Category: Colunistas

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA O ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

UMA LUZ NO FIM DO TÚNEL PARA O ICMS SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA com: Ivo Ricardo Lozekam O Projeto de Lei Complementar 283/2020 estabelece um teto máximo para cobrança antecipada do ICMS Substituição Tributária, bem como a devolução destes valores pagos a maior em até seis meses. Diferentemente das denominadas “Reforma do IR” e “Reforma do PIS e COFINS” que também estão em tramitação no Congresso e cuja essência é mais uma vez apenas aumento da carga tributária. INTRODUÇÃO O termo “Reforma Tributária” vem sendo empregado equivocadamente no Brasil, desde a época pós Constituição Federal de 1988. Sucessivas reformas, ao longo destas três décadas transcorridas até hoje, trouxeram como resultado prático, tão somente um novo aumento da carga a cada “Reforma”. A exceção foi por conta da criação do Simples Nacional, que até certo ponto beneficiou um leque considerável de pequenas empresas. Vamos analisar os dois projetos que estão em tramitação no Congresso Nacional, e que são denominados equivocadamente de “Reforma Tributária”, quando na verdade tem como resultado tão somente a majoração e criação de alíquotas, aumentando novamente a carga tributária. Segundo a frase atribuída a Albert Einsten: “A definição de insanidade é fazer sempre as mesmas coisas da mesma forma e esperar resultados diferentes”. Por este motivo vamos também analisar o Projeto de Lei Complementar 283/2020, um projeto que não traz aumento de impostos, pelo contrário trata do ressarcimento do ICMS ST pago a maior, e por este fato, entendemos ser este sim um projeto que pode ser denominado de fato como um início de uma Reforma Tributária eficiente e eficaz. Antes de prosseguirmos é importante registrar que este trabalho não visa criticar ou elogiar, qualquer governo atual ou passado, e sim trazer considerações de ordem prática realista e objetiva, procurando apresentar contribuições e soluções para a problemática apresentada. CONTEXTO DA CARGA TRIBUTÁRIA Quando da promulgação da Carta Magna em 1988, a carga tributária oficial divulgada pela Receita Federal no Brasil era de 23% do PIB (Produto Interno Bruto). Atualmente esta carga tributária oficial corresponde a 33% do PIB. Embora existam estudos comprovando ser maior do que este percentual. Considerando a carga tributária oficial admitida de 33% equivale a dizer que trabalhamos 4 meses por ano, ou 10 dias por mês para pagar impostos. Além do sucessivo e continuo aumento da carga tributária, (veremos adiante que tanto a “Reforma do PIS e COFINS” quanto a “Reforma do Imposto de Renda” seguem neste linha e quanto aprovadas trarão novos aumentos) as maiores dificuldades no contexto tributário brasileiro são: i) O Excesso de regras. ii) O Conflito entre si destas regras. iii) A insegurança destas regras. iv) A insegurança jurídica e a demora do judiciário quando provocado para tornar claras estas regras. Reformar, é o ato de atribuir uma forma melhor, tornar algo novo, melhorar, corrigir. Dentro desta definição, as reformas tributárias dos últimos trinta anos têm de fato feito isto, só que estão melhorando e corrigindo para cima, aumentando imposto. REFORMA DO IMPOSTO DE RENDA A chamada “Reforma do Imposto de Renda, foi aprovada na Câmara dos Deputados Federais e agora vai para o Senado. Em breves palavras a “Reforma do Imposto de Renda” diminuiu a taxação em 7 pontos percentuais do Imposto de Renda Pessoas Jurídicas, e criou a tributação de 15 pontos porcentuais sobre a distribuição de lucros que até então era isenta. Diminuiu 7 mas aumentou 15. Só que não parou por aí. Esta mesma “Reforma do Imposto de Renda” extinguiu a possiblidade de dedução de juros do capital próprio do base de cálculo do Imposto de Renda das Empresas. Explicando: Todo empreendimento para funcionar, ou expandir, precisa que os sócios coloquem dinheiro na empresa, façam o investimento o que normalmente ocorre como aumento do capital social, ou subscrição de ações. É natural que o capital investido na empresa seja remunerado, afinal é um investimento como qualquer outro no mercado. Isso ocorre e deve continuar ocorrendo. O que a “Reforma do IR” fez foi quem que estes juros pagos pelas empresas e companhias aos sócios e acionistas deixa de ser dedutível do Imposto de Renda. As empresas e companhias vão continuar pagando a remuneração do capital de seus investidores, porém o projeto da “Reforma do IR” impede que este pagamento seja dedutível do Imposto de Renda. Em outras palavras, trata-se de uma despesa sobre a qual as empresas e companhias deixarão de deduzir do Imposto de Renda. Sendo que o Imposto de Renda, como o nome já diz, deve incidir sobre a renda e não sobre o custo ou despesa. Tributar capital investido nas empresas, tributar retirada de lucro, lembrando que atualmente no Brasil o Lucro já é tributado antes de ser retirado, todos estes pontos são negativos, pois aumentam a carga tributária, provocando a fuga de capitais tanto nacional quanto estrangeiros, desestimulando aquilo que o país mais precisa que é investimentos. REFORMA DO PIS E COFINS Já a chamada “Reforma Tributária do PIS e COFINS”, que tramita na Câmara através do Projeto de Lei 3887/2020, com o simples propósito de unificar o PIS e a COFINS, transformando em CBS, traz outro aumento de carga tributária para o Brasil embutido. As alíquotas atuais para o PIS e COFINS para o sistema não cumulativo totalizam atualmente um percentual de 9,25%. Quando o PIS e COFINS forem unificados, conforme prevê o Projeto de Lei, eles passaram sob um passe de mágica a se chamar de CBS e a alíquota total da CBS, passará a ser, nada mais nada menos do que 12%. Ou seja, junta-se o PIS e COFINS, que passa a ter um nome só e aumenta a alíquota atual em 30%. Ambos os exemplos acima podem ser qualquer coisa, menos reforma em favor do contribuinte. Podemos até admitir que seja reforma para melhor, no caso para melhorar a arrecadação, sob este ponto de vista entendermos estar correto o termo Reforma Tributária. Temos uma tributação do IR de 15 por cento sobre os dividendos que outrora não existiam, enquanto a alíquota do IR cai 7 pontos. E temos um PIS e COFINS que ao se passar

