Category: Atibaia

Cavalhada de Atibaia

Cavalhada de Atibaia celebra mais de dois séculos de tradição no dia 26 de dezembro

Manifestação histórica do Ciclo Natalino reúne fé, cultura e identidade atibaiense A Cavalhada é uma das manifestações culturais mais tradicionais de Atibaia, preservada há mais de dois séculos e reconhecida como um dos símbolos da identidade do município. No dia 26 de dezembro, os cavaleiros irão se concentrar a partir das 8h na propriedade de Claudio Binatti, de onde iniciarão o trajeto a partir das 9h, com previsão de chegada às 10h na Igreja do Rosário, onde receberão as bençãos do pároco. Depois, seguirão em cortejo pelas ruas da cidade em um ato de fé e devoção a Nossa Senhora. Em respeito a essa tradição secular, a Prefeitura de Atibaia tem realizado reuniões com a comissão organizadora e oferece total apoio à execução não apenas da Cavalhada, mas de todos os eventos que integram o Ciclo Natalino. Participam da logística e da estrutura da festividade as Secretarias de Mobilidade e Planejamento Urbano, Agricultura, Serviços, Educação, Meio Ambiente e Defesa Animal, Segurança Pública, Cultura, Comunicação e Turismo, com o objetivo de garantir segurança aos participantes e à população, proteção aos animais e organização das vias públicas, assegurando a continuidade dessa expressão histórica e cultural.Informações detalhadas sobre a Cavalhada — como alterações no trânsito, apoio operacional, definição de trajeto e atuação das secretarias envolvidas — foram publicadas em decreto na Imprensa Oficial do Município. História Registros históricos indicam que as manifestações do Ciclo Natalino – incluindo as Congadas e a Cavalhada — já eram realizadas em Atibaia desde o final do século XVIII e início do século XIX, consolidando-se como tradições transmitidas de geração em geração. De acordo com a pesquisadora Lilian Vogel, no livro “Viva São Benedito! Viva a Mãe do Rosário! – A dança da Congada e as tradições seculares em Atibaia no Ciclo Natalino”, durante muitos anos a Cavalhada ocorreu fora do período tradicional do Ciclo Natalino para não prejudicar o comércio local. Essa mudança, porém, acabou enfraquecendo seu caráter religioso. “A partir de 2001, a Cavalhada voltou a acontecer no dia 26, não importando qual o dia da semana”. Simbolismos A Cavalhada é marcada por forte simbolismo. Conta-se que os cavaleiros buscavam o “festeiro”, conduzindo-o em cortejo pelas ruas centrais da cidade. Eles partiam do bairro da Ponte, subiam a Avenida São João, passavam pela antiga Casa de Câmara e Cadeia (atual Museu Municipal), contornavam a Igreja Matriz de São João Batista e seguiam pela Rua José Lucas até a Igreja do Rosário, onde realizavam as tradicionais três voltas. À frente vinham os mascarados, que cortejavam as donzelas e trocavam flores lançadas das janelas das casas. Na última volta, o “rei” desmontava, entrava na igreja para suas orações, enquanto a Banda Musical já se apresentava no centro da cidade. Em seguida, voltava a montar e era conduzido pelos demais cavaleiros até sua residência, encerrando o cortejo.

Leia mais »
prefeito Daniel Martini

Daniel Martini destaca os avanços nas políticas de desenvolvimento econômico e habitação, em prestação de contas

Políticas de incentivo ao empreendedorismo, atração de investimentos e ampliação do acesso à moradia marcam o ano, com foco no crescimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população A Prefeitura de Atibaia segue apresentando os avanços e conquistas alcançados ao longo deste ano, destacados pelo prefeito Daniel Martini no evento de prestação de contas do governo, realizado no último dia 8, no Cine Itá. Nesta etapa da série de matérias, o foco está nas áreas de Desenvolvimento Econômico e Habitação, setores estratégicos que vêm impulsionando a geração de emprego e renda, a atração de investimentos e a ampliação do acesso à moradia, contribuindo para o crescimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida da população. Atibaia segue em franco desenvolvimento e, para crescer de forma sustentável, tem investido no apoio ao empreendedorismo. A Prefeitura vem facilitando a abertura de empresas e adotando políticas públicas voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios. Esse trabalho resultou no reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo, que certificou o município com o “Selo Ouro” e o “Selo Inovação” do programa Facilita SP Municípios 2025, evidenciando ações inovadoras que fortalecem a economia local e a geração de empregos. Atibaia ocupa o 17º lugar no ranking de cidades com melhor “ambiente de negócios”, segundo dados da Firjan. Uma grande evolução, tendo em vista que ocupava além do 100º lugar. Em convênio com o Governo do Estado, a partir de 2026 a cidade terá um espaço para atendimento do Desenvolve SP e Programa Município Global, da INVEST SP,  na sede da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Com isso, o município não só atenderá os MEIs e microempreendedores com linhas de crédito voltadas ao seu desenvolvimento e com as menores taxas, mas também micros, pequenas e médias empresas, por meios dessas parcerias entre as Secretarias de Desenvolvimento Econômico de Atibaia e de São Paulo. Desde janeiro, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico atua na desburocratização da administração pública. Empreendedores que desejam abrir empresas na cidade podem utilizar o portal Integrador Estadual, do Facilita SP, plataforma que integra e coleta informações sobre atividades econômicas, permitindo a inserção de dados e o acompanhamento de todo o processo de licenciamento dos órgãos municipais por meio de um sistema online integrado ao Estado. A iniciativa simplifica a obtenção de licenças municipais e estaduais e é considerada pioneira no Estado de São Paulo. Com foco na modernização da gestão, a Prefeitura também participa de treinamentos oferecidos pelo Governo do Estado, dentro do programa Facilita SP, e dá andamento ao Programa de Modernização Administrativa e Tributária (PMAT), que tem como objetivo otimizar o atendimento ao público e reduzir a burocracia. O município aderiu ainda à plataforma Trampolim, do Governo do Estado de São Paulo, voltada ao impulsionamento da empregabilidade, à promoção da inclusão produtiva e ao fortalecimento do desenvolvimento econômico local. A ferramenta digital gratuita reúne vagas de emprego atualizadas, cursos de qualificação profissional, orientações de carreira e apoio à recolocação no mercado de trabalho. O fortalecimento da economia local também passa pela realização de eventos estratégicos. Em outubro, a Prefeitura promoveu a 3ª Expo Industrial e de Serviços de Atibaia, consolidada como uma importante plataforma de fomento econômico e integração entre o poder público, a iniciativa privada e a sociedade civil. O evento cria ambientes favoráveis à geração de novos negócios, à atração de investimentos e à difusão de conhecimento, sendo hoje considerado o maior do segmento na região. Outro destaque é o trabalho desenvolvido com as quatro cadeias produtivas do município, formadas por micro, pequenas e médias empresas que atuam de forma cooperativa para fortalecer o desenvolvimento econômico regional. Atibaia conta com cadeias voltadas ao agronegócio, autopeças, tecnologia e inovação e turismo corporativo, impulsionadas por iniciativas como o programa “Conecta Atibaia”, que promove a integração entre empresas, produtores e inovação por meio de feiras, rodadas de negócios, ações de qualificação e do projeto de implantação de um Centro de Inovação Tecnológica (CIT). O Centro de Inovação Tecnológica de Atibaia (CIT), inclusive, obteve reconhecimento do Governo do Estado de São Paulo, reforçando o trabalho de apoio ao setor econômico desenvolvido no município. O CIT é um projeto estratégico da Prefeitura, em parceria com o Instituto Constanta, voltado à criação de um polo de inovação, empreendedorismo e tecnologia, com espaços de coworking, incentivo a negócios de base tecnológica, apoio a estudantes e integração entre o setor público, privado e universidades. Habitação Na área da Habitação, Atibaia também registrou conquistas significativas em 2025. Entre elas está o recebimento de 24 unidades de moradia por meio do Programa Vida Longa, destinadas a idosos em situação de vulnerabilidade social. O serviço socioassistencial é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa Casa Paulista, em parceria com a Prefeitura de Atibaia, oferecendo moradia assistida e acessível. Os beneficiários serão chamados a partir do próximo ano. No âmbito do programa “Minha Casa, Minha Vida”, 200 unidades habitacionais estão em fase de aprovação para o Condomínio Vila Esperança I, além de outras 200 unidades do Vila Esperança II, já aptas para o início das obras. Pelo CDHU, encontra-se em andamento o processo licitatório para a contratação da empresa responsável pela construção de 265 unidades habitacionais do Conjunto Habitacional Atibaia G. Na Habitação de Interesse Social, foram registrados 350 atendimentos ao longo do ano, com mais de 90 beneficiários do Programa Auxílio-Aluguel e mais de 10 atendidos pelo Programa Auxílio-Moradia. Os processos de regularização fundiária representam um compromisso com o desenvolvimento urbano ordenado e sustentável, permitindo que o município planeje e execute políticas públicas voltadas à infraestrutura, mobilidade, meio ambiente e qualidade de vida. A ação promove a função social da propriedade, estimula a resolução de conflitos e previne o surgimento de novos núcleos urbanos informais. Neste ano, foram realizadas 38 legitimações fundiárias no Portal Ouro Verde, 52 matrículas por meio do REURB – Regularização Fundiária Urbana, além da inserção de 35 novos núcleos urbanos informais no Programa Cidade Legal. Outro dado relevante é o avanço de 43% nos processos de regularização

