Category: Fernão Dias (BR-381) / Dom Pedro I (SP-065).

Pedágios da Rodovia Dom Pedro I

Pedágios da Rodovia Dom Pedro I terão reajuste; confira o novo valor em Atibaia.

Por: Bruno Papini O reajuste anual das tarifas de pedágio nas rodovias concedidas do Estado de São Paulo entra em vigor à zero hora do dia 1º de julho de 2026. Os novos valores foram homologados pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e publicados no Diário Oficial do Estado desta terça-feira (23), seguindo a atualização contratual baseada na inflação acumulada no período. Em contato com a redação do Jornal Estância, a concessionária Rota das Bandeiras confirmou que os novos valores passam a ser praticados a partir da próxima quarta-feira (1º), conforme previsto nos contratos de concessão e definido pela Artesp. Na região de Atibaia, a praça de pedágio localizada no km 79,9 da Rodovia Dom Pedro I (SP-065) terá a tarifa para veículos de passeio reajustada para R$ 11,10. O mesmo valor será cobrado dos eixos comerciais, enquanto motocicletas passarão a pagar R$ 5,55. Além de Atibaia, também terão novos valores as praças de Igaratá, Itatiba, Paulínia, Engenheiro Coelho, Jundiaí e Louveira, todas administradas pela concessionária Rota das Bandeiras. Confira as novas tarifas a partir de 1º de julho de 2026 Praça de Pedágio Rodovia Veículos de passeio Motocicletas Igaratá SP-065 R$ 14,00 R$ 7,00 Atibaia SP-065 R$ 11,10 R$ 5,55 Itatiba SP-065 R$ 16,10 R$ 8,05 Paulínia A SP-332 R$ 12,60 R$ 6,30 Paulínia B SP-332 R$ 17,50 R$ 8,75 Engº Coelho SP-332 R$ 9,60 R$ 4,80 Jundiaí SP-360 R$ 6,40 R$ 3,20 Louveira SP-063 R$ 4,10 R$ 2,05 Os reajustes fazem parte da revisão anual das tarifas prevista nos contratos de concessão das rodovias paulistas. Segundo a Artesp, a atualização considera a variação dos índices inflacionários do período e tem como objetivo manter o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos, garantindo a continuidade dos investimentos em manutenção, conservação, operação e ampliação da malha rodoviária concedida. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Rodovia Fernão Dias

Risco de queda de árvores provoca interdição total da Rodovia Fernão Dias em Mairiporã

Por: Bruno Papini Motoristas que trafegam pela Rodovia Fernão Dias (BR-381), no sentido São Paulo, devem redobrar a atenção nesta sexta-feira (26). A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que todas as faixas da pista sul foram interditadas no km 57, em Mairiporã, devido ao risco de queda de árvores sobre a rodovia. De acordo com a PRF, a interdição teve início por volta das 12h13 para a realização da poda preventiva das árvores que apresentavam risco de tombamento. A previsão inicial é de que a pista permaneça totalmente bloqueada por cerca de 40 minutos, até a conclusão dos trabalhos e a liberação segura do trecho. Segundo a concessionária Motiva Minas SP, responsável pelo trecho, Nesta sexta-feira, dia 26, às 12h13, houve interdição total das faixas em ambos os sentidos, na região de Mairiporã, para a realização de poda de árvore. No km 57, sentido São Paulo, foi registrado congestionamento de 3 km. Equipes atuam no local para garantir a segurança dos motoristas e realizar a remoção dos galhos com risco de queda. A orientação da Polícia Rodoviária Federal é para que os condutores reduzam a velocidade, respeitem a sinalização e, se possível, busquem rotas alternativas até a normalização do tráfego. A situação pode provocar lentidão e formação de filas no trecho, e os motoristas devem acompanhar as atualizações antes de seguir viagem. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia LEIA TAMBÉM: Pedágios da Rodovia Dom Pedro I terão reajuste; confira o novo valor em Atibaia.

