
Zagati no Mini Cine Tupy na periferia de Taboão da Serra: sua história ganhou o mundo e volta às telas
Lançado há 23 anos, filme de 17 minutos mostra como homem da periferia de Taboão da Serra criou o próprio cinema e promovia sessões para a comunidade no Mini Cine Tupy; produção venceu o festival de Gramado, Cine-PE e percorrerá festivais no próximo ano
No próximo dia 10, sexta-feira, o documentário Zagati, premiado em vários festivais, inclusive em Sundance, no ano de 2002, volta aos cinemas. A exibição especial, em cópia restaurada em 4K, acontece gratuitamente no Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, o Ecocine, às 14 horas, na Estação Sesi de Cultura, em Atibaia. A programação deste evento percorrerá 26 unidades do SESI em todo o Estado.
A produção, de 17 minutos, apresentou ao mundo a história sensível e inspiradora de José Luiz Zagati, um reciclador de lixo de Taboão da Serra (SP) que promovia sessões gratuitas de cinema na periferia da cidade aos finais de semana. Após passar anos revirando o lixo dos outros, o apaixonado por cinema conseguiu juntar pedaços de filmes e de equipamentos suficientes para montar um uma pequena sala de projeção em sua própria casa. O criador do Mini Cine Tupy, retratado no filme, morreu em 2016.
Filme foi restaurado em Londres
Restaurado em 4K, pelo Orchard Film, Kodak Film Lab, em Londres, com a coordenação e apoio das empresas brasileiras Runner Filmes e Tamburi Filmes, Zagati teve uma trajetória de sucesso. Foi reconhecido com a menção honrosa de melhor documentário em Sundance, um dos principais festivais cinematográficos do mundo. Também recebeu dezenas de prêmios, inclusive no Festival de Gramado, o prêmio especial do júri e o prêmio aquisição Canal Brasil, e ainda o melhor roteiro no Cine-PE, entre outros.
Além do Festival Ecocine, o documentário já tem exibições programadas até 2027.
Serviço
- Zagati no Festival Ecocine
- Exibição dia 10 de outubro às 14 horas
- Estação Sesi de Cultura
- Entrada gratuita
- Para mais informações, acesse https://ecocine.eco.br/
- Para acessar a programação do Festival no interior de São Paulo e reservar os ingressos para as sessões, acesse AQUI.
por: Marcos Morelli