Category: Atibaia

Praça da Amada, Alvinópolis

Domingo Livre será neste final de semana na Praça da Amada, Alvinópolis

Evento acontecerá no dia 29 de março, a partir das 9 horas A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cidadania, realizará mais uma edição do Domingo Livre no próximo dia 29 de março, dessa vez na Praça da Amada, Alvinópolis. O evento será realizado das 9h às 14h. O Domingo Livre é realizado uma vez ao mês em diferentes bairros e oferece de forma gratuita diversas atividades esportivas, culturais e recreativas, além de serviços essenciais voltados à saúde e bem-estar da comunidade. A iniciativa conta com o envolvimento de diversas secretarias municipais, garantindo uma ação integrada e completa para todos os participantes. Confira abaixo as atividades e ações que serão disponibilizadas ao público: Esporte e Lazer Além dos brinquedos infláveis, haverá atividades recreativas e esportivas, jogos de tabuleiros e resgate de brincadeiras de rua, tais como amarelinha, pula corda, etc. O público poderá conferir ainda apresentações de diversas modalidades, como pilates, taekwondo, atletismo, ginástica artística, ginástica rítmica, entre outras. Cultura e Educação No local, os munícipes também poderão curtir o espaço de troca de livros, o cantinho da leitura e um circuito de atividades educativas. Saúde As equipes da Secretaria Municipal de Saúde estarão presentes oferecendo à população vacinação, testes rápidos, escovódromo com a equipe da saúde bucal e jogos educativos sobre a dengue. Assistência Social e Defesa Animal Serão disponibilizadas ainda atividades do SUAS para primeira infância, além de cadastro para emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA). E, para aqueles que buscam um cão ou gato para fazer parte da família, haverá um espaço para adoção de animais. Defesa Civil e Segurança Pública A Defesa Civil de Atibaia estará presente com exposição dos equipamentos utilizados pela equipe. Já a Guarda Civil Municipal (GCM) participará do evento com o Canil e também realizando o patrulhamento do entorno. Ouvidoria Uma novidade nas edições do Domingo Livre neste ano é a presença da equipe da Ouvidoria de Atibaia para fazer o atendimento à população. O setor é responsável por acolher sugestões, reclamações, elogios e denúncias sobre a prestação de serviços públicos ou na condução de atividades por parte da Prefeitura. Maternidade Solidária Assim como nas edições anteriores, também será disponibilizado ao público o espaço “Maternidade Solidária”, do Fundo Social de Solidariedade, com o objetivo de proporcionar um ambiente adequado, com conforto e privacidade, no momento da amamentação e troca de fraldas. Programação voltada às mulheres Logo no início do evento, será realizada a “Caminhada com as Mulheres e Pela Vida das Mulheres”, evento promovido pelo Sindicato dos Professores de Atibaia e organizado por servidoras municipais como parte das ações do Mês da Mulher. O ponto de encontro será na Praça da Amada. Fechamento de ruas Os motoristas devem ficar atentos, pois no dia 29 de março haverá o fechamento de trecho da Rua Geraldo Cunha Barros e também a interdição de trecho da Av. Dona Gertrudes. O objetivo é garantir a segurança do público e oferecer um espaço para todos aqueles que quiserem andar de bicicleta, patins, patinete e skate ou mesmo caminhar. Recomendações A Prefeitura de Atibaia recomenda o uso de roupas leves, sapatos confortáveis, protetor solar e boné, além do uso de garrafinhas de água para se hidratar e poder aproveitar ao máximo as atividades. O Domingo Livre é uma excelente oportunidade para a população se desconectar das telas e aproveitar momentos de lazer, interação e convívio entre as famílias, em um ambiente seguro, familiar e acolhedor.

Leia mais »
Altemar Dutra Junior

Altemar Dutra Jr apresenta show de lançamento do álbum “Meu Cenário, Homenagem ao Nordeste” no Brahma.

