top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia, recebeu o “Prêmio Inezita Barroso” na Alesp.


“Prêmio Inezita Barroso” OVBA ATIBAIA
“Prêmio Inezita Barroso” OVBA Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA



O “Prêmio Inezita Barroso” 6ª edição da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.


Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia (OVBA), regência maestro Jonathan Queiroz, recebeu o “Prêmio Inezita Barroso” da 6ª edição na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, o prêmio foi instituído através da Resolução ALESP nº 910, de 05/07/2016 com o objetivo de premiar as pessoas físicas ou jurídicas que se destacaram na sociedade em razão de sua contribuição com a música dita caipira de raiz e qualquer outra forma de arte genuinamente popular que a complemente.


A indicação ao prêmio recebido pela Orquestra de Viola Brasileira de Atibaia (OVBA) foi do deputado estadual Maurici, o vereador de Atibaia, Marcão do Itapetinga, acompanhou a entrega do prêmio, na manhã desta última sexta-feira (03).


“Gostaríamos de expressar nossa profunda gratidão por termos sido selecionado para 6ª Edição do Prêmio Inezita Barroso. É uma grande honra e privilégio receber este reconhecimento em homenagem a uma das maiores personalidades da música brasileira” disse a Presidente da OVBA Sol Nardini, ao Jornal Estância.


O prêmio foi concedido pelo Presidente da Assembleia Legislativa, mediante proposta da Comissão de Educação e Cultura, a partir de indicações feitas àquele órgão por Deputado ou Deputada, sociedade civil, núcleos e instituições culturais do Estado.

“Prêmio Inezita Barroso” OVBA Atibaia
“Prêmio Inezita Barroso” OVBA Atibaia

Inezita Barroso, nascida em São Paulo, em 04/03/1925, foi uma das mais amadas e consagradas artistas brasileiras, considerada um dos ícones da música caipira e do sertanejo raiz, atuando como instrumentista, cantora, compositora, apresentadora e pesquisadora do folclore brasileiro. Durante muitos anos, de 1980 a 2014, apresentou o programa “Viola, Minha Viola” na TV Cultura. Uma das músicas mais conhecidas gravada pela cantora foi “


A moda da pinga”. Além disso, em 2014 foi eleita para assumir uma das cadeiras da Academia Paulista de Letras. Faleceu em 2015, aos noventa anos, devido a uma insuficiência respiratória. O prêmio da Assembleia Legislativa que leva o seu nome, presta uma homenagem a uma das principais representantes da música de raiz do Brasil.



“Este prêmio é muito significativo para nós, pois representa a validação do nosso trabalho e o reconhecimento dos nossos esforços em promover e preservar a cultura popular brasileira. Isso nos inspira a continuar a trabalhar arduamente para contribuir para o enriquecimento do nosso patrimônio cultural. Agradecemos a todos os envolvidos nesse projeto, pela oportunidade. Mais uma vez, agradecemos por esta honra. Este prêmio significa muito para nós e continuaremos nos esforçando para merecer vossa confiança e reconhecimento. Nossa gratidão aos nossos parceiros e apoiadores “ concluiu Sol Nardini.


Em sua fala, o presidente da sessão solene, deputado Maurici, afirmou que a premiação vai além do reconhecimento, podendo ajudar os artistas a manterem seus trabalhos nos municípios de São Paulo. "Espero que [o prêmio] possa qualificar os artistas e grupos que o receberam nas disputas de editais de suas cidades, para que continuem produzindo cultura no país".


premeu inezita barroso
Foto: Bruna Sampaio

Assista o Vídeo, AQUI.


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
  • Branca Ícone Instagram
  • Tópicos
  • message

Receba nossas Notícias e Informações

Obrigado pelo envio!

(c) 2021 Desenvolvido, Direitos reservados à Jornal Estância de Atibaia.

bottom of page