JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
Maquinários, implementos e assessoramento técnico são disponibilizados a custo reduzido aos agricultores
A Prefeitura da Estância de Atibaia conta com a Patrulha Agrícola Mecanizada Municipal, uma iniciativa que disponibiliza maquinário e assessoramento como forma de apoio aos produtores rurais na realização dos trabalhos no campo.
O suporte é oferecido pelo Executivo, por meio da Secretaria de Agricultura, com o apoio do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR), e garante serviços a um custo reduzido, mais acessível aos produtores.
Os maquinários disponibilizados pela Patrulha Agrícola da Prefeitura, que ainda possui uma série de implementos para auxílio na rotina do campo: grades aradoras, grades niveladoras, arado, subsolador, roçadeiras, perfurador de solo, carretas, encanteiradeiras, distribuidores de calcário, plantadeiras, sulcador, plaina traseira, colhedor de forragem, ensiladeira, pulverizadores de barras, concha traseira e trituradores.
O produtor rural que se interessar pelos serviços da Patrulha Agrícola deve realizar um cadastro junto à Secretaria de Agricultura (Estrada Juca Sanches, nº 400, Jardim Brogotá, telefone 11.4414-3985), bastando apresentar os seguintes documentos: cópia do RG, CPF, CNPJ Rural (caso possua), comprovante de endereço e documento de Posse, Cessão ou Arrendamento.
Ao solicitar os serviços da Patrulha Agrícola junto à Prefeitura uma equipe técnica da Secretaria de Agricultura agendará uma vistoria à propriedade rural para identificar a melhor viabilidade de formas de cultivo. Na sequência, além do maquinário disponibilizado, também será oferecido suporte técnico orientando sobre preparo e correção do solo, plantio, implementos mais adequados e tipo de cultura – sempre com enfoque na conservação dos solos, das águas e do meio ambiente.
De acordo com a Secretaria de Agricultura, a Patrulha Agrícola tem como objetivo apoiar e facilitar as condições de trabalho dos produtores rurais da cidade. Conforme a Pasta, a iniciativa – implantada por lei e regulamentada por decretos municipais – também busca fortalecer a produção agrícola de produtores de pequeno e médio porte, além da agricultura familiar, que não dispõe de recursos para a aquisição de maquinário específico como tratores e implementos agrícolas.
Comments