Category: Atibaia

Vereador Lucas Garcia e a secretária estadual Natália Resende

Lucas Garcia destaca visita da secretária estadual Natália Resende para acompanhamento das obras de desassoreamento do Rio Atibaia

Vereador também abordou ação de mapeamento e reestruturação do transporte público e convidou população a participar do processo Na sessão da Câmara desta terça-feira, 10 de março, o vereador Lucas Garcia utilizou a tribuna em Tema Livre para informar que encaminhará ao Executivo a questão da merenda escolar discutida pelos vereadores da Casa, apurando o que de fato está ocorrendo para trazer as soluções ao plenário, assim como já vem sendo feito em relação a demandas como zeladoria, cobrando planos de ação e garantindo transparência à população. Desassoreamento do Rio Atibaia Durante sua fala, o vereador informou que, na última sexta-feira, o município recebeu a visita da secretária estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Natália Resende, para acompanhar as obras do Programa Rios Vivos, que está em execução na cidade, com as máquinas atualmente atuando em um trecho do Rio Atibaia nas proximidades da Avenida São João. Conforme Lucas Garcia, o trecho contemplado no momento para desassoreamento do Rio Atibaia possui cerca de 750 metros e já alcançou aproximadamente 27% de execução. O investimento do Governo do Estado de São Paulo é de cerca de R$ 1,5 milhão, com previsão de retirada de aproximadamente 20 mil metros cúbicos de sedimentos do leito do rio. Ainda de acordo com o vereador, a intervenção é importante para ampliar a vazão da água e ajudar na prevenção de alagamentos em áreas mais vulneráveis da cidade. “Trata-se de um trabalho que, se não resolve de forma definitiva o problema das enchentes, o faz ao menos de forma contingente, contribuindo para que a água volte mais rapidamente ao leito do rio, reduzindo os prejuízos para as famílias que vivem em regiões críticas”, explicou Lucas Garcia. O vereador acrescentou que, durante a visita, também foram discutidas outras questões relacionadas aos recursos hídricos do município, incluindo a situação da represa da Usina e a possibilidade de novas etapas do programa para contemplar outros trechos do Rio Atibaia. Mapeamento e reestruturação do transporte público O vereador também convidou a população a participar das discussões sobre o mapeamento e a reestruturação do sistema de transporte público da cidade, que está sendo realizado em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP). Segundo Lucas Garcia, o objetivo é atualizar o planejamento do transporte público para acompanhar o crescimento e as mudanças no deslocamento da população. Ele destacou que, apesar das críticas e desafios, houve avanços recentes, como a renovação da frota de ônibus realizada no ano passado. “Sabemos que existem problemas e críticas, mas o transporte é feito para o cidadão. Dessa forma, a participação de quem utiliza o sistema é fundamental para construirmos melhorias”, afirmou o vereador. De acordo com Lucas Garcia, oficinas participativas serão realizadas em diferentes regiões da cidade, permitindo que usuários apresentem sugestões e apontem necessidades do serviço: dia 14 de março, no CIEM II, das 9h às 12h; dia 21 de março, na região do Alvinópolis, na escola Guilherme Contesini; e dia 28 de março, na região do Portão. Conforme o vereador, hoje, 24 mil pessoas utilizam o transporte coletivo diariamente em Atibaia e o objetivo é um sistema mais eficiente, baseado em dados reais de deslocamento, conforme relatos diretos do usuário. “Três oficinas serão realizadas, mas a ideia do mapeamento é que seja para a cidade toda. Os munícipes que não conseguirem participar das oficinas poderão encaminhar demandas por outros meios, como os gabinetes dos vereadores ou canais oficiais da Prefeitura. “Esse é um projeto importante e inovador para a cidade. Precisamos da participação popular para construir um sistema que atenda toda a cidade”, concluiu Lucas Garcia.