Celebrando três décadas de trajetória e uma conexão profunda com o público nordestino, o cantor Altemar Dutra Jr. apresenta no Brahma, dia 6 de abril o show de lançamento do álbum “Meu Cenário | Homenagem ao Nordeste” — um espetáculo que traduz, no palco, toda a alegria e identidade cultural que marcam esse novo projeto. Mais do que um disco, “Meu Cenário | Homenagem ao Nordeste” é um gesto de gratidão. Um tributo direto ao povo nordestino que sempre acolheu o artista com intensidade e carinho — e que agora recebe, de volta, uma homenagem legítima, construída a partir da riqueza musical de grandes mestres da região. Gravado ao vivo em estúdio, o álbum preserva a energia crua e envolvente de um show sem filtros. E é exatamente essa atmosfera que ganha vida no palco: um espetáculo vibrante, que alterna momentos de celebração, coro coletivo e emoção, conduzindo o público por uma verdadeira viagem pelo Nordeste do Brasil. O repertório costura clássicos e canções atemporais que atravessam gerações, revelando a força cultural e afetiva dessa região tão essencial para a música brasileira. Com nove faixas, o álbum apresenta diferentes nuances do universo nordestino. A faixa-título “Meu Cenário”, de Petrúcio Amorim, surge como símbolo de identidade e pertencimento. A poesia ganha destaque em “Pedras que Cantam”, de Fausto Nilo e Dominguinhos, enquanto a saudade ecoa em “Ai que Saudade D’Ocê”, de Vital Farias. A fé e a esperança aparecem em “Deus Me Proteja”, de Chico César, e o romantismo se faz presente em “Verdadeiro Amor”, de Washington Marcelo. Já os momentos de festa tomam conta do espetáculo com os medleys “Isso Aqui Tá Bom Demais / Frevo Mulher” e “É Proibido Cochilar / Pagode Russo”, convidando o público a cantar e dançar sem reservas. O álbum também reverencia as raízes mais profundas da música brasileira com “Riacho do Navio / A Vida do Viajante”, eternizadas por Luiz Gonzaga, e encerra em clima solar com “Tropicana (Morena Tropicana)”, de Alceu Valença e Vicente Barreto — um convite à leveza, ao suingue e à celebração da vida. No palco, Altemar Dutra Jr. entrega mais do que interpretação: entrega vivência. Herdeiro de uma tradição musical que atravessa gerações, ele transforma memórias “de pai pra filho” em uma experiência sonora intensa e atual, capaz de tocar o coração de diferentes públicos. O show de lançamento de “Meu Cenário | Homenagem ao Nordeste” é, acima de tudo, um encontro. Encontro de músicas, gêneros musicais e um grande interprete, onde música, cultura e emoção se unem para celebrar o Nordeste e o Brasil — em uma noite feita para cantar junto, dançar sem cerimônia e sentir, em cada nota, o pulsar dessa homenagem. Altemar Dutra Jr. – Lançamento do álbum “Meu Cenário | Homenagem ao Nordeste” Bar Brahma Lançamento dia 07 de abril de 2026, em todas as plataformas de streaming de música Ficha Técnica Músicos: Mixagem: Masterização:

Leia mais »
Cãominhada do Itapetinga

Evento solidário: 3ª Cãominhada do Itapetinga acontece em abril em Atibaia.

Por: Bruno Papini A população de Atibaia já tem um compromisso especial marcado para o mês de abril. No dia 12, das 9h às 12h, será realizada a 3ª edição da Cãominhada do Itapetinga, no Centro Comunitário do bairro, localizado na Avenida Santana, 2900. O evento tem caráter solidário e busca apoiar ONGs e protetores independentes que atuam na causa animal no município. Para participar das atividades e concorrer aos sorteios, os organizadores solicitam a doação de 1 kg de ração para cães ou gatos, em embalagem fechada e dentro do prazo de validade. A programação começa às 9h30 com o concurso de fantasias para cães, seguido pela tradicional cãominhada, marcada para as 10h. Ao longo da manhã, o público também poderá acompanhar uma exibição de adestramento, visitar a feira de adoção responsável e aproveitar um painel instagramável para fotos, além de uma sessão especial com o Flash Click. O evento contará ainda com barracas de comidas e bebidas, estandes de marcas parceiras e sorteio de brindes. A animação musical ficará por conta do Duo And Roll. As inscrições antecipadas podem ser feitas até o dia 11 de abril por meio do Instagram oficial do evento. A iniciativa é organizada por Alex Ferro, com apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia e da Secretaria de Esporte, Lazer e Cidadania. A expectativa é reunir moradores, seus pets e amantes da causa animal em uma manhã de integração, conscientização e solidariedade. Quem desejar colaborar também pode realizar a doação antecipadamente no ponto de arrecadação de ração na Carol Pet Shop. Localizado na Av. Imperial, 1073 – Jardim Imperial, Atibaia Os organizadores reforçam o convite para que os participantes levem 1 kg de ração para cães ou gatos e, além de contribuir com a causa animal, concorram aos brindes doados pelos apoiadores do evento. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Estação de Tratamento de Água - ETA Atibaia

