JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

Tropa Escoteira Perseu participa de oficina de primeiros socorros em conscientização sobre epilepsia.
No último sábado, a Tropa Escoteira Perseu, do Grupo Escoteiro Grifo Caçador, em Atibaia, SP, teve a oportunidade de participar de uma enriquecedora oficina de primeiros socorros, ministrada pelo socorrista Marcos Juliane, do SAMU 192.
A atividade foi especialmente significativa, pois ocorreu durante o mês de março, que é dedicado à conscientização sobre a epilepsia e convulsões, conhecido como Março Roxo.
Durante a oficina, os escoteiros aprenderam sobre a importância de reconhecer os sinais de uma convulsão e como agir de maneira adequada em situações de emergência. Marcos Juliane compartilhou conhecimentos valiosos sobre os tipos de convulsões, as causas e, principalmente, as medidas que podem ser tomadas para garantir a segurança da pessoa afetada até a chegada de ajuda profissional.

Os jovens escoteiros participaram ativamente, fazendo perguntas e praticando técnicas de primeiros socorros, como a posição lateral de segurança e como evitar lesões durante uma convulsão. A interação foi fundamental para que os participantes se sentissem mais confiantes em lidar com situações de emergência.
A atividade não apenas proporcionou aprendizado prático, mas também promoveu a conscientização sobre a epilepsia, desmistificando preconceitos e incentivando a empatia e o apoio às pessoas que vivem com essa condição. O Março Roxo é uma campanha importante que busca informar a população sobre a epilepsia, e a oficina foi uma excelente oportunidade para que os escoteiros se tornassem agentes de mudança em suas comunidades.
O Grupo Escoteiro Grifo Caçador reafirma seu compromisso com a formação integral de seus membros, promovendo atividades que vão além do aprendizado de habilidades ao ar livre, mas que também envolvem a responsabilidade social e o cuidado com o próximo. A oficina de primeiros socorros foi um passo importante nessa direção, e todos os participantes saíram mais preparados para fazer a diferença em situações que exigem atenção e cuidado.
Com iniciativas como essa, o Grupo Escoteiro Grifo Caçador continua a inspirar jovens a se tornarem cidadãos conscientes e solidários, prontos para enfrentar desafios e ajudar aqueles que precisam.
O Grupo Escoteiro 395º Grifo Caçador de Atibaia SP, fica localizado na Av. dos Bandeirantes, 445 - Vila Junqueira, Atibaia, anexo da Secretaria de Turismo. As atividades são realizadas todos os sábados, das 09h00 às 12h00.
Grupo Escoteiro 395º Grifo Caçador.
Comments