Category: Atibaia

Instituto Althaia curso gratuito profissional

Instituto Althaia abre inscrições de curso gratuito de qualificação profissional para jovens

São 15 vagas disponíveis para residentes próximos à empresa em Atibaia (SP) O Instituto Althaia – braço filantrópico do grupo farmacêutico Althaia – está com inscrições abertas até 8 de junho da primeira turma do curso gratuito em Auxiliar Administrativo e Industrial em Atibaia e região. São 15 vagas disponíveis para jovens residentes próximos à empresa e que tenham renda familiar per capita de até um salário mínimo por pessoa. A iniciativa é fruto de um convênio firmado entre a companhia e o Formare, programa de qualificação profissional para jovens em situação de desvantagem socioeconômica, da Fundação Iochpe. As aulas, que terão início no mês de agosto, acontecem dentro da unidade da Althaia, com uma metodologia que combina teoria e prática, em um ambiente real de trabalho e certificação pela Universidade Federal do Paraná. O diferencial está no formato: os educadores são os próprios profissionais da empresa, que atuam de forma voluntária, oferecendo aos alunos uma formação conectada com as competências requeridas pelo mercado. Veja abaixo mais informações:    Requisitos: Ter nascido entre janeiro de 2007 e maio de 2009 e ter 18 anos até junho de 2027; estar cursando ou ter concluído o ensino médio em rede pública de ensino; ter renda familiar per capita* (por pessoa) de até um salário-mínimo; ter interesse pela área do curso (preferencialmente); não ter frequentado cursos profissionalizantes. Benefícios: Bolsa auxílio de estudos; alimentação; uniforme; auxílio transporte; material didático para uso durante o curso; seguro de vida em grupo; assistência médica ambulatorial; equipamento de proteção individual e coletivo (para aulas teóricas e práticas, quando necessário). Etapas do processo seletivo: Mais informações: instituto@althaia.com.br; @institutoalthaia; ava.formare@fiochpe.org.br ou WhatsApp (11) 97210-2348 Sobre a Fundação Iochpe: organização sem fins lucrativos, mantém há 36 anos o Programa Formare, referência no Brasil em qualificação profissional de jovens em situação de desvantagem socioeconômica. Mantido em parceria com empresas de médio e grande portes, oferece cursos de formação profissional inicial para o mercado de trabalho a jovens de famílias de baixa renda do ensino médio matriculados em escolas públicas. Por meio do trabalho de educadores voluntários, o programa já formou mais de 28 mil jovens, e o índice de formalização no mercado de trabalho chega a 89% dos egressos nos últimos dez anos, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Plano CDE em 2023. Os cursos são certificados pela UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) aqui no Brasil, pela UTSLP (Universidade Tecnológica de San Luis Potosí) e UTCH (Universidade Tecnológica de Chihuahua), ambas no México, e pela SPPU (Savitribai Phule Pune University), na Índia.       Números Formare:   Empresas parceiras: 42 | Jovens impactados em 2025: +1.000 | Educadores voluntários atuantes em 2025: + 4.000 | 54 unidades no Brasil | 6 unidades no México | 1 unidade na Argentina | 1 unidade na Índia. Por: Ricardo Morato

Leia mais »
Emplacamentos: Atibaia

Emplacamentos: Atibaia registra quase 2 mil novos veículos em apenas quatro meses.