Leia mais »
Motiva Minas_SP realiza intervenção noturna para avanço nas obras de pavimentação, em Guarulhos

Motiva Minas_SP realiza intervenção noturna para avanço nas obras de pavimentação, em Guarulhos

Marginal da Rodovia Fernão Dias passa por recuperação de pavimento na noite desta quinta-feira (25) Avançando com as obras de melhoria no pavimento, a Motiva Minas_SP realiza, na noite desta quinta-feira (25), obras de recuperação do pavimento na marginal da Rodovia Fernão Dias (BR-381), na altura do km 89, em Guarulhos. Para a execução dos serviços, será necessária a interdição total da alça que dá acesso à Rodovia Fernão Dias (BR-381), no sentido Belo Horizonte (norte), localizada no km 255 da Rodovia Presidente Dutra (BR-116), em Guarulhos, das 22h desta quinta-feira (25) às 6h de sexta-feira (26). A operação também prevê o bloqueio da faixa da direita da Rodovia Fernão Dias, no km 89, sentido Belo Horizonte, com o tráfego sendo desviado para as duas faixas da esquerda. Em caso de chuva ou de condições climáticas adversas, os serviços poderão ser reprogramados. Rota alternativa Os motoristas que trafegam pela Rodovia Presidente Dutra, no sentido São Paulo, e desejam acessar a Rodovia Fernão Dias em direção a Belo Horizonte deverão utilizar a alça de acesso, em direção ao bairro Parque Novo Mundo, no km 255, realizar o retorno e seguir para a Fernão Dias, sentido Belo Horizonte. A Motiva Minas_SP orienta os motoristas a redobrarem a atenção à sinalização implantada no trecho, respeitarem os limites de velocidade e, sempre que possível, programarem o deslocamento para evitar transtornos durante o período da intervenção. Movimento Afaste-se Durante as intervenções, a Motiva Minas_SP também reforça a campanha Movimento Afaste-se, que orienta os motoristas a mudarem de faixa sempre que possível e seguro ao se aproximarem de atendimentos no acostamento. Caso isso não seja viável, a recomendação é reduzir a velocidade em até 40 km/h abaixo do limite da via, ajudando a preservar a segurança das equipes que atuam na rodovia. A Motiva Minas_SP agradece a compreensão dos clientes pelos eventuais transtornos e reforça que as obras integram um conjunto de ações iniciais voltadas à melhoria da infraestrutura, da segurança viária e da qualidade da viagem na Fernão Dias.

Leia mais »
Capotamento deixa uma pessoa ferida e causa congestionamento na Fernão Dias, em Extrema

Capotamento deixa uma pessoa ferida e causa congestionamento na Fernão Dias, em Extrema

Acidente ocorreu na tarde desta terça-feira (23), no sentido São Paulo, e mobilizou equipes da concessionária e da PRF Um capotamento envolvendo um veículo de passeio foi registrado na tarde desta terça-feira (23), por volta das 14h45, no km 937,9 da Rodovia Fernão Dias (BR-381), em Extrema (MG), no sentido São Paulo. De acordo com a concessionária Motiva Minas-SP, responsável pela administração do trecho, o Centro de Controle Operacional (CCO) acionou imediatamente as equipes de atendimento para prestar socorro e garantir a segurança dos usuários da rodovia. No local, as equipes operacionais realizaram a sinalização da via, orientação aos motoristas e atendimento às vítimas. Segundo a concessionária, uma pessoa sofreu ferimentos leves e foi encaminhada ao Pronto-Socorro de Extrema. Outra vítima saiu ilesa e recusou encaminhamento hospitalar. Para que o atendimento fosse realizado com segurança, a faixa da direita precisou ser interditada temporariamente, provocando cerca de 4 quilômetros de congestionamento no trecho. Equipes da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuaram na ocorrência, trabalhando para garantir a segurança dos motoristas e agilizar a liberação da pista. A Motiva Minas-SP orienta os condutores a redobrarem a atenção ao se aproximarem de áreas com atendimento operacional, respeitando a sinalização, reduzindo a velocidade, mudando de faixa com segurança e mantendo distância das equipes que trabalham na rodovia. Para informações atualizadas sobre as condições de trânsito na Fernão Dias, os usuários podem entrar em contato com a concessionária pelo telefone e WhatsApp 0800 283 0381. O atendimento é gratuito e funciona 24 horas por dia. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Carreta tomba na Rodovia Dom Pedro

Carreta tomba na Rodovia Dom Pedro I em Igaratá e interdita pistas durante a manhã deste sábado