Leia mais »

CRUZADO DE DIREITA

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Cruzado de Direita, com: Eduardo Negrão EDUARDO BOLSONARO PROCESSA REVISTA CRUZOÉ. O deputado Eduardo Bolsonaro desmentiu a revista Crusoé e afirmou ser a falsa a informação que ele teria pago o aluguel de uma residência onde o jornalista Allan Santos, do Terça Livre residia e mantinha sua produtora. Em sua conta no Twitter, o parlamentar já mandou o recado que irá processar a revista. O jornalista, Allan, já havia desmentido essa informação quando depôs sobre juramento na CPI das FAKE NEWS. O valor de mercado do aluguel do imóvel gira em torno de R$ 9 mil/mensais. A CRUSOÉ se tornou a ‘porta voz’ da terceira via e já está acostumada a tomar sapecadas na justiça pelo seu jornalismo engajado. Em 2019 teve que publicar o direito de resposta do presidente do PTB-SP, Otavio Fakhoury, pela reportagem “Blogueiros de Crachá”. A Revista chegou a defender a idoneidade do Dep. Luis Miranda, o parlamentar responde a mais de 26 processos, uma boa parte deles por estelionato e apropriação indébita. ANDRE MARINHO PEDE PRA SAIR! O ‘herdeiro’ (ele não tem outra qualificação profissional) André Marinho, integrante do programa Pânico da novíssima TV Jovem Pan ‘pediu para sair’ da empresa. Na verdade Marinho foi pressionado pela direção a pedir demissão – egoísta e indisciplinado, Marinho vivia ofendendo convidados como fez com Eduardo Bolsonaro, Barbara ‘Teatulizei’ até um deles perder a cabeça e sair na porrada, como Thome Abduch. Não satisfeito estragou a estreia da TV Jovem Pan ofendendo o presidente da República e derrubando toda a equipe de produção. No segundo dia da TV Jovem Pan foi possível ouvir os gritos da diretora do programa, Paulinha Kraushe, direcionados a Marinho. Já vai tarde… DALLAGNOL DEIXA MP PARA APOIAR SERGIO MORO O procurador da República Deltan Dallagnol, conhecido pela atuação na Lava Jato, renunciou ao seu cargo (concursado) no Ministério Público Federal (MPF) para entrar na política, Há expectativa de que Dallagnol se filie ao PODEMOS, mesmo partido de Sergio Moro, e reforce a chapa do ex-juiz, concorrendo à uma vaga para Deputado Federal pelo seu estado, Paraná. Caso opte pela Câmara Federal, Dallagnol se elegerá facilmente. Fica a expectativa de como ele se adaptara a dura realidade política brasileira, Seu mentor Sergio Moro já sentiu isso ontem ao ser hostilizado na sua chegada ao aeroporto de Brasília. Deltan tem uma formação acadêmica bem mais sólida que Moro, fez mestrado na Harvard Law School e isso é para pouquíssimos – mas política no brasil não é xadrez, como se diz frequentemente, é MMA e não é todo mundo que aguenta porrada. De qualquer forma será um ganho para uma casa legislativa cujo nível caiu muito depois de 16 anos de PT. O ENCONTRO DE BOLSONARO NA ITALIA COM VITIMA DO TERRORISTA CESARE BATTISTI. Em sua visita à Itália na semana passada, Bolsonaro se encontrou com Alberto Torregiani que teve seu pai assassinado pelo homicida Cesare Battisti que viveu 14 anos em liberdade no Brasil graças ao apoio do PT ao notório criminoso. O filho, Alberto, também foi atingido no assalto a joalheria da família e ficou paraplégico. Isso mesmo, o assalto que Battisti comandou matou o pai (que nada tinha a ver com política) e deixou o filho numa cadeira de rodas. O STF determinou a extradição de Battisti mas nada fez quando Lula desobedeceu a ordem de deporta-lo. Cabe lembrar que o serial killer Battisti viveu 14 anos no Brasil como ‘refugiado político’ sob a proteção do PT. Extraditado por Bolsonaro, cumpre prisão perpetua na Italia. Cesare Battisti foi condenado como autor de 4 assassinatos. CIRO É O QUARTO A FUGIR DE BOLSONARO. O eterno candidato a presidência, Ciro Gomes, comunicou a suspensão de sua pré-candidatura à Presidência da República para as eleições de 2022. A desculpa dessa vez foi o apoio de deputados federais do PDT, seu partido, à PEC dos Precatórios. Presidenciável, a decisão vai valer até que seus correligionários na Câmara dos Deputados reavaliem sua posição no segundo turno da votação, que pode ocorrer ainda nesta quinta ou na semana que vem. Antes de Ciro outros pipocaram diante da popularidade do presidente: Luciano Huck, Jose Luiz Datena e, recentemente, Lula tem dado entrevistas colocando em dúvida sua própria candidatura. Será que o Mito vai vencer por W.O. ? NA TERRA DOS ETs, VARGINHA, PRF MANDA 26 PRO ESPAÇO! Numa ação de grande coragem e excelente gestão de inteligência, a Polícia Rodoviária Federal, o BOPE anteciparam ação da quadrilha e confrontaram por duas vezes os bandidos que estavam fortemente armados com fuzis ar-15 metralhadora ponto 50 granadas e diversos tipos de pistolas e Rifles tudo isso foi transportados em DEZ veículos roubados. Imaginar que um grupo de homens (boa parte com passagens pela polícia) reuniria esse arsenal que não fosse com a pior das intenções, não é ingenuidade, é má fé mesmo. Os facínoras devidamente eliminados pela PRF e o BOPE planejavam uma ação do que se convencionou chamar de “Novo Cangaço”. BOLSOGATA VII . A fotografa carioca Fernanda Spinelli é mais uma musa da direita. Sempre registrando os flagras políticos no Rio ou na sua cidade no interior do estado, Vassouras, ela se prepara para se lançar candidata. Talvez em 2022 ou até mas municipais em 2024. Com mais de 30 mil seguidores no instagram ela já mostra sua força: @fernandaspinellioficialA. __________________ Eduardo Negrao é jornalista e escritor. Insta: @prof.eduardonegrao