O município de Atibaia registrou 1.931 novos emplacamentos de veículos entre os meses de janeiro e abril de 2026, segundo dados do Detran-SP. O aumento acelerado da frota já é percebido diariamente nas ruas da cidade, principalmente nos horários de pico, com lentidão e congestionamentos em diversos pontos. Nos últimos dez anos, Atibaia teve um crescimento aproximado de 15% na população, enquanto a frota de veículos aumentou cerca de 27%, cenário que intensificou os desafios da mobilidade urbana e ampliou a necessidade de soluções eficientes para a circulação de veículos. Os números mostram que a frota municipal continua em ritmo de expansão. Em 2024, Atibaia possuía 140.489 veículos registrados. Já em 2025, esse número subiu para 146.061 veículos. Em 2026, a cidade já ultrapassa a marca de 148 mil veículos emplacados. Entre os tipos de veículos mais emplacados neste ano, as motocicletas lideram o ranking com 591 unidades, seguidas pelos automóveis, com 571 registros. Caminhonetes aparecem na terceira posição, com 171 emplacamentos. Confira os números de primeiros emplacamentos em Atibaia entre janeiro e abril de 2026: Primeiros emplacamentos por tipo de veículo em Atibaia em 2026 (jan a abr) Tipo de Veículo Quantidade MOTOCICLO 591 AUTOMOVEL 571 CAMINHONETE 171 MOTONETA 163 UTILITARIO 140 CAMIONETA 117 S. REBOQUE 65 REBOQUE 51 C. TRATOR 24 CAMINHAO 19 CICLOMOTOR 12 TR. RODAS 5 MICROONIBUS 1 ONIBUS 1 TOTAL 1.931 O crescimento constante da frota reforça os debates sobre investimentos em infraestrutura viária, transporte público e alternativas de mobilidade urbana para acompanhar o desenvolvimento da cidade e reduzir os impactos no trânsito local. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Recreio Estoril terá mudanças no trânsito

Recreio Estoril terá mudanças no trânsito para melhorar fluidez e segurança viária

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano, realizará uma requalificação viária no bairro Recreio Estoril, com adequações na circulação de veículos, implantação de nova sinalização de trânsito e alteração no sentido de circulação em diversas vias do bairro. A medida tem como objetivo melhorar a fluidez do tráfego e ampliar a segurança viária para motoristas, pedestres e comerciantes da região, considerando o aumento do fluxo de veículos registrado nos últimos anos. O bairro concentra importantes equipamentos de saúde, intensa atividade comercial e acessos utilizados como ligação à Rodovia Fernão Dias. Antes da implantação definitiva das alterações, serão instaladas faixas informativas e nova sinalização vertical e horizontal para orientação dos usuários das vias. Mudanças previstas Permanecerão em mão dupla: – Rua Tibiriçá; – Rua Goiás; – trecho da Rua Bartolomeu Bueno de Gusmão entre a Rua Doutor Waldomiro Franco da Silveira e a Rua Belém do Pará; – trecho da Rua Antônio Raposo Tavares entre a Rua Belém do Pará e a Rua General Rondon. Passarão a operar em mão única no sentido Centro → Bairro: – Rua Aniceto Tavares; – Rua Belém do Pará; – Rua Maria Pires Correia Lima; – Rua da Bahia. Passarão a operar em mão única no sentido Bairro → Centro: – Rua da Madeira; – Rua Doutor Waldomiro Franco da Silveira; – Rua General Rondon. As ruas Bartira e Bartolomeu Bueno de Gusmão também terão adequações em determinados trechos, conforme o novo projeto de circulação viária do bairro.

Leia mais »
Lei do Silêncio em Atibaia

SEDEC Móvel realiza circuito intensivo de conscientização sobre a nova Lei do Silêncio em cinco bairros de Atibaia

