Category: Atibaia

Acidente Jardim Maracanã, em Atibaia.

Acidente entre moto e carro deixa duas pessoas feridas no Jardim Maracanã, em Atibaia.

Na manhã desta segunda-feira (08), um acidente envolvendo uma motocicleta e um carro foi registrado na Av. Pref. Antônio Júlio Toledo Garcia Lopes (antiga Copacabana), no bairro Jardim Maracanã, em Atibaia. Segundo informações, um jovem de aproximadamente 23 anos, que conduzia uma motocicleta Honda CG vermelha, sofreu ferimentos leves após colidir na lateral de um veículo prata. A passageira do carro também se feriu: ela teve cortes no rosto causados por estilhaços de vidro e apresentou um edema subgaleal no lado direito da cabeça, sendo classificada como vítima moderada. O atendimento foi realizado pelas equipes URAM 02 e Charlie 00 do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Atibaia, formadas pelo condutor Prisco, pela técnica Sarah Zaine e pelos enfermeiros Diego Garcia e José Eurides. As duas vítimas foram encaminhadas à Santa Casa de Atibaia, onde permaneceram sob cuidados da equipe de saúde da unidade hospitalar. As causas do acidente não foram divulgadas. por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Daniel Martini

Atibaia ganha projeção e volta ao mapa global das produções audiovisuais

Município apresenta seu potencial estratégico no Ventana Sur, integra lançamento do catálogo internacional da São Paulo State Film Commission e fortalece relações institucionais na Argentina Atibaia está voltando ao cenário internacional do audiovisual, com a proposta de desenvolver suas potencialidades na área de produção cinematográfica. A cidade participou do Ventana Sur, um dos mais importantes eventos da América Latina dedicado ao setor, realizado em Buenos Aires, na Argentina, entre os dias 1 e 5 de dezembro, apresentando seu potencial estratégico a produtores, investidores, representantes de estúdios e especialistas do mercado. O município, que já possui experiências em festivais internacionais, está sendo apresentado como cidade disponível para sediar produções cinematográficas. Atibaia esteve representada pelo prefeito Daniel Martini e secretário de Cultura, Samuel Quinto, que participaram também do evento de lançamento do novo catálogo da São Paulo State Film Commission, que apresenta cidades paulistas recomendadas para produções audiovisuais. Atibaia ganha destaque internacional no catálogo “Volume 2” da São Paulo State Film Commission Durante o Ventana Sur, ocorreu o lançamento do catálogo de locações “Volume 2” da São Paulo State Film Commission, publicação que reúne os principais destinos do Estado para filmagens. Atibaia figura entre os “Top 10” municípios recomendados, reconhecimento que evidencia não apenas a diversidade de cenários locais, mas também a capacidade da cidade de receber produções com qualidade e estrutura. A apresentação oficial reforçou Atibaia no radar do mercado global do audiovisual e ampliou sua exposição entre profissionais e empresas do setor. Desde julho, quando passou a integrar oficialmente a São Paulo State Film Commission, Atibaia vem ampliando sua participação em agendas técnicas e institucionais voltadas ao setor, aproximando-se de oportunidades de negócios, filmagens e cooperação com players nacionais e internacionais. No evento, André Sturm, diretor-geral do Museu da Imagem e do Som de São Paulo e responsável pela SPSFC, destacou a relevância do audiovisual como vetor de desenvolvimento econômico. Segundo ele, cada produção movimenta setores como hospedagem, alimentação, transporte, figurino, equipamentos e mão de obra local, além de impulsionar o turismo após o lançamento das obras. A agenda oficial contou ainda com a presença do secretário executivo de Cultura do Estado, Marcelo Hassis. Encontro institucional com o ministro Daniel Scioli reforça diálogo internacional A agenda em Buenos Aires incluiu também um encontro institucional no Ministério do Turismo, Meio Ambiente e Esportes da Argentina. O prefeito Daniel Martini foi recebido pelo ministro Daniel Scioli, ex-embaixador da Argentina no Brasil e ex-governador da Província de Buenos Aires. Na reunião discutiram ações que possam promover parcerias no setor do audiovisual e turismo. O encontro representou mais um momento de inserção internacional do município, que já havia participado, em março, do “Governance for Peace”, promovido pela Organização dos Estados Americanos em Washington, DC. Nessa ocasião, Atibaia contribuiu para debates hemisféricos com experiências consolidadas em segurança pública, educação, desenvolvimento econômico e social. Sobre o Ventana Sur Considerado o principal mercado audiovisual da América Latina, o Ventana Sur é organizado pelo Instituto Nacional de Cinema e Artes Audiovisuais da Argentina em parceria com o Marché du Film do Festival de Cannes. Realizado de 1 a 5 de dezembro no Palacio Libertad, reuniu profissionais do Brasil, América Latina e de diversos países com o objetivo de impulsionar projetos, coproduções e parcerias internacionais. Ao longo dos anos, o evento consolidou-se como espaço essencial para comercialização, difusão e formação profissional no audiovisual. Produtores, distribuidores, compradores, representantes de plataformas e festivais participaram de uma extensa programação com rodadas de negócios, apresentações, exibições e atividades de capacitação.

