
Monumento Natural Estadual encanta visitantes e ganha obras de infraestrutura que fortalecem o turismo ecológico na região
Atibaia, reconhecida como a Capital Nacional do Morango, também é famosa por abrigar um dos mais belos cartões-postais do Estado de São Paulo: a Pedra Grande. O local é destino certo para quem busca paisagens de tirar o fôlego, esportes de aventura e contato direto com a natureza.
Localizada a 1.418 metros acima do nível do mar, a Pedra Grande se destaca como um mirante natural que oferece uma vista panorâmica de Atibaia e de cidades vizinhas. O espaço é muito procurado para a prática de asa-delta, paraglider, escalada, rapel, mountain bike, trilhas e trekking, atraindo visitantes de diversas partes do país.
Patrimônio natural e preservação ambiental
A Serra do Itapetinga, onde está situada a Pedra Grande, foi tombada como Monumento Natural Estadual, abrangendo os municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Mairiporã e Nazaré Paulista.
O Monumento Natural Estadual da Pedra Grande foi criado por meio do Decreto nº 55.662, de 30 de março de 2010, com uma área de 3.297 hectares e administração da Fundação Florestal do Estado de São Paulo. Seu objetivo é preservar os atributos bióticos, abióticos e cênicos da região.
A unidade faz parte do Contínuo da Cantareira, um importante corredor ecológico que inclui também os Parques Estaduais de Itaberaba e Itapetinga, além da Floresta Estadual de Guarulhos. Juntas, essas áreas somam mais de 28 mil hectares de proteção ambiental.
Como chegar
Existem dois acessos principais que levam ao cume da Pedra Grande — um por estrada e outro por trilhas.
- Acesso para carros: pelo Km 65 da Rodovia D. Pedro I (SP-065), seguindo a sinalização indicativa para a Pedra Grande.
- Acesso por trilhas: para quem prefere aventura, há caminhos ecológicos que partem de diferentes pontos da cidade, ideais para caminhadas e mountain bike.
Atualmente, está em andamento a pavimentação da Estrada da Pedra Grande, utilizando bloquetes e asfalto ecológico, em harmonia com o meio ambiente. A iniciativa representa um marco para o turismo sustentável e para a proteção do principal patrimônio natural de Atibaia.
O projeto também inclui a modernização da infraestrutura turística do monumento natural, com obras que trarão mais conforto, segurança e acessibilidade aos visitantes, além de um melhor controle de acesso e preservação ambiental.
Essa conquista é resultado do empenho da Prefeitura de Atibaia, que articulou o projeto em parceria com órgãos estaduais, como o Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias (DADE). Foram realizadas diversas reuniões e tratativas que possibilitaram a aprovação e liberação dos recursos necessários para a execução da obra.
Tradição do 1º de Maio
Uma das tradições mais marcantes de Atibaia é a subida à Pedra Grande no feriado de 1º de Maio, data que reúne centenas de moradores e visitantes em uma experiência única de integração com a natureza.
Um cartão-postal vivo
Com cerca de 200 mil metros quadrados de área, a Pedra Grande é o maior atrativo turístico de Atibaia e um dos mais emblemáticos do interior paulista. Símbolo da cidade, o monumento natural representa a harmonia entre turismo, sustentabilidade e cultura, atraindo cada vez mais visitantes em busca de beleza, aventura e respeito à natureza.
Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia














