JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
O objetivo é criar um roteiro turístico e comercial, incentivando o desenvolvimento da cultura do morango e seus derivados
O projeto da Rota do Morango, apresentado pelo vereador Marcos Pinto de Oliveira (Marcão do Itapetinga), iniciou sua tramitação em agosto de 2022, sendo distribuído inicialmente às comissões permanentes de Justiça, Cultura, Lazer e Turismo, Agricultura e Finanças.
O objetivo é criar roteiro turístico e comercial, incentivando o desenvolvimento da cultura do morango e seus derivados no município. O programa incluiria propriedades rurais que priorizam a fruta.
“Atibaia é a Capital do Morango, título concedido pelo governo do Estado. Nosso objetivo é estimular ainda mais esse segmento de nossa economia e turismo, enfatizando também a produção artesanal e orgânica sob regras socioambientais e sanitárias”, comentou o vereador Marcão.
A estrutura fundiária de Atibaia se caracteriza pelas pequenas propriedades: das 892 unidades de produção, 785 possuem até 50 hectares, representando 88% do total, sendo que em 486 propriedades é utilizada mão de obra familiar. A cultura do morango emprega aqui de 8 a 10 pessoas por hectare.
“Nos últimos anos, os produtores de morango têm sofrido com adversidades, desde problemas climáticos, alta incidência de pragas e doenças nas lavouras, até a falta de capital para investir no cultivo. Como resultado, houve diminuição significativa na área plantada e no número de produtores”, acrescentou Marcão, ao Jornal Estância.
Pelo projeto, caberá às secretarias municipais de Agricultura, Turismo e Desenvolvimento Econômico “a formulação oficial deste circuito bem como as devidas indicações de produtores, comerciantes e locais que constarão no roteiro”.
Edição: Bruno Papini
Comments