Leia mais »
ABRAPEC de Atibaia

ABRAPEC de Atibaia realizou a sua tradicional confraternização de Natal.

A ABRAPEC realizou, na manhã do dia 17 de dezembro, a sua tradicional confraternização de Natal na unidade de atendimento localizada na cidade de Atibaia. O evento reuniu pessoas em tratamento do câncer cadastradas pelo departamento de serviço social da associação e foi marcado por momentos de emoção, acolhimento e celebração da vida. Celebrar o Natal após vencer a luta contra o câncer possui um significado profundo, pois simboliza um recomeço, a valorização da vida e a celebração da força e da vitalidade dos sobreviventes. É um momento de reafirmar a esperança e a gratidão pela saúde recuperada e pela oportunidade de estar ao lado de quem se ama. A abertura da confraternização foi conduzida pelo psicólogo Laerte David, que levou uma mensagem de otimismo e perseverança aos participantes, verdadeiros exemplos de luta e esperança. “Desejo que todos tenham um ótimo Natal e um 2026 com muita saúde e prosperidade. Agradeço a todas as pessoas que direta ou indiretamente colaboram para que a ABRAPEC possa, a cada ano, atender um número maior de pessoas. Tenho a certeza de que continuaremos contando com o apoio de vocês em 2026. Que Deus abençoe a todos”, finalizou o psicólogo. Em um ambiente totalmente decorado, a confraternização contou com a presença do Coral ABRAPEC, formado por pessoas atendidas pela associação. Durante o encontro, os participantes puderam saborear diversos doces, salgados e outras delícias, gentilmente doados pelo comércio local. Participar das tradições natalinas ajuda os sobreviventes a se reconectarem com a vida antes da doença, reafirmando sua identidade para além do papel de paciente oncológico. Ao final do evento, foram entregues cestas natalinas e uma bolsa personalizada com a logomarca da ABRAPEC, contendo frios para a ceia de Natal. ABRAPEC – Unidade Atibaia

Leia mais »
ligações de esgoto, Parque das Nações

Daniel Martini reforça ações de prevenção a enchentes e alagamentos em diversos pontos da cidade.