ETA Central avança para conclusão com tecnologia inédita e mais eficiente de filtragem

Uso de elemento filtrante de argila expandida amplia a produção de água tratada, reduz custos operacionais e coloca Atibaia na vanguarda do saneamento no Estado Desde o início de 2025, a Prefeitura de Atibaia e o SAAE vêm trabalhando para concluir a obra da ETA Central (Estação de Tratamento de Água), iniciada em 2013 e que enfrentou uma série de percalços ao longo dos anos. A atual Administração Municipal priorizou o projeto e agendou a entrega e o funcionamento da estação em operação assistida para julho, avançando para finalizar uma das demandas mais antigas e aguardadas pela população. Nesta semana está sendo concluída mais uma etapa importante, com a chegada do elemento filtrante, material que será utilizado no sistema de filtragem da água. A tecnologia, baseada em argila expandida de alta porosidade, será implantada pela primeira vez por uma companhia pública de saneamento no Estado de São Paulo, colocando Atibaia em posição de destaque na adoção de soluções inovadoras. Este elemento filtrante apresenta desempenho superior em relação aos meios convencionais, como areia e antracito. Sua alta porosidade – em torno de 60% – permite maior retenção de partículas, menor perda de carga e maior eficiência no processo de filtração. Na prática, isso significa que os filtros conseguem operar por mais tempo sem necessidade de interrupções para limpeza, além de garantir maior estabilidade e qualidade da água tratada. Com a nova tecnologia, a chamada “carreira de filtração” – período de operação contínua dos filtros – deve passar de cerca de 24 horas para até 44 horas, reduzindo significativamente a frequência de retrolavagens. Esse ganho operacional resulta em expressiva economia de água e energia. A estimativa é de redução de aproximadamente 306 mil m³ de água por ano apenas nos processos de lavagem dos filtros, volume equivalente ao abastecimento de cerca de 5.600 pessoas. Esse ganho representa um acréscimo de cerca de 4% na oferta de água tratada no município, sem necessidade de ampliação da estrutura existente. Além disso, a menor frequência de lavagens deve gerar economia anual de energia elétrica estimada em mais de R$ 1,2 milhão, contribuindo para a sustentabilidade financeira do sistema. Outro benefício relevante é a redução na geração de resíduos do processo de tratamento, tornando a operação mais eficiente também do ponto de vista ambiental. A tecnologia também proporciona maior robustez operacional, com redução de picos de turbidez no reinício dos filtros e melhoria na qualidade final da água distribuída à população. A vida útil do material filtrante é significativamente superior à dos sistemas convencionais, podendo ultrapassar 20 anos. Mesmo com investimento inicial de R$ 2,2 milhões, o retorno financeiro é considerado rápido, com prazo estimado de pouco mais de um ano, resultado direto da economia gerada na operação. Planejamento Todas as etapas da obra da ETA Central estão sendo planejadas e acompanhadas de perto por equipes técnicas, garantindo a execução adequada e eficiente de cada fase. A atual Administração tem priorizado a correta aplicação dos recursos públicos, evitando problemas registrados em anos anteriores que comprometeram o andamento do projeto. Em razão do longo período de paralisação, parte dos equipamentos adquiridos e a adutora construída há mais de 10 anos sofreram impactos pela falta de uso. Diante desse cenário, estão sendo realizados testes no sistema, como os de estanqueidade, para identificar eventuais falhas, o que tem demandado intenso trabalho das equipes de engenharia. Também foi identificado que, em gestões anteriores, um lote de antracito – material tradicionalmente utilizado na filtragem – foi perdido devido ao armazenamento inadequado, com exposição ao tempo. A partir desse diagnóstico, a Prefeitura e o SAAE adotaram um planejamento mais rigoroso, focado na economicidade, na prevenção de perdas e na adoção de tecnologias mais eficientes e duráveis, garantindo maior segurança operacional e melhor aproveitamento dos investimentos públicos.

