JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
Município tem apresentado saldo positivo de empregos nos últimos meses
Bragança Paulista tem apresentado saldo positivo de geração de empregos nos últimos meses e inicia setembro com mais de 250 vagas disponíveis no PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador). Além disso, nos últimos dias de agosto o PAT conseguiu recolocar no mercado de trabalho 92 pessoas.
Tânia Seminari, Assessora de Departamento, destaca que o PAT foi reformado e está com uma estrutura adequada para receber a população, incluindo sala de entrevistas. “Somente nos últimos dias de agosto foram 92 empregos. Logo no primeiro dia de setembro foram outras 250 vagas abertas”, ressalta Tânia.
Além de intermediar a oferta de vagas no município, fazendo a ponte entre as empresas e a população, o PAT oferece outros serviços, como orientação referente à Carteira de Trabalho Digital.
No local ainda funciona a Divisão de Apoio ao Desenvolvimento da Indústria e Comércio, chefiada por Matheus Lisboa. A Divisão atende empresários tanto de Bragança Paulista como da região que buscam montar suas empresas na cidade. “Temos várias políticas de incentivo e uma delas é a concessão de lotes para áreas industriais. Houve o chamamento público para 16 áreas, com 37 interessados. Agora estamos em fase de habilitação das empresas”, comenta Matheus.
O Chefe da Divisão conta que essa semana foi procurado por empresa de Louveira que pretende se instalar em Bragança Paulista. “A Prefeitura tem proporcionado uma série de incentivos à indústria e ao comércio, buscando geração de emprego e renda. Temos a lei Pró-Indústria e Pró-Emprego que disciplina os incentivos fiscais e permitem uma série de benefícios para novos empreendimentos”, conta Matheus.
As empresas entram em contato com a Divisão e são agendadas reuniões para explicar todos os benefícios e atrair os empreendimentos para o município. “Temos percebido um crescimento na demanda, tanto de médias como grandes empresas. Temos ainda as empresas aumentando o quadro de funcionários e ampliando negócios. Continuamos de portas abertas recebendo as empresas e gerando emprego e renda para a cidade”, completa Matheus.
A Secretária de Governo, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Camilla Gallucci Tomaselli, ressalta que outro foco do trabalho tem sido a oferta de cursos de qualificação profissional. Os cursos gratuitos do CATEC (Centro de Acesso à Tecnologia), por exemplo, ocorrem no local (no momento no formato on-line). “A Administração Municipal está trabalhando para atrair empresas para o município, incentivar a ampliação das já existentes, gerar empregos e ainda qualificar a população para ocupar as vagas disponíveis”.
Além dos atendimentos do PAT, o local abriga também o Banco do Povo e o Sebrae.
O horário de funcionamento do PAT é de segunda a sexta, das 8h30 às 16h, e os interessados devem portar Carteira de Trabalho, Carteira de Identidade (RG) e CPF. O PAT fica no piso superior do Mercado Municipal Waldemar de Toledo Funck, no Centro (Rua Cel. Teófilo Leme, 1240).
SALDO POSITIVO
A alta quantidade de vagas de emprego disponíveis no PAT demonstra que tem ocorrido uma recuperação da economia do município, após passar o pior momento da pandemia de coronavírus. Essa retomada econômica reflete também no resultado apresentado pelo Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério da Economia.
Os dados de julho do Caged mostram que o saldo positivo foi de 118 vagas. Houve no mês 1.957 contratações e 1.839 desligamentos. Desde janeiro, o município acumula saldo positivo de 881 empregos, sendo que houve entre janeiro e julho 13.094 admissões. Segundo o Novo Caged, Bragança Paulista tem um estoque de 47.011 empregos formais.
Comentarios