestão em políticas públicas.   Professora universitária, conteudista e palestrante.  Coautora do livro A arte de educar.  Influencer educacional e consultora educacional. Viviane Moi Kikugawa: é neuropsicopedagoga, psicopedagoga, pedagoga, especialista em neurodesenvolvimento infantil e analista do comportamento em formação. Atua há 25 anos na área da Educação, sendo os últimos 8 anos com atuação no Japão; proprietária da Neuro Kids Japão/Brasil, localizada no Centro de Atibaia. LEIA TAMBÉM: Caso Orelha: a culpa é dos pais?

Leia mais »
Joviano Franco da Silveira

Joviano Franco da Silveira

Joviano Franco da Silveira nasceu em 1894, em Atibaia, em um período de profundas transformações sociais e políticas no Brasil recém-republicano. Filho de uma geração que cresceu acompanhando a modernização do país, destacou-se ainda jovem pelo interesse intelectual e pela participação ativa na vida cultural local. Embora sua trajetória tenha sido breve falecendo em 1917, aos 23 anos, Joviano representou um tipo de juventude rara para o período: inquieta, estudiosa e comprometida com ideias de progresso. Registros históricos apontam que ele se envolvia com debates literários e políticos que circulavam entre os jovens letrados da época, refletindo o espírito de renovação que marcava o início do século XX. Atibaia, naquele momento, não era apenas uma cidade do interior paulista, mas um espaço de formação de educadores, escritores e profissionais que ajudariam a consolidar a identidade cultural da região. Joviano fazia parte desse movimento silencioso de construção intelectual, simbolizando uma geração que via na educação e no pensamento crítico ferramentas para transformar o futuro. Sua morte precoce interrompeu uma trajetória que prometia grande contribuição à vida cultural local. Ainda assim, sua memória permanece como testemunho da força da juventude atibaiense no processo de formação histórica da cidade. Mais do que um personagem do passado, Joviano Franco da Silveira representa a lembrança de que o desenvolvimento de uma comunidade também se faz por meio das ideias e sonhos de seus jovens.

Leia mais »
Clóvis Soares, Atibaia

Clóvis Soares: Uma cidade não nasce pronta. Ela é pensada.

Nascido em 1895, filho de Estanislau Soares e Maria Isabel de Godoy Moreira (família de Itatiba) Clóvis Soares foi criado por seu tio, Francisco Elias de Godoy Moreira. Foi fazendeiro e industrial em São Paulo e Atibaia Atibaia também foi construída por pessoas que enxergaram além do terreno vazio. Clóvis Soares (1895-1965) foi uma delas. Ainda nos anos 1950, ele projetou o bairro do Alvinópolis com uma ideia pioneira para a época: não vender apenas lotes, mas construir casas, criar ruas largas, planejar o traçado urbano e permitir que trabalhadores realizassem o sonho da casa própria. Isso não era só crescimento imobiliário. Era projeto de cidade. O legado de Clóvis Soares permanece vivo na organização urbana, na vida de milhares de famílias e até no nome de uma rua que carrega sua história. 📍 Alvinópolis | Atibaia📜 Lei nº 0953/66 Porque cidades fortes são feitas de memória, planejamento e pessoas. Fonte: Câmara Municipal da Estância de Atibaia

Leia mais »

Dr. Miguel Vairo: O rosto por trás do endereço.

Você já parou para pensar em quem foi o homem que dá nome ao coração de Atibaia? Muitos passam diariamente pela Praça Dr. Miguel Vairo, mas poucos conhecem a saga do imigrante italiano que trocou a prestigiada Nápoles pelo interior paulista no final do século XIX. Dr. Miguel Vairo não foi apenas um nome em uma placa de bronze. Ele foi o médico que trouxe a cura e o político que moldou as instituições que usamos até hoje. Da Itália para o Brasil: Nascido em Salerno em 1848, formou-se em Medicina e Cirurgia pela Régia Universidade de Nápoles em 1882. O Primeiro de Todos: Em 1906, a Lei nº 1038 mudou o cargo de “Intendente” para “Prefeito”. Miguel Vairo foi o primeiro a ocupar esse posto em Atibaia, governando entre 1908 e 1914. Saúde em Primeiro Lugar: Foi o grande baluarte da construção da nossa Santa Casa de Misericórdia, onde foi diretor clínico por muitos anos e combateu bravamente a varíola na cidade. Legado de Família: Além da vida pública, foi pai de 13 filhos, construindo uma linhagem que se mistura com a própria árvore genealógica de nossa Atibaia. A praça que hoje conhecemos já abrigou a antiga forca da vila e o Santo Cruzeiro. Em 1936, a Câmara Municipal, pela Lei nº 265, escolheu esse solo para imortalizar o homem que cuidou do pulso e do futuro da nossa gente. Veja a imagem e mergulhe nessa jornada visual pela nossa história. Você sabia que ele tinha sido o nosso primeiro prefeito? Conte aqui nos comentários se você já visitou a Santa Casa ou a praça que leva o nome dele! Fonte: Câmara Municipal da Estância de Atibaia.

Leia mais »