JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
A nutricionista recomendou “comida de verdade, caseira, para que tenhamos o fornecimento adequado de energia”
O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa realizou sua reunião mensal em março, na terça 28, com palestra online sobre “Nutrição como ferramenta para potencializar a memória e a concentração, especialmente em idosos”, a cargo de Maria Fernanda Marson Rosseti, nutricionista com clínica em Foz do Iguaçu (PR) e Atibaia, pós-graduada em Fitoterapia, Comportamento Alimentar e Coaching Nutricional.
O que não pode faltar na sua alimentação? Segundo a nutricionista, devemos consumir “comida de verdade, caseira, para que tenhamos o fornecimento adequado de energia. Nesse sentido, são importantes os cereais integrais, as fibras e as proteínas (alimentos construtores), sempre com variedade. Esse padrão está associado a menores índices de perda de memória. O problema é que estamos nos distanciando cada vez mais desse padrão saudável”.
Outra recomendação de Maria Fernanda é “uma excelente hidratação”. A recomendação da OMS (Organização Mundial da Saúde) é de 2,2 litros para mulheres e 2,9 litros para homens por dia, mesmo na ausência de sede.
“A desidratação causa perda de força muscular (sarcopenia). Cerca de 30% dos idosos apresentam desidratação”.
No Instagram, os interessados podem acompanhar mais informações da nutricionista em @nutrimafeluppi.
Comments