
Professores da EM Prof. Pedro de Alcântara Santos Silva, em Atibaia, participam de oficina de capacitação para trabalhar as questões ambientais com alunos e comunidade.
A parceria do Projeto De Olho nos Rios com a Escola Municipal Professor Pedro de Alcântara Santos Silva, situada na Estrada do Roncador, 120, no bairro Jardim Estância Brasil em Atibaia, está rendendo frutos. Desta vez, a equipe apresentou as propostas de trabalho voltadas para educação ambiental aos professores. Com alunos entre cinco e 11 anos, a escola, que está numa Área de Proteção Permanente (APP), pretende integrar a comunidade nas atividades de sensibilização pela preservação dos recursos naturais.
De acordo com os docentes, as crianças se mostram bastante sensíveis às causas ambientais e a escola trabalha com os temas de interesse delas, como o coró-coró, uma ave típica da região, e o córrego vizinho. O projeto De Olho nos Rios, uma parceria da Associação Mata Ciliar com a Petrobras, mostrou novas possibilidades de recursos didáticos, como os kits de sementes de árvores nativas e de reconhecimento da fauna silvestre. Outra possibilidade para mobilizar as crianças é a montagem de uma horta na escola.
Para atrair pais e comunidade, o projeto pode levar as oficinas de sensibilização ambiental, mobilizando e incentivando a sociedade na defesa da água, flora e fauna silvestre. Com isso, melhora a sensação de identificação e pertencimento.
O @projetodeolhonosrios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a @petrobras, por meio do programa Petrobras Socioambiental, que visa a participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, fauna e flora em 17 municípios do Circuito das Águas, Sistema Cantareira, Região Bragantina e de Campinas.

