Leia mais »
Cantata de Natal em Atibaia – foto: Jornal Estância de Atibaia

Cantata “Vozes que Encantam com Amor” emociona público na Prefeitura de Atibaia; segunda apresentação acontece neste domingo (07)

A noite deste sábado (06) foi marcada por muita emoção e magia natalina na Prefeitura de Atibaia, localizada na Avenida da Saudade. O prédio público tornou-se palco da cantata “Vozes que Encantam com Amor”, apresentada pelos alunos da rede municipal que encerraram o ano letivo com um espetáculo imersivo e inédito na cidade. O prefeito Daniel Martini realizou a abertura do evento visivelmente emocionado, destacando a importância dos projetos culturais desenvolvidos ao longo do ano e o impacto positivo na formação das crianças. A apresentação encantou o público com interpretações preparadas com dedicação pelos cerca de 300 alunos dos projetos de música do município. Distribuídas nas janelas da Prefeitura, as crianças deram vida ao prédio histórico, que também recebeu projeções iluminadas, criando um cenário especial e envolvente. O repertório, cuidadosamente selecionado, foi acompanhado ao piano pelo secretário de Cultura, Samuel Quinto Feitosa, reunindo músicas que celebram o espírito natalino e tocam o coração. As performances revelaram toda a sensibilidade, alegria e talento desenvolvidos pelos estudantes ao longo do ano. Para quem perdeu a primeira noite, ainda dá tempo de participar. Neste domingo (07), às 20h, acontece a segunda apresentação da cantata “Vozes que Encantam com Amor”, novamente em frente à Prefeitura da Avenida da Saudade. O evento contará ainda com uma atração surpresa no encerramento, prometendo momentos inesquecíveis para toda a família. A recomendação é chegar com antecedência para garantir um bom lugar e aproveitar essa celebração mágica que já entrou para o calendário cultural de Atibaia. por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia LEIA MAIS: Programação de Natal de Atibaia

Leia mais »
Jovem de 19 anos fica gravemente ferido em acidente e é socorrido pelo SAMU em Atibaia. SAMU em Atibaia – Diego Garcia

Jovem de 19 anos fica gravemente ferido em acidente e é socorrido pelo SAMU em Atibaia.

No final da tarde desta sexta-feira (05), equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionadas para atender um acidente de trânsito no bairro do Maracanã em que um jovem de 19 anos ficou gravemente ferido. As equipes Charlie 00, formada pela técnica Mari e pelo condutor Facchini e a URAM 02 com os enfermeiros Diego Garcia e Pedro chegaram rapidamente ao local, iniciando os primeiros atendimentos e realizando a estabilização da vítima. Diante da gravidade do quadro, a unidade avançada Alfa 02 também foi acionada. A equipe era composta pelo médico Dr. João Felix, pela enfermeira Elani Pereira e pelo condutor Rodrigues, que deram continuidade ao atendimento e efetuaram a remoção do jovem para a Santa Casa de Atibaia. O paciente foi entregue à equipe hospitalar e permanece sob cuidados médicos. As causas do acidente não foram divulgadas. por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Atibaia participa Encontro Crea-SP