Leia mais »
ARTESP abre consulta pública para concessão do Lote Noroeste

ARTESP abre consulta pública para concessão do Lote Noroeste

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA População poderá enviar sugestões para contribuir no desenvolvimento do projeto. O prazo desta etapa vai até 6 de dezembro de 2021 A ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo abriu consulta pública para receber sugestões sobre o projeto de concessão dos serviços públicos de ampliação, operação, conservação, manutenção e realização dos investimentos necessários para a exploração do sistema rodoviário denominado Lote Noroeste, importante trecho que abrange 49 municípios do interior paulista, totalizando 1.022 quilômetros de rodovias. A informação foi publicada na edição de sábado (30), no Diário Oficial. A participação é aberta ao público em geral que pode contribuir enviando suas sugestões, de acordo com o regulamento que está disponível no site da ARTESP (http://www.artesp.sp.gov.br, no menu TRANSPARÊNCIA > AUDIÊNCIAS E CONSULTAS PÚBLICAS), no endereço eletrônico novasconcessoes@artesp.sp.gov.br até o dia 6 de dezembro de 2021. Além dos documentos disponibilizados pela Consulta, os interessados poderão acessar o Data Room com informações complementares do Projeto, tais como os estudos que embasaram sua estruturação. Para isso, basta encaminhar a solicitação de acesso para dataroom@artesp.sp.gov.br , informando os seguintes dados: nome/empresa/e-mail. A abertura da consulta pública integra a segunda etapa do processo de concessão, que já contou com a realização de uma série de audiências públicas, realizadas em outubro nas cidades de São Paulo, Barretos, São José do Rio Preto, Penápolis e Araraquara. Projeto de concessão: A primeira versão do projeto de concessão de rodovias no Noroeste do Estado prevê R$ 11,9 bilhões de investimentos que incluem ampliações e duplicações de vias, acessos, viadutos e intervenções, entre outras obras que vão aprimorar as condições de tráfego e a segurança viária no corredor logístico que se forma a partir de alguns dos principais polos econômicos e turísticos do Estado. O prazo da concessão será de 30 anos. A proposta prevê melhorias em vias que passam por cidades como São Carlos, Araraquara, Sertãozinho, Jaboticabal, Bebedouro, São José do Rio Preto, Olímpia, Barretos, Penápolis, entre outras. Além disso, com a proposta, haverá desoneração de gastos do Governo, permitindo a concentração de recursos em áreas prioritárias, tais como saúde, educação e segurança. O Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo é referência por garantir investimentos que fizeram da malha paulista a melhor do país, segundo levantamento da Confederação Nacional dos Transportes (CNT). Sobre a ARTESP A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Sob sua gerência, estão 20 concessionárias, que atuam em 11,7 mil quilômetros de rodovias, o que representa quase 46% da malha estadual, abrangendo 293 municípios. A Agência também fiscaliza o Transporte Intermunicipal de Passageiros, exceto nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, de Campinas, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. Dentre as ações, realiza auditoria de frota, garagem e instalações, ações fiscais na operação das linhas regulares, nos terminais rodoviários e nas rodovias. Além disso, a ARTESP é responsável pela regulação da concessão de cinco aeroportos regionais. BOLETIM DAS RODOVIAS FERIADO FINADOS Balanço domingo (31/10) Agência de Transporte do Estado de São Paulo informa que, entre sexta-feira (29) e sábado (30), 1.231.822 mil veículos circularam pelos principais corredores rodoviários que ligam a capital ao interior e ao litoral paulistas, em ambos os sentidos, sendo 220.278 no Anchieta-Imigrantes, 450.874 no Ayrton Senna-Carvalho Pinto, 179.004 no Castelo Branco-Raposo Tavares e 381.666 Anhanguera-Bandeirantes. Sobre a ARTESP A ARTESP – Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo – regula o Programa de Concessões Rodoviárias do Governo do Estado de São Paulo há mais de 20 anos. Sob sua gerência, estão 20 concessionárias, que atuam em 11,7 mil quilômetros de rodovias, o que representa quase 46% da malha estadual, abrangendo 293 municípios. A Agência também fiscaliza o Transporte Intermunicipal de Passageiros, exceto nas Regiões Metropolitanas de São Paulo, de Campinas, da Baixada Santista, do Vale do Paraíba/Litoral Norte e Sorocaba. Dentre as ações, realiza auditoria de frota, garagem e instalações, ações fiscais na operação das linhas regulares, nos terminais rodoviários e nas rodovias. Além disso, a ARTESP é responsável pela regulação da concessão de cinco aeroportos regionais.

