JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
O evento é aberto à participação popular
Na ausência do chamamento do poder público, organizações da sociedade civil da Região Bragantina decidiram realizar, no dia 18 de janeiro, a etapa Intermunicipal da CLIMA Atibaia e Região (Conferência Livre e Intermunicipal de Meio Ambiente). A etapa livre já foi realizada na região, em dezembro, e contou com ampla participação popular.
A nova etapa, intermunicipal, tem o objetivo de desenvolver propostas e eleger delegados para a conferência estadual, que ocorrerá em março. Seguindo as diretrizes do programa Brasil Participativo, os resultados serão, então, levados para a 5ª Conferência Nacional de Meio Ambiente, a se realizar em Brasília, em maio de 2025.
O evento é organizado por 11 diferentes instituições representantes da sociedade civil dos municípios de Atibaia, Bragança Paulista, Joanópolis, Nazaré Paulista e Piracaia, que entendem o impacto de meio milhão de pessoas da região no enfrentamento à emergência climática.
Juntamente com a participação livre dos munícipes, os organizadores pretendem discutir e propor soluções regionais para a reversão dos efeitos das mudanças climáticas, a partir de cinco eixos.
● Mitigação: Estratégias para a redução da emissão de gases de efeito estufa (combustíveis, energia, resíduos, reflorestamento e prevenção de fogo)
● Adaptação e Preparação para Desastres: Políticas robustas de avaliação de riscos e enfrentamento dos eventos extremos (calor, seca, alagamentos, deslizamentos)
● Justiça Climática: Superação das desigualdades agravadas pelas mudanças climáticas (grupos vulneráveis e estratégias de mitigação e subsídio)
● Transformação Ecológica: Descarbonização da economia com inclusão social (Economia gerenerativa, Agricultura diversificada, Empresas de impacto, novos modelos produtivos)
● Governança e Educação Ambiental: Mobilização permanente da sociedade civil
A conferência ocorrerá no dia 18/01/2024 na UNIFAAT -Centro Universitário – Estrada
Municipal Juca Sanchez, 1050 – Boa Vista, Atibaia, das 8h30 às 17h30.
Mais informações e inscrições podem ser acessadas pelo site bit.ly/CLIMARB
O empenho e apoio dos meios de divulgação e comunicação são essenciais para alcançarmos o maior número possível de participantes no curto tempo de divulgação que temos e assim construirmos propostas e maior número de delegados representantes.