
Atividade aberta ao público oferece aos visitantes a oportunidade de conhecer o patrimônio histórico de 250 anos no centro de Atibaia
O Casarão Julia Ferraz, espaço cultural e patrimônio histórico localizado no centro de Atibaia, realiza neste final de semana uma visita mediada gratuita com a tradução e interpretação em Libras, visando ampliar o acesso ao espaço cultural e sua história. A atividade acontece no dia 21 de fevereiro, sábado, em sessão única às 15h. A participação é gratuita, com limite de chegada até às 15h15.
Aberta ao público, a visita mediada possibilita aos visitantes conhecer o andar superior do casarão, com numerosas salas e quartos, além de móveis e objetos antigos, acumulados ao longo de seus 250 anos de história. O percurso inclui ainda o andar térreo, com banheiro e cozinha originais, o jardim feito em estilo clássico, com canteiros de tijolos formando desenhos simétricos, e o acervo documental composto por livros, jornais, revistas e registros dos séculos XVIII, XIX e XX.
Durante a visita, serão apresentadas informações sobre a história do imóvel e de seus moradores, que remontam à época do império, detalhes sobre sua construção em taipa, aspectos da vida cotidiana na época e a trajetória do Casarão Julia Ferraz como espaço cultural desde 1975.
A atividade integra o Projeto Salvaguarda e Difusão do Acervo do Casarão Julia Ferraz, que promoveu a preservação de cerca de 400 itens históricos — entre livros, partituras, jornais, fotografias e documentos dos séculos XVIII, XIX e XX — com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do município de Atibaia.
Os títulos do acervo podem ser consultados online pelo site: AQUI. Pesquisas presenciais podem ser agendadas pelo e-mail.
Sobre o Casarão Julia Ferraz
Construído por volta de 1776, o Casarão Julia Ferraz (ou Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz) é um dos principais patrimônios históricos e culturais de Atibaia, tombado pelo CONDEPHAAT em 1975. Desde então, abriga projetos culturais e educativos, como exposições, apresentações artísticas, oficinas e ações de memória. O espaço é reconhecido como Ponto de Cultura (Federal e Estadual) e Ponto de Memória pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).
A gestão é realizada pela AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, entidade responsável por iniciativas de preservação, difusão cultural e manutenção do imóvel e seu acervo.
Serviço:
Visita mediada gratuita com acessibilidade em Libras (sessão única)
Local: Casarão Julia Ferraz (Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz) – Rua José Lucas, 11, Centro, Atibaia
Data: 21 de fevereiro de 2026 (sábado)
Horário: 15h, com limite de chegada até 15h15
Entrada gratuita
Acessibilidade: a atividade contará com tradução e interpretação em Libras
Mais informações podem ser acompanhadas nas redes sociais do espaço:
- Instagram: @casaraojuliaferraz
- Facebook: Casarão Julia Ferraz