A Prefeitura de Atibaia está executando importantes obras de prevenção a enchentes em diversos pontos da cidade. Nesta semana o prefeito Daniel Martini esteve na avenida Maria Alvim Soares, no bairro Jardim Alvinópolis acompanhando de perto o andamento das intervenções, que têm como objetivo minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas no município. Segundo o prefeito, a região é historicamente afetada por alagamentos, especialmente no trecho mais baixo da avenida. Diante disso, a equipe técnica da Prefeitura realizou estudos que apontaram a necessidade da abertura de uma nova canaleta, além da instalação de uma grelha de grande porte pesando 40 toneladas. A nova estrutura permitirá a captação eficiente das águas pluviais, que chegam com grande velocidade das áreas mais altas do bairro, direcionando o volume corretamente para a tubulação existente sob o asfalto, melhorando significativamente o escoamento. Além dessa intervenção, o projeto prevê a execução de mais duas obras semelhantes ao longo de pontos estratégicos da Avenida Maria Alvim Soares, bem como a implantação de oito novas bocas de lobo. Também está sendo realizada a desobstrução de todo o sistema de drenagem já existente. De acordo com Daniel Martini, a expectativa é de que essas obras iniciais tragam uma melhora significativa no escoamento das águas e reduzam consideravelmente os impactos das chuvas intensas na região. Após a conclusão, uma nova avaliação será feita para verificar a eficácia das medidas e a necessidade de novas intervenções. Outras obras de prevenção a enchentes e alagamentos também estão em andamento em diferentes pontos do município, como nos bairros Jardim do Lago, Jardim Paulista e Estância Lynce. As ações fazem parte de um conjunto de medidas adotadas pela administração municipal para enfrentar um problema histórico da cidade. Com foco em cuidado, prevenção e ação, a Prefeitura de Atibaia reforça o compromisso de investir em infraestrutura e segurança, sempre pensando no bem-estar da população. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
estudantes da Rede Municipal de Atibaia

Cerimônia “Alunos Destaques 2025” homenageia 347 estudantes da Rede Municipal de Atibaia

Evento reconheceu medalhistas de olimpíadas nacionais do conhecimento e finalistas do concurso cultural da cidade no Cine Itá A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Educação, realizou na segunda-feira passada (8 de dezembro) a cerimônia de reconhecimento “Alunos Destaques 2025”, no Cine Itá, reunindo 347 estudantes que se destacaram em três importantes olimpíadas nacionais do conhecimento e em um projeto cultural da cidade ao longo do ano. A iniciativa tem como propósito valorizar o empenho, o talento e a dedicação dos alunos da Rede Municipal de Ensino. Nesta edição, foram homenageados 321 medalhistas de três importantes olimpíadas educacionais — a Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG), a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP – edição 2024) e a Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA) — além de 26 finalistas de um concurso cultural promovido em parceria com o Fundo Social de Solidariedade. Na MOBFOG, 78 alunos receberam reconhecimento, todos da EM Professora Rita Lourdes Cardoso de Almeida Alvim. Na OBMEP 2024, 93 estudantes de diferentes unidades foram premiados. Já na OBA, 22 alunos tiveram seu desempenho destacado, representando escolas como o CIEM I Professora Elizete Rodrigues e a EM Professora Maria Helena Faria Ferraz. A Secretaria de Educação também entregou certificados de reconhecimento aos 128 medalhistas da OBMEP 2025, cujas medalhas já haviam sido distribuídas anteriormente pelas escolas. No âmbito cultural, foram homenageados os 26 finalistas do Concurso Cultural da Campanha do Agasalho, premiados pelas melhores produções de texto e desenhos. Cultura escolar fortalecida Integrada ao calendário anual de reconhecimento da Secretaria de Educação, a edição 2025 do “Alunos Destaques” contou com medalhas fornecidas pelas próprias organizações das olimpíadas aos estudantes com desempenhos notáveis. Para tornar o momento ainda mais especial, a Secretaria organizou a cerimônia de entrega dos certificados e a confraternização no final do evento, reforçando a construção de uma cultura escolar positiva e o fortalecimento dos vínculos entre escola e alunos. A programação contou com abertura solene, execução dos hinos Nacional e de Atibaia, participação de autoridades municipais e apresentação artística do grupo de Ginástica Rítmica Atibaia, com o espetáculo “Um milhão de sonhos”. A cerimônia reforçou o trabalho do município com a valorização do conhecimento e com o estímulo à participação dos estudantes em projetos pedagógicos, avaliações externas e ações culturais, fortalecendo uma cultura escolar que incentiva dedicação, talento e solidariedade.

