Atibaia inaugura Praça “3º Sgt PM Sérgio Haruo Tanaka” em homenagem a policial militar morto em serviço.

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Atibaia inaugura Praça “3º Sgt PM Sérgio Haruo Tanaka”
Atibaia inaugura Praça “3º Sgt PM Sérgio Haruo Tanaka” – foto: Jonal Estância de Atibaia

A manhã desta quinta-feira (27) foi marcada por emoção e reconhecimento em Atibaia, durante o descerramento da placa de nomeação da Praça “3º Sgt PM Sérgio Haruo Tanaka”, localizada em frente ao Residencial Vila Helena, no entroncamento da Rua Pompéu Vairo com a Rua Área de Recreio, no bairro Vila Thais.

A homenagem é fruto do Projeto de Lei nº 53/2025, de autoria do vereador Takao Ikeda (PL), apresentado na Câmara Municipal em 8 de junho deste ano. A proposta foi aprovada pelo Legislativo em agosto e sancionada pelo prefeito Daniel Martini, oficializando a denominação do espaço público até então sem nome.

A cerimônia contou com a presença da mãe do homenageado, Sra. Ruth Tanaka, além do Tenente-Coronel Maurício Gomes, do Capitão João Cláudio Corrente Santos Silva, do chefe de gabinete Alexander Grosskinsky (Alemão) e do autor do projeto, vereador Takao Ikeda, amigos, policiais militares da ativa e veteranos, que participaram juntos do ato de homenagem póstuma ao 3º Sargento.

Sérgio Haruo Tanaka nasceu em 13 de março de 1981, na capital paulista, filho de Masayuki Tanaka (falecido) e Ruth Nakagawa Tanaka. Ingressou na Polícia Militar do Estado de São Paulo em 2 de abril de 2001, concluindo o Curso Superior de Técnico de Polícia Ostensiva e Preservação da Ordem Pública e o Curso de Especialização em Trânsito Urbano. Atuou profissionalmente nos municípios de Americana e Atibaia.

Praça “3º Sgt PM Sérgio Haruo Tanaka
Atibaia inaugura Praça “3º Sgt PM Sérgio Haruo Tanaka” – foto: Jonal Estância de Atibaia

Tanaka foi lembrado pelos colegas como um policial dedicado, ético e comprometido com a proteção da sociedade. Em seus 11 anos de serviço, recebeu diversos encômios registrados em seu prontuário. Entre os elogios, destaca-se a ocorrência em que salvou quatro pessoas de uma residência em chamas, ato de bravura que foi reconhecido e publicado no Boletim Interno do Comando do Policiamento do Interior 2 (CPI-2), nº 186, de 26 de setembro de 2003.

O caso.

Sérgio Haruo Tanaka, de 32 anos, faleceu em 20 de julho de 2013 após ser atingido por um disparo acidental durante o atendimento a uma ocorrência de acompanhamento a um veículo VW Fox vermelho roubado em Nazaré Paulista.

Segundo informações da época, o veículo roubado entrou em Atibaia pela região do bairro da Ponte. Algum tempo depois, policiais militares da cidade voltaram a avistar o automóvel seguindo pela Avenida São João em direção ao Centro, iniciando uma perseguição. O condutor perdeu o controle do carro e colidiu nas proximidades do supermercado Big.

Após o impacto, os três policiais que participavam da ação desembarcaram da viatura com armas em punho para realizar a abordagem aos suspeitos. No entanto, no momento do desembarque da viatura, ocorreu um disparo acidental da pistola calibre .40 que estava nas mãos de outro policial, posicionado no banco traseiro. O tiro atingiu a nuca do sargento Tanaka.

Sem perceber imediatamente o ocorrido, os policiais continuaram a ação e detiveram os dois adolescentes que estavam no veículo roubado. Ao retornarem, encontraram Tanaka sentado e imóvel, constatando que ele havia sido baleado.

O sargento foi socorrido inicialmente na Santa Casa de Atibaia e, em seguida, transferido para o Hospital Universitário de Bragança Paulista. A bala se fragmentou ao atingir a cabeça do policial, impossibilitando sua remoção. Horas após a internação, a equipe médica confirmou a morte cerebral de Tanaka.

A morte do sargento causou grande comoção entre colegas de farda, familiares e moradores da região, marcando tragicamente uma ocorrência que começou como um acompanhamento de rotina e terminou em perda irreparável.

A nova praça não apenas eterniza o nome de Tanaka no município, mas simboliza a gratidão da comunidade por sua dedicação e pelo serviço prestado à população paulista. A homenagem reforça o reconhecimento ao trabalho da Polícia Militar e à memória daqueles que perderam a vida no cumprimento do dever.

Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Destaques

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.