Leia mais »
Missa de Finados no Santuário de Atibaia

Missa de Finados no Santuário de Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA por: Juliana Dorigo O Santuário da Mãe e Rainha, de Atibaia/SP, vai realizar a Santa Missa de Finados, em memória dos fiéis defuntos, na próxima terça-feira (02/11), às 15h. Para aqueles que desejarem, o Santuário está realizando a campanha: “Maria, Luz da Esperança”, como parte da programação do jubileu de 50 anos. Nesta campanha, você pode adquirir uma vela que será acesa pelas Irmãs de Maria de Schoenstatt diante da imagem da Mãe e Rainha. Para a Igreja católica não se trata de um feriado qualquer, mas de uma oportunidade de rezar pelos entes queridos que buscam a plenitude da vida diante da face de Deus. Rezar por aqueles que se foram é uma obra de misericórdia. As velas podem ser adquiridas pelo telefone: (11) 4414-4246 ou pelo WhatsApp (11) 94330-2178. Localizado no Km 78 da Rod. Dom Pedro I, bairro Jardim Brogotá, o Santuário está aberto para visitação todos os dias das 10h às 17h. Foto: Juliana Dorigo

Leia mais »

Crônicas

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Crônicas, com: Geraldo Enfeldt DISPERDICÍOS, PREVENÇÃO, FORÇA INTERIOR. Estamos no ano de 2001, no mês de Junho, época do novo milênio, problemas de energia eléctrica. economia e nova crise mundial se desenha. Quando aprendemos em agronomia a analisar as Condições de Uso de Solo, atendemos de forma mais adequada o que a natureza nos mostra e o que podemos melhorar as condições para atendermos os objectivos de um aproveitamento mais harmonioso. Esta economia, que o homem necessita no momento usar é devido ao mal uso desta ferramenta tão útil a humanidade. A agronomia é uma profissão ecletica , de amplo conhecimento humano, auxiliamos a construir uma cidade de forma a compreender melhor a natureza. Vemos hoje meninos andando na rua , sem atividade, sem ter o que fazer, pois escola não é só estudar. O período integral desenvolver melhor as atividades em múltiplas ações de aprendizados, físicas, mentais e exercícios que ofereçam mais desenvoltura a criança. O tempo passa e nossa cultura não modifica nossos rumos, porque temos desperdícios em nossa formação. Muitos problemas não existiriam, se em nossa juventude não aplicássemos ações que iriam favorecer o melhor desempenho. Não se observam exercícios de raciocínio e vivacidade, não usássemos a percepção, a concentração, exercícios de criatividade e a oratória, não cultivamos treinamento de visão periférica, assim como a coordenação motora. Muitas ferramentas de desenvolvimento não são usadas em beneficio de nós mesmos. Tudo isso vai auxiliar a antevisão dos acontecimentos, prevenindo-se os acontecimentos não favoráveis, como vemos a Medicina do Futuro é a Medicina Preventiva e para isso deveríamos nos preparar melhor. Lembremos as frases da Bíblia, “ EXISTE UM DEUS DENTRO DE VOCÊ”, É A “ CENTELHA DIVINA QUE ELE NOS DEU” Foi nos dado inúmeras qualidades basta nós nos atendermos a nos desenvolver. Esta força que temos , uma força a se descobrir. Poucas vezes precisamos de terceiros, porque não usamos a força que ELE nos deu. Vamos continuar agradecendo e aos poucos, com a idade e experiência de vida, vamos poder enxergar o que possuímos de melhor UM DEUS QUE NOS AMA. Escultura Noite se fazia alta, sómente com meu olhos fechados, pois a imaginação buscava novas regiões do horizonte, quando me vi atravessando uma janela, alcancei uma estrada enluarada, com árvores frondozas. Brisa perfumada me dirigia por longo tempo a este caminho de original situação, pois me sentia atraído por aquela direção. Por fim uma luzinha clara