Leia mais »
Prefeitura de Atibaia

Prefeitura de Atibaia divulga a programação da Zeladoria Municipal

Cronograma conta com serviços de roçada, poda, tapa-buraco, manutenção de estradas, iluminação pública e drenagem em diversos bairros de Atibaia Com foco na manutenção dos espaços públicos e na melhoria da infraestrutura urbana, a Prefeitura de Atibaia realizará, entre 15 e 23 de dezembro, uma série de serviços de zeladoria em diferentes regiões do município. A programação inclui roçada, poda de árvores, varrição mecanizada, tapa-buraco, manutenção de estradas, ações na iluminação pública, além de serviços de drenagem e reparos emergenciais. Roçada Poda de árvores Os serviços de poda serão realizados em conjunto com a Elektro nos bairros Jardim Cerejeiras, Alvinópolis e Portão. Varrição mecanizada e recolhimento de resíduos O caminhão de varrição mecanizada atenderá a Avenida Brasil (Chácaras Brasil), Nova Atibaia e a Avenida Copacabana (Palavra da Vida, sentido Jardim Imperial). Tapa-buraco As frentes de trabalho contemplarão os bairros Maristela I e II, Loanda, Jardim dos Pinheiros, Jardim 3º Centenário, Guaxinduva, Jardim Morumbi, Itaperi, Nirvana, Centro, Jardim Pacaembu, Estância Lince, Retiro das Fontes, Jardim Jaraguá e a Avenida Major Alvim (Alvinópolis). Manutenção de estradas Os serviços estão programados para Itapetinga, São Fernando do Valley, Jardim Paulista e Chácaras Interlagos. Trator roçadeira – estradas Atuação prevista em Alvinópolis II, Jardim das Palmeiras e Jardim Imperial. Iluminação pública Manutenção: atendimento por meio da Ouvidoria e do sistema 1Doc. Modernização (LED): troca de luminárias na Avenida Lucas Nogueira Garcez, no sentido Alto da Lucas até o McDonald’s. Retrofit de praças e iluminação ornamental: Monumento do Morango (entrada da cidade), Monumento “Eu Amo Atibaia” (Centro de Convenções), Praça do Museu, calçadão, fachada do SAAE e caixa d’água do SAAE. As equipes da Zeladoria Municipal também atuarão em diversos bairros, de acordo com a demanda, realizando reparos emergenciais, serviços de drenagem e limpeza de bocas de lobo. A programação poderá sofrer alterações em função de condições climáticas ou operacionais. As solicitações de serviços e o acompanhamento dos atendimentos podem ser feitos pelos canais oficiais do município  (ouvidoria ou via 1doc).

Leia mais »
cursos gratuitos em Atibaia

Sebrae-SP seleciona 375 empresas na região para programa gratuito de inovação em 2026.

ALI Produtividade oferece acompanhamento personalizado para MEs e EPPs; inscrições devem ser feitas on-line  O Sebrae-SP está com inscrições abertas para o programa ALI Produtividade – Ciclo 2026, iniciativa gratuita voltada para Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs) interessadas em inovar, aumentar a produtividade e melhorar a gestão do negócio. Ao todo, são 375 vagas disponíveis em Guarulhos, Atibaia, Mairiporã, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis e Piracaia. O programa tem duração de seis meses e oferece acompanhamento exclusivo de um Agente Local de Inovação (ALI), profissional capacitado pelo Sebrae-SP que atua diretamente dentro da empresa, sem necessidade de deslocamento do empresário.Durante o período, os participantes recebem diagnóstico personalizado do negócio e apoio prático para identificar oportunidades de melhoria, reduzir custos, aumentar o desempenho e implementar soluções inovadoras no dia a dia da empresa. Para se candidatar, é necessário realizar a inscrição. As inscrições abertas até 30 de janeiro de 2026. Inscrições para o programa ALI Produtividade – Ciclo 2026 Público-alvo:  Microempresas (MEs) e Empresas de Pequeno Porte (EPPs)Abrangência: Guarulhos, Atibaia, Mairiporã, Arujá, Santa Isabel, Nazaré Paulista, Bom Jesus dos Perdões, Joanópolis e Piracaia Duração:  6 meses Link: aqui. Prazo:  30 de janeiro de 2026 Vagas:  375 Mais informações:(11) 2475-6601 / (11) 99694-8471 – Carla Capoleti(11) 2475-6612 – Mayara Assis Sobre o Sebrae-SP   O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável das micro e pequenas empresas. Tem atuação com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na melhoria do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios. Saiba mais em  www.sebrae.com.br

Leia mais »
Guarda Civil Municipal (GCM) - Atibaia

Segurança Pública de Atibaia avança com integração, investimentos e ações preventivas

Resultados apresentados na prestação de contas de 2025 evidenciam o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção da população Investimentos em tecnologia, ampliação da integração entre as forças de segurança e ações preventivas marcaram o ano de 2025 na Segurança Pública de Atibaia. Os resultados foram apresentados no evento de prestação de contas da Prefeitura, realizado no último dia 8, no Cine Itá, evidenciando os avanços obtidos e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à proteção da população. Atibaia é reconhecida pelo trabalho do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), conselho deliberativo e executivo responsável pela coordenação da segurança no município. O GGI promove a integração entre todas as forças policiais atuantes na cidade e conta com a participação da sociedade civil por meio do Conselho Municipal de Segurança (Conseg). Nesse trabalho conjunto, a Guarda Civil Municipal (GCM) exerce papel fundamental, com reforços importantes promovidos pela Prefeitura ao longo de 2025. Em julho, a frota da GCM foi renovada com a entrega de 12 novas viaturas, destinadas a diferentes frentes operacionais, como Ronda Escolar, Patrulhamento, Comando Operacional e a Patrulha Guardiã Maria da Penha, especializada no atendimento a mulheres vítimas de violência. Atualmente, a frota conta com 25 viaturas – entre veículos próprios e locados –, todas equipadas para garantir mais agilidade e eficiência no atendimento à população. A Secretaria de Segurança Pública também investiu em equipamentos, como coletes balísticos, botas táticas e itens de prevenção e apoio operacional. O trabalho da Guarda Civil Municipal foi intenso e apresentou resultados expressivos: até 30 de novembro, foram registradas 10.725 ocorrências atendidas, demonstrando o importante apoio prestado às demais forças de segurança, como Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Ambiental, além do Corpo de Bombeiros, do Poder Judiciário e do Ministério Público. Outro destaque foi o atendimento realizado pela Patrulha Guardiã Maria da Penha, programa da GCM voltado à proteção e ao acolhimento de mulheres em situação de violência doméstica. A iniciativa monitora medidas protetivas por meio de visitas e acompanhamento humanizado, em parceria com serviços como o CREAS e o Centro de Referência da Mulher (CRM). Ao todo, cerca de 400 mulheres foram atendidas em 2025. A atuação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) e do Canil também foi destacada durante o evento de prestação de contas. Os grupamentos atuam de forma integrada no combate à criminalidade e na segurança pública do município, com resultados expressivos: foram registradas 130 ocorrências ao longo do ano, envolvendo apreensão de drogas, averiguação de tráfico e prisões em flagrante relacionadas ao tráfico. As ações conjuntas das forças policiais também foram determinantes em 2025 na fiscalização de perturbação do sossego e no combate à venda de bebidas adulteradas. Em janeiro, houve intensificação das operações, com registros de prisões e fechamento de estabelecimentos por falta de alvará, entre outras irregularidades. Em relação à capacitação, a Secretaria de Segurança Pública pontuou os seguintes cursos: gestão e comando para a equipe de inspetores; direção defensiva e ofensiva de viaturas policiais (para todas as GCM mulheres e para os motoristas homens); piloto remoto de drones para cinco GCMs; e enfrentamento aos crimes contra o Fisco e a Saúde Pública, realizado pela PRF. Entre outros avanços importantes na área da Segurança Pública estão a instituição de corregedoria e ouvidoria próprias da GCM; a adesão ao PRONASCI 2 e à Muralha Paulista; a realização de cursos de capacitação em parceria com a Polícia Rodoviária Federal; a implantação de mais um destacamento da ROMU e também mais uma equipe da Patrulha Rural, esta última voltada à segurança dos pequenos produtores; o fortalecimento da segurança pública regional por meio de ações intermunicipais integradas com as Polícias Civil e Militar; a reforma do Batalhão do Corpo de Bombeiros, com investimento de R$ 200 mil; e a retomada da tramitação do Concurso Público para a Guarda Civil Municipal. Justiça De forma complementar às ações de segurança, a Secretaria de Justiça teve atuação estratégica em 2025, contribuindo para o fortalecimento da cidadania, da legalidade e do ordenamento institucional no município. Ao longo do ano, a Pasta ampliou o acesso da população a serviços públicos essenciais e apoiou iniciativas que reforçam a confiança nas instituições. Entre os destaques estão o convênio firmado com o Detran para a realização de avaliações médicas de trânsito voltadas a pessoas com deficiência (PCD), garantindo mais inclusão, autonomia e segurança no processo de habilitação; o apoio ao evento Rope Days, uma das maiores competições da América Latina na área de salvamento em altura; e a intermediação da locação da nova sede do Cartório Eleitoral, que trouxe mais estrutura, acessibilidade e qualidade no atendimento à população.

