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Eduardo Negrão

PESQUISA BRASMARKET: BOLSONARO DISPARA E PODE LEVAR NO 1º TURNO.


Eleições 2022, pesquisa Brasmarket
Eleições 2022, pesquisa Brasmarket

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

por: Prof. Eduardo Negrão


Era inevitável, na reta final Jair Bolsonaro cresce e pode levar no primeiro turno. É o que aponta o novo levantamento da Brasmarket, encomendado pela Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, divulgado nessa quinta-feira (15/9), mostra o presidente Jair Bolsonaro (PL) na frente da disputa presidencial. De acordo com a pesquisa estimulada (quando os nomes são apresentados ao entrevistado), o presidente tem 43,5% das intenções de voto. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em seguida, com 30,5%.


Ciro Gomes, do PDT, aparece na terceira posição, com 7,6% das intenções de voto. Simone Tebet (MDB) está em quarto, com 4,6%. Em seguida, aparecem Soraya Thronicke (União), com 0,8%; Felipe D'Ávila (Novo), 0,3%; Padre Kelmon (PTB), 0,2%; Sofia Manzano (PCB), 0,2%; Constituinte Eymael (DC) tem menos de 0,1%; Leonardo Péricles (UP) e Vera Batista (PSTU) não pontuaram. Votos brancos e nulos chegam a 6,8% e indecisos, 5,3%.


Pesquisa estimulada


Eleições 2022, pesquisa Brasmarket
Eleições 2022, pesquisa Brasmarket


No levantamento espontâneo, quando o entrevistador não cita os nomes dos candidatos, Bolsonaro lidera com 40,2%, enquanto Lula aparece em segundo lugar com 28,4%. Na sequência Ciro Gomes 6,1% das intenções de votos; Simone Tebet 3,3%; Soraya Thronicke 0,5%; Felipe D’Avila 0,3%, Outros 0,1%. Brancos/nulos 6%, não sabem ou não responderam 15,3%.


Na soma dos votos válidos, contando com os demais candidatos, o candidato do PL ainda é a maioria e consegue se eleger já no próximo dia 2 de outubro.


A pesquisa foi feita entre os dias 10 e 14 de setembro, com a confiabilidade de 95%. O método de coleta das informações foi o contato telefônico. Foram feitas 2.400 entrevistas em 504 cidades do Brasil. A margem de erro é de 2%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número: BR-01527/2022


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