Um acidente envolvendo uma carreta mobilizou equipes de atendimento na madrugada deste sábado (20) na Rodovia Dom Pedro I (SP-065), na altura do km 32, em Igaratá, no sentido sul. De acordo com informações do Centro de Controle Operacional da Artesp, uma carreta Scania R-560 seguia pela rodovia quando, por volta das 4h50, o motorista perdeu o controle da direção por motivos que ainda serão apurados. O veículo tombou sobre a pista, ficando imobilizado e ocupando parcialmente as faixas 1 e 2, além do acostamento. Equipes de atendimento foram acionadas para sinalizar o local e garantir a segurança dos demais usuários da rodovia. Durante os trabalhos, houve restrições no tráfego até que a situação fosse controlada. A faixa 2 foi liberada às 8h14 e a carreta posteriormente reposicionada para o km 31+800. Apesar da gravidade do acidente e dos danos materiais registrados, o motorista saiu ileso e não precisou de atendimento médico. A concessionária responsável pelo trecho reforça que motoristas que necessitarem de assistência mecânica ou médica ao longo do Corredor Dom Pedro podem entrar em contato com a Rota das Bandeiras pelo telefone 0800-770-8070. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Câmera com IA na rodovia D. Pedro I

Câmera com IA na rodovia D. Pedro I (SP-065) flagra mais de 550 motoristas e passageiros sem cinto de segurança em apenas dois meses

Sistema da Concessionária Rota das Bandeiras faz leitura automática de irregularidades e auxilia Polícia Militara Rodoviária (PMRv) na fiscalização A implantação de uma câmera com Inteligência Artificial (IA) na rodovia D. Pedro I (SP-065), em Campinas, revelou uma prática perigosa que já deveria ter ficado no passado: muitos motoristas e passageiros ainda andam sem cinto de segurança, quase três décadas após o uso do dispositivo se tornar lei. Em dois meses de operação – os dados são de abril e maio -, a câmera que faz a leitura automática de todos os veículos que passam pela via e indica possíveis irregularidades -, flagrou em um único ponto da rodovia 559 motoristas ou caronas sem o cinto de segurança. Esta foi a infração mais comum autuada no ponto pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv), que passou a contar com o auxílio da câmera inteligente instalada pela Concessionária Rota das Bandeiras, empresa que administra o Corredor Dom Pedro de rodovias. “Surpreende o fato de muitos insistirem em trafegar sem o cinto de segurança. Afivelar o cinto é algo simples, habitual (ou que deveria ser), que todos que entram no veículo devem fazer antes da partida. O cinto salva vidas e evita lesões graves. Já tivemos ocorrências com vítimas fatais ejetadas na via ou com incapacidades permanentes pela falta do uso do dispositivo, em acidentes que não teriam gravidade se os ocupantes estivessem com o cinto”, explica o gerente de Atendimento de Operações da Rota das Bandeiras, Murilo Perez. Além de colocar a própria segurança em risco, o usuário que não utiliza o cinto de segurança compromete a estrutura de atendimento e ocupa leitos hospitalares. A câmera com IA também emite alertas sobre outras possíveis infrações, como uso do aparelho celular ao volante e caminhões trafegando na faixa da esquerda. Nos dois primeiros meses de operação, foram aplicadas 1.136 multas no local, praticamente a metade pela falta do uso do cinto.   Em todo ano de 2025, no mesmo ponto da D. Pedro I, a Polícia Militar Rodoviária aplicou 281 multas. Foram 46 multas por falta do uso do cinto de segurança. Com a adoção da IA, o número de autuações desta infração subiu quase 70 vezes. “Este era um tipo de infração muito difícil de ser verificada a olho nu, pela velocidade dos veículos na rodovia. É importante destacar que a câmera faz a primeira triagem, de apontar possíveis irregularidades, mas a autuação é sempre validada pelo policial, que atua de dentro do Centro de Controle Operacional (CCO) da Concessionária)”, completa Perez. A partir dos dados obtidos, a Concessionária definirá ações de conscientização com os usuários. O aparelho móvel poderá ser instalado em diversos pontos do Corredor Dom Pedro, para que haja mais segurança para todos.