e uma majestosa casa, misteriosa em sua construção, pois estava toda iluminada com velas. A porta estava aberta como que já estivesse me esperando, mais luzes, luzes de velas. A porta se abriu, estava diante de uma sala, cujo centro estava um bloco de cera, cor branca amarelada. Eu estava tomado pelo calor, um calor de energia, e esta energia fluia de minhas mãos, o bloco de cêra estava convidativo, o convite era para esculpir. Minhas mãos tocavam o bloco de cera como quisesse abraçar, meus dedos já desenhavam um corpo escultural. O movimento percorria o bloco com habilidade, desenhavam-se cabelos, uma fronte suave, os olhos, o nariz, as orelhas e os cabelos, era pura magia, mas eu estava esculpindo uma linda mulher. Seu rosto era suave, seus lábios de contornos femininos, eles estavam molhados e os seus olhos se expressavam com ternura, seus cabelos já se faziam aos movimentos da brisa. Seu pescoço mostrava a delicadeza, desci pelos ombros, seu colo se tornava maravilhoso e os seios cresciam em minhas mãos, convidavam ao carinho e a aproximação. Minhas mãos ainda mais quentes completavam a linda figura. Estava pronta a linda mulher, possuía sorriso, possuía movimentos e a brisa perfumada dava vida a especial imagem. Fitei seus olhos, fitei seu tamanho, fitei o seu vestido, e como num lindo passe de magia ela começou a sorrir, seus dentes eram alvos, seu rosto percebia-se covinhas, seus cabelos eram loiros, seus olhos castanhos claros às vezes esverdeados. Demonstrava luminosidade demonstrava altivez demonstrava vida demonstrava alegria demonstrava amor. Extasiado pude perceber que ela estava se aproximando, e quando vi estávamos nos abraçando. Fui apossado de uma imensa felicidade, pois a energia de amor desta mulher penetrava em todo o meu ser… Acordei, pois estava sonhando com você linda… Mulher. LUZES Seus olhos ainda me fitam, seu sorriso emoldura este cativante olhar, olhar que chega ao meu coração e pede sempre carinho e oferece em dobro. A luminosidade vem com amor, o amor flui e o estado de graça se torna instintivo. Sinto que estou amando e este amor é reciproco. Nossas experiencias nos ajudam fluir o amor com mais graça e beleza, uma verdadeira benção de deus. Adoro seu sorriso, sua luminosidade, suas mãos possuem uma forma graciosa de ser, transmitem energia, transmitem paz, transmitem amor e dizem de forma divina e com peculiaridade de criação. Especial mulher sou muito grato por você existir. Multiplicamos esses momentos felizes, pois você existe e existe de verdade. Obrigado por me transmitir felicidade. EQUILIBRIO Bênçãos que vem do céu criam, e em sua luminosidade premia o Homem nesta terra de preparação. Um pássaro voa com as duas asas, dois olhos observam melhor, peixes com duas nadadeiras se desenvolvem mais em seu meio. Em quanto tempo um pássaro abre os olhos e começa a voar? Gatinhos recém-nascidos, em quanto tempo abrem os olhos? E em quanto tempo um botão de rosa se abre. Qual é o tempo do amanhecer? O tempo do pôr do sol? Tudo precisa do equilíbrio para permanecer, o equilíbrio emocional para que possamos desenvolver melhor o que temos de mais belo, O Amor. Equilíbrio emocional é alimentado pelo Amor, Paz, Generosidade, é a Plantinha que cuidamos. Equilíbrio de cores, equilíbrio de emoções e as Plantas do Sentimento são regados pelo nobre sentimento. A Mulher que cria, traz à tela sua imaginação, O Irreal ao Real. Expressa o sentimento sublime, concentra-se com maior facilidade, emoldura suas emoções e conduz essa bênção, esse talento artístico, esse dom, nasce, cresce e desenvolve, Novamente regados pelas atitudes de amor, bênção divina

Leia mais »