Entre 18 e 22 de maio de 2026, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico levou o programa SEDEC Móvel a diferentes regiões do município para preparar comerciantes e moradores para a vigência da Lei Complementar nº 971/2026, a “Lei do Silêncio”, que entrou em vigor no dia 24 de maio. Durante cinco dias, equipes da SEDEC percorreram Recreio Estoril, Jardim Cerejeiras, Centro, Alameda Lucas e Alvinópolis, totalizando 91 atendimentos diretos. Deste total, 78 foram de moradores e 13 de estabelecimentos comerciais, demonstrando maior procura por parte da população residencial em relação aos comerciantes. Distribuição dos atendimentos por dia: Principais dúvidas apresentadas pela população: Durante os atendimentos, algumas questões se destacaram como as mais frequentes: Horários permitidos de som: Muitos moradores perguntaram qual é o horário exato em que o som deve ser desligado em residências e estabelecimentos comerciais, especialmente aos fins de semana e feriados. Limites de decibéis: Grande parte dos questionamentos girou em torno dos níveis máximos de ruído permitidos (em decibéis) e como a população pode comprovar eventual infração. Festas e eventos particulares: Várias pessoas quiseram saber se é permitida a realização de festas em casa ou churrascos com som ao ar livre e até que horas. Comércio e música ambiente: Comerciantes questionaram se podem manter música ambiente durante o expediente e quais são as regras específicas para bares, restaurantes e igrejas. Como denunciar: Muitos moradores pediram esclarecimentos sobre os canais oficiais para registrar reclamações (GCM, Ouvidoria, aplicativo etc.) e se há anonimato na denúncia. Multas e penalidades: Houve grande preocupação com o valor das multas, se há multa progressiva e se o estabelecimento pode ser lacrado em caso de reincidência. Continuidade Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o SEDEC Móvel será utilizado frequentemente em outras ações de orientação e informação das legislações, dos serviços e das demais ações, buscando orientar os empresários locais e informar a população. Cartilhas A Prefeitura disponibiliza cartilhas sobre a Lei do Silêncio, com detalhes sobre a legislação e um guia prático para consulta. LEIA TAMBÉM: Secretária de Justiça, Claudia Nogueira, explica sobre a nova Lei do Silêncio, que entra em vigor em Atibaia.

Leia mais »
Audiência Pública da Saúde

Audiência Pública da Saúde apresenta dados do 1º quadrimestre de 2026

Prestação de contas acontece na quinta-feira (28), às 14h, no plenário da Câmara Municipal A Secretaria de Saúde realizará, na quinta-feira, dia 28 de maio, às 14h, Audiência Pública para apresentação dos dados referentes ao 1º quadrimestre de 2026. O encontro será realizado no plenário da Câmara Municipal de Atibaia e é aberto à participação da população. Durante a audiência, serão apresentados os demonstrativos financeiros do Fundo Municipal de Saúde, além de informações sobre a oferta, a produção de serviços e as atividades desenvolvidas pela Secretaria ao longo do período. A iniciativa atende às exigências da Lei Complementar nº 141/2012, que determina a transparência na aplicação de recursos públicos na área da saúde, permitindo o acompanhamento e a fiscalização por parte da sociedade.