Leia mais »
Motociclista morre em acidente na Rodovia Dom Pedro I (1)

Motociclista morre em acidente envolvendo cinco veículos na Rodovia Dom Pedro I

Colisão ocorreu na noite de quarta-feira (17), no km 62 da SP-065. Motorista e condutor de outro veículo envolvidos no acidente deixaram o local. Um grave acidente envolvendo cinco veículos foi registrado na noite de quarta-feira (17), por volta das 22h05, na Rodovia Dom Pedro I (SP-065), no km 62, em Bom Jesus dos Perdões, sentido Sul. A ocorrência resultou na morte de um motociclista. De acordo com informações apuradas no local, uma motocicleta Honda Tornado XR250 trafegava pela faixa 2 da rodovia quando, por motivos ainda a serem esclarecidos, colidiu na traseira de um veículo que deixou o local sem ser identificado. Após a colisão, o motociclista sofreu uma queda e permaneceu sobre a faixa 1. Na sequência, um segundo veículo, também não identificado, atropelou a vítima e fugiu do local sem prestar socorro. Momentos depois, uma carreta Volkswagen 29.530 e um automóvel Fiat Strada atingiram a motocicleta que permanecia na pista. Os dois veículos envolvidos pararam no acostamento e permaneceram no local para o atendimento da ocorrência. Equipes de resgate foram acionadas, mas o motociclista não resistiu aos ferimentos e morreu. O serviço funerário chegou ao local por volta da 1h33 da madrugada desta quinta-feira (18). Ocorrências causam transtornos na Dom Pedro I nesta quinta-feira. Já na manhã desta quinta-feira (18), outras ocorrências provocaram lentidão em trechos da Rodovia Dom Pedro I. Segundo informações da concessionária Rota das Bandeiras, às 8h10 as câmeras de monitoramento registraram a interdição do retorno conhecido como Tapetão, no km 112, após um caminhão tentar utilizar o dispositivo. A concessionária informou que o local é destinado exclusivamente para carros e motocicletas e conta com sinalização adequada. Equipes foram mobilizadas para realizar a remoção do veículo. Com a interdição, os motoristas que trafegavam no sentido Campinas precisaram seguir até a Avenida Theodureto de Almeida Camargo, na altura do bairro Bambini, para realizar o retorno. Além disso, houve registro de lentidão na divisa entre Itatiba e Jarinu devido a um caminhão quebrado que ocupava a faixa da direita no km 98 da SP-065. A concessionária orienta que motoristas que necessitem de assistência mecânica ou atendimento médico ao longo do Corredor Dom Pedro entrem em contato pelo telefone 0800-770-8070. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Acidente na Fernão Dias, em Extrema

Acidente envolvendo quatro veículos deixa um ferido na Fernão Dias, em Extrema

Acidente ocorreu durante a madrugada desta quarta-feira (11) no sentido São Paulo; uma pessoa foi socorrida pelo SAMU Um engavetamento envolvendo duas carretas, um caminhão e um automóvel foi registrado na madrugada desta quarta-feira (11) na Rodovia Fernão Dias (BR-381), em Extrema (MG). O acidente aconteceu por volta das 3h01, no km 947 da pista sentido São Paulo. De acordo com a concessionária Motiva Minas SP, responsável pela administração do trecho, o Centro de Controle Operacional (CCO) foi acionado para atender à ocorrência e mobilizou equipes de Operações para o local com o objetivo de orientar os motoristas e garantir a segurança viária. Segundo informações da concessionária, uma pessoa ficou ferida. Trata-se do condutor do caminhão, que sofreu ferimentos considerados moderados e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), sendo encaminhado para atendimento médico. Outras três pessoas envolvidas no acidente saíram ilesas e recusaram encaminhamento hospitalar. Durante o atendimento da ocorrência, o acostamento permaneceu interditado, mas não houve registro de congestionamento no trecho. Equipes da concessionária e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) atuaram no local para prestar assistência aos envolvidos, controlar o tráfego e trabalhar na liberação da via. A concessionária orienta os motoristas que trafegam pela rodovia a redobrarem a atenção à sinalização, realizarem mudanças de faixa com segurança e manterem distância do local da ocorrência. Os usuários da Fernão Dias podem acompanhar informações atualizadas sobre as condições de tráfego pelo telefone e WhatsApp da concessionária, no número 0800 283 0381, com atendimento gratuito disponível 24 horas por dia. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
PRF flagra adolescente de 14 anos dirigindo caminhão na Fernão Dias