CRUZADO DE DIREITA

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Cruzado de Direita, com: Eduardo Negrão UFC: BORRACHINHA PERDE A LUTA E R$ 67 MIL PARA O ADVERSÁRIO Borrachinha já começou perdendo antes da luta, completamente fora do peso, ele pesou 96 kilos quando o limite era 93 para a categoria dos meio-pesados. Com isso ele já perdeu 20% da sua bolsa para o adversário – é uma punição tradicional no UFC, o lutador que se apresenta acima do peso perde 20% do seu ‘cachê que é transferido para o adversário – assim dos U$ 60 mil dólares que o brasileiro receberia, U$ 12 mil foram transferidos para o italiano Marvin Vettori (cerca de 67 mil reais). BOLSONARO LEVARÁ NO 1º TURNO. Apesar da recessão mundial causada pelo vírus chinês, apesar do ataque uníssono e diário da grande imprensa durante esses primeiros mil dias de governo minha aposta é que Jair Bolsonaro será reeleito no primeiro turno em 2022. Os sinais são claros, Lula acusou o golpe de ver envolvido (mais uma vez) num escândalo internacional porém com agravantes, o processo corre numa corte europeia e além da tradicional corrupção envolve também pesos pesados do narcotráfico. Não por acaso Lula aventou essa semana que poderia ser “apenas um cabo eleitoral em 2022”, sugerindo que pode não levar adiante sua candidatura. Dias atrás o próprio João Dória havia cogitado abrir mão de sua candidatura a presidência. É um consenso entre cientistas políticos e analistas que a 3ª via, não decolou. Por outro lado, as recepções efusivas que Bolsonaro recebe em suas andanças pelo país, de Russas (CE) até Araxá (MG), as multidões que se aglomeram a sua espera, de Sertânia (PE) a Bagé (RS) são um constrangimento para os institutos de pesquisas e seus números fictícios. A única coisa que preocupa os bolsonaristas não é um partido ou uma liderança política; é o judiciário …. JORNALISTA ‘OLD SCHOOL’ DÁ AULA PARA GRANDE IMPRENSA. Elisa Robson é uma jornalista raiz, daquelas que não conhecem o mundo apenas pelo Google. Bela como toda gaúcha (deve haver alguma lei estadual por lá, nesse sentido) e corajosa, ela mergulhou no caso do mega traficante “El Pollo” Carvajal que chocou o mundo ao revelar que a corrupção na ditadura venezuelana pode chegar a U$ 400 bilhões, cerca de dois trilhões de reais. El Pollo afirmou a justiça espanhola que vários governos de esquerda foram financiados com dinheiro do narcotráfico que esta imiscuído aos recursos federais da Venezuela. Durante longos 15 anos. Entre os diversos partidos envolvidos na Bolívia, Colômbia, Chile, Peru, Italia, destaca-se o brasileiríssimo PT e o partido que comanda a Espanha nesse momento, o Podemos. El Pollo (em português “O Frango”) chegou acitar nominalmente alguns líderes sul-americanos: Evo Morales, o falecido presidente argentino Nestor Kichner, Fernando Lugo do Paraguai além de Lula e Dillma Roussef. Sozinha Elisa vem apurando todo essa avalanche de informações sob o silencio sepulcral da Folha de SP, Estadão, Globo etc. O DISCRETO E EFICIENTE MINISTRO ROGERIO MARINHO. Ao lado do presidente da república, o potiguar Rogerio Marinho, ministro do Desenvolvimento Regional, comandou a entrega de mais uma etapa da “Jornada das Águas” uma sequência de obras que visam dar segurança hídrica à região mais árida do pais , o sertão nordestino. Na cidade de Russas (CE), Jair Bolsonaro anunciou investimentos para a região no valor de R$ 600 milhoes de reais. Marinho sai na frente para a vaga no senado pelo Rio Grande do Norte em 2022 TRUMP LANÇA REDE SOCIAL E TOCA TERROR NA EXTREMA IMPRENSA AMERICANA. O Trump Media & Technology Group, presidido por Donald Trump, disse que vai lançar uma nova plataforma de mídia social será a TRUTH SOCIAL (algo como a Verdade Social). A Trump Media concordou em se associar à Digital World Acquisition Corp, uma empresa especializada em aquisições e incorporações. Foi o suficiente para executivos das Big Techs (Google, Facebook,Microsoft) entrassem em pânico. O editor chefe da poderosa CNN, Chris Cillizza, levantou o traseiro de sua poltrona para escrever um artigo onde ele listava 3 pontos que levariam a rede social de Donald Trump ao fracasso. Bom, ele esqueceu de ‘combinar com os russos’, de cara as ações da empresa Digital World quase quadruplicaram na quinta-feira, 20/10, terminando com alta de 357%. Nada mal para quem estava“fadado ao fracasso”. __________________ Eduardo Negrao é jornalista e escritor. Insta: @prof.eduardonegrao

Leia mais »
De Papo Com, Fernanda Gabriela

De PapoCom: Fernanda Gabriela

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Com: Fernanda Gabriela @educacionalcomfernandagabriela Uma dose de conversa no seu dia. Edição: 26/10/2021 Assista os vídeos de hoje

Leia mais »

