Estreia da turnê ‘Choronas 30 anos – Elas na Roda’ no ‘Festival da Família, Música e Morango’ de Atibaia.

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Choronas 30 anos – Elas na Roda – Foto: Gal Oppido

A turnê ‘Choronas 30 Anos – Elas na Roda’ vai percorrer sete cidades do interior de São Paulo; a estreia em Atibaia será neste domingo (10/08), às 17h, no Parque Municipal Edmundo Zanoni.

Antes do show, às 15h, o público poderá participar de uma oficina gratuita de choro realizada pelo grupo, com roda de conversa, demonstrações musicais ao vivo e dinâmica interativa

O grupo Choronas, formado por Ana Claudia César (cavaco), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Miriam Cápua (percussão) e Cibele Palopoli (flauta transversal), celebra 30 anos de trajetória com o projeto “Choronas 30 Anos – Elas na Roda”. A turnê, que vai percorrer sete cidades do interior de São Paulo, estreia em Atibaia, neste domingo (10/08), às 17h, durante o “Festival da Família, Música e Morango”, que acontece no Parque Municipal Edmundo Zanoni. A entrada é gratuita e, antes da apresentação, às 15h, o grupo realiza uma oficina de choro aberta à comunidade.

Reconhecidas como pioneiras na formação de um grupo de choro exclusivamente feminino, as Choronas consolidaram-se como referência na música instrumental brasileira, com trajetória marcada por excelência musical, inovação e compromisso com a representatividade de gênero, rompendo com a tradição histórica das rodas de choro, predominantemente masculinas.

“O nome ‘Elas na Roda’ tem um peso simbólico forte. Fala sobre a presença das mulheres nas rodas de choro. Quando a gente entra nessa roda, não é só para ocupar espaço, é para transformar, deixar marca e inspirar outras mulheres a estarem ali também”, diz Ana Cláudia.

O projeto apresenta um repertório que homenageia compositoras fundamentais da música brasileira como Chiquinha Gonzaga, Dona Ivone Lara e Anastácia, além de obras autorais das Choronas e clássicos do choro como “Tico-Tico no Fubá” (Zequinha de Abreu) e “Trem das Onze” (Adoniran Barbosa).

A turnê “Choronas 30 Anos – Elas na Roda” vai percorrer sete cidades do interior de São Paulo. As apresentações em praças públicas têm formato didático, com contextualizações históricas e espaço para interação com o público, promovendo um diálogo acessível e enriquecedor. Além disso, garantem inclusão para diferentes públicos, pois todas as atividades são gratuitas e acessíveis, com estrutura adaptada, presença de intérpretes de Libras e agentes de acessibilidade.

Ao longo de sua trajetória, o grupo lançou seis CDs, recebeu o Prêmio Profissionais da Música e realizou turnês nacionais e internacionais, como a que passou por países do Leste Europeu em 2022, a convite da Embaixada do Brasil.

“Mais do que comemorar a nossa carreira, esse projeto é sobre levar cultura para mais pessoas, incentivar a educação musical e levantar a discussão sobre o papel das mulheres na música brasileira. A gente compartilha o que sabe, mostra nossos arranjos, conta nossas histórias… e assim vai abrindo caminho e mostrando a força e a presença das mulheres na música instrumental”, diz Paola Picherzky.

Oficinas de choro

Como parte da turnê comemorativa “Choronas 30 anos – Elas na Roda”, em cada cidade, duas horas antes do show, o público poderá participar de uma oficina gratuita realizada pelo grupo, que tem como foco a introdução ao choro, a valorização da contribuição feminina para o gênero e a ampliação do acesso à música instrumental brasileira.

Em Atibaia, a oficina acontece às 15h, no Parque Municipal Edmundo Zanoni, durante o “Festival Música e Morango”, com entrada livre. A ideia é fortalecer o vínculo entre tradição e inovação, estimulando uma escuta ativa e consciente da música brasileira.

“Com roda de conversa, demonstrações musicais ao vivo e dinâmica interativa, as Choronas abordam a história do choro, suas compositoras e intérpretes, falam sobre os elementos que fazem esse gênero tão único, como o ritmo, a melodia, a forma… Tudo isso ajuda o público a se conectar com a linguagem musical que depois vai encontrar no palco”, explica Claryssa Pádua, produtora do projeto.

O projeto é realizado com apoio da PNAB (Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura); do ProAC (Programa de Ação Cultural) da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo; do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

SERVIÇO

  • Show da turnê ‘Choronas 30 anos – Elas na Roda’
  • Data: domingo (10/08), às 17h
  • Local: “Festival da Família, Música e Morango” – Parque Municipal Edmundo Zanoni – Av. Horácio Netto, 1030 – Vila Loanda – Atibaia/SP
  • Oficina de choro: domingo (10/08), às 15h, no mesmo local, não precisa de inscrição
  • Entrada gratuita
  • Recursos de acessibilidade: intérprete de Libras e agente de acessibilidade

As Choronas

Formado em 1995 na cidade de São Paulo, o grupo Choronas dedica-se há três décadas à valorização e renovação do choro, primeiro gênero instrumental urbano brasileiro. Com uma trajetória marcada por pesquisas, gravações, apresentações, rodas, concertos didáticos e oficinas, o grupo se destaca por sua atuação consistente e inovadora na cena da música instrumental brasileira.

Ao longo dos anos, as Choronas desenvolveram um repertório que combina clássicos do choro com obras inéditas e contemporâneas, propondo novas formas de execução e interpretação. Lançaram seis CDs, entre eles “Atraente” (2000), “Choronas Convida” (2004), “O Brasil Toca Choro” (2008), “Joaquim Antônio Callado” (em parceria com a Choro Music), “Choronas Sampa” (2018) e “Choronas 25+” (2020), este último em comemoração ao jubileu de 25 anos do grupo.

Em 2022, representaram o Brasil em uma turnê pelo Leste Europeu, a convite das embaixadas brasileiras, com apresentações em Baku (Azerbaijão), Tbilisi (Geórgia), Sófia (Bulgária) e Belgrado (Sérvia), como parte das comemorações dos 200 anos da Independência do Brasil. O grupo, que é formado por Ana Claudia César (cavaco), Paola Picherzky (violão 7 cordas), Miriam Cápua (percussão) e Cibele Palopoli (flauta transversal), foi reconhecido nacionalmente em 2023 como Melhor Grupo de Choro no Prêmio Profissionais da Música, consolidando sua relevância e excelência artística.

Atualmente, as Choronas preparam seu sétimo disco, “Alma Feminina”, dedicado exclusivamente a obras de compositoras mulheres – um projeto que reafirma o compromisso do grupo com a diversidade, a representatividade e o fortalecimento das vozes femininas na música instrumental brasileira.

Choronas nas redes: linktr.ee/choronas.

Benu Comunicação

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.