Professor de Atibaia apresenta pesquisas inovadoras em Congresso Internacional de Educação Física Escolar

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Professor Junior Aparecido de Oliveira, no 3º Congresso Internacional de Educação Física Escolar (CIEFE).

Por: Bruno Papini

O professor Junior Aparecido de Oliveira representou o município em evento internacional realizado na UNESP. Professor desenvolve pesquisa de mestrado com bolsa da CAPES e apresentou estudos sobre capoeira e mini atletismo.

A educação pública de Atibaia esteve representada no 3º Congresso Internacional de Educação Física Escolar (CIEFE), realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, na UNESP, em São Paulo. O evento, promovido pelo Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), reuniu pesquisadores para discutir o tema “Ciência Delas: pesquisa em Educação Física Escolar e desigualdades de gênero”, com debates sobre inovação, diversidade e práticas pedagógicas.

Representando o município, o professor Junior Aparecido de Oliveira, docente efetivo da Escola Municipal Prefeito Takao Ono e também da rede estadual de ensino, apresentou pesquisas acadêmicas e experiências desenvolvidas no ambiente escolar.

Atualmente, o professor desenvolve sua pesquisa de mestrado no Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (ProEF), pelo IFSULDEMINAS – Campus Muzambinho, com bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

Entre seus estudos está a pesquisa intitulada “Capoeira: uma intervenção a partir da proposição Semiótico-Pragmaticista nas aulas de Educação Física”, que aborda a capoeira não apenas como uma atividade motora, mas também como uma linguagem e manifestação cultural capaz de enriquecer o processo de aprendizagem dos alunos nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Professor de Atibaia, Junior Aparecido de Oliveira.

Durante o congresso, Junior também apresentou os resultados do estudo “Festival de Mini Atletismo: análise das aulas e do engajamento de turmas do segundo ano”. A pesquisa analisou uma intervenção pedagógica realizada com 82 estudantes de Atibaia, que tiveram a oportunidade de vivenciar, de maneira lúdica, movimentos fundamentais do atletismo, como correr, saltar e arremessar.

O trabalho envolveu atividades preparatórias que culminaram na participação das crianças no 12º Festival de Mini Atletismo de Atibaia, realizado no Estádio Municipal Salvador Russani.

A experiência apresentada no congresso demonstrou resultados positivos no envolvimento dos estudantes. A proposta pedagógica priorizou a autocorreção e a superação dos próprios resultados, em vez da competição entre os participantes, incentivando a participação e o desenvolvimento individual.

Outro aspecto destacado foi a oportunidade de proporcionar às crianças a vivência em um importante equipamento esportivo do município, fortalecendo o sentimento de pertencimento e ampliando suas experiências no esporte.

A participação do professor em um congresso de relevância internacional reforça a importância da formação continuada e da produção científica dos profissionais da educação de Atibaia. As pesquisas apresentadas demonstram como a Educação Física escolar pode ir além das atividades esportivas tradicionais, valorizando a cultura, a inclusão e o desenvolvimento integral dos estudantes.

A conquista também evidencia a importância do investimento na qualificação dos professores e no desenvolvimento de pesquisas acadêmicas que contribuem diretamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas nas escolas.

Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Destaques

Jornal Estância de Atibaia
Visão geral da privacidade

Este site utiliza cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu navegador e desempenham funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.