Agenda Cultural

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Atibaia segue com programação variada, trazendo cultura, aprendizado e eventos diversos durante a semana A programação desta semana em Atibaia conta com um novo evento: a Festa do Morango de Atibaia e Jarinu. A 37ª edição da festa vai começar em 23 de outubro, no Parque do Morango Duílio Maziero, e continua nos dias 24, 30 e 31 de outubro e 6 e 7 de novembro, com diversos atrativos: venda e exposição de morangos, praça de alimentação, artesanato, minishopping e apresentações culturais. Aos sábados, das 10h às 23h, e aos domingos das 10h às 20h. A entrada é gratuita. Com programção on-line, o 2º Festival Culturar-te Atibaia em Casa continua até o dia 29 de outubro, levando cultura e aprendizado, por meio de apresentações musicais, oficinas, danças e muito mais, todas as atividades promovendo os artistas locais. O festival conta com 90 atrações disponibilizadas no site oficial da Prefeitura de Atibaia e no canal do YouTube (https://bit.ly/PrefeituraEstânciaAtibaia). Para ficar por dentro de tudo que está acontecendo na cidade, confira a Agenda Atibaia. A Temporada de Dança Atibaia 2021 segue proporcionando arte em Atibaia até 6 de novembro. As apresentações são realizadas no Cine Itá Cultural (Rua Visconde do Rio Branco, 51 – Centro) de forma gratuita e os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência no local do evento. Além dos espetáculos, a programação também conta com oficinas e workshops para aqueles que desejam conhecer mais sobre a dança. Sexta-feira (22/10) Iniciando a programação da Agenda Atibaia desta semana, a Feira Noturna do Itapetinga agita a sexta-feira das 17h às 20h, na Avenida Santana, 2900 – Itapetinga. Trazendo muito aprendizado, das 18h30 às 20h, será realizada a oficina sobre Taiko, no Ciem II (Av. Industrial Walter Kloth, 1135 – Jardim Imperial). A oficina é gratuita e aberta a quem quiser conhecer o instrumento de percussão presente na história japonesa há pelo menos 1.500 anos. Não é necessário se inscrever. Já às 19h, mais um episódio do Podcast Memórias de Um Sobrado estará disponível no canal da Prefeitura no YouTube. Na sequência, será disponibilizada a apresentação musical “Aqui de Dentro – Vídeo 6: Um dia”. Encerrando as atrações de sexta-feira do Festival Culturar-te Atibaia em Casa, a palestra “Nas Entrelinhas dos Contos” terá início às 20h. Sábado (23/10) Começando a manhã de sábado com esporte, o 1º Pedal Solidário entre Grupos de Ciclismo de Atibaia e Região tem início às 8h no Fórum (Avenida Jerônimo de Camargo) e segue até o bairro Canedos, em Piracaia, e finaliza com a chegada de volta ao Fórum – totalizando mais de 25 km pedalados. Os interessados em participar devem se inscrever no endereço https://bit.ly/1pedalsolidarioatibaia e realizar a doação de 1 kg de alimento não perecível, que deve ser entregue na data e local de largada. Oferecendo diferentes atrativos, como alimentação, artesanato, flores e lazer, a Feira de Artes e Artesanato acontece todos os sábados, das 10 às 17h. São cerca de 60 expositores presentes na feira realizada no Balneário Municipal (Av. dos Bandeirantes, s/n, Parque das Águas). A Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural também acontece todos os sábados, das 10h às 17h, transformando a Praça Santa Helena (próxima ao Atacadão) em uma grande e colorida feira das mais belas e variadas flores e plantas, cultivadas por 45 produtores rurais de Atibaia. Seguindo com a programação da Temporada de Dança, o espetáculo “Mulheres que Correm com Lobos”, de Kelly Obara, terá início às 19h, no Cine Itá Cultural. Vale ressaltar que os ingressos deverão ser retirados com uma hora de antecedência, de forma gratuita, no local do evento. O show “À Flor da Pele” também agita a noite de sábado, às 19h, no canal da Prefeitura no YouTube. Domingo (24/10) A feira Jerônimo de Camargo V acontece todo domingo, das 7h às 13h. Na feira, os moradores da região poderão encontrar frutas, verduras e legumes fresquinhos, a tradicional gastronomia de feira e barracas de utilidades. Às 18h, o show “Raízes de Atibaia – 10 anos” segue com a programação do Festival Culturar-te, no canal da Prefeitura no YouTube. Na sequência, às 19h30, será realizada a contação de histórias com “A Mãe que se transformou em pó”. Segunda-feira (25/10) Na segunda, o curta-metragem “Atibaia 70 e Família Lucena” estará disponível às 20h30, no canal da Prefeitura no YouTube, complementando a programação do Festival Culturar-te. Terça-feira (26/10) A terceira videoaula de “Campo Expandido: Arte para Tempos Pandêmicos” será disponibilizada às 19h, seguida pela palestra “O Teatro Popular da Commedia Dell’arte, às 19h30. Quarta-feira (27/10) Quarta também é dia de feira! A Feira Noturna do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais) promove muita variedade para os munícipes, visitantes e turistas de Atibaia. A videoaula “Uma breve história da edição” poderá ser assistida a partir das 19h, também no canal oficial da Prefeitura no YouTube. Em seguida, a dança “F(r)icções” poderá ser prestigiada às 20h. Quinta-feira (28/10)

Leia mais »

