
Na tarde de sexta-feira (10), a Secretaria Estadual de Saúde confirmou a informação de que, em Atibaia, tem o 1º caso em investigação de paciente com intoxicação por metanol.
Até o momento, não foram divulgadas informações sobre o paciente ou provável local de contaminação. O caso é investigado por equipes da Vigilância Sanitária estadual.
Desde janeiro deste ano, Atibaia vem realizando operações de fiscalização em estabelecimentos comerciais com o objetivo de coibir a perturbação do sossego e eventuais práticas ilícitas. Entre elas está a venda de bebidas alcoólicas falsificadas, tema que ganhou ainda mais destaque nacionalmente após recentes casos de intoxicação por bebidas adulteradas em diversas regiões do país.
De acordo com o Ministério da Saúde, até o momento foram registradas 223 ocorrências de intoxicação por metanol no Brasil, incluindo casos confirmados e em investigação. O estado de São Paulo concentra a maior parte das notificações, com 14 casos confirmados e outros 178 em análise.
Em todo o estado de SP, são 185 casos, sendo 160 em investigação e 25 confirmados. Entre os 25 casos confirmados, seis são de pacientes que morreram por causa do metanol.
Em São José dos Campos, teve um caso confirmado e nove casos suspeitos de intoxicação por metanol, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Ainda segundo o levantamento do governo, cinco casos foram descartados, pois exames comprovaram que não houve intoxicação por metanol.
De acordo com o governo estadual, esses nove casos são os únicos em investigação no Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e região bragantina. A Polícia Civil de São Paulo investiga se os casos de intoxicação por metanol têm como origem garrafas de bebidas destiladas higienizadas com a substância. Esta é a principal linha de investigação das autoridades.
Em Nota: A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público esclarecer informações que têm circulado sobre suposto caso de intoxicação por metanol em nosso município.
Gostaríamos de informar, que não há, até o presente momento, nenhum caso confirmado de intoxicação por metanol registrado em Atibaia. Tivemos um caso suspeito mas foi descartado após exames e avaliação clínica.
Reforçamos nosso compromisso com a saúde e segurança de todos os cidadãos de Atibaia. Nossas equipes de saúde estão vigilantes e preparadas para qualquer eventualidade, e qualquer informação relevante e verificada será comunicada pelos canais oficiais da Prefeitura.
Agradecemos a colaboração de todos na manutenção de um ambiente informativo responsável e seguro.
LEIA MAIS EM:
Atibaia intensifica fiscalização no combate à venda de bebidas falsificadas.