PRF flagra adolescente de 14 anos dirigindo caminhão na Fernão Dias

Menor conduzia veículo de carga na BR-381, em Minas Gerais, e tentou trocar de lugar com o pai durante abordagem policial Um adolescente de 14 anos foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) dirigindo um caminhão na manhã de domingo (7), na BR-381, Rodovia Fernão Dias, na altura do km 563, em Itaguara, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). O menor estava acompanhado do pai, que ocupava o banco do passageiro e foi autuado por crime de trânsito. A abordagem ocorreu durante patrulhamento realizado no encerramento da Operação Corpus Christi. Segundo a PRF, os policiais suspeitaram da baixa estatura do condutor ao avistarem um caminhão Volkswagen de cor prata trafegando pela rodovia. Ao perceberem a aproximação da viatura, pai e filho tentaram disfarçar a situação. De acordo com a corporação, os ocupantes chegaram a trocar de lugar com o veículo em movimento, manobra considerada extremamente perigosa e que colocou em risco a segurança dos próprios ocupantes e dos demais usuários da rodovia. Após a abordagem, os agentes confirmaram que o motorista era um adolescente de apenas 14 anos, sem habilitação. O pai assumiu ter entregue a direção do caminhão ao filho, sendo autuado pelas infrações e pelo crime previsto na legislação de trânsito. Operação Corpus Christi A ocorrência foi registrada durante o último dia da Operação Corpus Christi 2026, realizada pela Polícia Rodoviária Federal nas rodovias federais de todo o país. Durante os cinco dias de fiscalização, a PRF intensificou ações preventivas com o objetivo de reduzir acidentes, mortes e feridos, utilizando radares portáteis e reforçando o policiamento em trechos considerados críticos. De acordo com dados preliminares divulgados pela corporação, foram registrados 80 sinistros de trânsito nas rodovias federais paulistas durante o feriado prolongado, resultando em seis mortes e 81 pessoas feridas. No mesmo período de 2025, haviam sido contabilizados 73 acidentes, com cinco mortes e 84 feridos. No cenário nacional, os estados que registraram maior número de sinistros foram Minas Gerais, Santa Catarina e Paraná. Fiscalização reforçada Durante a operação em São Paulo, a PRF fiscalizou 4.561 pessoas e 3.855 veículos. As principais infrações registradas foram excesso de velocidade, com 1.744 autuações; ultrapassagens proibidas, com 202 flagrantes; descumprimento da Lei do Descanso por 72 motoristas profissionais; uso do celular ao volante por 66 condutores; e 27 autuações relacionadas à embriaguez ao volante ou recusa ao teste do bafômetro. A PRF destacou que ações de fiscalização e conscientização seguem sendo fundamentais para reduzir comportamentos de risco e aumentar a segurança nas rodovias federais brasileiras. Por: Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »
Acidente na rodovia Dom Pedro

Carreta tomba e derrama 16 toneladas de carga na Rodovia Dom Pedro I.

Uma carreta tombou na manhã desta quinta-feira (4) na Rodovia Dom Pedro I (SP-065), em Valinhos, provocando o derramamento de aproximadamente 16 toneladas de carga e interditando parte da pista. De acordo com informações do Centro de Controle Operacional da Artesp, o acidente ocorreu por volta das 11h32, no km 115 da rodovia, no sentido sul. O veículo envolvido é uma carreta Scania T114, que seguia pela via quando, por motivos ainda desconhecidos, o motorista perdeu o controle da direção, resultando no tombamento sobre a faixa 2 de rolamento e o acostamento. O condutor sofreu ferimentos leves e recebeu atendimento no local. As causas do acidente serão apuradas. Com o tombamento, a carga transportada se espalhou pela faixa de rolamento e pelo acostamento, exigindo a atuação das equipes de conservação para limpeza da pista e remoção dos resíduos. Também foram registrados danos à infraestrutura da rodovia, incluindo a destruição de 12 lâminas de defensa metálica e 12 postes de fixação. Segundo a concessionária responsável pelo trecho, os trabalhos de atendimento à ocorrência mobilizaram equipes operacionais para garantir a segurança dos usuários e a normalização do tráfego. Ainda conforme a Concessionária Rota das Bandeiras, o acesso da pista norte da Rodovia Dom Pedro I (sentido Anhanguera) para a Rodovia Governador Adhemar de Barros (SP-340), no trecho Campinas-Mogi Mirim, apresentava pequena lentidão durante a manhã desta quinta-feira, reflexo do aumento no fluxo de veículos típico do feriado. Motoristas que necessitarem de assistência mecânica ou médica ao longo do Corredor Dom Pedro podem acionar a Rota das Bandeiras pelo telefone 0800-770-8070. O serviço é gratuito e funciona 24 horas por dia. Por: Bruno Papini / Jornal Estância de Atibaia

Leia mais »