Crônicas

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Crônicas, com: Geraldo Enfeldt CONQUISTAS. Percorremos a vida com alegrias, tristezas, tentativas e realizações, aperfeiçoando nossos caminhos. Após tempestades, a bonança, o céu mais azul, horizontes mais límpidos e vemos com clareza o que Ele nos mostra, os sinais do cotidiano. Faz com que o tempo nos faça ver com a devida verdade e clareza, para as mudanças necessárias em nossas vidas. Os dissabores nos ajudam a amadurecer e as idéias fluem com maior rapidez. Tua presença é cristalina, é límpida, vem com alegria, vem com magia, um presente Divino e peço a Ele que eu consiga caminhar com esta alegria de viver. As realizações constituem uma freqüência a todos os momentos e penso que sou abençoado todos os dias e que Ele sempre me acompanha e me sinaliza sempre sua sabedoria. Obrigado meu Deus pela minha saúde, pelo meu amor, pela minha paz e pôr essa visão que tenho do futuro mais feliz. Obrigado Senhor pôr esses meus lindos dias, obrigado pela felicidade de ser seu filho e sempre tem me mostrando o melhor caminho. Estas conquistas são suas e as quero sempre retribuir com o próximo e eu possa sempre estar em condições de ajudar. Obrigado Senhor meu Deus. CRENÇAS, Em nossa sociedade, constatamos que existe um Deus, mas existem vários caminhos para o contato com o Criador, várias formas de conhecer, de sentir esta notável presença. As crenças se multiplicam de forma geométrica, e nestas situações, penso de forma sem o senso comum, pois existe a sua verdade, a verdade do outro e a verdade. Crenças que tomam atitudes negativas, ou atitudes que se afiguram maldades, egoístas, sem pensar no próximo e um bom negócio é favorável quando pode ser bom para todos. Quando entramos em um ambiente que nos sentimos mal, qual o seu significado? No transito de nossa cidade, se por algum desentendimento brigamos com outro motorista e existir o desentendimento, o senso diferente e não entrar no clima adverso. E em poucos minutos tudo se dissipa, pois somente com paz vai existir o progresso. Neste ambiente em que nos sentimos mal, qual a atitude mais agradável, é não se deixar se influenciar pelo mau aspecto. Pois como posso dizer, depois da tempestade existe a bonança. A vida é feita de bons e maus momentos, cabe a nós prolongarmos os momentos mais felizes, caso contrário é o mesmo nos momentos menos favoráveis. Devo lembrar que o potencial de nosso cérebro utiliza somente 10% de nossa capacidade, com o decorrer desta porcentagem em aumento, seriamos gênios e os entendimentos seriam outros. Procuramos não pensar em senso comum, pois quando situações acontecem, porque os pensamentos positivos superam os negativos. Agradecemos, pois ao ente Supremo, pois esta sabedoria vem com o tempo e a experiência divina. Existe uma voz interior, ela é quase audível, te avisa, te antecipa. Existe um Deus dentro de você, o Deus interior, valorize. L I N H A S Noite fria, o vento vinha das montanhas, eu estava na varanda, balançando em minha rede, meus olhos estavam fechados apenas para sentir a brisa fria e perfumada, percebia-se uma suave música, não havia cores, mas havia luminosidade. Abri os olhos notei duas linhas que pairavam no espaço, elas possuíam luminosidade de um azul original, possuíam movimentos e sua coreografia me chamava atenção, pois elas iam se transformando em figura, uma figura de mulher. Contornos suaves combinavam harmonia de conjunto que aos poucos podíamos ver a silhueta de mulher. Cabelos compridos, fisionomia suave, lábios convidativos, suas mãos permitiam o carinho, seu corpo aconchegante tinha perfume de mulher bonita, percebia-se seu calor, calor de proximidade, tua pele estava quente, senti o teu respirar. Suas linhas alvas demonstravam feminilidade, podiam-se ver seus olhos, notei seu olhar profundo, transmitia muito afeto, seu sorriso estava sempre presente. Lábios molhados pronunciavam palavras de amor. Sua escultura estava envolta em um fino manto, se aproximava, até que nosso abraço nos tornava unos em movimentos. Passamos longos momentos de ternura, a rede balança em movimentos contínuos. Nossos lábios se conheciam com volúpia, longo momento sente prazer. Não percebemos o tempo passar, pois nossos perfumes já se misturavam, percebeu que ao clarear do dia, as duas linhas desapareceram no horizonte, não estava delirando não estava sonhando, pois, está toda magia só podia vir de você… MULHER. MÃOS DE TALENTO Integrante normal do corpo humano, mapa da vida, expressão dos sentimentos e dos sinais da vida, emite significados perceptíveis aos mais observadores, mostram amor, ódio, sensibilidade e insensibilidade. Constroem, destroem, dignificam, homenageiam, demonstram e criam. Mãos de talento, mãos divinas, mãos que abençoam, suas linhas mostram amor, caminhos, tempos de vida, prosperidade, crença, destemor. Penso agora em suas mãos, mãos femininas, mãos de sabedoria, configuração pouco comum, pensamos em humor, pensamos em labor, pensamos em criação, pensamos em vida, foge ao comum, foge o convencional para uma linda mulher, cujos atributos são peculiares. Mãos que procuram o original, mas são mãos que constantemente falam e permite que seu corpo também expresse a todo o momento. Foge ao sono, pois sua criatividade desperta para os pensamentos elevados de artista, a sublimação, a superação e no meio da noite sensibiliza, cria a arte com muito amor, pois isso lhe sobra, sua emoção é uma constante. E a coreografia de criar baila em plena noite. Suas mãos pedem o cotidiano, se alimente de criatividade, e deve possuir em sua liberdade a rara beleza que só os artistas são capazes de visualizar. Sinto falta de tuas mãos, a luminosidade que elas transmitem, são bênçãos divinas que fluem e permitem que se percebam. É um pássaro em liberdade e faz de seu vôo a pura expressão do domínio, domínio de seu campo, de sua obra. Beijo suas mãos com admiração, elevado espirito de agradecimento, agradecimento de bem querer. Percebo sempre que tuas mãos sabem elevar a estima e conduz a natureza no seu real papel. Beijo-as com carinho e as homenageio sempre, pois és simplesmente… Mulher de talento.

Leia mais »