Atibaia participa com caravana de estudantes no XVI Encontro Crea-SP Jovem; mais de 500 alunos de todo o Estado estão presentes

Evento promove conexão e networking para estimular as oportunidades de atuação e traz nova geração de profissionais para debater sobre inovação e o futuro do mercado de trabalho O XVI Encontro Crea-SP Jovem reúne mais de 500 estudantes na Sede Angélica, do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP), neste sábado (06/12), para um dia inteiro de debates sobre as perspectivas e o futuro do mercado de trabalho, além das principais inovações tecnológicas de Engenharia, Agronomia e Geociências. A cidade de Atibaia marca presença no evento com uma caravana de mais de 30 alunos. A participação conta com apoio da Associação dos Engenheiros Arquitetos e Agrônomos de Atibaia e Região (AEAAAR). “O XVI Encontro Crea-SP Jovem é fundamental para integrar os estudantes ao Sistema Confea/Crea e, principalmente, ao futuro da área tecnológica. Ao debatermos Inteligência Artificial (IA), empreendedorismo e carreira, estamos preparando a próxima geração para ser a força motriz da inovação no estado”, afirma a engenheira Lígia Mackey, presidente do Crea-SP. A palestra magna fica a cargo do presidente do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), engenheiro Vinicius Marchese, com o tema “Futuros: Uma perspectiva sobre o mercado, as Engenharias e o Brasil”. “Esse evento é muito importante para que a nova geração de profissionais chegue preparada para encarar os desafios do mercado de trabalho. Eu realmente acredito que aqui está o futuro não só dessas profissões, mas do País”, destaca. Outro destaque da programação é a palestra da engenheira de produção Ana Carolina Zimmermann, que foi destaque na Forbes Under 30. Ela é reconhecida como líder no agronegócio e faz parte da Comissão de Novas Lideranças do Agro da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), além de integrar o Comitê de Segurança Alimentar Mundial da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO). O especialista em carreira, diversidade e inclusão e educação profissional, Rodrigo Dib, marca presença com a palestra “O mundo é seu, mas calma lá”. Já o engenheiro civil Kelvin Lucena, fundador da Orieng – Educação em Engenharia, empresa especializada em cursos para profissionais, com mais de 1 milhão e 600 mil seguidores nas redes sociais, traz uma palestra sobre como resgatar o orgulho de ser engenheiro. Para tratar sobre empreendedorismo, está confirmada a mestre em comunicação Vera Ruthofer, consultora de negócio do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), com quase 40 anos de gestão nas áreas de administração e marketing em empresas como Valor Econômico e BASF.  Confira a cobertura em tempo real do evento pelo Instagram da autarquia. Sobre o Crea-SP – Criada há 90 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades dos profissionais das Engenharias, Agronomia, Geociências, Tecnologia e Design de Interiores. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 380 mil profissionais registrados e 100 mil empresas registradas.

Leia mais »
Aldir Blanc 2025

Atibaia está habilitada pelo Ministério da Cultura para receber recursos da Política Nacional Aldir Blanc 2025

Município avança no fortalecimento das políticas culturais com recursos do Segundo Ciclo da PNAB, que serão destinados a editais, premiações e ações de fomento A Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, foi oficialmente habilitada pelo Ministério da Cultura para receber os recursos do Segundo Ciclo da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A habilitação permitirá ampliar os investimentos destinados ao desenvolvimento artístico e cultural no município, por meio de editais, premiações e ações de fomento voltadas a artistas, coletivos, produtores e espaços culturais. O Plano de Aplicação dos Recursos foi elaborado a partir de quatro escutas públicas presenciais realizadas entre maio e junho. Os encontros reuniram artistas, coletivos, representantes da sociedade civil e a equipe técnica da Secretaria de Cultura, promovendo um processo marcado pela transparência, pelo diálogo e pela participação social. De acordo com o cronograma divulgado pelo Governo Federal, o repasse aos municípios habilitados deve ocorrer até o final deste mês de dezembro. Assim que os recursos forem depositados na conta específica do município, Atibaia estará apta a lançar seus editais e iniciar a execução das ações previstas no Plano de Aplicação. O Plano de Aplicação dos Recursos (PAR) está disponível para consulta pública na Imprensa Oficial do município, no site oficial da Prefeitura (http://www.atibaia.sp.gov.br/cultura-atibaia ) e no drive institucional (https://drive.google.com/drive/folders/11Fqp2VrUnsHVNuQMMj9Wro_wTQ9R2_y6?usp=sharing ), onde também podem ser acessadas as cartilhas, legislações e demais documentos relacionados à execução da PNAB – Ciclo 2.