Leia mais »
Felipe Saddi

Felipe Saddi faz história e conquista título Sul-Americano de Kart aos 8 anos

Piloto de Atibaia vence na categoria Mirim e se torna o mais jovem campeão Sul-Americano de Kart da história Em sua primeira competição internacional o piloto paulista Felipe Saddi conquistou o título de campeão Sul-Americano de Kart, na categoria Mirim, após uma atuação marcada por velocidade, maturidade e uma incrível capacidade de reação dentro da pista. Com apenas oito anos, Felipe também se tornou o mais jovem piloto da história a conquistar um título de campeão Sul-Americano de Kart. A conquista aconteceu durante a 2ª edição do Campeonato Sul-Americano de Kart 4 Tempos, realizada entre os dias 22 e 24 de maio, no kartódromo Internacional Techspeed, em Nova Santa Rita-RS. O evento tem a chancela da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), entidade máxima do automobilismo mundial, que além de brasileiros reuniu alguns nomes da Argentina, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai. Felipe Saddi iniciou o fim de semana garantindo a pole position. Na primeira corrida classificatória, um erro na largada o fez o cair para a última colocação do grid, formado por 11 competidores, e protagonizar uma corrida de recuperação. Em apenas seis voltas, cruzou a linha de chegada em terceiro lugar. O resultado serviu como combustível para a sequência da competição. Na segunda classificatória, largando em terceiro, Felipe Saddi conquistou a vitória. Já na Super Classificatória, após largar na frente, enfrentou disputas intensas e terminou em quarto lugar. A soma dos resultados o colocou na terceira posição do grid para a grande final, emocionante. Em disputa direta com outros dois pilotos, administrou bem a pressão e no momento certo o piloto de Atibaia realizou uma ultrapassagem dupla nas últimas curvas, assumiu a liderança para recebeu a bandeirada como campeão Sul-Americano. “Esta é a minha primeira competição internacional e eu já ganhei, nem acredito”. Lucas, pai do piloto, revelou a tensão vivida durante a primeira classificatória e a emoção ao acompanhar a recuperação do filho. “Quando ele errou na largada fiquei muito nervoso, pensei que o campeonato já tinha ido embora, pois foi para último. Ao ver ele escalando o pelotão e chegando em terceiro, fui acalmando”, contou. Segundo ele, o apoio da equipe foi fundamental para manter a confiança do piloto após o contratempo. “Todos da equipe foram elogiar e incentivar ele, porque estava muito rápido e esse erro não poderia abalar o psicológico dele”, destacou. A emoção atingiu o ápice nas voltas finais da corrida decisiva. “Faltando algumas curvas para o final ele estava em terceiro e nós sabíamos que teria chances de ultrapassar. Ele não perdeu tempo e fez uma ultrapassagem dupla. Depois disso se defendeu muito bem e recebeu a bandeirada. Foi um misto de nervosismo e ansiedade durante a corrida. Após a bandeira vieram o choro e a alegria. Ele se dedica muito e ama o que faz. Foi sensacional”, completou. Coach de Felipe, Erick Lutum destacou a evolução do piloto. “O que mais me impressionou foi a frieza, o foco e a maturidade nas tomadas de decisões. Felipe vem numa crescente evolução, mostrando cada vez mais velocidade dentro da pista, conquistando seu espaço e crescendo na categoria”, disse. Sobre o futuro do piloto, o coach não escondeu a confiança. “Essa é a primeira de muitas vitórias que estão por vir. Sem dúvida alguma, Felipe está no caminho certo e determinado a se consolidar como um piloto de alto nível”, finalizou. A conquista também foi celebrada como resultado de um grande trabalho em equipe. “Todos estão de parabéns. Treinamos muito e estávamos em completa sinergia para que ele tivesse um equipamento competitivo. Eu e o Felipe só conseguimos nos dedicar ao esporte porque a Nathalia, mãe dele, nos dá todo suporte. Ela é fundamental para que possamos participar de vários campeonatos. Agora o Lipe é campeão. Agradeço muito ao mecânico Kenny, aos coachs Erick Lutum e Dudu Palu, Eduardo Diter, à equipe CRG, ao piloto Joaquim Fronza pelos treinamentos realizados no Velopark, ao sr. Décio, que está com o Lipe desde quando ele começou na cordinha e o apoio das empresas Tecnotermo e Altec”, destacou o pai. Após a conquista internacional, Felipe Saddi retorna à rotina escolar antes de voltar suas atenções para o próximo desafio nas pistas: a 5ª etapa da Copa São Paulo Light de Kart, marcada para os dias 15 e 16 de junho. Jornalista responsável: Eni Alves

Leia mais »
Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia (OVBA)

Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia (OVBA) se apresenta na Praça da Amada neste sábado.

A Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia (OVBA) se apresenta neste sábado (30), às 19h30, na Praça da Amada, em Atibaia, com um espetáculo especial que promete celebrar a música popular brasileira tendo a viola caipira como grande protagonista. A apresentação acontece no Centro Cultural Amada, no Auditório Claudio dos Santos Matos, com entrada gratuita. Intitulado “À Nossa Moda”, o show traz um repertório variado, reunindo canções marcantes da música caipira e também da MPB, em uma apresentação leve, envolvente e repleta de brasilidade, voltada para públicos de todas as idades. O evento contará ainda com recursos de acessibilidade, como intérprete de Libras e audiodescrição. A apresentação integra o Projeto Culturando OVBA, contemplado pelo PNCV Edital nº 048/2024. Este projeto é realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), em sintonia com a Política Nacional de Cultura Viva (PNCV) do Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura, e operacionalizado pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo. Fundada em novembro de 2005, a OVBA é uma associação sem fins lucrativos dedicada à difusão da cultura popular brasileira, com foco na valorização da viola caipira. Reconhecida como Ponto de Cultura em Atibaia, a entidade desenvolve atividades, workshops e apresentações que fortalecem a identidade cultural e ampliam o acesso à arte e à educação musical. O presidente da orquestra, Bruno Papini, destacou a diversidade do espetáculo e reforçou o convite à população. “Somos um grupo formado por violas, percussão e vozes que cantam e encantam, levando ao público clássicos da música caipira e também da MPB. Não perca esta apresentação”, afirmou. A diretora técnica da OVBA, Sol Nardini, também ressaltou a importância cultural do grupo, que tem como padrinho o renomado violeiro Ivan Vilela, fortalecendo ainda mais suas raízes e tradição. A organização reforça o convite para que a população prestigie o evento e aproveite uma noite dedicada à música brasileira e à valorização da cultura local. Garanta seu ingresso no Sympla: AQUI.

