Lucas Garcia destaca operação de mobilidade na Unifaat e cobra mais consciência da população

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Vereador Lucas Garcia (PL)

Vereador ressalta ações conjuntas para melhorar o trânsito e defende cooperação entre poder público e moradores

Na sessão desta terça-feira (21), o vereador Lucas Garcia (PL) utilizou o momento Tema Livre para dar continuidade ao tema da mobilidade urbana, assunto que ele já havia abordado na semana passada. Em seu discurso, Lucas relatou a recente operação realizada nas imediações da Unifaat, em parceria com a própria universidade, a Secretaria de Mobilidade Urbana, a Secretaria de Segurança Pública, a Guarda Civil Municipal e os agentes de trânsito.

“Ações como essa são essenciais diante da falta de planejamento urbano que marcou os últimos anos da cidade. Nos últimos 12 anos não houve o menor interesse em planejar um crescimento sustentável. Agora estamos correndo atrás para resolver os problemas gerados por essa falta de visão”, afirmou.

Lucas destacou o crescimento da Unifaat, que hoje se consolida como um importante polo de desenvolvimento acadêmico e científico em Atibaia: “é necessário que o bairro onde a universidade está localizada receba infraestrutura compatível com essa nova realidade, e medidas emergenciais e paliativas vêm sendo adotadas para garantir a fluidez do trânsito e a segurança de motoristas, estudantes e moradores da região.”

Na semana passada, o vereador esteve pessoalmente no local, com o vereador Fernando Souza – Fefê, para acompanhar a primeira fase da operação, que teve caráter educativo. Lucas agradeceu a parceria entre os gabinetes, o apoio das secretarias envolvidas, da direção da Unifaat, dos agentes da GCM, dos agentes de trânsito e também do Diretório Central dos Estudantes, representado pelo estudante Galvão. “Com um pouco de boa vontade, conseguimos construir soluções juntos”, pontuou.

Durante a primeira semana da operação, foram realizadas ações de orientação para os motoristas e estudantes sobre as novas dinâmicas de entrada e saída da universidade. O vereador destacou que o retorno inicial foi bastante positivo, inclusive relatando casos de moradores que passaram a chegar em casa mais cedo devido à melhoria no fluxo do trânsito. “Um morador que normalmente chegava às 23h45 relatou ter conseguido chegar às 23h10. Isso é resultado direto da organização e do trabalho em conjunto”, relatou Lucas.

A partir desta semana, no entanto, a operação entra em uma nova fase, com fiscalização efetiva. O vereador alertou que a fase educativa foi concluída e, a partir de agora, quem desrespeitar as normas de trânsito será autuado. Ações como estacionar sobre a calçada, parar em local proibido ou realizar conversões irregulares poderão resultar em multa. “O sucesso da operação agora depende do respeito às regras. Não adianta o poder público agir se a população não colaborar”, reforçou.

Lucas Garcia também aproveitou para fazer um apelo à consciência coletiva dos cidadãos: “a construção de uma cidade melhor depende da participação ativa da população, tanto quanto da atuação do governo. Todos querem cobrar o poder público, mas muitos não respeitam as leis de trânsito, jogam lixo na rua e ignoram regras básicas de convivência. Precisamos entender que o espaço público é de todos.”

Por fim, o vereador reforçou que os trabalhos de articulação com a universidade e os órgãos municipais continuam. Novas reuniões com todos os envolvidos serão realizadas em breve para avaliar os resultados da operação e definir os próximos passos. “Nosso objetivo é claro: garantir uma solução duradoura, que traga mais segurança, organização e qualidade de vida para quem estuda, trabalha e mora naquela região”, concluiu.

Destaques

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.