Leia mais »
oportunidades de empreendedorismo em Atibaia

Formatura do programa “Metodologia das 3 Fases” celebra novas oportunidades de empreendedorismo em Atibaia

Cerimônia reuniu participantes do Núcleo de Inclusão Produtiva e parceiros para marcar a conclusão das oficinas de capacitação A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, por meio do Núcleo de Inclusão Produtiva (NIP), realizou no dia 28 de novembro a cerimônia de formatura da “Metodologia das 3 Fases”, um programa de inclusão social desenvolvido pela Prefeitura, em parceria com o Sebrae, Fundo Social de Solidariedade e Secretaria de Desenvolvimento Econômico. O programa é voltado à capacitação, buscando preparar as pessoas para o empreendedorismo com iniciativas que desenvolvem o autoconhecimento, a formação profissional e as mentorias que auxiliarão nesse processo. O evento ocorreu no Centro de Referência da Educação, na Vila Rica, e celebrou o encerramento das oficinas desenvolvidas ao longo do programa. CerimôniaA cerimônia foi marcada pelo clima de emoção e simbolizou o encerramento de um importante ciclo de formação, reunindo autoridades, equipes de trabalho, familiares e amigos dos formandos. O evento também contou com homenagens que reconheceram o comprometimento demonstrado ao longo de todo o processo formativo. O momento evidenciou a trajetória singular de cada participante, marcada por aprendizados, desafios e conquistas pessoais. Além da certificação, os formandos entregaram às autoridades uma cesta com produtos desenvolvidos nas oficinas, demonstrando de forma prática os resultados alcançados. Cada concluinte também recebeu um “kit semente”, composto por utensílios utilizados na produção, como incentivo para os primeiros passos no trabalho e para o fortalecimento de iniciativas empreendedoras. Avaliação positiva e depoimentos de transformação Ao todo, 15 participantes concluíram as etapas previstas pela Metodologia das 3 Fases, receberam seus certificados e deixaram os seus depoimentos. As avaliações foram amplamente positivas: os formandos relataram evolução pessoal e profissional, descoberta de novas habilidades e fortalecimento da autoconfiança, destacando que o programa contribuiu diretamente para mudanças concretas em suas rotinas e perspectivas de trabalho. A Metodologia das 3 Fases vem se consolidando como uma jornada que transforma histórias e amplia oportunidades socioeconômicas. Esses avanços são resultados do trabalho conjunto entre as instituições envolvidas, cuja atuação integrada foi essencial para o desenvolvimento do programa. O Fundo Social de Solidariedade e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Atibaia atuaram diretamente no desenvolvimento das ações, com destaque para a SEDEC, que garantiu espaço na 2ª Expo Industrial, permitindo aos formandos expor seus produtos, ampliar contatos e experimentar, na prática, aspectos essenciais do empreendedorismo. Atibaia tornou-se pioneira no Estado na implementação da metodologia proposta pelo Sebrae, demonstrando o caráter inovador e estratégico da ação. Nesse contexto, o NIP se consolidou como um ambiente de acolhimento, fortalecimento emocional e construção coletiva, estruturando caminhos para que mais pessoas possam desenvolver autonomia e ampliar oportunidades. Metodologia das 3 Fases A jornada da Metodologia das 3 Fases tem como proposta oferecer formação qualificada, preparando os participantes para o mercado de trabalho e ampliando oportunidades de geração de renda. Por meio de três etapas integradas, o programa desenvolve competências socioemocionais, profissionais e empreendedoras, fortalecendo trajetórias pessoais e produtivas. A primeira fase é dedicada ao desenvolvimento humano, abordando temas como identidade, vínculos comunitários, talentos e competências, mundo do trabalho e plano de atitudes profissionais. Na segunda fase, de capacitação profissional, os participantes participam de oficinas de habilidades profissionais e de cidadania, além de formação empreendedora voltada a quem deseja iniciar ou aprimorar o próprio negócio. Já a terceira fase foca na geração de renda, com monitoramento e incentivo à inclusão produtiva, oferecendo mentorias individuais para apoiar estratégias de diferenciação, gestão financeira, habilidades de empreendedorismo e ampliação dos resultados. Cursos do NIP Em 2025, o Núcleo de Inclusão Produtiva realizou cerca de 31 cursos e oficinas voltados à capacitação socioeconômica. No entanto, o trabalho do NIP vai além da oferta de formações: envolve uma estratégia integrada de engajamento, fortalecimento de vínculos e estímulo à geração de renda, com foco na promoção da autonomia e no desenvolvimento humano de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Leia mais »
Níveis do Cantareira acendem sinal vermelho e reforçam necessidade urgente de economia de água