Leia mais »
Sou Atibaia, Transporte público em Atibaia

Prefeitura de Atibaia promove oficinas participativas para discutir reestruturação do transporte coletivo

A Prefeitura de Atibaia iniciou neste sábado (14) uma série de oficinas participativas voltadas à reestruturação do sistema de transporte coletivo do município. A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano e busca envolver a população na construção de melhorias para a mobilidade urbana da cidade. Durante a abertura das atividades, o secretário de Mobilidade e Planejamento Urbano, Paulo Rocha, e o vice-prefeito Alessandro Roncoletta destacaram a importância das oficinas como espaço de diálogo entre o poder público e os moradores. Segundo eles, a participação popular é fundamental para a construção de um sistema de transporte mais eficiente e que atenda às necessidades da população. As oficinas fazem parte de um estudo de reestruturação do transporte coletivo desenvolvido pela Prefeitura em parceria com a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP Projetos). Durante os encontros, os participantes têm acesso às informações sobre as etapas do estudo e também podem colaborar em uma pesquisa sobre mobilidade urbana, compartilhando experiências sobre o uso do transporte público no dia a dia. Como parte das ações voltadas ao fortalecimento da mobilidade urbana, a Prefeitura tem desenvolvido iniciativas para acompanhar o crescimento do município e aprimorar as condições de deslocamento da população. Nos últimos dez anos, Atibaia registrou um aumento de aproximadamente 15% na população e de 27% na frota de veículos, fatores que impactam diretamente o trânsito e reforçam a necessidade de soluções mais eficientes para a circulação urbana. Atualmente, cerca de 24 mil pessoas utilizam diariamente o transporte coletivo no município. Serão realizados três encontros, sempre das 9h às 12h, com participação aberta ao público e sem necessidade de inscrição prévia. A primeira oficina, voltada aos moradores da Região 1, que abrange os bairros Caetetuba, Cerejeiras e Imperial, acontece neste sábado (14), no CIEM II, localizado na Avenida Industrial Walter Kloth, nº 1.135, no bairro Caetetuba. A Prefeitura reforça o convite para que a população participe das discussões e contribua com ideias e sugestões que possam ajudar a aprimorar o sistema de transporte coletivo e a mobilidade urbana em Atibaia. Por; Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia As próximas oficinas tiveram alteração de data e local e serão realizadas no último final de semana de março. Confira a programação atualizada: Região 3 – Portão e região Região 2 – Alvinópolis e imediações Dinâmica para ouvir quem usa o transporte coletivo A oficina é organizada em quatro etapas para facilitar a contribuição dos moradores e a coleta de dados. Primeiro, os participantes apresentam seu perfil de deslocamento, indicando para onde costumam ir no dia a dia — como trabalho, escola, serviços ou comércio — e quais meios de transporte utilizam para cada atividade. Em seguida, os moradores interagem com os mediadores sobre o mapa da cidade, marcando pontos de origem e destino, além de indicar locais onde o ônibus não chega e trajetos considerados longos ou demorados. Na sequência, os participantes avaliam diferentes aspectos do serviço atual, como conforto, segurança, preço da tarifa, horário das linhas, condições dos pontos de ônibus e formas de recarga do cartão. O objetivo é identificar tanto os pontos positivos quanto os aspectos que precisam de melhoria. A última etapa é dedicada à definição de prioridades, separando propostas que podem ser adotadas no curto prazo de mudanças estruturais que exigem planejamento de médio prazo.

Leia mais »
Pavimentação da Estrada da Pedra Grande com bloquete e asfalto ecológico está em andamento.

Prorrogada interdição temporária na Estrada da Pedra Grande para continuidade das obras de pavimentação

Trecho permanecerá fechado entre os dias 16 e 20 de março para dar sequência aos serviços Para dar continuidade às obras de pavimentação da Estrada da Pedra Grande, a Prefeitura de Atibaia informa que a interdição temporária na via será prorrogada e ocorrerá entre os dias 16 e 20 de março. O bloqueio permanece restrito ao trecho em que está sendo executada a pavimentação asfáltica, enquanto o trecho com bloquetes seguirá liberado para circulação. A medida é necessária para a execução de serviços como implantação de guias e sarjetas, drenagem e preparação da base da pista. A interdição é fundamental para garantir a execução segura e eficiente das obras, protegendo tanto os munícipes quanto os trabalhadores envolvidos. Além disso, a prorrogação do prazo é necessária para cumprimento dos prazos estabelecidos no convênio que viabiliza a obra, evitando atrasos no cronograma. A pavimentação da estrada é um projeto aguardado há décadas pela população e representa um avanço importante para o turismo e a valorização do principal patrimônio natural de Atibaia, a Pedra Grande, símbolo que projeta o município em todo o Brasil.

Leia mais »
Museu Municipal de Atibaia, João Batista Conti

Museu Municipal de Atibaia apresenta exposição “Peso Justo, Medida Certa”

Mostra reúne balanças e instrumentos antigos do acervo do museu e propõe reflexão sobre a importância histórica dos sistemas de pesos e medidas nas relações comerciais e sociais O Museu Municipal João Batista Conti apresenta ao público a exposição temporária “Peso Justo, Medida Certa”, que aborda a história e a importância dos sistemas de pesos e medidas ao longo do tempo. A mostra ficará em cartaz até 9 de maio e reúne peças do acervo do museu, muitas delas doadas por moradores de Atibaia e da região. A exposição apresenta diferentes tipos de balanças e medidores utilizados no passado, especialmente em comércios e atividades agrícolas. Esses instrumentos eram fundamentais para garantir a padronização das quantidades e promover relações comerciais baseadas na confiança entre produtores, comerciantes e compradores. Entre os destaques da exposição estão balanças que pertenceram a famílias e estabelecimentos comerciais locais, além de antigos recipientes utilizados para medir grãos e outros produtos. Esses objetos ajudam a contar parte da história das relações comerciais e do desenvolvimento econômico da cidade. Ao longo da mostra, o visitante também é convidado a refletir sobre o significado simbólico da balança, que se tornou um dos principais símbolos da justiça e do equilíbrio. Assim como um instrumento de medição precisa estar nivelado para indicar o peso correto, a ideia de justiça também está associada à análise equilibrada das diferentes partes. Exposição temporária e visitação A exposição integra a programação de mostras temporárias do museu, realizadas para promover a rotatividade das peças do acervo e possibilitar que diferentes objetos históricos sejam apresentados ao público. Após o período de exibição, os itens retornam ao acervo para preservação. O museu conta com um espaço de exposição permanente e uma sala dedicada às mostras temporárias, que recebem exposições temáticas ao longo do ano. A visitação ocorre de terça a sábado, das 11h às 17h, na Praça Bento Paes, s/n, no centro de Atibaia. Para visitas agendadas, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (11) 4412-7153.

Leia mais »
Rua Antonio Garcia Lara

Rua Antonio Garcia Lara recebe obras de recapeamento no Atibaia Jardim

Obra contemplou toda a extensão da via e integra contrato firmado com o Governo do Estado que prevê melhorias no pavimento em diferentes regiões da cidade A Prefeitura, por meio da Secretaria de Obras, realizou no início de março o recapeamento da Rua Antonio Garcia Lara, no bairro Atibaia Jardim. Ao todo, foram executados 570 metros lineares de recapeamento, contemplando toda a extensão da via. O trabalho faz parte do contrato nº 080/23, firmado com o Governo do Estado de São Paulo. Assim como outras obras públicas em andamento no município, o recapeamento é resultado da articulação da Administração Municipal junto ao governo estadual, realizada ao longo de 2025, que possibilitou a retomada do projeto, anteriormente paralisado e com recursos prestes a serem cancelados. Por meio desse contrato, já foram realizados recapeamentos nas ruas Antônio da Cunha Leite (Portão), Alameda Campinas (Jardim Paulista), Avenida Mitsuki Kurosawa (Jardim Alvinópolis II), Avenida Paulista (Jardim Paulista), Rua Salvador Hernandes (Caetetuba) e Rua Vereador Pedro Tacco (Centro). A próxima obra será na Avenida Brigadeiro José Vicente Faria Lima, no bairro Alvinópolis, no trecho entre o nº 78 e a esquina do Corpo de Bombeiros.

Leia mais »
pesar: João Gabriel Yoshida Mendes

Moção de pesar: aprovada pela Câmara, lamentou a morte de João Gabriel Yoshida Mendes, de apenas 19 anos de idade.

