JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
por: Rafael Pereira
O Red Bull Bragantino apresenta o novo Centro de Performance & Desenvolvimento (CPD) do clube, um dos mais modernos e completos centros de treinamento de futebol do país. Construído em um terreno de cerca de 157 mil m² no bairro Ressaca, em Atibaia, o CPD está em uma localização estratégica por questões logísticas, com acessos rápidos a aeroportos e rodovias (Dom Pedro I e Fernão Dias).
A estrutura do local conta com sete campos de treino (cinco de grama natural e dois de grama sintética) e um mini estádio com capacidade para mil pessoas (com campo de grama natural que abrigará jogos das categorias de base e do time feminino).
Ao todo, são mais de 19 mil m² de área construída. São seis prédios, que abrigam 86 quartos (alojamento das categorias de base e hotel para concentração do time profissional), três refeitórios (que servem de 1.100 a 1.200 refeições por dia), duas academias (com o que há de mais tecnológico em treinamento de alto rendimento), piscina e banheiras de hidromassagem, sala de imprensa, diversas salas de escritório, salas de estudo, biblioteca e auditório para 120 pessoas.
SUSTENTABILIDADE
O projeto busca consciência ambiental e apresenta as melhores soluções técnicas e econômicas para uma arquitetura sustentável, aliando tecnologia e otimização de recursos naturais para gerar edificações de alta qualidade, conforto, longa vida útil e baixo impacto ambiental. O local foi desenhado de maneira inteligente para priorizar a utilização de luz natural durante o dia. Além disso, foi implantado um sistema de geração de energia alternativa com painéis solares.
Há, também, um sistema de reuso de água com reservatórios com capacidade de 565,50 metros cúbicos e um lago desassoreado que será utilizado como retentor de água.
Ao longo de toda a jornada de construção, mais de 3 mil árvores serão plantadas. Todo o paisagismo foi executado com árvores e plantas nativas. E o sistema de irrigação é proveniente da reutilização de águas pluviais.
MUDANÇA GRADUAL
O primeiro treino oficial no CPD ocorreu no final de 2023, no dia 29 de dezembro, quando a equipe Sub-20 do Braga se preparava para a disputa da Copinha. O time profissional utilizou a estrutura pela primeira vez no dia 03 de fevereiro deste ano.
As categorias de base fizeram a mudança para o novo centro de treinamento entre o final de janeiro e início de fevereiro. O profissional se mudou de maneira definitiva no dia 22 de março.
TECNOLOGIA E INOVAÇÃO NO PERFORMANCE CENTER
As academias do Centro de Performance & Desenvolvimento foram projetadas com o que há de melhor no mercado de treinamento de alto rendimento, com equipamentos importados 100% novos e modernos. Como por exemplo:
Equipamentos de resistência pneumática
Permitem que os exercícios sejam executados em velocidades que fazem com que os músculos trabalhem em suas capacidades máximas, sem impacto nas articulações, músculos e tecido conjuntivo. O resultado é mais segurança e performance em relação aos equipamentos tradicionais.
Plataforma isoinercial
Substitui a gravidade pela tecnologia flywheel, que proporciona uma resistência otimizada que possibilita uma sobrecarga excêntrica do movimento. Cientificamente, promove mais eficiência nos ganhos de força, potência e hipertrofia.
Esteira curva
Equipamento que funciona de maneira mecânica, impulsionado por cada passo dado. O ritmo de aceleração e desaceleração só depende da pessoa que a está utilizando.
Equipamentos de Avaliações Físicas
As plataformas de avaliações físicas são capazes de mensurar, monitorar e administrar a performance física em diversos aspectos como força, saltos, agilidade e velocidade utilizando todos os dados em nuvem, com seus resultados em tempo real na palma da mão para otimizar as tomadas de decisões.
Esteira antigravitacional
A esteira antigravitacional permite retirar até 80% do peso do corpo durante os exercícios, simulando um ambiente espacial. Essas características são diferenciais durante a prática e transição de atletas.
Racks de Levantamento de Peso Olímpico
Os robustos racks de LPO foram projetados para suportar os exercícios mais intensos, utilizando padrões olímpicos. Eles proporcionam treinamentos com altas cargas e o máximo de segurança aos atletas.
Foto: Ari Ferreira/Red Bull Bragantino
Texto: Rafael Pereira
댓글