Níveis do Cantareira acendem sinal vermelho e reforçam necessidade urgente de economia de água

A falta d’água é um risco real, e cada um de nós precisa fazer sua parte para evitar uma situação ainda mais crítica O Sistema Cantareira, principal manancial de abastecimento da Grande São Paulo e de Atibaia, opera em situação crítica. Dados atualizados pela Sala de Situação PCJ em 4 de dezembro de 2025 mostram que o sistema funciona com apenas 20,3% do volume útil — um índice que acende o sinal vermelho para toda a região. A queda dos níveis já afeta o Rio Atibaia, que depende diretamente das liberações do Cantareira, e pressiona ainda mais os mananciais locais. Durante a reunião da Câmara Técnica de Monitoramento Hidrológico dos Comitês PCJ , realizada na última quarta-feira, 3, foi informado que o Cantareira está reduzindo aproximadamente 0,2% ao dia, ritmo que, caso não ocorram chuvas significativas, poderá levar o sistema a migrar da fase de restrição para a fase especial em apenas quatro dias. Se isso ocorrer, a autorização de retirada de água pela Nova Sabesp será reduzida de 23 m³/s para 15,5 m³/s, além de implicar restrições importantes nas transferências para a Bacia PCJ — que ficará limitada ao volume médio do Q7,10 de 9,98 m³/s, abaixo dos valores atualmente praticados (11,5 m³/s). A situação já se reflete em diversas cidades da bacia. Em Campinas, por exemplo, o volume do Rio Atibaia caiu abaixo de 10 m³/s, chegando próximo de 8 m³/s, o que comprometeu a eficiência das bombas de captação. A BRK de Sumaré relatou episódios de elevação do nitrogênio acima de 6 mg/l, exigindo redução ou até paralisação do tratamento de água. Também foi registrado que o Rio Piracicaba está abaixo do volume mínimo do Q7,10, reforçando a gravidade do cenário. Diante desse quadro, novas reuniões com a SP Águas devem ocorrer nos próximos dias para definir medidas adicionais. A previsão do tempo, no entanto, é pouco otimista: as chuvas devem continuar abaixo da média, aumentando a pressão sobre todo o sistema. Além disso, o Córrego do Onofre — responsável por abastecer mais de 25% da cidade — enfrenta forte redução de vazão devido ao calor intenso e às chuvas irregulares, tornando-se insuficiente para atender sozinho a região que cobre. Como consequência, cresce a dependência do Sistema Central, também alimentado pelo Rio Atibaia. O cenário evidencia a interdependência entre os mananciais e reforça a necessidade de consumo consciente em toda a cidade. Por que o Cantareira em baixa preocupa toda a regiãoO volume atual, abaixo de 21%, representa risco real de escassez, especialmente porque:* é o maior sistema de abastecimento do Estado de São Paulo;* parte significativa da vazão do Rio Atibaia depende de suas liberações;* níveis tão baixos afetam toda a bacia PCJ, que atende cerca de 6 milhões de pessoas. Com menos água disponível, rios a jusante, como o Atibaia, recebem menor contribuição, intensificando quedas de vazão e podendo comprometer o abastecimento em momentos de pico. Como a população pode ajudar — atitudes simples que fazem grande diferença* Evitar lavar carros e calçadas;* Reduzir o tempo de banho;* Fechar a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba;* Consertar vazamentos internos;* Reutilizar água sempre que possível;* Usar a máquina de lavar apenas com carga completa;* Distribuir tarefas que exigem muita água ao longo da semana;* Evitar encher piscinas em períodos de maior consumo. Os maiores picos de consumo acontecem nos finais de semana, pequenos ajustes podem reduzir significativamente a pressão sobre o sistema. Cantareira: importância que ultrapassa AtibaiaO Sistema Cantareira abastece diretamente 12 municípios e influencia toda a rede regional por meio das interligações da Sabesp. Quando seus níveis caem, os efeitos chegam rapidamente aos mananciais locais. Crescimento urbano e desafios ambientaisAtibaia tem histórico recente de crescimento desordenado, com empreendimentos aprovados sem considerar a capacidade hídrica. Esse desequilíbrio é ainda mais evidente em momentos de crise. Segundo informações da prefeitura, a administração atual vem adotando critérios mais rigorosos e atualizou o Código de Obras e Urbanismo para garantir desenvolvimento mais sustentável. Responsabilidade compartilhadaO calor intenso, a irregularidade das chuvas e o aumento da demanda exigem ação conjunta do poder público e da população. A situação do Cantareira e a queda da vazão no Córrego do Onofre mostram que todos os mananciais estão sob forte pressão. Economizar água hoje é essencial para garantir o abastecimento de amanhã. Cada ação conta e a colaboração de todos é decisiva para evitar uma crise ainda maior.

