Prefeitura de Atibaia distribui álbuns de figurinha maio amarelo.

Ação educativa envolve estudantes das escolas municipais e fecha o mês de conscientização sobre segurança no trânsito.

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Prefeitura de Atibaia distribui álbuns de figurinha maio amarelo.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Ação educativa envolve estudantes das escolas municipais e fecha o mês de conscientização sobre segurança no trânsito.

Na última semana deste mês dedicado à conscientização sobre segurança no trânsito, a Prefeitura de Atibaia promove uma ação educativa entre estudantes das escolas municipais, distribuindo a alunos do Ensino Fundamental I álbuns de figurinhas que exploram a temática. A iniciativa fecha a campanha de prevenção a acidentes coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano dentro do movimento global Maio Amarelo, que em 2021 trouxe o tema: “Respeito e responsabilidade: pratique no trânsito”.

Procurando chamar a atenção de todos para a colaboração que cada um pode dar na missão de reduzir os tristes números de acidentes, lesões e mortes que acontecem diariamente no trânsito – muitos deles evitáveis com atitudes mais respeitosas, gentis e prudentes – agentes de trânsito promoveram abordagens educativas entre os motoristas em algumas vias da cidade e nas escolas, placas educativas foram instaladas nos trechos da ciclovia que já estão prontos e as fachadas de prédios públicos receberam iluminação especial na cor amarela. Isso sem contar as matérias e vídeos abordando diversos temas relacionados a esse assunto que foram divulgados no site e nas redes sociais da Prefeitura.

Um trânsito mais seguro para todos depende de exercermos com responsabilidade, gentileza e cautela os diversos papéis que cada um de nós desempenha nesse contexto. Em relação às crianças, fica evidente a importância de ações educativas como essa quando temos em conta que, de acordo com o mais recente estudo da Organização Pan-Americana de Saúde (PAHO), os acidentes de trânsito são a principal causa de morte no mundo entre crianças de 5 a 14 anos. O Brasil repete essa triste realidade: os últimos dados divulgados do Datasus, plataforma de dados do Ministério da Saúde, também apontam o trânsito como a principal causa de morte acidental de crianças com menos de 14 anos.

Educar para o trânsito

Segundo a ONG de prevenção a acidentes na infância “Criança Segura”, todos os dias no Brasil, 3 crianças com menos de 14 anos perdem a vida e outras 29 são hospitalizadas em razão de acidentes de trânsito. Os últimos dados divulgados pelo Ministério da Saúde indicam que na maior parte (cerca de 36%) desses acidentes fatais, a criança estava na condição de ocupante de um veículo e os atropelamentos (quase 30%) são a segunda maior ocorrência. O que ajuda a entender de que modo atitudes como a utilização adequada dos equipamentos de retenção infantil (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação) e atravessar na faixa de pedestres ou passarela sempre que houver uma disponível podem ajudar a diminuir os riscos de acidente e, consequentemente, trabalhar para reduzir esses trágicos números.

Atuar preventivamente, investindo em educação para o trânsito, é outra forma de trabalhar para transformar essa realidade. Para marcar este mês dedicado à prevenção dos acidentes de trânsito e o final da campanha, as secretarias de Educação e Mobilidade organizaram essa ação educativa, que inicialmente contemplou os alunos da EMEIF Rosiris Maria Andreucci Stopa. No total, mais de 4 mil álbuns serão distribuídos nas ações que estão acontecendo pela cidade para promover os princípios do trânsito seguro e, ao longo do ano, também serão distribuídos a estudantes de outras escolas municipais.

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.