Leia mais »
Estrada da Pedra Grande

Prefeitura realiza nova interdição na Estrada da Pedra Grande de 23 a 27 de março

Trecho seguirá fechado de 23 a 27 para garantir segurança e continuidade da pavimentação A Prefeitura de Atibaia informa que realizará nova interdição temporária em trecho da Estrada da Pedra Grande, de segunda-feira, dia 23, até sexta-feira, dia 27. A medida é necessária para dar continuidade às obras de pavimentação em andamento no local. A interdição ocorrerá logo após o portal, no sentido de subida à Pedra Grande. Já o trecho que liga o bairro do Portão, pela Estrada Laranja Azeda, permanecerá liberado para a circulação de veículos. A prorrogação é necessária para garantir a segurança e a eficiência dos trabalhos, que incluem a execução de guias, sarjetas, drenagem e da base de Brita Graduada Simples (BGS), camada estrutural essencial da pavimentação, responsável por assegurar maior resistência e durabilidade ao pavimento. A medida também evita interrupções durante os serviços, prevenindo atrasos no cronograma e retrabalho. A Prefeitura segue com as obras de pavimentação da Estrada da Pedra Grande utilizando bloquetes e asfalto ecológico, priorizando soluções sustentáveis e adequadas ao ambiente natural. A pavimentação da Pedra Grande é um dos projetos mais emblemáticos da história de Atibaia, aguardado há décadas pela população, e representa um marco para o turismo e para a proteção do principal patrimônio natural do município – a Pedra Grande, símbolo que projeta a cidade em todo o Brasil.

Leia mais »
Prefeitura de Atibaia, mudas de morango a produtores rurais

Prefeitura de Atibaia entrega mais de 430 mil mudas de morango a produtores rurais

Ação faz parte do programa municipal de incentivo à agricultura e busca fortalecer a cadeia produtiva no município, considerada a “Capital Nacional do Morango” Na manhã do dia 18 de março, a Prefeitura de Atibaia realizou a entrega de mais de 430 mil mudas de morango a produtores rurais do município. A ação aconteceu no Viveiro Municipal do Caetetuba, como parte das iniciativas de incentivo à agricultura local. As mudas, cultivadas previamente, agora passam a fomentar a cadeia produtiva de Atibaia, reconhecida como a “Capital Nacional do Morango”. A entrega faz parte do Programa Municipal de Revitalização da Cultura do Morango, que oferece suporte aos produtores rurais cadastrados, com assistência técnica, mecanização agrícola, análise de solo e doação de insumos. Mais de 40 produtores rurais foram beneficiados nesta etapa. Durante a atividade, além de receberem as mudas, os agricultores também tiveram acesso a orientações técnicas sobre plantio e manejo, contribuindo para o aumento da produtividade e a qualidade das lavouras. Atibaia se destaca pela produção de morango, especialmente pela variedade “Fênix”, cultivada no Viveiro Municipal a partir de um trabalho conjunto entre a Secretaria de Agricultura, a Embrapa e produtores locais. Com foco no fortalecimento da produção agrícola, a iniciativa busca impulsionar o cultivo do morango, valorizar o produtor rural e contribuir para a geração de renda. A proposta também favorece o desenvolvimento rural sustentável e incentiva a permanência do produtor no campo.

