Ato de amor e cuidado: mais de 500 animais recebem castração gratuita em Atibaia
JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Novas inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (30), no Alvinópolis, e castração acontece no dia 3 de setembro A castração animal previne diversas doenças, além de ser a maneira mais ética e eficaz de controle da população animal. Em Atibaia, a cirurgia é oferecida gratuitamente e acontece de forma itinerante nos bairros, integrando o Programa Permanente de Castração promovido pelo Departamento de Defesa Animal. O Alvinópolis será o próximo bairro a promover o mutirão de castração, que acontecerá no dia 3 de setembro, com inscrições no dia 30 de agosto – ambas as ações na Praça da Amada (Av. Brig. José Vicente Faria Lima, nº 1570). As inscrições acontecem entre 8h30 e 10h30, com a distribuição de senhas por ordem de chegada, sendo necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço do bairro Alvinópolis, onde acontecerá a ação, ou de bairros próximos. Será agendado um horário para atendimento no dia de realização do mutirão e cada tutor pode inscrever até dois animais, que devem ter mais de seis meses de idade – o mínimo recomendável para o procedimento. Os últimos mutirões de castração aconteceram nos bairros Tanque e Centro, somando um total de 321 castrações animais. No Tanque, 155 animais foram castrados, sendo 94 cães fêmeas e 11 machos; e 47 felinos fêmeas e 3 machos. Já no Centro, outros 166 animais receberam a cirurgia de castração, sendo 89 cães fêmeas e 1 macho; e 75 felinos fêmeas e 1 macho. No primeiro semestre deste ano, em virtude das medidas restritivas de combate ao Coronavírus, os mutirões nos bairros permaneceram suspensos. Com a retomada no mês de julho, 180 animais receberam a castração, totalizando mais de 500 animais castrados neste ano. Nos mutirões, a cirurgia de castração é realizada gratuitamente por uma equipe conveniada de veterinários, e em espaços especialmente adaptados. Um microchip de identificação e registro é implantado no animal, que recebe todos os cuidados necessários desde a fila de atendimento na chegada ao mutirão até a liberação para o tutor após a recuperação da cirurgia. Ao final, os responsáveis recebem instruções e recomendações sobre o pós-operatório, com orientações quanto à alimentação, medicação e cuidados necessários. Além de ser um ato de amor e cuidado, a castração traz diversos benefícios aos animais. No caso das fêmeas, o procedimento reduz o risco de câncer de mama e diminui a vulnerabilidade a infecções uterinas graves. Já em machos, a cirurgia reduz em grande escala os problemas de próstata, além de evitar o câncer de testículo – que pode ser fatal – e fazer com que cães e gatos sintam menos necessidade de marcar seu território com urina. “Doe amor, doe ração”
O Mutirão de Castração agora também é uma oportunidade de ajudar cães e gatos resgatados pelas ONGs e protetores de animais que atuam no município. A ação solidária “Doe amor, doe ração” vai arrecadar doações de ração, que poderão ser entregues no dia da inscrição ou da realização da cirurgia. De acordo com o Departamento de Defesa Animal, a contribuição não é obrigatória, mas voluntária, e não há quantidade mínima. As doações também podem ser entregues na sede do Departamento de Defesa Animal, localizada na Rua João Lozasso, nº 455, Morumbi.
JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA Novas inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (30), no Alvinópolis, e castração acontece no dia 3 de...