
O estado de São Paulo é o segundo do país com a maior proporção de pessoas que levam mais de duas horas para chegar ao trabalho. Segundo o Censo 2022: Trabalho e Rendimento e Deslocamentos para Trabalho e Estudo, que será divulgado pelo IBGE nesta quinta-feira (9), 255 mil paulistas (ou 1,5% da população ocupada no estado que se desloca entre casa e trabalho ao menos três vezes por semana) enfrentam esse longo trajeto — número superado apenas pelo Rio de Janeiro (3,7%).
Desse total, 135,7 mil pessoas vivem na capital paulista, que concentra 20,5% dos deslocamentos para o trabalho mais demorados do país. Além disso, 2,5 milhões de paulistas levam mais de uma hora para chegar ao local de trabalho.
Trabalho em outro município é realidade para 13% dos trabalhadores paulistas
A pesquisa também mostra que 2,8 milhões dos trabalhadores de São Paulo (13,2%) exercem suas atividades profissionais em municípios diferentes do de residência. Outros 82,6% trabalham no próprio município e 0,9% em mais de um município.
O trabalho em casa mostrou retração em relação a 2010, acompanhando tendência nacional. Em 2022, 15% dos trabalhadores paulistas atuavam no próprio domicílio, ante 23% no Censo anterior.

Carro e ônibus lideram deslocamentos para trabalho no estado
O automóvel segue como o meio de transporte mais utilizado pelos paulistas para ir ao trabalho (37%), seguido por ônibus (25%), deslocamento a pé (13%), motocicleta (10%), trem/metrô (4,3%) e bicicleta (4%).
Entre os municípios do estado de São Paulo, porém, há grandes variações no meio de transporte predominante:
Rio e São Paulo: comparativo entre as duas maiores capitais do país
- No Rio de Janeiro, 8,1% dos usuários de ônibus gastam mais de duas horas para chegar ao trabalho, mais do que São Paulo (5,5%);
- 18,2% dos motoristas cariocas levam entre 1 e 2 horas para se deslocar até o trabalho, frente a 14,2% dos paulistanos.
- Em São Paulo, 41,5% dos motociclistas gastam mais de meia hora no trajeto, ante 35% no Rio;
- 31% dos ciclistas paulistanos pedalam mais de meia hora para chegar ao trabalho, contra 23,3% no Rio;
- O trem/metrô em São Paulo concentra os percursos mais longos: 90,9% dos usuários gastam mais de meia hora, ante 82,3% no Rio.
Em Atibaia
Em 2022, a população em Atibaia era de 158.647 habitantes e a densidade demográfica era de 331,54 habitantes por quilômetro quadrado. Na comparação com outros municípios do estado, ficava nas posições 50 e 77 de 645. Já na comparação com municípios de todo o país, ficava nas posições 188 e 247 de 5570.
Local de exercício do trabalho principal
- Município de residência 71023 = 86,58%
- Município de residência – no domicílio de residência 14829 = 18,08%
- Município de residência – fora do domicílio de residência 56194 = 68,5%
- Outro município 7883 = 9,61%
- País estrangeiro – –
- Mais de um município ou país 654 = 0,8%
Notas
1 – Dados dos resultados preliminares da amostra, estimados a partir de áreas de ponderação preliminares.
2 – A categoria Total de local de exercício do trabalho principal inclui as pessoas para as quais era ignorado o local de exercício do trabalho principal.
3 – A categoria Total se retorna do trabalho para casa 3 dias ou mais na semana inclui as pessoas para as quais era ignorado se retorna do trabalho para casa 3 dias ou mais na semana.
Tempo habitual de deslocamento do domicílio para o trabalho principal
- Até cinco minutos 5315 = 8,53%
- De seis minutos até quinze minutos 17511 = 28,11%
- Mais de quinze minutos até meia hora 22658 = 36,37%
- Mais de meia hora até uma hora 11976 = 19,22%
- Mais de uma hora até duas horas 4399 = 7,06%
- Mais de duas horas até quatro horas 35 = 0,06%
- Mais de quatro horas – –
Notas
1 – Dados dos resultados preliminares da amostra, estimados a partir de áreas de ponderação preliminares.
2 – A categoria Total de local de exercício do trabalho principal inclui as pessoas para as quais era ignorado o local de exercício do trabalho principal.
3 – A categoria Total de tempo habitual de deslocamento do domicílio para o trabalho principal inclui as pessoas para as quais era ignorado o tempo habitual de deslocamento do domicílio para o trabalho principal.
4 – A categoria Total de meio de transporte em que passa mais tempo para chegar ao local de trabalho inclui as pessoas para as quais era ignorado o meio de transporte em que passa mais tempo para chegar ao local de trabalho.
5 – Exclusive as pessoas que trabalhavam em mais de um município ou país.
6 – A categoria Total de cor ou raça inclui as pessoas de cor ou raça ignorada.
7 – No Censo Demográfico 2022, definiu-se como indígena a pessoa residente em localidades indígenas que se declarou indígena pelo quesito de cor ou raça ou pelo quesito se considera indígena; ou a pessoa residente fora das localidades indígenas que se declarou indígena no quesito de cor ou raça. Por essa razão, o total de pessoas indígenas é superior ou igual ao total de pessoas de cor ou raça declarada indígena, nos diferentes recortes.
Meio de transporte em que passa mais tempo para chegar ao local de trabalho
- A pé 9317 = 14,53%
- Bicicleta 1249 = 1,95%
- Motocicleta 6649 = 10,37%
- Mototáxi 465 = 0,73%
- Automóvel 33732 = 52,61%
- Táxi ou assemelhados 292 = 0,46%
- Van, perua ou assemelhados 941 = 1,47%
- Ônibus 9527 = 14,86%
- BRT ou ônibus de trânsito rápido – –
- Trem ou metrô 48 = 0,07%
- Caminhonete ou caminhão adaptado (pau de arara) 212 = 0,33%
- Embarcação de médio e grande porte (acima de 20 pessoas) 48 = 0,07%
- Embarcação de pequeno porte (até 20 pessoas) 27 = 0,04%
- Outros 363 = 0,57%
Notas
1 – Dados dos resultados preliminares da amostra, estimados a partir de áreas de ponderação preliminares.
2 – A categoria Total de meio de transporte em que passa mais tempo para chegar ao local de trabalho inclui as pessoas para as quais era ignorado o meio de transporte em que passa mais tempo para chegar ao local de trabalho.
3 – Exclusive as pessoas que trabalhavam em mais de um município ou país.
4 – A categoria Total de cor ou raça inclui as pessoas de cor ou raça ignorada.
5 – No Censo Demográfico 2022, definiu-se como indígena a pessoa residente em localidades indígenas que se declarou indígena pelo quesito de cor ou raça ou pelo quesito se considera indígena; ou a pessoa residente fora das localidades indígenas que se declarou indígena no quesito de cor ou raça. Por essa razão, o total de pessoas indígenas é superior ou igual ao total de pessoas de cor ou raça declarada indígena, nos diferentes recortes.
LEIA MAIS EM: