top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
Jornal Estancia de Atibaia

Exposição de aquarelas no Centro Cultural André Carneiro contará com aula aberta neste sábado (17)

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Exposição de aquarelas no Centro Cultural André Carneiro
Exposição de aquarelas no Centro Cultural André Carneiro

Mostra do artista Claudio Gonçalves segue aberta à visitação do público, gratuitamente, até 30 de julho


Desde 3 de junho acontece em Atibaia a exposição de aquarelas “Pelas águas coloridas: um viajante do nosso tempo”, mostra do artista Claudio Gonçalves aberta à visitação gratuita no Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, nº 28, Centro) até o dia 30 de julho, de terça-feira a sábado, das 10h às 12h e das 13h às 16h. Neste sábado (17), como parte das atividades da exposição, o artista apresentará uma aula aberta no local, às 15h, com entrada livre.


A aula tem como proposta apresentar o universo da pintura em aquarela aos apreciadores e apaixonados pela arte produzida com a antiga técnica, utilizada em tempos remotos para registros e estudos, além de sua própria natureza artística. Claudio Gonçalves fará uma pequena introdução aos estudos de aquarela, apresentando materiais próprios da técnica, como: papéis especiais, pincéis e pastilhas de aquarela. Ao longo da demonstração ele também apresentará um pouco da história da aquarela.


Durante o encontro serão abordados o instrumental e o procedimento, como se trabalha com a técnica e como o própria artista a utiliza em suas produções. Cláudio propõe um bate-papo com o público no qual dará o seu depoimento de como ele próprio utiliza as ferramentas e o seu processo criativo ao compor e desenvolver os motivos e paisagens.


A exposição “Pelas águas coloridas: um viajante do nosso tempo” apresenta diversos temas da observação do artista, desde casarios e a natureza, até o cotidiano e a vida ao seu redor, tudo alinhado a muita técnica adquirida por anos de trabalho, aprimorando a prática do desenho e da arte em aquarela. A tradução desse trabalho resultou em uma exposição com cores que se complementam e falam entre si em perfeita harmonia de formas e imagens, em uma viagem do hoje para o ontem.


A história da aquarela remonta aos tempos passados. Alguns historiadores a atribuem aos povos chineses e outros aos egípcios. A técnica foi utilizada, em grande parte, para fazer registros dos povos, etnias, da botânica, flora e fauna, revelando cidades e paisagens em observações científicas ou como histórias pitorescas. A imagem transmutada para o papel poroso, por meio de tintas aguadas, revela a expressão forte e precisa, perfeitamente enquadrada em seu suporte.

Commentaires


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page