Leia mais »
Defesa Civil promove simulado integrado de emergência no Aeroporto de Atibaia

Defesa Civil promove simulado integrado de emergência no Aeroporto de Atibaia na quarta-feira (27)

Simulado avalia atuação conjunta dos órgãos e prepara equipes para situações reais de emergência A Defesa Civil de Atibaia realiza, na próxima quarta-feira, dia 27, às 9h, um simulado operacional integrado no Aeroporto de Atibaia (na Rua Jacinto Silva, bairro Jardim Alvinópolis), com o objetivo de fortalecer a atuação conjunta dos órgãos públicos em situações de emergência. A atividade irá reproduzir um cenário de incêndio em residência, exigindo resposta rápida, coordenada e eficiente das equipes envolvidas. O simulado contará com a participação do Corpo de Bombeiros, SAMU, Guarda Civil Municipal, Departamento de Trânsito, Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretaria de Serviços, com atuação articulada desde o acionamento da ocorrência até o atendimento final à vítima e avaliação das estruturas afetadas. Durante o exercício, a Defesa Civil terá papel fundamental no apoio operacional ao Corpo de Bombeiros, especialmente no abastecimento de água por meio de caminhão-pipa, além de atuar na vistoria técnica do imóvel após o controle do incêndio, avaliando riscos estruturais, possibilidade de interdição e orientando moradores quanto à segurança. A atividade também será aberta ao público, que poderá acompanhar de forma segura a atuação das equipes e conhecer, na prática, como funcionam os protocolos adotados em ocorrências reais. A iniciativa busca aproximar a população das ações de prevenção e resposta a emergências, além de ampliar a conscientização sobre segurança. O cenário simulado envolve um incêndio de grandes proporções, com presença de vítima, risco de propagação para imóveis vizinhos e necessidade de isolamento da área. Ao longo da ação, serão exercitados procedimentos como combate às chamas, resgate, atendimento pré-hospitalar, controle do tráfego, assistência social e avaliação pós-incêndio. Além de promover o treinamento das equipes, o simulado permitirá avaliar a comunicação entre os órgãos e a eficiência dos protocolos operacionais, contribuindo para o aprimoramento contínuo dos serviços de emergência no município. A atividade fortalece a atuação integrada dos órgãos e aprimora os protocolos que garantem mais segurança à população.

Leia mais »
Simpósio Técnico do Carnaval de Atibaia

I Simpósio Técnico do Carnaval de Atibaia foi realizado com sucesso!

Por Gianmarco Bisaglia Realizado no último domingo, 17 de maio, numa iniciativa da UESA com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, o I Simpósio Técnico do Carnaval de Atibaia integrou as atividades do programa Formasamba (viabilizado com recursos da PNAB) e reuniu a nata dos fazedores de samba e carnaval de Atibaia e região, discutindo temas como financiamento políticas públicas culturais, gestão e sustentabilidade. Palestraram no evento Francislaine Calazans – Presidente da Escola de Samba Acadêmicos da Vila de Bragança Paulista/SP e Vice-presidente da Liga do Carnaval de Bragança Paulista/SP, Pedro Silva – Gestor Cultural e CEO do Projeto Carnaval Lab (Inovação, Formação e Sustentabilidade Carnavalesca), Alex Olivatto – Secretário de Cultura, Turismo e Eventos de Cordeirópolis/SP, e Renato Remondini (Tomate) – Presidente da Escola de Samba Dragões da Real e Presidente da Liga do Carnaval de São Paulo, para além das intervenções de Orlando Júnior, presidente da UESA, e do Secretário Municipal de Cultura, Samuel Quinto. Ponto alto, a exibição do documentário “Para não Deixar o Samba Morrer”, da cineasta Karina Iliescu de Atibaia, contou a história passada e recente da tradição carnavalesca local, sensibilizando os velhos e novos sambistas presentes. Marcaram presença no evento o chefe de gabinete Alexander Grosskinsky, o Alemão, representando o prefeito Daniel Martini, Nei Tavares, Secretário Adjunto de Cultura, Rodrigo Konig, Secretário Adjunto de Comunicação, e Michel Carneiro, carnavalesco e atual Secretário de Recursos Humanos da Prefeitura de Atibaia. Parabéns à toda diretoria, escolas e blocos, e todos os voluntários(as) que “fizeram acontecer” este evento, uma oportuna discussão sobre o futuro do carnaval de avenida em nossa cidade!