“Foi uma vida interrompida de forma precoce, deixando familiares, amigos e todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, profundamente consternados” Moção de Pesar por Falecimento foi apresentada nesta semana, à sessão de terça-feira, 10 de março, em referência a filho de funcionário da Prefeitura. Nesses casos, o documento da Câmara, de condolências, é dirigido à família e aos amigos. A iniciativa foi dos vereadores Zé Machado e Fernando Souza (Fefê), compartilhada pelos demais representantes. A comunidade foi impactada com a notícia de falecimento de João Gabriel Yoshida Mendes, de apenas 19 anos de idade, filho do servidor municipal Celso Mendes. Segundo o vereador Zé Machado, “foi uma vida interrompida de forma precoce, deixando familiares, amigos e todos que tiveram o privilégio de conhecê-lo, profundamente consternados. Sua partida causa grande comoção e tristeza, especialmente entre aqueles que acompanhavam sua trajetória de vida, marcada pela juventude, sonhos e laços de amizade”. “Neste momento de dor e saudade, manifestamos nossa solidariedade à família, amigos e entes queridos, rogando a Deus que lhes conceda conforto e força para enfrentar a irreparável perda”, afirmou o vereador Zé Machado. “Que a memória desse jovem permaneça viva nos corações daqueles que tiveram o privilégio de conhecê-lo. Que esta Moção de Pesar seja encaminhada à família enlutada como expressão de respeito, carinho e reconhecimento, registrando nos anais desta Casa Legislativa a homenagem e a lembrança de sua vida, desejando que Deus conforte os corações de todos neste momento”, acrescentou o vereador Fefê.

Leia mais »
Bruna Botelho, Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Empreendedora de Atibaia, Bruna Botelho é destaque na revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Por: Bruno Papini A empreendedora Bruna Botelho, moradora de Atibaia, foi destaque na nova edição da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios, publicada em uma edição especial dedicada ao Mês das Mulheres. A publicação reúne histórias inspiradoras de mulheres que estão empreendendo, inovando e transformando diferentes setores da economia. A reportagem, conduzida pela jornalista Lara Silbiger, apresenta a matéria “Mulheres em Campo”, que reúne trajetórias de mulheres que vêm abrindo novos caminhos dentro do mercado esportivo e conquistando espaço em áreas historicamente dominadas por homens. Para Bruna, participar da reportagem representa a realização de um sonho e também o reconhecimento de um trabalho voltado à inovação e à criação de novos modelos de negócios. “A StadiumGO nasceu para atender o mercado esportivo, estruturando soluções financeiras, novos modelos de receita e acesso a capital para clubes e organizações esportivas. Com o tempo percebemos que os desafios de financiamento, gestão e inovação não estavam apenas no esporte”, explicou. Com essa visão, a empresa ampliou sua atuação e passou a atender clientes de diversos setores, como agronegócio, mercado imobiliário, energia, varejo e infraestrutura, oferecendo soluções estratégicas voltadas à estruturação financeira e ao crescimento de negócios. Essa evolução também levou ao desenvolvimento de novas tecnologias e plataformas, entre elas o Loup, marketplace de e-commerces e business intelligence; o LeadsAI, ferramenta de inteligência artificial voltada à geração e qualificação de leads e dados; e o Captor, uma plataforma SaaS destinada à originação, intermediação e captação de recursos. Segundo Bruna, mais do que uma homenagem ao Mês das Mulheres, a edição da revista destaca uma questão fundamental para o desenvolvimento da sociedade e da economia. “Mais do que uma homenagem ao mês das mulheres, esta edição mostra algo essencial: quando mais mulheres ocupam espaços de decisão, a diversidade impulsiona novos mercados e novas formas de construir o futuro”, destacou. O reconhecimento nacional reforça o protagonismo da empreendedora e evidencia o talento de profissionais de Atibaia que vêm se destacando no cenário do empreendedorismo e da inovação no Brasil. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Equipe de Natação de Atibaia

Equipe de Natação de Atibaia conquista 27 medalhas na 1ª etapa da ARN

Delegação abre a temporada com bom desempenho e destaque entre as equipes participantes A equipe de base de Natação de Atibaia participou no último domingo, 8 de março, da 1ª etapa da Associação Regional de Natação (ARN), realizada na cidade de Paulínia. A competição marcou a abertura da temporada competitiva da equipe de Atibaia, que contou com a participação de 24 atletas, que representaram o município com muita dedicação e espírito esportivo. O evento reuniu 11 delegações, totalizando 231 atletas participantes e 637 quedas de água. Nessas disputas, o time atibaiense obteve um ótimo desempenho, conquistando ao todo 27 medalhas, sendo 10 ouros, 8 pratas e 9 bronzes. Além disso foram registradas 28 marcas pessoais de tempo, resultados que demonstram a evolução técnica dos atletas durante os treinamentos. O excelente desempenho da equipe da cidade na competição é resultado do trabalho desenvolvido em uma parceria entre a Associação Desportiva Atibaiense – ADA e a Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cidadania, no desenvolvimento esportivo e na formação de jovens atletas.