Leia mais »
Jardim Maracanã, Atibaia

Prefeitura entrega obra de infraestrutura e pavimentação no Jardim Maracanã

Intervenção inclui asfalto, calçadas e sistema de drenagem em vias do bairro, com foco na mobilidade e organização urbana Na manhã desta sexta-feira (20), a Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Obras Públicas, realizou a inauguração da obra de infraestrutura e pavimentação asfáltica no loteamento Jardim Maracanã. O evento contou com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil, servidores públicos, moradores da região e demais convidados que prestigiaram a entrega. A cerimônia aconteceu na Rua Ver. Joaquim Cintra Sobrinho, ponto escolhido para a entrega simbólica da obra, que incluiu a implantação de 13.124,4 m² de pavimentação asfáltica, além da construção de 4.585,22 m² de calçadas e 3.919 metros de guias e sarjetas em vias do bairro. O projeto também contemplou melhorias no sistema de drenagem, com a instalação de 2.559,1 metros de tubulação, 55 bocas de lobo e 28 poços de visita, contribuindo para o escoamento das águas pluviais. Voltada à melhoria das condições urbanas, a obra de infraestrutura e pavimentação asfáltica proporciona mais segurança, mobilidade e circulação, contribuindo para a qualificação dos espaços urbanos. A intervenção também favorece a organização viária e o uso adequado do espaço público.

Leia mais »
Câmara aprova projeto sobre poluição sonora

Câmara aprova projeto da Prefeitura sobre proteção contra a poluição sonora em Atibaia

Vereadores também aprovaram projeto do Executivo sobre concessão de auxílio-aluguel como atendimento habitacional provisório às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira, 17 de março, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 022/2025 (e respectiva mensagem modificativa), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a proteção contra a poluição sonora, estabelece diretrizes, critérios, normas e medidas de controle e fiscalização para a emissão de ruídos urbanos, e dá outras providências, em conformidade com a legislação federal e estadual aplicável. Na justificativa que acompanha o projeto, a Prefeitura esclarece que ele surge da necessidade de reformular e adequar a legislação municipal até então vigente para controle da poluição sonora. Segundo o Executivo, o objetivo é a revogação integral da Lei Complementar nº 808/2019 e suas alterações subsequentes, estabelecendo uma nova e abrangente norma que garanta a proteção da saúde, do sossego público e particular, e a preservação do meio ambiente, conforme as regras constitucionais e normas técnicas e ambientais superiores. De acordo com a Administração Municipal, a Lei Complementar nº 808/2019, embora alicerçada em uma intenção legítima de regulamentar a emissão de ruídos, revelou fragilidades jurídicas que culminaram na propositura de uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) pelo Ministério Público do Estado de São Paulo. Assim, com o PLC nº 022/2025, o Executivo pretende uma reformulação abrangente e mais apurada, incorporando todos os aprendizados e exigências da ADI, bem como as melhores práticas para o controle da poluição sonora. Conforme a Prefeitura, junto à proteção ambiental e ao sossego, a nova legislação municipal também visa preservar os costumes e tradições locais, respeitando a identidade cultural da comunidade, além de proporcionar o desenvolvimento econômico do município. Para o Executivo, o PLC nº 022/2025 responde a uma demanda social urgente e busca um equilíbrio fundamental, garantindo o direito fundamental ao sossego, à saúde pública e à convivência urbana harmoniosa, mas também assegurando a necessária dosimetria entre essa proteção e o desenvolvimento da cidade. Vale lembrar que a tramitação do Projeto de Lei Complementar nº 022/2025 contou com a promoção de Audiência Pública na Câmara. Auxílio-aluguel Na sessão desta terça-feira (17), a Câmara Municipal também aprovou o Projeto de Lei n° 03/2026, de autoria do Poder Executivo, que altera a Lei Nº 4.807 de 28 de outubro de 2021, que dispõe sobre a concessão de auxílio-aluguel como atendimento habitacional provisório às pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica no município da Estância de Atibaia. Conforme o Executivo, o projeto busca atualizar o valor do benefício para 115 (cento e quinze) Unidades de Valor de Referência do Município (UVRM) mensais. De acordo com a Prefeitura, o valor atual de R$ 400,00 encontra-se defasado, não sofrendo reajustes desde sua instituição em 2021, e, nos últimos meses, foi observada uma elevação expressiva no custo de vida no município, especialmente nos valores de locação residencial, o que tornou o auxílio atual insuficiente para garantir o acesso à moradia adequada e segura – direito social fundamental previsto no artigo 6º da Constituição Federal. Na justificativa que acompanha o projeto, a Administração Municipal ainda ressalta que eliminou a lista de espera existente desde fevereiro de 2024 e que há previsão orçamentária específica para o exercício subsequente, garantindo a execução da medida sem impactos financeiros extraordinários não previstos.