Leia mais »
Estrada Velha de Bragança

Estrada Velha de Bragança recebe ação de limpeza e a remoção de 17 veículos abandonados.

Intervenção incluiu remoção de veículos abandonados, retirada de entulho e eliminação de possíveis focos do mosquito Aedes aegypti A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano (SMPU), concluiu em novembro uma operação intensiva de limpeza na via que interliga Atibaia a Bragança Paulista, conhecida como Estrada Velha de Bragança. A ação foi realizada após solicitações registradas por moradores via 1Doc e contou com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM). O trabalho contemplou a retirada de mato, lixo, entulho e a remoção de 17 veículos abandonados, cujos proprietários foram notificados em 27 de outubro, conforme procedimento previsto na Lei Municipal nº 3.998/2011, que dispõe sobre a retirada de veículos abandonados em vias públicas. A operação ocorreu no dia 4 de novembro, dentro dos prazos legais para a regularização. A intervenção proporcionou melhorias urbanísticas e ambientais, redução de pontos de descarte irregular, contribuição para a mobilidade na região, ampliação da segurança viária e minimização dos riscos sanitários. A ação também teve impacto direto na eliminação de possíveis focos de reprodução do mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus, uma vez que veículos abandonados, lixo e entulho favorecem o acúmulo de água parada, especialmente neste período do ano. Com o encerramento da operação, a Estrada Velha de Bragança segue integrada à rotina de manutenção preventiva, com monitoramento periódico para evitar novos pontos de descarte irregular ou abandono de veículos. A Secretaria manterá articulação com a Fiscalização de Posturas e com a Secretaria de Serviços para continuidade das ações de preservação e ordenamento do local.

Leia mais »
Piscinas do Balneário em Atibaia

Prefeitura divulga datas de abertura das piscinas do Balneário nesse fim de ano

Local funcionará nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de dezembro, das 9h às 17h A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cidadania, informa o calendário de abertura das piscinas do Balneário nesse período de final de ano. O local ficará aberto para lazer da população nos dias 20, 21, 26, 27 e 28 de dezembro, das 9h às 17h. E, ao longo do mês de janeiro, as piscinas ficarão abertas no primeiro final de semana, dias 3 e 4 e, após o dia 7, o local funcionará às quartas, quintas, sextas, sábados e domingos. Para frequentar o espaço, o munícipe deverá apresentar a carteirinha emitida pela Secretaria de Esportes, Lazer e Cidadania – SELC, atestado médico válido e utilizar trajes adequados para atividades aquáticas, como biquíni, maiô, sunga e bermuda com tecidos apropriados para uso em piscinas. Caso a pessoa ainda não possua a carteirinha, ela pode ser confeccionada no Ginásio do Elefantão, que fica na Av. Horácio Netto, 1061, Samambaia Parque Residencial, com a apresentação dos seguintes documentos: documentos pessoais com foto (RG, CNH, outros), comprovante de residência e atestado médico informando estar apto à prática de atividade física e aquática. A confecção da carteirinha é gratuita.

Leia mais »