Leia mais »
Aulas de pilates, balé e ginástica rítmica

Aulas de pilates, balé e ginástica rítmica iniciam na próxima semana

Já as atividades de futebol começaram nessa segunda-feira (9) A Prefeitura, por meio da Secretaria de Esportes, Lazer e Cidadania, dará início a partir da próxima segunda-feira, dia 16 de março, às aulas de pilates, balé e ginástica rítmica feminina, com turmas voltadas para crianças, adolescentes e adultos. Confira abaixo os locais, datas, horários e faixa etária das modalidades disponíveis: Pilates – a partir de 16 anos O local das aulas será no Ginásio de Esportes Elefantinho, localizado na Av. Horácio Netto, n° 1061, Loanda, e as atividades acontecem às quartas e sextas-feiras, das 7h30 às 8h30. Balé As aulas de balé acontecerão às quintas-feiras, no Centro Comunitário “Armando Petrucci”, situado na Av. Brigadeiro José Faria Lima, n° 1570, no bairro do Alvinópolis. Para os alunos de 4 a 6 anos, as aulas serão realizadas em dois horários: das 9h30 às 10h30 e das 15h às 16h. Já para as turmas de 7 a 12 anos, também serão disponibilizados dois horários: das 10h30 às 11h30 e das 16h às 17h. Ginástica Rítmica Feminina As aulas de Ginástica Rítmica serão realizadas às terças e quintas-feiras, no Ginásio do Elefantinho (Av. Horácio Netto, n° 1061, Loanda). Os horários variam por turma, sendo divididos da seguinte forma: Nas turmas de 5 a 12 anos, as aulas do período matutino serão das 9h às 10h e, à tarde, das 14h às 16h. E para os alunos de 13 a 17 anos, as aulas da manhã serão das 10h às 11h e, no período da tarde, das 16h às 17h. Futebol As atividades de futebol iniciaram nessa segunda-feira, 9 de março, e são voltadas para o público de 5 a 12 anos, sendo realizadas nos seguintes locais e horários: No Campo de Futebol do Jardim dos Pinheiros (Rua das Rosas, s/n°), as aulas ocorrem às segundas e quartas-feiras, das 17h às 18h. E, no Campo de Futebol do bairro Recreio Estoril (Rua da Madeira, s/n°), as crianças e adolescentes realizam as atividades às terças e quintas-feiras, das 17h às 18h. Inscrições Aqueles que tiverem interesse em participar dessas atividades podem comparecer ao local das aulas nas datas e horários indicados acima e conversar com os professores para obter mais informações. O processo de inscrição para as aulas de diversas modalidades, oferecidas de forma gratuita em Atibaia pela Prefeitura, ocorreu ao longo do mês de fevereiro e contemplou pessoas de todas as idades – crianças, jovens, adultos e melhor idade.

Leia mais »
Avenida Maria Alvim Soares, no Alvinópolis

Devido às obras de instalação da rede de esgoto, a Avenida Maria Alvim Soares, no Alvinópolis, estará parcialmente interditada.

A Atibaia Saneamento começará, no dia 16 de março, uma obra para implantação de rede coletora de esgoto na Av. Maria Alvim Soares, no bairro Alvinópolis, no trecho compreendido entre o número 1215 da via e o início da Av. Irmãos Fazzio. A iniciativa integra as ações voltadas à ampliação e ao fortalecimento do sistema de esgotamento sanitário no município. Os trabalhos têm duração estimada entre 20 e 25 dias e serão realizados de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h. Em situações específicas, poderão ocorrer atividades aos sábados, das 7h30 às 16h. Durante o período da obra, haverá interdição parcial de faixa no local e implantação de sistema de controle de tráfego no modelo “siga e pare” no trecho de acesso à Av. Irmãos Fazzio. A orientação é que motoristas e pedestres redobrem a atenção ao passar pelo local e respeitem a sinalização instalada.

Leia mais »