Leia mais »
Praça Alvise Abramo, Praça da Amada, Alvinópolis

Caminhada com as Mulheres e Domingo Livre ocorrerão neste domingo na Praça da Amada.

Iniciativa organizada por servidoras municipais faz parte das ações do Mês da Mulher e convida toda a população a participar de mobilização pelo fim da violência contra as mulheres Atibaia terá no dia 29 de março, às 8h, a “Caminhada com as Mulheres e Pela Vida das Mulheres”, um evento realizado pelo Sindicato dos Professores de Atibaia e organizado por servidoras municipais como parte das ações do Mês da Mulher. Com o tema do enfrentamento à violência contra as mulheres, a caminhada reunirá cerca de 150 servidoras. Apesar de ser uma iniciativa promovida por servidoras da Prefeitura, todas as mulheres, famílias e a comunidade em geral estão convidadas a participar. O ponto de encontro será na Praça Alvise Abramo (Praça da Amada), no Alvinópolis, onde estará acontecendo mais uma edição do “Domingo Livre”. A ação também terá caráter solidário, com arrecadação de absorventes, que serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade. As servidoras que se inscreveram para participar da caminhada receberão as camisetas do evento mediante a doação dos itens. A iniciativa busca chamar a atenção da população para a importância do respeito, da proteção e da valorização das mulheres, além de reforçar a necessidade de combater todas as formas de violência. A caminhada também pretende incentivar a união da comunidade em torno da promoção da igualdade e do cuidado com a vida das mulheres. O evento conta com apoio cultural da New Saúde Leader e apoio da Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Recursos Humanos. LEIA TAMBÉM: “Domingo Livre – Edição Ruas Livres” tem mudança de horário

Leia mais »
Estação Solidária, bairro Iara

Estação Solidária Itinerante chega ao bairro Iara com doações na próxima sexta-feira (27)

A 6ª edição da ação do Fundo Social de Solidariedade de Atibaia acontece das 12h às 15h, no Centro Comunitário do bairro, com distribuição de roupas, calçados, alimentos e itens de casa às famílias em situação de vulnerabilidade social O Fundo Social de Solidariedade de Atibaia realiza, na próxima sexta-feira, dia 27 de março, mais uma edição da Estação Solidária Itinerante. A ação acontece das 12h às 15h, no Centro Comunitário do bairro Iara, localizado na Estrada do Campo Limpo, s/nº, junto à EMEF Marcos Scarelli. A iniciativa consiste na montagem de uma estação de doações com roupas, calçados, itens para casa e alimentos, organizados como uma “lojinha solidária”, onde os participantes podem escolher gratuitamente os produtos conforme suas necessidades. O projeto tem como objetivo facilitar o acesso de famílias em situação de vulnerabilidade social aos donativos, levando os atendimentos a bairros mais afastados e ampliando o alcance das ações do Fundo Social. A versão itinerante integra as políticas de assistência social do município e conta com edições mensais em diferentes comunidades. Para organizar o atendimento e possibilitar que mais famílias sejam contempladas, haverá limite de retirada de itens por pessoa. O acesso será por ordem de chegada, mediante apresentação de documento de identificação com nome e CPF, além de comprovante de endereço. As retiradas devem ser feitas presencialmente, não sendo permitido receber itens em nome de terceiros. Solidariedade que aproxima Iniciada em setembro de 2025, a Estação Solidária Itinerante tem registrado grande receptividade do público, promovendo mais dignidade, acessibilidade e autonomia às famílias atendidas. A ação já passou pelos bairros Caetetuba, Jardim Imperial, Boa Vista, Tanque e Portão, em Atibaia, aproximando as doações de quem mais precisa e reconhecendo que roupas e demais donativos vão além da função prática, contribuindo também para a autoestima, a identidade e a inclusão social.

Leia mais »