Leia mais »
Câmara de Atibaia, homenagem aos Trabalhadores da Saúde

Câmara de Atibaia realizou a Sessão Solene em homenagem aos Trabalhadores da Saúde

A lei nº 3.730 (2009), que criou a homenagem, tem como autores os ex-vereadores Profª Gina, Dr. Ubiratan e Dr. José Paulo Teixeira A Câmara Municipal realizou a homenagem aos trabalhadores da saúde, em parceria com o Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos de Serviços de Saúde de Campinas e Região, em 22 de maio, sexta-feira, no plenário da Casa Legislativa. O presidente Derek Bonjardim conduziu a programação, recepcionando os homenageados, que tiveram entrega de certificados e do brasão do município. Pela Secretaria da Saúde e representando o prefeito Daniel Martini, integrou a mesa principal dos trabalhos a secretária Daniele Borges de Almeida Franca. Estiveram presentes os vereadores Coronel Ikeda, Carlinhos do Portão, Ademilson Militão, Dr. Denig, Lucas Garcia, Lucas Cardoso, Fernando de Souza (Fefê), Julio Mendes e Pi do Judô. A ex-vereadora Profª Gina e os ex-vereadores Dr. Ubiratan e Dr. José Paulo Teixeira foram autores da lei nº 3.730 (2009) que criou a homenagem. Pelo Sindicato da Saúde, participaram Alexssandra da Silva, diretora e representante do presidente do Sinsaúde Edilson Laércio de Oliveira, e Carina Aparecida Ovaristo Cornélio, diretora do Sinsaúde de Atibaia. Prestigiaram o evento a ex-diretora do Sinsaúde Vicentina de Melo André e a presidente do Conselho Municipal da Saúde Janaína Carolino. Os homenageados da noite foram, pela Santa Casa de Atibaia, Lucimara Saraiva – Enfermagem; Helena Maria da Cruz Souza – Enfermagem; e Jocimar Theodoro – Apoio. A Rede D’Or São Luiz (Novo Atibaia), Ana Carolina Santos Bacci – Administração; Fabiana Souza Oliveira Rosa – Enfermagem; e Rosemary Rosendo de Lima – Apoio. O Albert Sabin Hospital e Maternidade tiveram como homenageados Ligia Giordani – Administração; Tatiane Barbosa de Azevedo – Enfermagem; e Dirceu Donizetti Nascimento – Apoio. A Santa Casa de Piracaia indicou Juliana de Almeida – Administração; Sheyla Ferreira Maciel – Enfermagem; e Terezinha Maria Pires de Souza – Apoio. E a Secretaria da Saúde selecionou Aparecida Donizetti Moreira Lopes – Administração; Margarete de Fátima Trovilho de Camargo – Técnica de Enfermagem; e Alberto Janachevitz de Coctoviz Junior – Apoio. Os representantes das instituições foram: Anneany Alyne Costa Lima de Deus – Diretora Geral da Santa Casa de Atibaia; Gisele Rosa Domingues (Analista de RH) pela Rede D’Or; Carla Greice da Costa Alves Pinto – Gerente Administrativo do Albert Sabin; e Pedro Luiz da Matta – Interventor da Santa Casa de Piracaia. 

Leia mais »