Leia mais »
Atibaia recebe “Selo Amigo da Pessoa com TEA”

Atibaia recebe “Selo Amigo da Pessoa com TEA” por avanços em inclusão e reabilitação

Reconhecimento estadual destaca a implantação do Centro Especializado em Reabilitação municipal e do Núcleo Interno de Regulação na cidade Atibaia está fechando o ano com uma importante conquista na área da Saúde e inclusão: na última terça-feira, dia 2, a cidade recebeu o “Selo Amigo da Pessoa com TEA”, do governo estadual, pela implantação do Centro Especializado em Reabilitação municipal e do Núcleo Interno de Regulação em Atibaia. A cerimônia aconteceu em São Paulo, no Centro TEA Paulista. O CER foi inaugurado pela Prefeitura em abril deste ano e ampliou o acesso da população a serviços especializados de reabilitação física, cognitiva e estimulação precoce. Dentro do próprio Centro foi criado o Núcleo Interno de Regulação, com objetivo de melhorar a organização dos serviços de saúde do município e garantir que pessoas com TEA e outras condições que precisam de reabilitação especializada recebam atendimento prioritário. São centenas de atendimentos mensais realizados no CER. No último mês de novembro, até o último dia 25, os números eram esses: 156 atendimentos em Psicologia, 202 em Fonoaudiologia, 37 em Neuropediatria e 67 em Terapia Ocupacional. “Selo Amigo da Pessoa com TEA” A iniciativa do selo é da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), para valorizar projetos nas áreas de acessibilidade, inclusão escolar, social, cultural e esportiva, além de atendimento humanizado e capacitação de equipes – conforme edital nº 80.609.858, de 1º de setembro de 2025. A Prefeitura de Atibaia celebra a conquista e recebe o reconhecimento como resultado do esforço contínuo em aprimorar os serviços de saúde e inclusão. Centro Especializado de Reabilitação O CER é um marco na saúde da cidade e na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência, prestando atendimento a munícipes encaminhados por unidades de saúde do bairro (Atenção Primária em Saúde) ou por unidades especializadas da rede de atenção à saúde do SUS. Vale destacar que todos os serviços disponibilizados pelo CER são 100% custeados pela Prefeitura. Os interessados em obter mais informações, consultar a situação da fila de espera ou verificar se o encaminhamento já foi recebido pelo serviço podem entrar em contato pelo WhatsApp do CER, no número (11) 99647-7800. O atendimento é realizado das 7h às 17h. Núcleo Interno de Regulação As atividades do Núcleo Interno de Regulação são desenvolvidas por profissionais do CER (fonoaudióloga, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeira e assistente social), responsáveis por acolher, classificar e avaliar os encaminhamentos feitos pelas unidades básicas de saúde. Com esse trabalho, otimiza-se o funcionamento do serviço e garante-se a priorização dos casos que necessitam de cuidado no menor tempo possível.

Leia mais »
professor e árbitro de beisebol Isamu Akiyama

Vereadores aprovam Moção de Pesar pelo falecimento do jogador, professor e árbitro de beisebol Isamu Akiyama

Coronel Ikeda é o autor da iniciativa A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (2 de dezembro) uma Moção de Pesar, de autoria do vereador Takao Ikeda, pelo falecimento do munícipe Isamu Akiyama, técnico do Departamento de Beisebol da Associação Cultural Esportiva Nipo Brasileira de Atibaia – ACENBRA. Nascido em 26 de maio de 1948, na cidade de Hiroshima (Japão), filho dos Kaoru Akiyama e Otyo Akiyama, Isamu era o filho caçula de um total de quatro irmãos. Ainda em sua terra natal, dedicou-se ao beisebol, esporte pelo qual sempre nutriu profundo amor. Em 1967, aos 19 anos de idade, migrou sozinho do Japão e veio para o Brasil desembarcando no porto de Santos e seguiu diretamente para Atibaia, onde foi acolhido por familiares de origem japonesa. Nesta nova fase, trabalhou em plantações de flores e conquistou sua própria empresa no ramo de produção floral no bairro Ponte Alta. “Apesar do novo caminho profissional, o beisebol permaneceu vivo em sua memória e em seu coração. Movido por essa paixão, decidiu integrar-se ao time de Atibaia, retomando o contato com o esporte que marcou sua juventude”, afirmou Coronel Ikeda. Atuou não apenas como jogador, mas também como professor e mentor, dedicando mais de 50 anos à formação de atletas e ao fortalecimento do beisebol atibaiense, ensinando gerações e deixando marcas profundas de disciplina, amizade e respeito. Foi ainda árbitro da Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), ocasião em que arbitrou partidas de beisebol no exterior. Em sua homenagem foram realizados, em 2024 e 2025, o “Festival Isamu Akiyama de Beisebol – Tball”. Casou-se com Sachie Akiyama, com que teve três filhas: Helena, Érika e Emilia. Faleceu em 30 de novembro de 2025, aos 77 anos, deixando esposa, filhas e seis netos.   “O Sr. Isamu Akiyama partiu deixando saudades e um legado inestimável para o beisebol japonês e brasileiro, especialmente para a comunidade esportiva de Atibaia, que guardará para sempre sua memória, seu trabalho e sua paixão pelo esporte”, concluiu Ikeda. O ex-prefeito de Atibaia Emil Ono comentou em suas redes sociais “Com profundo pesar, recebemos a triste notícia do falecimento de Isamu Akiyama, ocorrido ontem. Isamu deixa um legado imenso à comunidade e ao beisebol. Será sempre lembrado pelo caráter íntegro, pela dedicação incansável e pelos valores que guiavam sua trajetória. Sua presença marcava e inspirava todos que tiveram a alegria de conviver com ele. Nossos sentimentos aos familiares e amigos. Que a força e a união estejam presentes neste momento tão difícil, e que as boas lembranças tragam conforto aos corações. Que Isamu descanse em paz”. Disse Emil Ono.

Leia mais »