
Atividade acontece no dia 04 de outubro e é voltada ao público interessado em preservar documentos e livros
O espaço cultural Casarão Julia Ferraz, em Atibaia, está com inscrições abertas para a oficina gratuita de conservação de acervos, que será realizada no sábado, dia 04 de outubro, das 14h às 17h. A atividade será conduzida pela museóloga Mariana Boujadi e pela restauradora Bárbara Zmekhol, responsáveis pelo trabalho técnico de preservação do acervo bicentenário do Casarão.
Com enfoque teórico e ênfase na prática, a oficina irá abordar noções básicas de conservação e restauro, como higienização, acondicionamento e proteção de acervos de papel contra agentes de degradação. Os participantes terão a oportunidade de aprender técnicas práticas de limpeza e acondicionamento de documentos, livros e fotografias, além de confeccionar embalagens adequadas para guarda e conservação em casa.
A atividade integra o Projeto Salvaguarda e Difusão do Acervo do Casarão Julia Ferraz, que vem promovendo a preservação de cerca de 400 itens históricos — entre livros, partituras, jornais, fotografias e documentos dos séculos XVIII, XIX e XX — com apoio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), por meio do município de Atibaia. Conheça o acervo do Casarão Julia Ferraz: https://acervocasaraojuliaferraz.com.br/
Para participar é necessário realizar inscrições pelo whatsapp da produção: (11) 99750-2378. Não é necessário ter experiência prévia na área. As vagas são limitadas.
As ministrantes Mariana Boujadi é museóloga e mestre em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas. É coordenadora do departamento de museologia do Museu do Folclore em São José dos Campos e docente no curso de especialização de História e Gestão de Acervos da Universidade de Passo Fundo. É a responsável técnica do projeto de preservação do acervo do Casarão Julia Ferraz.
Bárbara Zmekhol é conservadora-restauradora e arte-educadora, especializada na conservação de obras de arte, documentos e objetos de valor histórico e cultural. Pós-graduada em Arte-Educação pela UNIFAAT, atua como restauradora no Museu Universitário da PUC-Campinas e integra o projeto de preservação do acervo do Casarão Julia Ferraz.
Serviço
- Oficina gratuita de conservação de acervos
- Data: Sábado, 04/10
- Horário: das 14h às 17h
- Local: Casarão Julia Ferraz – Rua José Lucas, 11. Atibaia-SP
- Inscrições: via WhatsApp (11) 99750-2378
- Evento gratuito | Vagas limitadas
Sobre o Casarão Julia Ferraz
Construído por volta de 1776, o Casarão Julia Ferraz (ou Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz) é um dos principais patrimônios históricos e culturais de Atibaia, tombado pelo CONDEPHAAT em 1975. Desde então, abriga projetos culturais e educativos, como exposições, apresentações artísticas, oficinas e ações de memória. O espaço é reconhecido como Ponto de Cultura (Federal e Estadual) e Ponto de Memória pelo Ibram (Instituto Brasileiro de Museus).
A gestão é realizada pela AsPAS (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, entidade responsável por iniciativas de preservação, difusão cultural e manutenção do imóvel e seu acervo.