JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
Chamamentos públicos selecionarão três projetos continuados de Pontos de Cultura e quatro propostas de oficinas de capacitação no setor audiovisual
A Prefeitura de Atibaia abriu as inscrições para dois editais de fomento a importantes setores culturais do município: o chamamento público nº 5/2024, voltado ao desenvolvimento da rede municipal de Pontos de Cultura, e o de nº 6/2024, direcionado a oficinas de capacitação, formação e qualificação audiovisual.
Inscrições
Organizações da Sociedade Civil sem fins lucrativos que promovam o acesso da população a bens e serviços culturais em uma comunidade ou território do município, mesmo que ainda não estejam certificadas como Ponto de Cultura pelo Ministério da Cultura, podem inscrever seus projetos até as 16h do dia 21 de outubro.
Já os agentes culturais interessados em participar do edital direcionado ao setor audiovisual devem inscrever a proposta de oficina até as 16h do dia 24 de outubro. As inscrições de ambos os concursos são realizadas na Central de Atendimento da Prefeitura, no endereço: https://atibaia.1doc.com.br/atendimento .
Pontos de Cultura
O edital dos Pontos de Cultura colabora na implementação das diretrizes estabelecidas pelas políticas nacional e municipal de Cultura Viva, que buscam apoiar grupos e coletivos no desenvolvimento de ações culturais sustentadas em princípios como autonomia, protagonismo e capacitação social das comunidades locais.
Financiado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) e do Fundo Municipal de Cultura, o chamamento público selecionará três projetos culturais, com reserva de vaga para pessoas negras, indígenas e com deficiência.
Oficinas audiovisuais
Realizado com recursos remanescentes da Lei Paulo Gustavo, o edital do audiovisual visa oferecer formação, qualificação e capacitação ao setor, selecionando quatro projetos, nas áreas de fotografia, direção de ator, direção de arte e elaboração de roteiro de ficção.
O chamamento contempla pessoa física ou Microempreendedor Individual (MEI), pessoa jurídica com ou sem fins lucrativos, além de coletivos e grupos sem CNPJ, desde que comprovem domicílio no município há, pelo menos, um ano.
Onde encontrar os editais
Etapas, critérios de seleção, documentação necessária e até um passo a passo de como efetuar a inscrição do projeto na Central de Atendimento da Prefeitura estão especificados nos editais de cada concurso, disponíveis no link AQUI.
Comments